gravando com a UB502 - somente ruídos

    Autor Mensagem
    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07


    Pessoal, procurei uma meia hora por todos os tópicos sobre gravação, home studio, gravando no pc, sobre a UB502, mas não encontrei uma resposta pro meu problema.

    Ontem em casa eu estava tentando gravar umas bases de guitarra usando um clone de um SM57, um cabo balanceado plugado na UB502 da Behringer, e da saída dela "main out" eu puxei um cabinho estéreo, que entra no "mic" dum laptop. Tudo isso usando o Cool Edit Pro 2.0. MAS a grande questão é que a gravação fica muuuuito baixa, e com um baita ruído no fundo. Já fiz varios testes, tipo gravar sem nada plugado, e ainda há um certo ruído... já mexi nos volumes, do pc, da mesa... notei que há uma interferência quando toco na mesa, ou no corpo do microfone, por não ser aterrada. preciso aterrar ela? muuitio obrigado!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Primeiro voce ta ligando a mesa ao laptop da forma errada, a saida main out vai pra um ampli de potencia, voce tem que ligar no rec/ tape out que são os conectores rca na mesa, liga um cabo ai 2 rca/ 1 p2 stereo achado facilmente em qualquer loja de eletronicos, e conecta o p2 estereo na line in do laptop e não na mic in que normalmente é mono!

    Depois voce posta ai se melhorou...

    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    aaaaaaaahhhhhhh cara acho que tu me salvou duma baita mão-de-obra!!
    sabe que esse cabo que eu uso, ele é um rca com adaptadores de plug de guitarra, e na outra ponta (a que entra no pc) é de fone de ouvido estéreo... então é só tirar os adaptadores, e ligar na saída "tape out"!! bah farei isso quando chegar em casa... porra, que idéia!!
    mas o engraçado é que uns tempos atrás eu consegui gravar fazendo dessa forma... mas ficou bem mais ou menos...
    bom, em casa eu posto aqui o definitivo, se resolveu!! valeu, grande abraço

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Hehehe... esses vacilos sempre acontecem, eu que o diga... tem dia que é uma distração total!

    Amok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Meu laptop naum tem entrada line. Vou ser obrigado a comprar uma inteface firewire / USB ?

    [ ]´s

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Amok

    Voce ja gravou usando a mic? Normalmente ela é mono, mesmo tendo o conector para plug p2 estereo na placa o sinal é mixado em mono, mais tem que testar, tenta gravar como no caso do amigo acima usando uma mesa ou outro aparelho estereo que de pra saber se cada canal manda um sinal diferente para as pistas de audio, porque varia de um aparelho para outro, e voce também tem que ver se o resultado vai te agradar, caso negativo ai sim voce opta por uma interface opcional do seu gosto!

    Amok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    vlw ae. Mas ainda tou com umas dúvidas.
    Tou tentando fazer umas gravações caseiras de bateria acústica, sem grandes pretensões. Eu já fiz uma tentativa usando a entrada mic com o Sonar, mas usei a saída de monitores da mesa ao invés da tape out. Usei dois microfones na mesa (caixa e bumbo) e selecionei como input a opção stereo da placa onboard do notebook. O interessante é que o Sonar dá a opção de escolher o canal de input (L, R ou stereo). O grafico resultante foi mono, e não gostei muito do resultado, não. Acho que foi por causa da saída errada da mesa.
    Agora me deu uma idéia: se eu usar o controle de pan da mesa pra jogar um mic pra cada lado e selecionar canais mono diferentes em 2 tracks (tipo track 1: input left e track2: input right), posso ter dois canais independentes de gravação, certo ? Desta vez vou usar a saída tape out.
    O chato é que ainda não deu pra descobrir se a entrada mic é estéreo. Num tou a fim de abrir a máquina pra saber.

    Fiquei sabendo de uma placa de som PCMCIA Audigy. O custo é bem menor que as interfaces. Como não procuro uma qualidade muito alta pra gravação, essa placa pode resolver se a mic for mono ?

    [ ]´s

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Amok
    Bicho bateria acustica é trabalhoso, prepara aquele cafezinho bom numa hora que voce tiver bastante tempo livre e muita paciencia.... hehehehe...

    Primeiro voce precisa ter certeza se sua entrada mic é estereo ou não, não precisa abrir o aparelho pra isso não, mais isso é facil testar, até colocando o dedo na ponta dos plugues rca do cabo 2rca/ 1p2 estereo da pra ver pra onde vai cada sinal se for estereo ou se saem juntos em ambas as caixas se forem mono, ou mesmo na pista que voce tiver gravando...

    Se for estereo da pra fazer da forma que voce colocou acima tranquilamente, inclusive se sua mesa permitir voce pode usar mais microfones nas peças, ou até mesmo usar um no bumbo, e dois (mics condensadores p/ bateria são melhores aqui) um de cada lado numa posição que permita a captura das demais peças ou até da bateria toda mesmo, se voce quiser destacar o bumbo ou a caixa voce usa um mic nas peças, como voce vai gravar isso ai numa pista estereo, ai que entra o café, rsrsrsrs, na mesa voce vai deixar o conjunto soando da melhor forma possivel, fader, pan, equalização, se quiser algum efeito, etc... depois de tudo certinho, ai voce grava um take, ouve, se não ficou legal, arrume o que não te agrada, grave de novo, afinal pra isso que serve o laptop/pc, use os recursos sem dó até que voce ache que ficou perfeito, ai é que entra a paciencia meu amigo...

    Ainda não tenho nada pronto aqui porque não consegui comprar ainda um kit de mic pra bateria, sem falar nos pratos que preciso trocar, mais as vezes pego alguns microfones dinamicos (meia boca) durante o ensaio e gravo alguma coisa da batera até mesmo pra manter registrado e ver se precisa melhorar alguma coisa...

    Sobre as interfaces que voce falou, existem varias opçoes no mercado, se voce souber direitinho do que voce precisa numa interface fica mais facil escolher, voce pode gastar de 150 à mais de 2000 reais nessa brincadeira se for na onda do mercado, o principal não é ter tudo de bom, é saber tirar o maximo proveito do que voce possui... Ai entra sempre o bom senso, quanto $$$ se tem e o que realmente se necessita. Na minha opinião o que se deve prestar mais atenção numa interface são seus conversores AD/DA e baixo ruido do circuito eletronico, assim como em outros equipamentos de audio.

    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bah gurizada, meu problema era o outro: o famoso OSMAR, acreditam? OSMARCONTATO... foi inclusive por isso que eu consegui gravar algo outro dia, e depois não. e é justamente a entrada do laptop, que não tem "line" então eu pluguei no "mic", mas essa entrada não é estéreo, como o plugue que nela entrava. descobri tudo já puto da cara, quando, só de raiva, eu peguei os headphones e pluguei na entrada "mic", apertei rec e gritei alguma coisa do tipo "porra, funciona caralho!!" e não é que deu certo? se não em engano, foi o canal esquerdo que captou o som. aí eu me dei conta que eu não podia colocar o plugue até o fim, eu tinha que tirar 1 mm ele, pra dar contato! jeitinho brasileiro mesmo...

    mas agora me deparo com outro problema: microfonar decentemente um cubo de guitarra, como é trabalhoso!! se alguem tem alguma dica infalivel, pode contar...

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rafael Guitarra
    OSMAR CONTATO foi foda!!
    Sobre microfonação ou microfonar instrumentos acho que tem bastante coisa já por aqui, da uma olhada primeiro, usa o google do forum... hehehehehehehe

    Amok
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Amok
    · votar


    I.Nosferatu
    Vlw mesmo. Mas tou achando que é mono mesmo. =/ Vou atrás de algo alternativo.
    Tenho uma mesa behringer UB1002 com entradas XLR pra 4 mics. Essa mesa tem um pré embutido que até que dá pro gasto. Eu tava mesmo pensando em usar uma configuração com 2 mics condensadores "over all" colocados sobre o kit, mais um "batatão" dinâmico pro bumbo e um dinâmico pra caixa/chimbal.
    Só tenho mais uma dúvida: essa mesa tem um botão de "Phantom Power" que liga o phantom de 48V em todas as XLR. Tem problema em ligar dois condensadores e dois dinâmicos na mesma mesa ? Ouvi dizer que o Phantom Power pode queimar os dinâmicos.

    [ ]´s

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Amok

    Existem microfones simetricos e assimetricos, se voce tiver certeza de que os dinamicos que voce possui são simetricos não tem problema, se não forem pode sim queimá-los... nesse caso, ou voce usa apenas dinamicos ou apenas os condensadores, porque sua mesa não permite ligar/ desligar o phantom em cada canal, ou use um outro aparelho adicional (preamp, outro mixer, ou coisa do genero), que permita voce ligar ou os condensadores ou os dinamicos separados e ligar a saida do outro aparelho na line da mesa, deixando o phantom ativado caso voce conecte os condensadores na mesa, ou desativando o phantom caso sejam os dinamicos... deu pra entender???

    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bah gurizada, to conseguindo uns resultados um pouquinho melhores no timbre da gravação! to conseguindo deixar o som mais colorido, porque antes tava bem cinza sabe... to usando um clone de um SM57 na frente, a 45 graus em relaçao ao falante, a meia altura dele, com o microfone voltado pra borda do falante, e atrás to usando um XM8500 da Behringer pra pegar os graves. junto os dois na mesa, sendo somente o clone de SM57 balanceado, o outro é plugue normal (a UB502 só tem uma XLR) e vou misturando o som até me agradar.

    mas tenho uma pergunta, qual o segredo para mim poder dar volume no microfone, sem que ele sature e grave distorção onde não tem? por acaso esse segredo é o que todos perseguem? heheueh valeu!!

    Amok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    I.Nosferatu
    Como é que eu descubro se meus dinâmicos são simétricos ou assimétricos ? Eu tenho um multímetro, se for necessário. Estou utilizando somente as entradas XLR. Mas se for necessário, eu posso até usar uns prés que tenho por aqui: um Art MP e um Behringer (esqueci a especificação: é aquele de dois canais com uma válvula 12Ax7 iluminada com uns leds por trás). O lance de usar a mesa seria só pra não ter que desfazer toda a configuração pra ensaio que uso atualmente.

    vlws.

    [ ]´s

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Amok

    Cara encontrei esse texto lá na audiolist que diz não haver problemas quanto a ligação de dinamicos em canais com phantom.
    Voce não tem o manual da sua mesa? Lá tem informações sobre as conexões simetricas e assimetricas!

    Amok
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Amok
    · votar


    I.Nosferatu
    Ah, é aquele lance de um dos polos da cápsula estar em curto com o terra, certo ? Sem problemas, então. Os cabos são todos simétricos.
    Vlw pelo link. Vou conferir lá.

    Ah, sim: Fiz o teste do dedo nos plugs e descobri que a entrada mic é STEREO !! \o/
    Vou me esbaldar !!

    [ ]´s

    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    PESSOAL:

    seguinte, to afim de comprar um microfone Behringer B-2, que é um condensador, pra fazer minhas gravações caseiras.

    http://www.behringer.com/B-2PRO/index.cfm?lang=eng

    MAS eu tenho uma dúvida meio de amador: posso ligar ele direto na mesa, através de cabo balanceado (XLR, 3 pinos né) ?? OU eu preciso de algo tipo um pré-amplificador, ou aquele phantom power? são coisas indispensáveis? assim, quero dizer: minha intenção seria ligar ele como se fosse um microfone qualquer! posso?

    Amok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rafael Guitarra
    O B-2 exige phantom power pra funcionar. Se sua mesa não tiver este recurso, será necessário um pré amp ou uma direct box que o tenha. A função da DB é pra se ligar guitarras e baixos diretamente na mesa, mas serve também como fonte tipo phantom pro B-2.

    [ ]´s

    Rafael Guitarra
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Amok

    Valeu cara!! eu justamente achei que não seria tão simples assim com o B2... mas me diga, o B1 então, o irmão mais novo, precisa disso também? ou esse sim eu posso ligar como se fosse um microfone convencional? se o B1 funcionar normalmente sem phantom power ou DB ou qualquer outra coisa, aí sim eu me interesso.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rafael Guitarra

    Cara se não me engano sua mesa (UB502 isso?) tem phantom power, então da pra usar o mic direto nela, blz. Olhe direitinho no manual dela...

    Amok
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Rafael Guitarra
    A 502 não tem phantom...
    Só da 802 pra cima.

    Kra, a diferença entre o B-1 e o B-2 é no números de diafragmas, que são dois no B-2. Vc vai precisar de phantom em qualquer um dos dois.

    [ ]´s

    Jairo_Augusto
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olá Amigos!

    Depois de procurar muito e não encontrar, gostaria de recorrer ao fórum pra saber se o mic XM8500 da behringer possui ligação simétrica (sem ponte entre o pino 1 e 3). Se for, ele pode ser ligado em entrada XLR alimentada com Phantom.

    Acredito que ele tenha ligação simétrica sim, mas não tenho certeza, e não gostaria de fazer a experiência, hehe.

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravando com a UB502 - somente ruídos