Petrella Veterano |
# ago/07
Pessoal,
Estou fazendo algumas bases para somar ao vivo no palco (pianos, vozes, percussão, metais, órgãos ....).
Gostaria de algumas dicas para a Mix e Master das bases. Alguém do fórum faz algum trampo parecido? Posso mixar e masterizar como se estivesse fazendo o trampo de um CD, por exemplo?
Estou usando o seguinte setup:
Notebook Core 2 Due 2GB Ram HD 160. Placa M-Audio Fast Track Pro Sonar 5 Producer Edition Sound Forge Alguns VST´s.
Valeu pela força. Forte abraço, Rodrigo Petrella.
|
Baruck Veterano |
# ago/07
· votar
Tem q ter muita imaginação e, principalmente, muito ensaio. Toquei ao vivo com programação por uns 5 anos. Só q na época a gente disparava um módulo em midi. Pra fazer os arranjos, menos é mais. Sinta o q está faltando pro ao vivo e coloque aos poucos, testando com ensaios. Faça umas camas de teclado, cordas, algumas peças de bateria e percussa. Evite dar mt destaque, tipo um solo ou um tema de introdução forte pra base gravada. Pode soar playback. Use a base pra valorizar o ao vivo, reforçar, fazer a cama etc. Depende da proposta do som, claro.
Se for banda, tem q estar mt em cima. Errar um compasso pode ser a ruína. Nunca aconteceu nada muito drástico c a gente. Mas, de novo, se vc for tocar com uma banda com um cd, reserve um dos canais do estéreo para o clique do baterista (por fone) e deixe o outro mono pra base limpa, q vai pra mesa e pro PA. Tem baterista q consegue tocar ouvindo a base, mas tem q ser por fone. Depois q banda toca, fica quase impossível sentir o pulso preciso da base sem fone. Aí é trepada. Acho melhor ter um clique pro cara. Pro resto da banda, só o monitor já resolve. Quanto ao resto da base em mono, não faz mt diferença, pois os PAs são mono. Afinal, quem está no lado direito da platéia tem q ouvir a mm informação de quem está no lado esquerdo.
Outra, se vai usar cd, coloque o aparelho num lugar IMUNE de trepidação. Ele não pode dar um pulo sequer durante todo o show. O ideal é deixar o controle do aparelho com o baterista, o homem máquina. Ele fica sendo responsável pelo departamento de Tempos e Compassos.
Sobre a mixagem e a masterização da base, se no som ao vivo a pegada é mais pesada, dê uma comprimida nos instrumentos e, dependendo, até na base final. Evite detalhes mt baixos, porq eles vão acabar sumindo no palco. Como falei, ponha o mínimo necessário e deixe-o bem claro. E, se for seguir meu conselho e deixar a base em mono, não perca mt tempo posicionando instrumentos no estéreo. No show, o usual são PAs monos.
Espero ter ajudado. Abraço.
|