Pré-Amplificador de Microfone

Autor Mensagem
leandroantonioli
Veterano
# nov/13
· votar


MMI

Entendo que aposentadoria dos gravadores analógicos está mais relacionada à falta de possibilidades de correções na pós gravação que qualquer outra razão. É muito caro hoje pra quem grava com analógicos, por conta de sua rigidez nesse sentido. Na gravação digital temos possibilidades infinitas de pós gravação, mas no analógico é bem mais complicado. O músico tem de tocar sem maiores erros. E isso não acaba sendo atrativo para os clientes, uma vez que uma música gravada em analógico pode sair muito mais caro que no digital.
Isso sem contar o preço cada vez maior das fitas, que tem de ser importadas, e das manutenções corretivas e ajustes periódicos.

Mas em relação ao que eu disse, e vc mencionou acima, acho que é óbvio: pra se ter exatamente os sons dos grandes clássicos gravados nas décadas de 70 e 80 nada mais claro que usar equipamentos semelhantes.
Bons microfones e bons prés trazem certamente belos sons, mas não são eles, a meu ver, o fator primordial quando se busca uma fidelidade mais próxima de uma sonoridade década de 70, por exemplo.


Mas.... contudo.... entretanto.... porém...... é apenas meu ponto de vista sobre o assunto.
Afinal, é um assunto beeeemmm polêmico.

MMI
Veterano
# nov/13
· votar


Slash_1989

Po, eles não querem deixar esse Studer virar pó aqui em casa não?

Certeza que você iria abandonar o monstro rapidinho... Mas de vez em quando aparece na net alguém vendendo, é o maior mico para as lojas de usados.

leandroantonioli

Pelo meu lado, eu tenho plena convicção que não é um gravador Struder, por exemplo, que faz a diferença. No Brasil é tudo caro, tudo moda, um gravador desse vira hype na hora, neguinho faz onda e conta vantagem sobre isso que está lá encostado servindo de apoio para cerveja. Só que mesmo nos EUA os caras mandam esses equipamentos tomar pó, e nem é tão caro assim lá. E mesmo ao gravar caras que tem a proposta de gravar em "first take", sem necessidade de editar muita coisa.

Conheço alguns estúdios e vários produtores dos EUA, nem falo muito daqui do Brasil. Dá uma pensada sobre o que este grande produtor de NY escreveu (ele é "só" o chief engineer de um dos maiores estúdios do mundo).

Sepulkrisiun
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
· votar


leandroantonioli

Não gosto de usar termos como "certo", "errado", "ótimo", "melhor" e outros quando se trata de gravação e mixagem.

Bom eu já gosto de dizer que gravar e mixar com PT é "melhor" que com o reaper, que comprimir uma voz com um LA 2a é "ótimo" e por ai vai..

Acho que os analógicos são considerados referencia exatamente por que a maioria dos grandes clássicos que ouvimos foram gravados nesses equipamentos. Simplesmente por isso. Mas não que o som seja melhor ou pior. Apenas tem suas características.

Claro q o som é melhor, distorção harmonica gerados por circuitos valvulados nunca vão soar iguais a harmonicos gerados por plugins.

Hj em dia nos equipamentos de áudio não se ve mais transformadores de entrada e saida que faziam toda diferença nos equiepamentos analogicos, não adintaria nada ter um circutio cópia de um 1176 sem ter o trafo de saida no final, o som nao ia ser o mesmo, nao se trata só de resposta de frequencia.

Não apenas por ter sons antigos que foram gravados como referencia daquele equipamento, mas tb a facilidade e a forma q trabalham, por exemplo um compressor que trabalha com dois botões apenas um pra comprimir e outro pra ganho a pos a compressão, muitos desses circutios fazer coisas que parecem simples, mas na verdada trabalham diferente em certas freqeucnias, e fazem coisas q precisarias abrir dois ou tres canais e varios plugins pra tentar chegal a algo parecido.

Equipamento analogico sempre vai ser melhor que qualquer plugin, um valvulado com transformador de saida sempre vai soar melhor q um SS sem transformador, pra isso não tem votla.

Mas se quiser pode encher os canais de plugins de hamronicos, simuladores de fita, nao adianta nunca vai ser a mesma coisa, por menos q seje a diferença, nunca vai ser.


Neumann ligado num Avalon, de um MXL ligado num Xmax da Presonus;
Dependendo da pessoa que fizer o trabalho não se note mesmo, equipamento tem que saber usar, tirar o seu "caldo".


Ou seja, se a diferença de qualidade sonora fosse tão monstruosa assim, certamente conseguiríamos identificar cada um deles.

Vou usar dois exemplos com dois mic dinamicos, faça um teste quiser.
Se ligar uma porcaria desses sansom q7 direto na interface, verá que a saida dele é muito mair q um SM57, pra microfonar uma caixa, esse samson vai clipar mesmo com o ganho no minimo, então vc vai ter que ir na interface e colocar a sensibilidade em +4 por exemplo pra quem sabe nao chegar rachando o sinal e com o ganho no minimo do pré, na minha opnião isso nao é um mic que se possa considerar dentro de um estudio, pra mim no maximo um karaoke, tb tem nivel de ruido ruim etc... só ai já tem várias diferenças e nem precisa escuta o som pra ver isso.

Mesmo sabendo que existe diferença, nao vai se um teste desses simples do paulo ou lisciel, ou da omid que vai provar alguma coisa pra alguem, pior isso pode ser pior pra quem acha que não faz diferença, porque está enganada, por menos q seja a diferença existe e esse diferença é muito maior conforme se soma essas qualidades a mais em uma musica com 30 canais ou 15 canais.

Esses testes que vejo por ai,tentando provar que pré não tem diferença, que microfone tb nao, sinceramente pra mim são apenas formas de se auto promover e dar mais valor a o trabalho do produtor ou do curso.

Me diz Pra que isso? é porque eles não tem grana pra comprar o equipamento? é pra tentar difamar a reputação de bons equipamentos? é porque no brasil pagamos muitos impostos e precisamos fazer do jeitinho brasileiro? será que é pra vender seus equipamentos ou pra vender seu trabalho.

discuti-se tanto a respeito de equipamentos e tal, que se esquece da música como conteúdo.

Concordo 100%

MMI

Conheço mais de um estúdio que botou um Struder para tomar pó e virar enfeite da sala de descanso ou mesmo da lanchonete, para nunca mais ser usado.

Claro, quem nao sabe usar um determinado equipamanto faz isso, não vou dizer aqui que o cara é um ignorante, mas quem sabe o trabalho dele não permita isso, enfim se ele já nao manda no proprio trabalho, só posso ficar com inveja porque queria um um desses pra eu arrumar e reviasar pra usar nas minhas masterizações, eu tenho gravadores, tenho a té de 4 canais, mas não é um equipamento pra alguem que nao tenha um ótimo conhecimento de eletronica, pois exige muita manutenção e ajustes, principalmente na masterização.

leandroantonioli
Veterano
# nov/13
· votar


Sepulkrisiun

Eu, como mencionado, prefiro não falar em "melhor" ou "pior" que aquele ou esse.
Quando se trata de som (áudio) prefiro encarar como gosto, preferência.
A distorção harmônica dos valvulados traz uma característica sutil, mais agradável ao som. Contudo, é inegável que sofremos a influência dos grandes clássicos que usaram esses equipos ao longo das últimas décadas.
Imagine daqui a 200 anos, como serão as referências de áudio. Será que os valvulados ainda serão os preferidos? Ou será que a sonoridade digital numa era totalmente informatizada será o padrão?

Possuo um Neumann e um Neve 1073LB no meu estúdio, entre outros intermediários, e percebi que não é gritante a diferença.
Acho que estamos chegando num nível de avanço tecnológico bastante interessante, onde os fabricantes conseguem cada vez mais qualidade cobrando menos.

É lógico que um equipamento analógico hoje ainda soa diferente dos digitais. Mas devemos reconhecer que um trabalho bem captado e mixado consegue gerar resultados bastante satisfatório.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# nov/13
· votar


leandroantonioli

Sobre os valvulados, principalmente amplificadores de instrumento, acho que mesmo daqui a 200 anos ainda v'ao existir e tb vao se benefeciar da atual tecnologia, melhorando ainda mais o circutio.

Sobre tecnologia acho que somo muito limitados ainda, estamos apenas no inicio, mas estudando um pouco de fisica, e impossivel nao se apaixonar pelas valvulas e pelo seu funcionamento, em suas varias aplicacoes.

Nas minha coisas aqui em casa, um equipamento analogico q eu fizer sempre vai ser melhor, e quem sabe melhor que muitos equipamentos tops por ai, mas melhor de varias formas, posso fazer um compressor q vai comrprimir so os agudos, e depois so os medios, depois junta comprime denovo e filtra aqui e ali, isso nao tem preco, eh aplicar o conhecimento que temos de audio em um equipamento desses, pra gente faz isso, sempre vai ser melhor, desde a analise tecnica da onda no osciloscopio ou no analisador de espectro, inclusive no resultado, porque nao adianta fazer equipamentos iguais, porque esses ja existem, tem q ser melhor, mas esses equipamentos nao se encontra por ai pra venda, mas pra chegar a esse nivel sempre recorremos a projetos que nos encantam ate hoje, sempre se aproveita uma ideia daqui e outra dali, modifica outra aqui.

Agora comecou a queimar circuitos integrados em uma mesinha yamaha que uso no lado da bateria, ai vc abre a porcaria e aquele ci minusculo que quase nao se ve os pinos soldados na placa, eu preferia as mesas antigas que saudade, entao eu troco o ci por um ci de boa qualidade, porem bem simples, e o som fica melhor, mais ganho com baixo ruido, nesse caso a tecnologia da yamaha ta indo contra o qualidade.

É lógico que um equipamento analógico hoje ainda soa diferente dos digitais. Mas devemos reconhecer que um trabalho bem captado e mixado consegue gerar resultados bastante satisfatório.

Com certeza se faz milagres por ai, passei muito trabalho com audio, mas foi bom, aprendi muito, aprendo todo dia ainda.

leandroantonioli
Veterano
# nov/13
· votar


Sepulkrisiun

Agora vc já apelou, né? KKKK

"Nas minha coisas aqui em casa, um equipamento analogico q eu fizer sempre vai ser melhor, e quem sabe melhor que muitos equipamentos tops por ai"

Não tenho dúvida que um hand made bem construído seja, no mínimo, no mesmo nível de um TOP. Só perderia no fator revenda.
Eu mesmo estou em busca de alguém que faça uns de qualidade pra vender. Se souber me indicar, por favor.

caiotfernandes
Membro Novato
# jun/15
· votar


Alguém me indica um Pré-Amplificador pra microfone dinâmico, com um preço mais acessível?
Estava pensando no MIC200 da Behringer. Porém vi na descrição que ele foi feito para microfone condensador. Alguém ja testou com microfone dinamico?

caiotfernandes
Membro Novato
# jul/15
· votar


Alguem??

caiotfernandes
Membro Novato
# jul/15
· votar


=((

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pré-Amplificador de Microfone