Gravar ouvindo pelo monitor e pelo fone - como faço?

    Autor Mensagem
    horacio.jo
    Veterano
    # set/07


    estou necessitando da ajuda de vocês do fórum novamente.
    Eu tenho uma mesa ligada na entrada in do pc onde plugo violão e microfone, e na out do pc liguei um 3 em 1 onde ouço o que gravo. Porém agora gostaria de colocar um fone de ouvidos para outra pessoa gravar a voz ouvindo pelo fone e eu ouvindo nas caixas. É possivel fazer uma gambiarra na mesa para o som que entra para o micro saia no fone pela mesa e o outro pelo 3 em 1. Desculpem se é muito básica a minha dúvida, é que na minha cidade não tem ninguem que faça gravações para eu poder ir ver. E como o pessoal está sempre disposto a responder, peço ajuda.
    valeu a força.

    ed-Mix
    Veterano
    # set/07
    · votar


    horacio.jo

    Pode sim,se tiver uma mesa de som,ai pode liga o fone nasaida de fone da mesa e o seu monitor vai continuar tocando normalmente.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ed-mix

    eu tentei assim porém no fone vai sair o som do que estiver gravando no momento, preciso que toque o que já está gravado no multipista e o que está sendo gravado, tocando no monitor e no fone simultaneo. Para a pessoa que estiver colocando a voz ouvir sua voz e todos os instrumentos e eu ouvir pelo monitor o mesmo que ela ouve pelo fone.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu li o meu post novamente e acho que está meio confuso. Vamos por partes:

    1- O master out da mesa esta ligado no line in do pc
    2- O out do pc na entrada auxiliar do aparelho de som (monitor)

    preciso fazer assim

    1- O master out da mesa no line in do pc
    2- O out do pc nalguma entrada da mesa
    3- Outra saida da mesa para o aparelho de som (monitor)

    Porem quando eu colocar o fone na mesa deve anular a saida para o monitor, ou não?

    Essas ligações que não estou sabendo fazer e estou com medo de queimar alguma coisa.

    Dei uma pesquisada e não achei nada especifico para esse caso. E não conheço ninguem que trabalhe com isso.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    horacio.jo

    Depende da configuração da sua mesa, voce pode retirar o sinal pra gravação do direct out do canal ou de algum subgrupo ao qual voce tenha endereçado o sinal... pode retornar do pc para alguma entrada auxiliar ou de linha na mesa e da mesa enviar tudo para o seu 3 em 1 que serve de monitor e o fone voce pode plugar na propria mesa...

    Caso sua mesa não tenha nem direct out nem subgrupo, o melhor nesse caso seria pegar o sinal da out que sai do pc e vai pro 3 em 1 e com um cabo ai que permita adicionar mais um amplificador para fones (ou outro aparelho que possa servir como tal) voce tera o sinal tanto nos seus monitores como nos fones de ouvido.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Explica melhor como é sua mesa e quais conexões ela possui... entradas, saidas, auxiliares e etc...

    Lembrando que essa conexão que voce citou entre ligar a Master output da mesa na Line in do pc é uma conexão arriscada e pode danificar a entrada de sua placa de som, sugiro que voce retire o sinal da REC/TAPE OUT para enviar à LINE IN da mesa.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    I.nosferatu

    A minha mesa é uma staner Bux 14, não sei se conheces?

    10 entradas mic
    10 entradas line
    02 entradas stereo
    Master out (ligada no pc)
    Mon out
    Aux 1 return L/mono R
    Aux 2 return L/mono R
    Tape out (rca)
    Efx 1 e 2 out
    Phones

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    você sugere enviar da tape out para a line in do pc. é isso?
    E com esse modelo de mesa teria como tirar o som no fone e no 3 em 1 somente com a mesa?

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Eu liguei na master out porque o técnico em eletrônica que fez os cabos para mim disse que desse modo o sinal ficaria melhor

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    horacio.jo

    Isso o sinal que sai das saidas rca TAPE OUT da mesa são ideais para serem ligados na Line in na placa de som... o tecnico te disse que ficaria melhor, mais o que acontece é que fica mais forte o sinal, melhor mesmo é pega-lo das formas que te disse...

    Quanto a conexão que voce pretende fazer, faça o seguinte, Retire o sinal que voce pretende gravar de um dos canais EFX OUT 1 ou 2 e ajustando o nivel nos controles EFX 1 ou 2 dos canais, ou ambos se pretende um som estereo, (se estiver usando algum processador de efeitos no que pretende gravar conecte em serie com essa saida) dai voce envia o sinal para a line in do pc (não se preocupe porque o nivel desta saida é o mesmo da TAPE OUT)...

    Depois pegue a saida da placa de som e conecte em uma das entradas Line in da mesa, nesse caso especificamente voce vai poder ouvir os sinais tanto na saida de fones da mesa, quanto retirar o sinal da TAPE OUT ou Master out (se seu som aguentar) e ligá-lo ao som, use a TAPE OUT preferencialmente... ok

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Outra coisa, voce vai ouvir o som que ta gravando duplicado, a não ser que mute a monitoração da pista a ser gravada no pc.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    só pra ver se entendi bem:
    para ter o som stereo coloco 2 plug p10 ligo no efx 1 e 2 e plugo no line in do pc
    pego a saida do pc que estava no 3 em 1 e ligo numa line in da mesa
    ligo o master out ou tape out no 3 em 1

    seria isso? I.Nosferatu

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    horacio.jo

    Sim, isso mesmo!

    Se voce for gravar uma pista mono pegue o sinal apenas de uma das efx out, da pra gravar até dois instrumentos ou vozes (mono) dessa maneira.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    valeu a força I.Nosferatu

    agora vou fazer ou mandar fazer os cabos.
    só mais uma coisinha. Se eu gravar mono, no nuendo ou audition, programas que uso, eu consigo com que a musica fica em stereo?
    pergunto porque eu vinha gravando com a saida master out que é stereo não é? ´tipo assim o violão ou o microfone que eu gravo é mono, mas quando sai da mesa para o pc vai em stereo. Se eu enviar só num canal efx vai entrar mono no pc. Tô fazendo confusão ou é assim mesmo?
    e depois é só converter para stereo no programa? Isso que não estou entendo bem.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Lembre-se de deixar os controles dos EFX 1/2 dos demais canais que não for gravar no minimo possivel para que o sinal não se misture a outros na mesa.

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ok! Obrigadão mesmo

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    horacio.jo

    Olha na mesa por exemplo se voce tiver um mic pra voz no canal 1 e outro pro violão no canal 2, e voce conectar um cabo de 2 pontas P10 nas EFX OUT 1 e 2, pra enviar pra entrada do pc, nos controles EFX 1/2 dos canais onde estão os microfones, por exemplo no canal 1 voce abre o controle EFX 1 e fecha o EFX 2 e no canal 2 voce fecha o EFX 1 e abre o 2, os demais canais da mesa deixe esses controles todos fechados e no pc voce adiciona uma pista mono para cada instrumento e grava a entrada L em uma e a R em outra, depois de gravado, voce controla usando o Pan da pista que voce gravou no nuendo ou outro programa.

    Se pretende gravar estereo é só controlar o mic que voce colocar no canal 1 por exemplo, e abre o EFX 1 e 2 de acordo com o nivel do sinal que voce pretende mandar pro pc e ja no pc adiciona uma pista estereo e configura ele pra receber o sinal da stereo in da placa... isso voce ja deve saber.

    Resumindo pegando o sinal de uma das saidas EFX voce tem um sinal mono, pegando de ambas as saidas voce pode ter duas fontes de sinal mono ou uma fonte estereo, isso depende de como voce configura a mesa e as pistas de gravação conforme citei acima...

    horacio.jo
    Veterano
    # set/07
    · votar


    na pratica, o que é melhor, gravar L e R (mono) ou gravar como eu vinha fazendo, em stereo com a trilha do nuendo stereo. Qual som fica de melhor qualidade? Ou é melhor trabalhar os efeitos e toda a edição gravando stereo ou mono?
    sei que agora estou fugindo do tópico mas já que você está disposto a dar mais explicações, vou abusar um pouquinho.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    horacio.jo

    Eu acho que gravar um instrumento mono em estereo é coisa de doido, porque já no programa de gravação voce pode ajustar a imagem estereo da pista mesmo ela sendo mono, além de poder duplicar e fazer outras coisitas mais... acho mais interessante utilizar o canal L para um instrumento e o R para um outro, assim da pra gravar mais coisas ao mesmo tempo e tals...

    Acho legal gravar em estereo um instrumento que necessite disso (tipo piano, bateria), ou que já tenha saida estereo, mais se voce gosta da gravação já em estereo continue assim, a qualidade não depende da pista ser estereo e sim de uma boa captação e etc...

    horacio.jo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    esta semana estive muito ocupado na minha profissão que não tive tempo de mexer com gravações. Agora vou ver se consigo fazer alguma coisa e estou afim de investir n'uma placa o que acham da Audiophile 2496, é um bom investimento?, o meu dinheirinho é suado. Mas pelo que li pareceu uma boa placa, com entrada midi também.
    As ligações que o I.Nosferatu me explicou para ligar a mesa seria a mesma?
    Se eu conseguir fazer alguma coisa profissional é possivel com essa placa?
    Ela parece ser um pouco antigam, será que terei problemas com drivers?

    Estou muito indeciso, faz um tempão que planejo gravar pra valer, mas até agora gravei alguns arranjinhos na placa onboard. E agora estava afim de fazer a coisa andar.
    aí pessoal, aí I.nosferatu dá umas dicas.

    horacio.jo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ô pessoal dá uma dica aí!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    horacio.jo

    Boa placa, bons conversores e bom preço. Pode fazer as mesmas coisas nessa placa também. Não é antiga não, é que ela é uma espécie de padrão em nível de entrada nas profissionais, por isso continua sendo vendida a rodo há anos. Pode comprar tranquilo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar ouvindo pelo monitor e pelo fone - como faço?