Software pra tocar midis ao vivo ajuda!

    Autor Mensagem
    mac25
    Veterano
    # jan/07


    Boas!

    É o seguinte:
    Estou ensaiando com mais dois colegas, uma guitarra, teclas e baixo. Nós pretendemos começar a tocar em bares aqui da zona, daí precisamos de ter um acompanhamento de bateria e talvez tambem de outros instrumentos por trás, de maneira que dê pra variar as diversas partes das musicas quando nós quisermos, em tempo real, sem interrupções. Por exemplo, uma musica teria duas, tres partes, tipo refrão, versos, interludio; e o solo da guitarra pode prolongar-se, ou podemos querer tocar novamente o refrão... enfim, variar as musicas na hora.

    Qual será a melhor maneira de fazer isso? Usar um software que corra midis e converta na hora em sondfonts ou outros instrumentos virtuais? Existe algum que faça isso?

    Valeu qq ajuda!

    mac25
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Allô!!

    Srs editores e afins do mundo do audio digital: Alguém precisa de ajuda aqui!!

    Se falei chinês, por favor digam, que eu tento falar português outra vez!

    zzZzzzZzZz

    SylvioLima
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jan/07
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/151916/

    Utilize a busca por favor.

    Abraços

    peninha
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Tem sim companheiro não desanime, ABLETON LIVE, KONTAKT.O Ableton é um programa completo para edição de midi, audio e riffis ou loops. O Kontakt é um tocador de samplers via midi com efeitos e grande biblioteca de timbres Akai,Soundfonts,giga,wave,nki que não precisa de nem um programa para rodar,é só conectar o pc.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    de maneira que dê pra variar as diversas partes das musicas quando nós quisermos, em tempo real, sem interrupçõesPor exemplo, uma musica teria duas, tres partes, tipo refrão, versos, interludio; e o solo da guitarra pode prolongar-se, ou podemos querer tocar novamente o refrão... enfim, variar as musicas na hora.

    isso é o problema: o variar na hora

    a maioria dos programas vai funcionar para fazer músicas com "começo meio e fim" e esse lance de poder esticar o solo tocar novamente o refrão vai ficar complicado pra querer improvisar no palco, se tiver algum programa que faça isso vai ter que ser na hora (talvez algum mais voltado pra DJ caso exista)
    e vocês teram que ir atras do que o PC tocar e não ele atras de você, o PC tem que estar bem pratico no palco pra poder alterar os loops na hora, vai ter que ter "mais um" cara só pra mexer nisso e colocar alguem no palco de frente pra um pc parecendo que está na lan-house não parece uma otima ideia

    o que seria pratico e barato e já que tem um tecladista na banda é ver se o teclado dele tem ritmos, mas não vai colocar aquela parafernalha de "arranjo automatico" com trompetes, violinos, harpas, saxofones que vai ficar com som de churrascaria

    usa só os loops de bateria já que tem baixo guitarra e teclado de verdade
    tem teclado que pra cada ritmo tem 4 variações então não fica xarope e mesmo se for esses PSR da yamaha as levadas de pop / rock e até bossa-nova e jazz são legais (falando em bateria)

    se o teclado não tem isso o que vira legal e já vi muita gente usando quando não tinha essa historia de PC são aquelas baterias eletronicas do tipo BOSS que vai funcionar parecido com o que comentei acima se acha usada umas legais na faixa de 500

    peninha
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fernando acho que o Ableton vai resolver teu problema,ele faz isso que estas precisando. Abraço

    mac25
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    SylvioLima

    Oi, colega! Já tinha visto esse tópico antes de criar este. Mas ele não resolve o meu problema, pois falam em colocar músicas em cd's e mp3, e é exatamente por aí que não quero entrar, pelas razões já referidas.



    peninha

    Brigadão ae! vou ver esses dois programas, e depois digo em que fiquei. De momento estou pesquisando no reason, que parece fazer isso, mas só testei na versão demo. A full está quase baixada. A ver no que dá..


    fernando tecladista

    Oi, colega! A ideia não era ficar uma cara agarrado ao pc, mas ser o tecladista, mais provavelmente, a controlar as mudanças por um controlador midi, pedal, ou coisa assim, de modo a não influenciar sua prestação nas teclas.

    O teclado tem ritmos, sim, mas são muito automáticos, muito robotizados (como normal, enfim..), e pretendia algo mais real. Se os programas não resolverem o problema, provavelmente iremos por aí..


    Mas brigadão por todas as dicas. Vou testar o ABLETON LIVE e o KONTAKT, propostos, pelo peninha, e depois informo ae sobre o resultado.

    Inté

    Nasper
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    mac25

    Olá, gostaria de saber se você conseguiu solucionar este problema.
    Caso sim, qual solução encontrou?
    Agradeço sua atenção, pois estou com a mesma necessidade que você.
    Valeu, abraços!!!
    Fica na paz!!

    Minow
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Minow
    · votar


    mac25
    Você usa Mac? O Mainstage (da suite do Logic) é feito especificamente pra uso de VSTis ao vivo.

    No PC, tem o Forte.

    *Edit*

    Nasper

    Agora que vi a data do tópico. Bom, talvez a dica sirva pra você.

    Guibs
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Guibs
    · votar


    Acredito que não haja nada melhor que o Ableton.

    O ableton é leve é foi criado meio que pensando nisso.

    No ableton existe a forma linear que é o Arrangement View que simplesmente você dá um play e tudo toca na ordem que você organizou.
    E existe também a forma não-linear que é o Session View que eu acredito que vá funcionar muito bem pra você.

    O Session View tem um aspecto parecido com as tabelas do Excel.
    As colunas são os instrumentos e as linhas são as partes da música.

    Você pode colocar quantos instrumentos você quiser sendo MIDI ou Audio. Você só precisa organizar em cada linha as partes da música, como intro, verso, refrão...

    Aí é só dar o play com a tecla enter que todos os instrumentos daquela linha irão tocar. E a música não vai sair daquela parte enquanto você não mandar (a não ser que você tenha programado para mudar automaticamente).

    Você pode endereçar os botões virtuais do ableton para algum botão físico do teclado. Assim não é preciso encostar no computador nenhum momento.

    Acredito que você possa até programar algum pedal para fazer isso. Aí não precisa nem das mãos.


    Agora que você tem a banda inteira no Ableton você pode demitir o tecladista, o baixista, e todo mundo. Só precisa cantar daí.
    Ou então você grava sua voz e aí só precisa ficar apertando os botões.

    Nasper
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Minow
    Obrigado pela dica, creio que siva pra mim sim, vou baixar o de PC para testar.

    Guibs
    Pela descrição que você colocou sobre o ableton, creio que ele é exatamente o que estou procurando. Vou baixá-lo também para fazer os testes.
    Muito obrigado pela dica!!

    Guibs
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Aí se gostar... tenta comprar ;D

    Se você vai ganhar dinheiro com o software acho que não há nada mais justo do que comprá-lo.

    Nasper
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Guibs
    Então comprar seria o ideal, até porque não achei ele crackeado.
    Mas infelizmente o valor ainda ta fora do meu alcance, R$800,00 ~
    Tenho que comprar minha guitarra primeiro. rsrs

    Mas irei utilizar os 30 dias mesmo, daí sempre que precisar, acho que vou formatar o note, e instalar de novo.
    Porque na verdade não toco profissionalmente, toco só na igreja mesmo.

    A dificuldade que temos lá é que nos cultos durante a semana, geralmente falta baterista e baixista... Daí a idéia de utilizar este software...

    Ahh, acabei de baixar a versão demo (600MB), depois posto aqui a minha opnião...

    Obrigado a todos!!!

    T-Rodman
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    No Logic, também dá pra fazer isso.
    Geralmente, importa-se a MIDI, modifica os instrumentos, limpa a voz, a guitarra, e qualquer outra coisa que você não quiser, carrega e toca na hora do show.
    exemplo básico, de banda que usa Logic no palco:


    Guibs
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Nasper
    Então comprar seria o ideal, até porque não achei ele crackeado.
    Mas infelizmente o valor ainda ta fora do meu alcance, R$800,00 ~
    Tenho que comprar minha guitarra primeiro. rsrs

    Mas irei utilizar os 30 dias mesmo, daí sempre que precisar, acho que vou formatar o note, e instalar de novo.
    Porque na verdade não toco profissionalmente, toco só na igreja mesmo.


    Então cara, o problema da versão demo, se eu não me engano, você não pode salvar nada.

    Mas faz assim, baixa o Ableton Live 7. Ele é muito mais fácil de encontrar e não tem nada tão importante a menos.

    Eu tinha impressão que você ia tocar em bar, por isso que achei que você estava tocando profissionalmente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Software pra tocar midis ao vivo ajuda!