Autor |
Mensagem |
Muniz DH Veterano |
# nov/07
olá...
há pouco tempo resolvi correr atras de informações pra fazer umas gravações caseiras... coisas simples mesmo pra minha banda... e este fórum realmente foi muito útil... na verdade ainda estou estudando e futucando aqui no sonar, e outros vst´s... mas agora com o passar do tempo... muitas dúvidas vem surgindo junto com alguns problemas... por isso acho que ainda virão vários posts meus... bom.. primeiro.. é o seguinte... minha placa de som é uma on-board: vinyl ac´97 ainda não fiz nenhuma gravação neste pc... ja tenho o driver asio instalado... creio que com essa placa vai haver problemas de latencia... mas... caso não haja, devo utilizar o asio ou não seria necessario ???
estou tendo o seguinte problema... quando abro o sonar... ele me manda selecionar um adaptador lá... pros mids... se seleciono o adaptador (utilizando o asio) no painel do asio o "out" fica "unavailable", eu consigo ouvir os mids, mas as outras faixas não toca nada... e... se eu desabilitar esses mids... funciona tudo normal.. mas fico sem midi... no caso eu criei uma batida (new drum map) no canal midi.. e não da pra eu juntar as outras faixas com o midi.. ou fica um ou outro...
será que alguém poderia me dar uma dica pra solucionar isso ???
vlw... :D
|
AlexB Veterano |
# nov/07
· votar
Você está fazendo uma confusão...? O que a configuração de audio tem com a de midi? Abraço, Alex
|
Muniz DH Veterano |
# nov/07
· votar
opa...
realmente eu não sei.. o que acontece é que se eu entro no sonar... vou em options/MIDI Devices... e seleciono um "output" Midi... é como se o canal de saida de audio ficasse bloqueado... e não reproduz nada que gravo... apenas as pistas midis...
porém.... se eu não selecionar nenhum "output" midi... eu consigo reproduzir o audio gravado... mas as pistas midi não tocam....
para os 2 casos... o que foi gravado, aparece nas pistas... mostra como se estivesse reproduzinho, mas não se ouve nada...
vlw...
|
AlexB Veterano |
# nov/07
· votar
Perguntinha básica... Você sabe a diferença entre audio e MIDI? Seu problema parece ser mais de routing do que de driver. Acho que você não está sabendo fazer o routing no Sonar. Abraço, Alex
|
Muniz DH Veterano |
# nov/07
· votar
opa...
primeiro agradeço a atenção...
...sei a diferença sim... não sei se entendeu meu problema... mas agora estou em casa.... amanhã posto uns screenshots dos passos que citei no post anterior... meu pc de casa é bem ruinzinho... mas instalei o sonar aqui, tb pra poder dar uma estudada melhor nele... aqui tem uma placa de som off board... mas é uma sound blaster 16 ISA beeem antiga... nesse pc, em options>MIDI devices, eu tenho a opção "SB AWE 32 MIDI synth" e tb "Sint de SW Wavetable GS Micros" (esse só se torna disponivel quando o ASIO está selecionado)... então, testando aqui, quando seleciono o "SB AWE..." abro o sonar, e verifico no painel do ASIO: "IN e OUT" estão running, quando altero para o "wavetable GS..." e verifico no painel do ASIO "IN" está running e "OUT" esta Unavailable. como no outro pc só tenho disponivel o "wavetable SG" para reproduzir MIDI... então a saida esta sempre unavailable... não sei se deu pra entender... é como se esse "wavetable SG" pegasse o "OUT" e deixasse só pra ele usar, impedindo que qualquer coisa seja reproduzida... se vc puder.. dê uma olhada no seu sonar... nos caminhos que especifiquei... e altera o MIDI... depois verifica no asio se sua saida ficou indisponivel...
amanhã, logo cedo, posto tipo um passo a passo com screenshots caso minha dúvida não possa ser solucionada...
vlw ae... :)
|
AlexB Veterano |
# nov/07 · Editado por: AlexB
· votar
Se você está usando o wavetable a saida é de som e não MIDI, se não me engano estas placas não fazem MIDI-THRU. Ou seja se o código MIDI está indo a uma wavetable, você não terá eco para outros devices. Tente ligar o Eco midi data no track do sonar e ver se contorna o problema. Só não entendi uma coisa, você está usando um sound bank externo? A awe 32 não tem driver asio( este driver é genérico), ela tem um wavetable interno(hard). Este outro wavetable deve ser soft e aí não está direcionando o código midi para a awe 32. Abraço Alex
|
AlexB Veterano |
# nov/07
· votar
Midi entrando em um wavetable, softsynth ou sampler vira audio. Abraço, Alex
|
Muniz DH Veterano |
# nov/07
· votar
...
então... vou postar os screenshots... pra ver se tem como compreender melhor...
aqui... no sonar em Options>MIDI devices... e exibida esta tela... onde vc pode ver 2 opções... "mapeador midi microsoft" (o qual não funciona) e o "Wave MS G" nesse caso eu não selecionei nenhum deles... então é exibido a caixa "No MIDI Output Selected"
[IMG]http://img138.imageshack.us/img138/3299/imagem01ya9.th.jpg[/IMG]
então.. com nenhum MIDI output selecionado... verifico no painel do asio... e esta assim:
[IMG]http://img116.imageshack.us/img116/4013/imagem02fu4.th.jpg[/IMG]
nesse caso.. o sonar reproduz uma trilha gravada... mas não se ouve nenhum MIDI (no caso a bateria que criei).
agora... selecionando Wave MS G, fica dessa forma:
[IMG]http://img116.imageshack.us/img116/838/imagem03vl0.th.jpg[/IMG]
verificando o painel do asio com o wave MS G selecionado:
[IMG]http://img116.imageshack.us/img116/3220/imagem04hr2.th.jpg[/IMG]
"OUT" esta unavailable...
dessa forma, a pista midi (com bateria) toca, mas as outras pistas.. não se ouve a reprodução...
o meu problema é: não consigo reproduzir os 2 ao mesmo tempo...
vlw...
|
AlexB Veterano |
# nov/07 · Editado por: AlexB
· votar
Faça o seguinte: deixe a configuração sem midi out, uma vez que este driver inviabiliza a saída de audio. Crie uma track de audio e nesta track insira um instrumento virtual. Direcione o código midi para este track/instrumento. Abraço, Alex
|
Muniz DH Veterano |
# nov/07
· votar
opa...
denovo vlw pela ajuda...
realmente não sei pq a saida fica bloqueada... mas instalei o battery aqui e ta funcionando tranquilo... na verdade a bateria só estou criando pra quebrar um galho mesmo, pra se ter uma noção de como vai ficar a música...
mas obrigado pela ajuda mesmo....
|
Muniz DH Veterano |
# nov/07
· votar
opa...
denovo vlw pela ajuda...
realmente não sei pq a saida fica bloqueada... mas instalei o battery aqui e ta funcionando tranquilo... na verdade a bateria só estou criando pra quebrar um galho mesmo, pra se ter uma noção de como vai ficar a música...
mas obrigado pela ajuda mesmo....
|