Gravar metrônomo em um canal

    Autor Mensagem
    rvlira
    Veterano
    # abr/07


    Pessoal, minha banda não tem tecladista e para que possamos tocar algumas músicas que exigem teclado, esotu pensando em criar teclados com sampler. Uma vez já vi um amigo meu fazendo isso e funcionou direitinho. Ele criou um arquivo wav stéreo. Em um canal tinha só os teclados da música. No outro canal, tinha os mesmos teclados, mas com o click do metrônomo. Em estúdio o baterista ouvia em um fone o canal que tinha o metrônomo e na saída para a mesa ia o canal sem metrônomo. Bem simples.

    Então ai vai minha pergunta:

    Como gerar um arquivo como o descrito acima? (metrônomo só em um dos canais, etc.)

    Estou usando SONAR 4.

    Grato pela atenção.

    Demolisher
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eu não sei se funcionaria no sonar, porque não conheço o software, mas tente, em cada uma das trilhas gravadas, mutar o canal que você não quer utilizar, ou seja, se os teclados estiverem no canal direito, mute o Left, e na trilha onde gravar o clique, mute o right... Assim, na hora em que gravar, os sinais vão sair separados por canal.

    já utilizei esse esquema, com metais mas com gravação analógica ... Montamos as sequências e depois gravamos, um canal para o som e outro para o clique... Como falei acima....

    rvlira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    valeu! vou tentar e ver se consigo fazer. amanhã boto uma resposta aqui sobre isso.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    a ideia basica é por ai
    colocar o pan do teclado pra um lado e o do metronomo pra outro

    como vai ser gravado a parte do teclado?
    alguem vai tocar ou você vai pegar aquivos midi e com algum vst transformar em mp3, wav...
    já vi alguns casos onde foi pego arquivo midi e o cara gravou uma trilha só com cowbell pra ficar de metronomo, ou algum outro instrumento que agrade mais o baterista que vai ficar com aquele toc, toc,.... direto no ouvido

    depois tem que ver como você vai usar isso em palco
    vai ser somente algum mp3 player pra soltar o que foi feito no pc?
    vai ligar isso em dois canais da mesa e deixar um somente indo pra saida de fone para o baterista?

    --------------------------
    como vi que um tecladista dançou nessa historia, lembrei de um amigo meu que usava isso e disse
    foram duas alegrias quando comecei a tocar com sequenciador:
    uma quando comecei, outra quando parei

    Demolisher
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    fernando tecladista
    Quando eu usava, era mais para "encher"a música, com metais, ou algumas passagens que só o tecladista da banda não dava conta de fazer sozinho.
    Na hora de utilizar o "sampler", dobrava o canal do teclado, e mandava o clique direto para o baterista, sem passar pela mesa.

    Tocar assim é um saco, porque você fica limitado ao que está gravado, o improviso e a diversão, não tem espaço... Eu também prefiro a execução ao vivo, mas, são situações...

    rvlira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    pessoal, consegui fazer mais ou menos o que eu estava querendo.

    respondendo às perguntas, o teclado eu escrevi em midi, mas vou passar um vst pra melhorar o som...
    a única diferença é que eu não queria que o baterista ficasse só com o metrônomo... queria que ele ouvisse o próprio teclado, então, fiz um arquivo com o teclado todo gravado. No sonar criei um novo projeto e importei o wav do teclado.

    eu queria gerar uma outra wav de teclado com o metrônomo. aí depois eu só ia gerar um novo projeto com duas faixas. a primeira com o pan todo pra um lado com o wav do teclado. na outra faixa eu importaria o wav do teclado com metrônomo.

    mas aí o problema. quem disse que estou conseguindo exportar o wav do sonar com o metrônomo. o metrônomo aparentemente só funciona para ouvir, gravar, etc. o som do metrônomo não está sendo gravado.

    alguém sabe como posso fazer para gravar o metrônomo na wav?
    ou vou ter que fazer com um cowbell de midi, etc...?

    obrigado pela ajuda a todos.

    t+!

    rvlira
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    fui no fórum oficial e encontrei esse tópico:

    http://forum.cakewalk.com/tm.asp?m=1018996

    ou seja, não é possível gravar o metrônomo do sonar.
    enfim, fiz o metrônomo em midi, mas queria aplicar em cada batida um som wav de um outro instrumento que eu tenho aqui. como fazer isso? algum software que possa fazer isso?

    t+!

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Você vai ter que copiar e colar o som manualmente. Pra facilitar, ajuste o grid do sonar para uma semínima (1/4). Importe o arquivo nos tempos do compasso. Já vai cair certinho por que o grid vai forçar a posição do trecho. Você pode até colocar dois sons diferentes - mudar o tempo forte. Depois que você criar um compasso com dessa forma, copie o trecho inteiro, use o recurso de múltiplas repetições e coloque pra começar exatamente no próximo compasso. Parece complicado, mas um colega meu grava baterias inteiras usando samples dessa forma. Tudo no mouse!!!

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Ahhh! Sei que vc sabe disso, mas não esqueça de na hora de fazer o mixdown colocar a pista metrônomo com pan todo num canal só. Bom seria se os lugares em que vocês forem tocar tivessem masas com pelo menos uma via pré-fader disponível. Eu não acho confortável tocar ouvindo só uma coisa. Um fone de ouvido muda muito a audição.

    Música de Preto
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bom seria se os lugares em que vocês forem tocar tivessem masas com pelo menos uma via pré-fader disponível.

    masas, não mesas

    deramos
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    alguem pode me ajudar enviando o manual em portugues do sonar4 e ou audacity.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar metrônomo em um canal