Integração mixer vs. amplificador fones

    Autor Mensagem
    Ricardo Voodoo
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Ricardo Voodoo


    Olá amigos!

    Estou esquematizando um som aqui para melhorar a qualidade dos ensaios das minhas bandas, e estou com uma dúvida:

    Preciso de 4 canais pra voz, 2 para guitarra/violão, 1 baixo e 1 ou 2 para bateria (eletrônica, tem opção de sair em L/R ou Mono)...então ao todo seriam no máximo 9 canais. Aí eu quero mandar todos esses sinais para fone de ouvido como retorno. Vi que posso usar um amplificador de fones da Behringer, um Powerplay. Só que eu to em dúvida: se eu quisesse que cada integrante da banda (hoje no máximo 5 pessoas) tivesse seu mix específico no fone, tipo, um com mais batera, um com mais voz, um com mais guitarra, e assim por diante, eu posso ter isso com qualquer mesa ou teria que ter algo especial na mesa?

    Não sei se me fiz entender...mas se eu não expliquei bem comentem que eu tento explicar melhor...

    Obrigado desde já!

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Se sua mesa tiver saídas auxiliares para todos os canais, imagino que dê para ligar no amplificador de fone. Vais ter que utilizar os bus para tentar fazer os mix.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Complicado hein...

    Bom vamos pensar, se sua mesa tiver 2 saidas auxiliares, você pode usar as duas, e o L e R da saída principal. Tudo isso pensando numa mix mono, nisso você já tem 4 canais de mixagem. A maioria das mesas tem um Send/Return de Efeitos, você pode usá-lo também, mais um canal. Ao total 5.

    Vou dar um exemplo prático, eu uso uma 2442 fx da behringer.

    Ela tem 2 canais Aux. Já são duas saídas. O L e R da Main, mais duas. Dois canais FX, mais 2. Seis no total. Para Usar o FX, faria cabos mono com 3 pontas, assim eu ligaria o send diretamente no return (bypass) e redirecionaria o mesmo sinal para o amplificador(geralmente tem alta impedância de entrada então o desvio de sinal não vai influenciar). Tudo isso trabalhando com sinal mono. Em stereo são 3 canais óbvio).

    Os cabos para o FX teriam essa aparencia:

    amplificador de fones
    l
    l
    send l
    - - - - - - |
    l
    l
    l
    return

    Lembrando que esse sinal do Send FX geralmente é dry ( sem processamento, eq, efeitos, nada)

    Deu pra entender a idéia mais ou menos?
    Se não deu, me fala o modelo da sua mesa que tento ver pra você

    Ricardo Voodoo
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Ricardo Voodoo
    · votar


    O que é bus?

    Eu não tenho a mesa ainda...to planejando como vou fazer isso ainda...

    Eu entendi mais ou menos as respostas porque eu não entendo nada de mixers...Acho que isso que eu quero é impossível:

    Tipo:

    Fone vocal: canal 1 volume 5, canal 2 volume 3, canal 3 volume 4

    Fone bateria: canal 1 volume 3, canal 2 volume 5, canal 3 volume 3

    Entendem o que eu quero dizer?

    Acho que não rola isso nao né?

    Mas enfim...se não tiver como mandar um mix especial pra cada um, faço um mix padrão onde tudo fique bem definido e cada um só aumenta o volume GERAL desse mix no seu fone...

    O que vcs acham?

    Eu não entendo nada de mesas de som...então desculpem qq bobeira...

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu não sei de onde você tirou esta idéia, pois para tocar em conjunto eu preciso me ouvir na mesma relação de volume com os outros músicos. É o único jeito de colocar meu instrumento na música. Se no meu mix o instrumento estiver mais alto que o público está ouvindo, eu vou provavelmente tocar mais baixo do que deveria. É imprescindível ouvir os outros, este negócio de iniciante ficar aumentando o volume do ampli o tempo todo só atrapalha qualquer dinâmica. Se você não consegue ouvir seu próprio instrumento o mix está ruim e pronto. O melhor é ter um padrão igual para todos da banda. Além de ser técnicamente mais fácil.
    Abraço,
    Alex

    Ricardo Voodoo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu não sei de onde você tirou esta idéia, pois para tocar em conjunto eu preciso me ouvir na mesma relação de volume com os outros músicos. É o único jeito de colocar meu instrumento na música. Se no meu mix o instrumento estiver mais alto que o público está ouvindo, eu vou provavelmente tocar mais baixo do que deveria. É imprescindível ouvir os outros, este negócio de iniciante ficar aumentando o volume do ampli o tempo todo só atrapalha qualquer dinâmica. Se você não consegue ouvir seu próprio instrumento o mix está ruim e pronto. O melhor é ter um padrão igual para todos da banda. Além de ser técnicamente mais fácil.
    Abraço,
    Alex


    Boa...isso vai ser a melhor solução mesmo!! E não cria complicação...

    Mas existem vários pensamentos a respeito disso...por exemplo, já vi profissionais bateristas que usavam só baixo, vocal e um pouco de bateria no mix do retorno, outros que querem tudo, outros que não querem a bateria, só os outros instrumentos e por ae vai...

    Só que acho que a solução do mix padrão é a melhor mesmo e tb é a mais musical se formos pensar a fundo.

    Valeu da força!!!

    Abraços!

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Cara, a solução pra fazer com mix separado por canal é complicada mesmo...

    E essas situações de mix especiais pra profissionais é um pouco diferente né... o cara precisa disso porque tá tocando com uma parede de amplificadores nas costas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Integração mixer vs. amplificador fones