PC desligou e o Sonar 5 não abre mais o projeto!

    Autor Mensagem
    Hammond B3
    Veterano
    # set/07


    Gente, to ferrado aqui.

    Tava produzindo uma musica da minha banda, tava tudo certinho, salvo já, tava no final da mixagem, e tudo salvo como Cakewalk Bundle.

    Sem querer, bati o pé na tomada e o PC desligou, e agora, o projeto não abre mais.

    O Sonar trava e não tem quem conserta

    Tem salvação pra mim?

    has4
    Veterano
    # set/07
    · votar


    bati o pé na tomada...
    Hammond B3

    Putz, bati o pé no botão de desliga na CPU que tava no chão... foi uma cruzada de perna... putz.

    Cara, aqui, ligamos e tudo estava lá, salvo da silva. Se o SONAR não abre mais, é estranho, nunca conteceu comigo assim. Não sei, mas creio que vc já fez de tudo por aí... p.e., desligar tudo realmente, deixar um tempo totalmente desconectado (acho que foi exatamente o que sem querer aconteceu!) e depois tentar n vezes. Bom, abrindo o SONAR, espero, vc deve saber exatamente onde salvou os projetos, pelo ao menos o que coletou (já será um grande alívio), pois MIXAR NOVAMENTE nao será uma coisa muito boa, mas se não tiver outro jeito, compre umas coca-colas, acalme-se, respire fundo e comece a MIXAR (neste caso, remixar). Se o formato BUNDLE estiver lá, SALVO, como vc disse, é o que todos desejamos também! Estranho se vc o salvou em BUNDLE, abrindo o SONAR, que é o principal problema, tudo estará lá, com certeza.

    NÃO SEI REALMENTE como te ajudar, espero que a SOLUÇÃO chegue para você e sirva de exemplo para todos nós. Contudo, não é o seu caso, pois o seu PEZINHO fdp bateu na tomada, e o meu, no botão desliga da CPU, enfim, para casos similares, é importante termos junto ao PC e ligado a ele, um NO-BREAK, pois corremos o risco de perdermos um projeto todo gravado, agora imagine se a galera é de outra cidade e já se mandou????

    BOA SORTE. Quero acompanhar o RESULTADO.

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    has4

    caraca!

    Se fosse pra mixar de novo, beleza!
    O Problema é que perdi a song completa, pq quando vc salva em Bundle, ele faz um arquivo só, de 400 e tantos megas dependendo do tamanho do projeto

    Eu não consig0o abrir o projeto e acho que perdi tudo...

    Baruck
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Nunca aconteceu comigo de o sonar simplesmente travar qdo tento abrir um projeto.

    O q rola às vezes é erro em um determinado plugin vst q gerava um erro fatal e o programa fechava. Mas abre uma janelinha antes avisando do pau no vst.

    A única solução q encontrei foi apagar ou renomear o plugin na pasta onde está gravado, abrir o projeto, apagar a mandada de efeito da mixagem, voltar o plugin pra pasta dele e reinseri-lo.

    Isso não acontece mt com o mm plugin. Às vezes, mt às vezes, com um vst ou outro sem mt lógica.

    Espero q seja esse seu caso. Perde tudo é foda. Já aconteceu comigo, só q foi meu hd q simplesmente se apagou. Aliás, faça sempre bkps de seus projetos em outro hd ou cd/dvd.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Hammond B3
    ACHO, que corrompeu o arquivo.

    Hammond B3
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ai caraca, naum tem como "descorromper" isso naum neh? puts

    mazza
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ai caraca, naum tem como "descorromper" isso naum neh? puts
    xii pelo que eu entendo de gravação de arquivos no micro, você dançou. Veja porque (se eu estiver errado, por favor me corrijam):

    toda vez que um programa abre um arquivo que já estava gravado no seu disco rígido (como a trilha que vc abriu com o Sonar), ele destrava o arquivo apagando uma marca de final de arquivo (End Of File, ou EOF)que é gravada no disco para que o sistema operacional saiba aonde está esse arquivo, e não grave nada por cima dele. Quando tem um "pau" no PC do tipo que vc descreveu (corte de energia), essa marca fica PERDIDA, e o seu sistema operacional não consegue saber mais aonde estava o arquivo. Na verdade, toda a vez que vc deleta um arquivo no seu disco rígido, o que o sistema operacional faz é na verdade apagar essa marca de final de arquivo, indicando assim que o espaço ocupado por ele na verdade está vazio. Daí vem a preocupação de desligar o micro corretamente, toda vez que vc manda desligar, o sistema operacional faz uma varredura em todos os arquivos abertos e te avisa se vc quer salvar determinado arquivo ou não.

    Portanto, resumindo: pode ser que ainda nada tenha sido gravado por cima dele e o seu arquivo ainda esteja lá, e vc consiga salvá-lo, existem programas específicos que recuperam arquivos deletados e TALVEZ vc possa recuperar o seu arquivo. POr outro lado, quanto mais vc usar seu micro, maiores as chances de o sistema operacional estar gravando em cima do arquivo.

    Boa sorte

    Baruck
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Se estiver corrompido mesmo, acho q não vai ter mt jeito mesmo. Tente abrir numa versão mais nova do Sonar. É só um chute. E as versões mais novas do Sonar, acho q a partir da 5, vc tem, além do bundle, a opção de salvar a pasta do projeto, com todos os waves dentro q pode ser copiado pra qq lugar. Não há compressão, vai tudo do jeito q está.

    Já perdi trabalhos por 2 vezes. Em uma, perdi tudo q vinha gravando há 2 anos.

    Deixo novamente uma dica póstuma. Faça bkp compulsivamente. Depois de grandes alterações no projeto, salve um bundle em outro diretório, de preferência em outro HD, melhor ainda também em um CD ou DVD. Não jogue fora cds antigos... Essa compulsão já me salvou, acredite.

    arantes
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tai o manual do Sonar 5 em portugues
    http://w14.easy-share.com/5019321.html
    talves possa ajudar

    edercattani
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ola pessoal, to atráz de uma programa para banda como o sonar 6 que um camarada me arrumo, mas só que é um trial, eu gostaria de tentar arrumar este programa mas não sei quem tem, uso o force 7 em português mas não dá pr fazer muita coisa, se alguém poder me dar uma força nesta parte agradeço muito mesmo.
    msn: edercattani@gmail.com
    valeu

    sobrevivente
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Galera, eu sei que o tópico é antigo, mas a pouco aconteceu comigo de o arquivo do projeto não abrir mais no meu Sonar 6 LE.

    Solução: o que eu fiz foi manter apertado a tecla Shift antes de abrir o projeto. Isso faz com que o projeto seja aberto em modo de segurança, te dando a opção de quais plugins carregar do projeto. Caso seja algum problema de plugin (que foi o meu caso), você já tem a opção de não carregar ele, e usar um outro.

    Peguei essa informação daqui.

    ricolb
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    sobrevivente
    Grande dica!!

    sobrevivente
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ricolb
    Pode crer! Acho que vai ser útil pro pessoal que tiver esse problema. =D

    thiagow
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    tow com o mesmo
    problema, vou tentar em casa pra ver no que é que da.

    Abrç.

    thiagow
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: thiagow
    · votar


    O SONAR DEU PAU, TRABALHEI ONTEM A NOITE QUASE TODA NUM PROJETO, E HOJE QUANDO FUI ABRIR GEROU UM ERRO FATAL, E TRAVA SEMPRE QUE TENTO ABRIR A MESMA MÚSICA, O QUE EU FASSO? JA TENTEI DE TUDO ALGUÉM ME AJUDA!. POR FAVOR!

    ricolb
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    thiagow
    Tenta desinstalar o Sonar por completo e reinstaslar novamente. Se estiver tendo problemas com esta versão tente outras pra ver se pelo menos abre o projeto. ABÇS!

    Freedon
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Queria agradecer ao amigo veterano sobrevivente pelo post com a solulção para um problema que eu estava tendo. Muito grato.

    sobrevivente
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Freedon
    Que bom poder ter ajudado. =]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a PC desligou e o Sonar 5 não abre mais o projeto!