Pra quer serve um ADAT e pq utiliza-lo?

    Autor Mensagem
    tdm
    Veterano
    # set/07


    Por que e pra que serve um ADAT, postem as melhores marcas se possível, Abraços TDM.

    sarpa
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tdm, cara o aparelho ADAT é algo bem dos estúdios dos anos 90. É um gravador digital de fita (normalmente de 8 canais). Hoje em dia é pouco usado nos estúdios como gravador, e sim como interface digital pra expandir sistemas baseados em computador.

    Os mais famosos são os Alesis e os Tascam. Creio que os Tascam sejam melhores, mas não posso afirmar nada.

    Um ADAT Alesis, hoje, se procurar bem, tu consegue comprar (usado) por de R$800 a R$1000.


    Lembrando que é um sistema que muita gente já não usa mais como gravador, afinal, fazer edição alí pra que se com o mouse fica tudo mais simples, não?

    Já trabalhei um tempo num estúdio que era todo baseado em ADATs. Eram 3 aparelhos syncados. 24 canais simultâneos que gravávamos a partir de um console analógico, depois, voltamos todos esses canais num "MIX B" desse console, mixávamos e depois tudo era mandado em L/R pra um gravador de rolo. Trabalheira, mas era divertido ... comprimir um baixo usando um rack.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Completando um pouco o que o sarpa explicou acima, voce pode ler mais aqui sobre os adats da alesis, e pode ver também que existe uma evolução desses adats para algo mais moderno, o ADAT 24HD, muito interessante por sinal, porem é um equipamento de custo elevado, viavel somente para estudios grandes...

    Baruck
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Concordo com o q foi dito. Acrescento q hoje uma gravação em hd já supera em muito o sistema adat, em número de canais, qualidade e compatibilidade.

    Faz sentido comprar um gravador adat se vc tem um estúdio comercial e precisa receber materiais em diversas mídias ou então se vc tem um material mt importante em fitas adat e quer usá-los ou passar para o hd.

    Mas no caso do hd, é imprescindível a prática das cópias de segurança, o famoso backup. Um pau no disco e tudo já era. Hd é igual a banco, nunca avisa qdo vai quebrar e, de repente, td q vc tinha guardado simplesmente deixa de existir.

    tdm
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pessoal Obrigado pela Atenção...Alguem Sabe a diferença sonora entre a gravação de 24bits 96 mHz????

    El_Cabong
    Veterano
    # set/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Em 1994 eu gravei com uma banda num estúdio em Caxias do Sul - RS, em que eles tinham uma mesa 24 canais, mas a gravação era num ADAT (8 canais).
    A bateria foi toda microfonada peça por peça, e na mesa foi regulado os volumes de cada peça, foi equalizada, foram posicionadas cada peça numa posição stereo, e isso foi gravado em duas pistas (em stereo) do ADAT. nas outras 6 pistas do ADAT ficaram: o vocal, a guitarra, o violão, o baixo, o teclado(eu era o tecladista), e os backs.
    Depois estas 8 pistas foram mixadas e gravadas em stereo (2 canais) num MD*.
    Bons tempos !!!
    Mas hoje em dia ADAT e MD já estão meio ultrapassados.

    MD: era um parente do CD-RW em tamanho menor, que gravava também 74min em qualidade de CD. O MD era muito usado porque na época, os gravadores de CD eram muito caros.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07
    · votar


    tdm

    A melhor forma de voce perceber isso é gravar em varias taxas... ex. 16/44 -48-88-96 e 24/44-48-88-96 e depois gravar em cd e ouvir em diversos aparelhos... a diferença é mais uma questão de psicoacustica do que necessariamente a taxa utilizada.

    Vamos lá rapaz, deixa de preguiça e querer tudo mastigado, coloca a mão na massa ai...

    El_Cabong

    O Adat é um aparelho obsoleto, mais mesmo o de 16 bits tem conversore s muito confiaveis.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra quer serve um ADAT e pq utiliza-lo?