Edirol UA 101 ou M-Audio Fast Track Pro

    Autor Mensagem
    toledomc
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: toledomc


    Amigos,

    sou um recém-nascido na área de gravação, inexperiente mesmo, e leio o fórum sempre que quero investir grana em música. Quero montar uma configuração para gravar em casa – na minha e na dos outros - e usar em show (com Laptop). Tenho um computador que (acho) daria conta: processador 3.2GHZ, 1Gb de Ram e um total de 460Gb de HD. O Laptop virá em seguida.

    Quero montar a coisa aos poucos, pagando uma coisa de cada vez. Até agora o único investimento foi um MXL V67, que, pelo que li aqui, é uma boa opção para a gravação de instrumentos acústicos e voz.
    Agora, chegou a vez da placa de som. Quero com barramento USB, para poder transportá-la, e não encontrei no Fórum comentários comparando a Edirol UA 101 com a M-Audio Fast Track Pro. Sei que a diferença básica é a de que a primeira é USB 2.0 e a outra, USB 1.1.

    Como a diferença de preço é grande, mais ou menos R$ 1000 em SP, gostaria de pedir ajuda a vocês sobre o seguinte:

    - Qualquer uma delas dispensa o uso de pré e mesa, certo? O que mais eu teria que ter, pra começar a coisa (um controlador?)?
    - Até que ponto essa diferença (2.0 pra 1.1) pode interferir na qualidade da gravação? Será que é só no que se refere à latência (o que me parece ser uma grande coisa)?
    - Se eu ficar com a M-Audio, é possível adicionar mais alguns canais de gravação, utilizando uma mesa, por exemplo, sem perder qualidade ou esbarrar no processamento dos dados?

    E, claro, as perguntas cabais:

    - Será que eu deixo pra comprar a placa USB depois que eu comprar o Laptop, daqui a uns 6 meses (pergunto isso (acho) porque pode ser que apareça uma placa melhor ainda, ou mais em conta)
    - Vocês me sugerem alguma outra configuração, com placa USB, de preferência, pra começar a coisa?

    Muitíssimo obrigado desde já!!

    lula_molusco
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Pega uma firewire cara...mais rápida, maiores taxas de amostragem e pode gravar varios canais simultaneamente

    toledomc
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: toledomc
    · votar


    Obrigado pela pronta resposta, lula_molusco.

    Depois que li sua sugestão, comecei a procurar alguns modelos de firewire (na verdade, não sabia bem qual a vantagem da conexão firewire). Achei alguns modelos, mas ainda não saquei qual a diferença, vantagens e desvantagens de cada um deles. Vou seguir pesquisando.

    http://www.gigasonic.com/edirol-fa101-firewire.html

    http://www.gigasonic.com/m-audio-firewire-1814-powered-7.html

    http://www.gigasonic.com/Alesis-IO-26.html

    http://www.alesis.com/product.php?id=113

    Grato novamente.

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    No caso da Alesis, a gravação da usb (16bits 44.1Khz) é inferior ao da firewire(24bits 96Khz). Na fast track a USB tem qualidade profissional 24bits 48khz.
    Entrada USB todos so laptops tem, já firewire, só os mais caros. Por outro lado não adianta usar laptop fraco para som.
    Abraço,
    Alex

    toledomc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alex,

    eu simpatizei muito com a fast track, desde que comecei a pesquisar os modelos. Mas aí, aqui no Forum, vi comentários sobre a latência que poderia rolar, já que a USB dela é 1.1. É a primeira vez que vou tentar gravar algo em casa. Não tenho idéia do que significa, na prática, gravar com USB 1.1 ou 2.0. Ou seja, além da limitação de gravar no máximo, se entendi bem, 2 canais por vez, tem mais alguma coisa que depõe contra a fast track?

    Me perdoe se estou dando voltas. (Ainda não achei alguma opinião mais definitiva sobre a essa placa aqui no forum)

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Olha o USB 1.1 não tem nada com a latência, as fasttrack tem apenas dois canais, assim a USB1.1 é mais do que o suficiente. Ela vem com driver "Asio". Que é o driver para ter baixa latência, tem que saber configurar, de resto vai depender do próprio micro.
    Abraço,
    Alex

    toledomc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Alex, acho que, pro meu caso, isso pode fechar a questão na fast track.

    Demorei pra responder porque eu estava vendo outros modelos, tentando decifrar siglas, adivinhando o significado dos recursos disponíveis em cada aparelho. Aliás, isso: http://www.music-center.com.br/acervo.htm acho que vai me ajudar bastante daqui pra frente.

    Nesse meu passeio, me deparei com a M-Audio NRV10: http://www.m-audio.com/products/en_us/NRV10-main.html
    que, se entendi bem, reúne uma interface digital com recursos analógicos.

    Você (ou alguém mais) já trabalhou/ouviu falar dela?

    (Acho melhor eu parar de procurar, senão vou acabar gastando demais, até porque ainda tem os monitores!)

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Nunca usei esta NRV10, mas pelo preço prefiro ficar com uma Alesis Multimix 12 firewire. Não vi vantagem apesar do preço, deve ser mais cara para trabalhar com o protools. Protools já foi legal, agora ficou para trás. A fast track é uma boa relação custo benefício e qualidade, uma vez que é das únicas USB que fazem 24bits 48khz.
    Abraço,
    Alex.

    toledomc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Achei uma boa opção essa Alesis, principalmente porque é bem mais barata que a NRV10. Acho que com taxas e impostos, chega aqui por R$ 1000, um pouco mais.

    Sempre achei que seria difícil não usar (mais do que usar, se vc me entende) o Protools. Eu sinceramente não tenho idéia do que se ganha e do que se perde trabalhando com ele (mais um tópico a ser estudado).

    Ao mesmo tempo, o Protools é incensado, pelo menos, por 9 entre 10 pessoas que trabalham com gravação. "Protools já foi legal, agora ficou pra trás", me deixou um pouco surpreso.

    Se já não é o melhor, o que pode ser usado ao invés dele (ele não rodaria com esse modelo da Alesis, certo?)

    (Inclusive, eu estava rondando os modelos da M-Audio por causa dele)

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    O que acontece é que o Protools foi o primeiro DAW, muita gente que saiu do análogo para o digital usa protools e não quer mudar, pois já conhece bem a interface. O protools tem muitas limitações, só aceita RTAS. O que acontece é que a maioria dos plugins são VSTi. Trabalhando com o protools você fica meio engessado. Atualmente todos os grandes DAWs fazem a mesma coisa e com qualidade mais que suficiente, o protools te obriga a certos compromissos que já não valem a pena. O Sonar (que eu uso), o Cubase e o Nuendo são mais adaptáveis, e não estou colocando na lista nem o Logic ou o FL studio que não conheço. Já trabalhei com o protools e mudei para o Sonar, mais barato e com interface mais intuitiva. Imagina se um técnico de audio cinquentão ou sessentão vai parar para aprender a usar outro daw quando já domina o Protools.
    Abraço,
    Alex

    toledomc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Entendi, valeu cara.

    Voltando à Alesis, o que mais seria necessário para gravar com ela? Ela não tem entrada midi, certo? Eu teria, para gravar um teclado, por exemplo, que comprar mais uma interface midi, não? E para os outros instrumentos, tem que ter pré também?
    Cara, já estou mudando de idéia. Acho que vai valer mais a pena pegar um mesa, ao invés da Fast Track Pro.

    Abraço!

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    A mesa é apenas som, o código midi entra através da gameport/midi(que já existe no micro), ou USB dependendo do teclado. Em laptop existe um cabo USB to Midi, que funciona através de drive. O pré vai depender do que for usar, em alguns mics é indispensável. A vantagem da fast track pro é a portabilidade, a minha cabe em mala de laptop.
    Abraço,
    Alex

    daniel_mmsf
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Olá!!

    Aproveitando o tópico... estou pra comprar uma alesis IO|14 ou IO|26... um dos links que o toledomc comentou.... tenho uma pergunta.. vcs sabem se essa interface é apenas para gravação? Será q se nas saídas se eu ligar uns speakers de 400W ele responde bem?? acho q não, pq os outputs são de apenas de +4db....

    Já tenho um kit da Yamaha

    - MEsa de Som EMX 2000 e um par de speakers S115V não sei se vcs conhecem...

    a minha idéia era vender a minha mesa e comprar a interface da Alesis.. mas se essa interface não for legal para ligar os falantes não poderei desfazer da minha mesa, pq utilizo para ensaiar com a banda...

    acho meio complicado ter uma mesa/interface ao mesmo tempo... vcs poderiam indicar alguma coisa??

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Elas são apenas para gravação. Speakers normalmente são classificados em ohms e tem tolerência para aceitar amplificadores. Se suas caixas já possuem amplificador, aí justifica falar em 400W. Existem mesas normais e mesas amplificadas, para ligar em caixa você precisa de uma mesa, amplificador e caixas. A sua EMX 2000 já possui amplificador e podem ser ligadas diretamente a caixas. A Alesis IO é basicamente para gravação em dat.
    Tenha certeza do que quer comprar e evite gastar dinheiro desnecessáriamente.
    Abraço,
    Alex

    Computer Music
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Primeiramente defina quantos canais quer gravar simultâneos, é a primeira decisão na compra de uma interface. (2, 4, 8, 16, 24...).
    Se pensa em gravar bateria acústica tem que ser uma placa de no mínimo 8 entradas, se pretende gravar a banda inteira de uma vez só o ideal é uma placa de 16 entradas. As placas firewire com certeza são o melhor investimento hoje. A NRV10 é uma boa opção mais tem outras que tem melhor custo x benefício:

    1- Firewire 1814 (M-AUDIO) 8 entradas analógicas, 2 com pré-amplificador, 8 entradas digitais pela porta padrão ADAT, vai precisar de um pré-amp digital tipo o ADA8000 da Behringer, com essa interface você consegue gravar até 16 canais simultâneos.

    2- Presonus Firepod (www.presonus.com): solução completa, interface firewire com 8 entradas analógicas com pré-amplificadores classe A, já gravei com essa placa ao vivo e o resultado ficou excelente, muito peso no som, os prés são excelentes.

    Abraços
    Rodrigo Fernandes
    www.nextaudio.com.br

    Pedrini
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Compra a Firewire 1814 (M-AUDIO) que não vai se arrepender, experiência própria!!![b][/b]

    ophius
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pedrini
    Mas..pra gravar GUITARRA essa Firewire 1814 serve?
    É melhor que a FAST TRACK PRO por exemplo?



    Valeu

    akio___
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    toledomc

    não encontrei no Fórum comentários comparando a Edirol UA 101 com a M-Audio Fast Track Pro. Sei que a diferença básica é a de que a primeira é USB 2.0 e a outra, USB 1.1.



    Isso está errado.As duas tem conexões 2.0 sendo que a Edirol tem por sua vez a opção de escolha entre 1.1 e 2.0 não que só tenha 1.1.
    http://roland.com.br/edirol/suporte/downloads/download/193
    No site tem o manual!

    Veneta
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Eu iria nesta:

    Presonus Firepod (www.presonus.com): solução completa, interface firewire com 8 entradas analógicas com pré-amplificadores classe A, já gravei com essa placa ao vivo e o resultado ficou excelente, muito peso no som, os prés são excelentes.

    akio___
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Veneta

    Muito cara, pelo menos aqui no Japão.Por esse preço compensaria comprar uma M-audio profire 2626, 26in26out.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Edirol UA 101 ou M-Audio Fast Track Pro