Explicações sobre Sintetizadores Virtuais

    Autor Mensagem
    Pianist
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Pianist


    Falaê pessoal,
    Estou começando a entrar no mundo de Sin.Virt. mas estou completamente perdido, é muita informação.rs.
    Bem eu já li o tópico "Tudo sobre instrumentos virtuais" mas não ajudou muito não, ficou a desejar...
    Minhas dúvidas são:

    1º O que é um VST?
    2º O que é um VSTi?
    (Como que funciona o VST e o VSTi?)
    (Como assim instalar um programa dentro de outro?)
    3ºSoundfonts e samplers são a mesma coisa?
    (O que são?)

    Sei que isso é bem noob mas eu tô tentando entrar neste mundo e tá difícil!!!
    Se alguém me ajudar, desde já agradeço!

    Valeu!

    OBS: O driver ASIO4ALL ele funciona em conjunto com o driver da placa de som ou é preciso tirar o driver original da placa para ele funcionar?

    Pianist
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Pianist
    · votar


    Gente eu instalei o Lounge Lizard e o ASIO aqui no meu pc, eu possuo uma Creative Audigy. Daí quando fui entrar no programa apareceu essa mensagem:

    [IMG]http://img221.imageshack.us/img221/7458/erroej5.th.png[/IMG]

    Dizendo que não foi encontrado nenhum hardware que dê suporte a ASIO, isso tá certo?

    E outra coisa... quando eu entro no Lounge Lizard e clico na opção "Audio"/"Setings"... dá essa janela:

    [IMG]http://img215.imageshack.us/img215/4323/qualescolherzh7.th.png[/I MG]

    Qual opção eu marco?

    Desculpem a noobada mas eu não sei nada mesmo sobre essas coisas...

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/08
    · votar


    Pianist

    http://www.google.com.br/search?q=O+que+%C3%A9+um+VST%3F&ie=utf-8&oe=u tf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozi lla%3Apt-BR%3Aofficial&hs=5EO&q=O+que+%C3%A9+um+VSTi%3F&meta=

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozi lla%3Apt-BR%3Aofficial&hs=Ea3&q=Soundfonts+e+samplers+s%C3%A3o+a+mesma +coisa%3F&btnG=Pesquisar&meta=


    O driver ASIO4ALL ele funciona em conjunto com o driver da placa de som ou é preciso tirar o driver original da placa para ele funcionar?
    Em conjunto.

    []s

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sintetizadores virtuais são diferentes de samplers, ambos são "VSTi". Samplers utilizam sons gravados e sintetizadores funcionam mais ou menos como os reais mas com algoritmos computacionais em vez de circuitos. Existem vários tipos de sintetizadores, aditivos, moduladores,granulares, fm como os antigos DX7 etc...
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jattto
    Valeu...

    AlexB
    Valeu... mas então um soundfont é um sampler? Existe outros "modelos" de samplers?

    Falou!!!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Pianist
    · votar


    AlexB
    Outra coisa... então um StandAlone é um controlador de sampler? Ex o Grand Piano e o Ivory? Eles são controladores de samplers(que são os soundfonts)?
    Isso quer dizer que tem como eu pegar só o soundfont de tal instrumento que eu quero? Ou terei que baixar o programa todo?

    Última pergunta rsrs...
    Meu pc é assim:
    Pentium 4 3.06Ghz
    1536Mb RAM 400Mhz
    FX 6200 256MB DDR2
    SB Audigy 7.1 24Bits

    Daí na configuração de SoundFont da placa de tem a opção "Cache" do SoundFont... nisso eu coloco quanto?
    Vejam se eu entedi... quanto maior o valor maior será a qualidade mas a latência também será maior né?

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O grand piano e o Ivory são samplers que usam sua máquina própria para tocar. Existem samplers que tocam vários formatos, como o kontakt, qua é apenas a máquina e pode-se comprar samples específicos. Sond founts se não me engano é um formato de baixa qualidade que é usado para GM. Algumas máquinas podem usar soundfonts e é um padrão de "wavetable" que muitas placas de som podem usar, me lembro das primeiras creative que usavam sounfonts.
    O cache vai ser dependente do banco utilizado, quanto menor o acesso ao HD menor latência, o ideal é que o Cache tenha todo o banco.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Acho que estou começando a entender...rs.

    Mas quando você diz:
    ...o ideal é que o Cache tenha todo o banco.
    Você quer dizer que a configuraçõ do cache seja o máximo possível?
    E isso seria, literalmente, se eu colocar a opção em 516mb ele vai tá "comendo" 516mb direto da RAM?

    Hum...

    Falou!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    existem varios tipos de samplers, kontakt, gigastudio etc etc é um tipo, os samplers que ja vem com o proprio instrumento virtual tb é outro tipo, sample é amostra, ou seja, o sampler é um amostrador de amostras :P diferente do synth onde voce cria seu som, todo sampler tem os paremetros do synth mas nao é synth!

    qual a diferença de um sampler para o sampler que que vem com o proprio instrumento?? ora simples, um sampler que vem com o instrumento só roda aquele instrumento ou instrumentos e nada mais, o outro roda tudo, isso é, vai depender da extensão que ele aceita!! hj em dia os samplers estao aceitando quase todos os formatos!

    para voce rodar o soundfont voce precisa de um programa, esqueci agora qual é, mas se voce pensar, o soundfont é um sample, e o tal programa para rodar ele é um sampler, isso bem a grosso modo, pois é no sound font que tem minhas amostras(samples)

    a diferença de vst pra vsti é muito simples, um é plug in de efeito e outro é plug in tb, só que instrumento virtual! por isso o I no final

    o vst como eu disse é plug in de efeito, isso para audio!! o vsti voce pode aplicar no track midi, APENAS MIDI, nao vai gravar uma guitarra e usar um vsti de guitarra que teu som vai ficar com aquele som poderoso, isso nao existe, é só para MIDI!

    sobre as memórias, para se trabalhar com VSTI o ideal é ter bastante memoria e de preferencia em dual channel! lembrando que quanto mais dinamica teu sample tiver, mais memoria ele irá pegar!!

    se voce tiver 516 de memoria, pense no seguinte, o windows geralmente utiliza 300 megas, ou seja, voce só tem 216 megas, isso meu chapa, nao da nem pra brincar!! 1gb pra cima!! hj eu tenho 3.5Gb de memória, ja da pra brincar descentemente :P

    Pianist
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Pianist
    · votar


    Jabijirous
    Meu pc é assim:
    Pentium 4 3.06Ghz
    1536Mb RAM 400Mhz
    FX 6200 256MB DDR2
    SB Audigy 7.1 24Bits

    Meu pc é assim hehehe... =] Eu uso o WindowsXP Professional 64bits...

    Então na opção:

    Cache do soundfont é mesmo que "escolher" a latência né? Se eu pôr 512 vai comer 512mb de ram né? Mas tipo eu vou sentir diferença no que? O som fica tão melhor assim que dá pra sentir a diferença?

    E outra coisa... olha lá em cima o meu segundo post... vê aquelas imagens... e me diz o que você acha.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    o cache que ele falou nao é de memoria, e sim de buffer, é do hd!!

    teu pc é praticamente igual ao meu,em termos de processador!!

    essa tua placa de som ai é que ta complicada, nao tem como tu comprar pelo menos uma 2496??

    olha, geralmente ali cada opçao significa que voce tem 2 saidas,

    soundblaster audigy 1 na verdade é 1 e 2, notou que nao tem os numeros pares??

    lembrando que 1 é subwoofer que tua placa é multimidia e nao para gravaçao!!

    escolhe uma delas, e ve o q acontece!! eu infelizmente nao sei como funciona com placa multimidia

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Do que me lembro o cache do soundfonts é a área onde ele carrega os sons na memória, se todos os sons estiverem na memória não haverá latência ao acessar o HD, assim o cache deve ter o tamanho do seu arquivo de sons.
    Não confunda tamanho do cache de sons com o buffer size. Quanto maior o buffer maior a latência, quanto menor maior o trabalho do processador.
    Quando você está executando uma música o ideal é que todos os sons (samples) que vai utilizar estejam na memória, para evitar latência alta ao ler o HD. Existem samplers que aprendem a sua música e carregam na memória apenas os sons utilizados.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Ué então se o cache do soundfont não é buffer size ele é o que?

    Por ex: no ASIO4ALL tem a opção ASIO BUFFER SIZE isso é referente a latência certo? Quanto maior o valor melhor será a qualidade do som mas haverá mais latência né?

    E na opção do cache do soundfont serve pra que?

    Falou!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    foi mal, mas até onde eu sei, o esquema é o seguinte, do hd pra memoria, se ler direto do hd é mais rapido, nao é a toa que a natives inventou o DFD (direct from disk) para acabar com esse lance da memoria ter que pegar do hd, até pq nossas memorias nao estao rapidas o suficientes por isso o dual channel é fundamental!! assim o processamento é mais rapido!!

    foi mal se falei uma besteira, pois eu nao conheço muito a fundo sound font!

    o buffer size é como um asio, mas o asio é melhor!! MUITO melhor tem latencia mas é praticamente imperceptivel

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    O cache de memória é a área reservada para armazenar os sons que são copiados do HD.
    Buffer é uma espécie de depósito do som já processado.
    Deixe-me dar um exemplo, o computador vai processando o som e armazenando no buffer que é simplesmente lido na hora de tocar, se tiver muito som já processado no buffer, mesmo que o processador tenha dificuldade em processar o som não há paradas pois o mesmo está sendo tocado do buffer, assim só haverá engasgos quando o buffer esvaziar. Se o buffer é pequeno e o processador tem dificuldade de processar todos os dados ele esvazia-se rápido e acontecem os soluços mais rapidamente.
    Assim não confunda o cache com o buffer. mais memória aumenta o cache, mas só processamento mais veloz diminue a latência.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jabijirous
    o buffer size é como um asio, mas o asio é melhor

    Mas isso é o que eu estou perguntando... no ASIO4ALL tem essa opção "ASIO4ALL Buffer Size" por isso que eu perguntei...

    Eu tenho 1536mb de ram 400mhz e uso o pentium 4 3.06ghz... quanto que eu coloco na opção "ASIO4ALL Buffer Size" sem tem problemas com a latência...?

    Valou gente!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu não uso o ASIO4all, meus devices tem ASIO proprietário, onde eu apenas ajusto a latência.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    HUm...rs.
    E o que é um "device" com "ASIO proprietário"?rs.
    Eu também quero ajustar apenas a latência...

    Deculpa a maletice...

    Valeu!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Isto significa que as interfaces de audio que eu possuo, já vem com um Driver ASIO próprio desenvolvido especificamente pelo fabricante do hardware.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    Pô cara... desculpa a maletice mas tu precisa me ajudar rs...

    Tipo... no TruePianos quando você vai na opção de selecionar o melhor driver lá tem assim:

    ASIO: ASIO4ALL V2.0
    ASIO: Creative SB Audigy

    qual que eu escolhe?
    Essas opções só apareceram depois que eu pus o driver ASIO em conjunto com o driver da Audigy...

    FaloU!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pelo jeito se a creative Audigy está instalada em seu sistema, ela já tem o driver ASIO proprietário instalado e normalmente esta é uma opção melhor que o ASIO4all que é um driver genérico.
    Abraço,
    Alex

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    AlexB
    A valeu...
    Valeu mesmo cara!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jabijirous
    olha, geralmente ali cada opçao significa que voce tem 2 saidas,

    soundblaster audigy 1 na verdade é 1 e 2, notou que nao tem os numeros pares??


    Voltando nisso...

    Isso importa? Pois é só saída, não vai interfirir na qualidade do audio né? Só faz diferença pra quem usa um sistema 7.1, 5.1 né? Essa opção é só pra isso né?

    Valeu!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    UP!

    Gente valeu por todas as explicações! Só tenho uma última dúvida, agora sobre o ASIO4ALL!

    Pra que serve a opção "Lantecy Compensation"?

    Por favor me ajudem...

    Falou!

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Pianist

    no teu caso eu nao sei pois nao uso essa placa, placa multimedia eu nao sei, a mesma coisa serve pro asio for all, cara, veno mercado livre tu vai ver m-audio 2496 baratinha!! e é muito melhor que essa tua placa ae!!

    Pianist
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Jabijirous
    Cara eu comprei a minha Audigy por 90 reais. E comprei só por diversão, não quero nada profissional ou melhor não tenho necessidades pra comprar algo profissional. Entende?

    Mas ainda insisto na pergunta...
    O que Latency Compensation?

    Falou!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Explicações sobre Sintetizadores Virtuais