Audiophile 2496 / Delta 1010lt - Dúvidas

    Autor Mensagem
    cybx
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: cybx


    Já utilizei a busca.

    Bom, tenho algumas dúvidas sobre a placa Audiophile 2496.
    Não manjo nada dessas coisas, pois estou começando agora. Esta será minha primeira aquisição para começar minhas gravações caseiras.

    1- Tava dando uma lida sobre ela e vi que ela tem 2 saídas e 2 entradas RCA e 1 saída e 1 entrada digital S/PDIF coaxial. Qual a diferença desses 2 tipos de entrada/saída? O que ligo nelas (quero gravar voz e violão acústico, este último utilizando o método de simulação de amplificação, já que nao possuo mesa e nem tenho como microfoná-lo)?

    2- Tenho a dúvida de levar essa placa ou a Delta 1010lt, sei que a Delta é superior e tudo mais, porém vou explicar o porquê de querer levar a 2496. Não tenho necessidade atualmente de uma placa de tanta qualidade como a Delta e no momento, estou a procura de um pre-amp. Preciso de um para levar nos shows da minha banda tb, ensaio, etc. E pelo que vi a 2496 não é amplificada como a Delta 1010lt, portanto ela necessariamente precisaria de um pre-amp, coisa que a Delta 1010lt não necessitaria, já que esta já vem amplificada, correto?

    Obrigado desde já!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Se voce ja pretende adquirir um preamp, voce poderá liga-lo na audiophile, pois voce irá gravar apenas voz e violão e talvez voce pegue um preamp bonzinho que sirva pra ambos...

    Sobre as placas, na audiophile voce precisa de um aparelho que sirva de preamp pra usá-la (mixer, pedaleira, preamp, etc...) A placa tem 4 entradas e 4 saidas, sendo 2 entradas/saidas analogicas (R e L) rca e 1 entrada/saida digitais (spdif R e L) rca, ou seja dois canais mono R e dois L, mais uma entrada e uma saida midi, para usar as entradas e saidas spdif voce precisa de algum aparelho que permita a voce trabalhar com esses sinais digitais

    Na delta 1010lt voce tem 10 entradas e saidas, sendo 8 analogicas e 2 digitais, mais 1 entrada e saida MIDI e WordClock, as entradas e saidas são semelhantes ao descrito sobre a audiophile, com excessão de que duas entradas na delta (1 e 2) são preamplificadas e possuem conectores xlr, onde voce poderia fazer um uso direto de microfones sem a necessidade de outro aparelho externo, porém vale lembrar que este preamp é um "quebra galho" e não é muito bom...

    Qualquer uma das placas é uma boa escolha, mas existem outras placas de mesmo nivel de preço, com outros beneficios que podem ser uma melhor escolha no caso de gravações apenas de audio.

    cybx
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: cybx
    · votar


    I.Nosferatu
    Hmmm entendi. Porém, qual a diferença da entrada analógica e da entrada digital? Que aparelho, por exemplo, posso utilizar na entrada S/PDIF?

    Mais duas coisas. Para ligar meu pre-amp, ligaria em qual? Na analógica RCA ou na digital?
    E essa entrada MIDI é para gravar faixas MIDI, por exemplo, ligando um teclado sintetizador na entrada, certo? E na saída MIDI, eu ligo o que? Caixas acústicas, por exemplo?

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Só para informação, vou pegar a Audiophile 2496 mesmo.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Voce ta forçando hein, vai dizer que não sabe a diferença de analogico pra digital?

    Na spdif pode ser ligado qualquer aparelho com saida de audio spdif (pedaleira, minidisc, conversor, gravador digital)

    Voce liga o preamp ou mesa nas entradas analogicas da placa o MIDI fornece conexão com outros dispositivos MIDI, teclado, controladores, etc...

    Para sanar suas duvidas aconselho a voce entrar no site da M-audio e baixar o manual da placa pra saber direito como ela funciona, se não entende ingles, tente o espanhol...

    http://www.m-audio.com/index.php?do=support&tab=manuals&serie_ID=1&PID =adf95efc30b88aba043fa8b83343bfb8&language=en

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Hmm saquei. Não é isso cara, é que pelo medo de fazer alguma merda e por ventura queimar o que eu acabei de comprar, prefiro perguntar pra ver se é isso mesmo.

    Foi mal por ser cuidadoso demais com as coisas que faço e não manjar nada hahahah.

    Valeu cara!

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rapaz, pra t animar. Tenho uma 2496 há vários anos - pra mais de 6 - e não me arrependo em nada. Nem ao ver q paguei mt mais na época por ela do q está custando hoje. É uma excelente placa.

    Só um porém: vc mencionou q quer gravar sua banda. Se sua intenção é gravar vários canais ao mesmo tempo (ao vivo, bateria microfonada etc.) a 2496 não dá conta. Ela só grava até 2 canais de uma só vez - direito e esquerdo do estéreo. Acho q a 1010 tem mais o perfil de gravação ao vivo.

    Pra gravar ao vivo com a 2496, vc teria q ter uma mesa de som com vários canais de entrada e uma puta intuição pra poder gravar o som já mixado, uma vez q tudo vai entrar em 2 canais.

    Mas os Beatles já revolucionaram a música fazendo coisa parecida, então...

    Boa sorte!

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Baruck
    Fala velhão! Então, vou gravar só 1 canal por vez. Não haverá necessidade de gravar tudo de uma vez não.

    Vai funcionar assim: agente grava a batera em um estúdio profissional e o resto agente grava no meu home studio (baixo, guitars, voz), mixa tudo lá mesmo, masteriza e pronto. =)

    Acho que funciona! Vlw!

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Então, se é assim, pega a 2496 q ela dá conta do serviço. Mas não vai adiantar só ela. Sugiro pegar uma mesinha pra organizar as entradas e saídas da placa e evitar ficar plugando e desplugando a placa a cada take. As pequenininhas de Behringer (4 a 6 canais) já são perfeitas. Sugiro tb um bom power+caixas de monitor (algumas caixas são ativas e dispensam power). Qualquer aparelho de som/system com entrada auxiliar já resolve, mas lembre-se q cada sistema de som coloca sua "coloração" no som. Daí vc vai ouvir uma coisa durante a gravação e outra qdo levar o cd gravado pra outro som. Tente arrumar um sistema power+caixas (ou caixas ativas) mais neutro possível, sem valorizações excessivas de graves, médios ou agudos.

    Mas, como eu disse, um bom aparelho de som com auxiliar já dá conta. Uma dica bacana pra equilibrar o som é pegar uma música de algum artista q vc goste do timbre, importar pra seu programa de sequenciador (como o Sonar) e usar um equalizador na saída master pra deixar a música mais próxima possível daquele timbre q ela tem em outros aparelhos de som de forma geral. Sacou? É bem empírico mas já alguma coisa.

    Mãos à obra.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Cara, não vai nessa de pegar uma mesinha, vai de preamp, de preferencia valvulado, caso fique com a 2496 que te ofereça dois canais de preferencia ou senão um mesmo, um compressor, mics de bons à excelentes, isso tudo principalmente pra gravar voz, porque guitarra e baixo voce pode usar um DI que te agrade e aproveitar até a saida line out de um amp valvulado se não for usar mics pra capturar o som ou mesmo plugar direto na placa, como voce ja disse vai gravar um canal por vez então não vai ser necessário uma mesa. Depois vai desenvolvendo tecnicas de capturar o som, posicionamento dos mics, tipo de mics, com DI, pedaleira, acustica dos ambientes, vai brincando ae...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Boa essa sua ideia de gravar a batera num estudio profissional, mais pede pra ver como fica a gravação primeiro, tipo o cara grava uns 30 segundos e voce e a banda analiza se vale a pena ir naquele estudio ou em outro!

    Bateria é o mais complicado de se gravar e pra fazer uma boa captura dela voce tem que ter bons equipamentos e saber o que ta fazendo, dai no final, acaba ficando uma brincadeira mais cara do que ir num estudio e gravar só a batera...

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Cara, não vai nessa de pegar uma mesinha, vai de preamp, de preferencia valvulado, caso fique com a 2496 que te ofereça dois canais de preferencia ou senão um mesmo, um compressor, mics de bons à excelentes, isso tudo principalmente pra gravar voz, porque guitarra e baixo voce pode usar um DI que te agrade e aproveitar até a saida line out de um amp valvulado se não for usar mics pra capturar o som ou mesmo plugar direto na placa, como voce ja disse vai gravar um canal por vez então não vai ser necessário uma mesa. Depois vai desenvolvendo tecnicas de capturar o som, posicionamento dos mics, tipo de mics, com DI, pedaleira, acustica dos ambientes, vai brincando ae...

    Realmente, é uma outra alternativa. E boa. Pelos equipamentos q vc mencionou lá em cima q pretende gravar, não seria preciso uma mesa mesmo. É q sempre gosto de uma pra poder juntar equipamentos midi tocando "ao vivo" junto com o áudio. Então eu sempre uso uns 2 canais pro teclado no playback.

    Se for este seu caso - sequeciamento e/ou controle midi - sugiro uma mesinha. Mas o preamp e os mics de qualidade sugeridos pelo colega acima realmente fazem diferença na hora de "esquentar" o sinal de gravação. Mas não esqueça que, quanto mais profissa o microfone, mais bem trabalhada deverá ser sua sala de gravação. Senão vai gravar o cachorro do vizinho. Pra estúdios em quartos comuns, o ideal é um sm58 mesmo ou um de condensador, mas com gravação direcionada.

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    É isso mesmo que vou fazer. Vou comprar um pre-amp valvulado da Behringer, o Mic200. O microfone vai ser um Shure SM58 pq como não terei tratamento acústico no lugar onde gravarei minhas coisas, um condensador não seria adequado.

    O que seria um DI?

    Baruck
    Vc diz usar um aparelho de som para ouvir a reprodução do som do mic nele? Se for isso, um amp resolveria (supondo que o amp tem line out e equalizador próprio)?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Dizem que o mic 200 é um bom preamp, mais não falo por mim, li uns reviews dele e parece ser bom. estou pensando em adiquirir um futuramente também, o sm58 também é uma boa escolha, mais o que seria um DI.. hehehehe

    http://www.music-center.com.br/direct-box.htm, acho que isso vai sanar suas duvidas sobre o DI, clica ai

    Sobre usar o som, ele seria mais pra monitoramento da placa e das coisas que voce faz no pc, tem uns topicos bons falando sobre o assunto aqui no forum, da uma procurada ai sobre monitores, monitoração, etc.

    cybx
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Entendi. Então o meu pre-amp vai funcionar como DI, certo?

    Vou dar uma pesquisada sobre monitoração, vlw!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    cybx

    Isso, com o uso do mic 200 da behringer não será necessario um DI, ele ja te fornece todas as conexões (vocal, guitarra, baixo, teclado) e saidas a nivel line ou DI para plugar na entrada de microfone de uma mesa por exemplo, é um bom começo, abs!

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Vc diz usar um aparelho de som para ouvir a reprodução do som do mic nele? Se for isso, um amp resolveria (supondo que o amp tem line out e equalizador próprio)?

    Não. Qdo digo um aparelho de som (o ideal é um power com boas caixas monitoras, mas saem mt caro) é pra ouvir o áudio final que vai sair da placa de áudio do computador. A saída do mic200 é pra ser ligada à entrada da placa ou da mesa (se houver), que por sua vez mandará o sinal pra placa.

    É através dessa saída q vc vai mandar o sinal da gravação pro computador registrar em hd. Mas depois, pra escutar a mix geral, vai precisar de um aparelho de som.

    Agora me surgiu uma dúvida... será q apenas com o mic200 vc conseguiria escutar o retorno de sua voz/instrumento enquanto grava? Sei q usando uma mesa, a saída da placa mistura-se com a entrada de gravação e manda tudo pro soim. Como seria isso com o mic200? Não estou dizendo q não funciona, to na dúvida mesmo...

    tdm
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    MIC200 - Comprei um e dá pra utilizar da seguinte forma:
    Você coloca a saída XLR pra gravação e pode colocar a outra saída p10 pra uma caixa de retorno, o MIC 200 tem duas saídas : p10 e XLR, assim como tem 2 Entradas.

    DELTA 1010lt: eu tenho essa, muito Boa pra gravação, porém pra gravar uma banda ao vivo caso queria gravar uma batera vai uns 6 canais da placa no mínimo, sobram 2 apenas...ai fica difícil!
    Eu estou querendo comprar outra delta pra adicionar mais canais,,, alguem já fez isso?? ter duas deltas no mesmo pc??
    me adicionem p/ dulvidas ou qualquer coisa::pristhi9@hotmail.com
    thiago.deodato.miguel@gmail.com


    www.homesounds.com.br (tem gravações com a DELTA)
    Tudo de Bom pra vocês!

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dá sim velhinho. O driver da 1010 reconhece as duas placas e consegue trabalhar com elas de boa.

    Dá até pra usar com outras interfaces, desde que elas tenham saída spdif. Aí vc usa o spdif pra sincronizar os clocks e fica batuta.

    Abraços.

    Stalingrado
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: Stalingrado
    · votar


    Sobre a Audiophile 2496:
    Posso fazer uma adaptação com um cabo Y P2/RCA-RCA para que eu possa utilizar as caixinhas de som do PC? Vou conseguir ouvir os L e o R?
    Eu possuo uma V-amp II. Posso ligar ela numa DI e a DI direto na placa, sem passar por mesa de som?
    A DI no caso seria uma MIC 100... Quero gravar baixo, teclado, guitarra e microfone, um de cada vez.

    shoyoninja
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Stalingrado
    Posso fazer uma adaptação com um cabo Y P2/RCA-RCA para que eu possa utilizar as caixinhas de som do PC? Vou conseguir ouvir os L e o R?

    Pode sim, desde que essas caixinhas sejam amplificadas (provavelmente são, se sim usam pilhas ou alimentação). Vai funcionar normal, só que se as caixinhas são as normais de pc não espere milagres.


    Eu possuo uma V-amp II. Posso ligar ela numa DI e a DI direto na placa, sem passar por mesa de som?
    A DI no caso seria uma MIC 100... Quero gravar baixo, teclado, guitarra e microfone, um de cada vez.


    Pode sim, o mic100 vai fazer o papel da mesa servindo como pré amp. Só que, logicamente, o timbre não vai ser exatamente igual ao do seu amplificador por diferenças nos prés e de sonoridade do alto-falante e do gabinete do ampli.

    ironfirst
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ola, tenho uma audiophile 2496 e estou usando ela para gravações de minha banda, ja gravei a batera guitarra e baixo todas em canais separados e gravado uma de cada vez, só que agora eu queria gravar tudo junto, mas nao consigo sei que deve haver alguma opção para isso, tipo mudar o sistema de gravação de microfone para o que se ouve no micro...alguem pode me ajudar? estou usando o Acid Pro 4 para gravação

    AlexB
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Não uso Acid Pro, mas me parece que você está precisando aprender a mixar o som. Pegar todas as tracks separadas e juntar tudo em um mix estéreo.
    Abraço,
    Alex

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ironfirst

    Não post a mesma mensagem em varios tópicos!!!
    Se vc tem uma duvida, crie um topico e pergunte.

    Pelo q eu entendi vc quer fazer um mixdown, certo?
    Não uso esse programa Acid Pro, mas provavelmente a função q vc quer tem o nome de mixdown ou exportar...

    frankestein
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: frankestein
    · votar


    OI AMIGOS, TENHO UMA AUDIOPHILE 2496, ELE FUNCIONA PERFEITAMENTE, MAIS QDO VOU GRAVAR O SOM DO TECLADO VIA MIDI NO SONAR NÃO GRAVA, QDO INVERTO OS CABOS AI O TECLADO TOCA O SOM DA PISTA DO SONAR, PORQUE SERA QUE NÃO GRAVA O SOM DO TECLADO NA PISTA DO SONAR???SERA QUE TENHO QUE FAZER ALGUMA CONFIGURAÇÃO, SERA QUE VCS PODEM ME AJUDAR???
    OBRIGADO AGUARDO

    frankestein
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    NÃO SEI QUE FOI QUE COLOCOU O APELIDO DE frankestein, GOSTARIA DE TROCAR ESSE APELIDO MAIS NÃO ESTOU CONSEGUINDO

    gwallner
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    frankestein

    Vc colocou essa placa como in/out de MIDI também?

    ertbass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Também tenho uma 2496. Ligo a saída do s/pdif da fast pro, também da m-áudio, com cabo coaxil e não acontece nada. Algue, pode me ajudar?

    ertbass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    continuando: Também tenho uma 2496. Ligo a saída do s/pdif da fast pro, também da m-áudio, com cabo coaxil e não acontece nada. Algue, pode me ajudar? Se não puder responder no fórum mande um e-mail para ertass@gmail.com

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Audiophile 2496 / Delta 1010lt - Dúvidas