I.Nosferatu Veterano |
# nov/07 · Editado por: I.Nosferatu
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felipelisciel
Bom, inicialmente 44.1k é o suficiente, já abrange todos os detalhes pertinentes ao senso comum, tem muita gente dizendo por ai que "possui um ouvido apurado", mais que na verdade analiza pelo software a gravação...
Usar 44.1 ao vivo (se é isso mesmo que entendi) já ta de bom tamanho, pense o seguinte, 96k é para um sistema que tenha capacidade de gravar/reproduzir tudo isso, ou seja, começa pelo instrumento a ser gravado, depois vem o lugar onde se grava (deve ter acustica impecavel), depois entra microfones capazes de captar tal "qualidade" (microfones dinamicos normalmente chegam à 16 k e condenser à 20k), depois entra a qualidade dos preamps e demais equipamentos externos, depois disso é que começa a fazer sentido a placa e o tipo de gravação se é que voce me entende... ai entra o processamento e quantidade de plugins... e por ultimo e não menos importante, é necessário ter um sistema que possa reproduzir tudo isso e um operador capaz de um bom julgamento pra realizar um bom trabalho...
Minha opção para gravação é de 88.2k e nem sempre uso 24 bits, somente quando se faz necessário... embora a diferença entre 44.1 e 88.2 não seja psicoacusticamente tão evidente, quando se trata de dados (arquivos) é bem melhor porque contem maior numero de amostras do sinal... e é com essas amostras que o software/hardware vai trabalhar... pra processamento evidentemente é melhor, mas apenas pra reprodução como disse anteriormente 44.1 ou 48 se voce preferir tá bom, isso abrange os 20 khz à qual não só é o limite ao ser humano como também é o limite comum aos equipamentos de reprodução e lembrando pra piorar a situação que uma maioria ouve no maximo até 16khz, sabendo disso tire suas proprias conclusões... abraço!
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