O que eu preciso pra tocar ao vivo (barzinho) usando midi? sugestões

    Autor Mensagem
    music_life
    Veterano
    # dez/06


    E ai galera gte boa... é o seguinte...

    A muitos anos venho utilizando a noite para aumentar a minha renda, acontece que sempre tive dificuldades com músicos para me acompanharem, toco violão e guitarra, mas em alguns lugares que toco o ambiente não é propicio para um sonzinho acústico ou somente com guitarra e voz, precisando de mais instrumentos, ai entra a dificuldade de músicos para me acompanhar, e também tem a questão que num barzinho vc não ganha muito, e quanto mais gte levar pra tocar com vc vai ganhar menos ainda...

    Mas então, ai eu venho pensando a algum tempo em montar uma estrutura que me propiciasse tocar sozinho, com o acompanhamento de samplers, e como vou pegar férias agora em janeiro resolvi trabalhar um pouco nisso... Não tenho muito conhecimento de samplers, trabalho mais com gravações de audio, nunca trabalhei mto com midis. Então eu pensei em adquirir um notebook, baixar as midis da internet, fazer os ajustes necessários com relação a tons e instrumentos, pois a parte de cordas continuarei fazendo e rodar as midis a partir do notebook. Ai vem a minha dúvida, será que eu faço midi por midi a substituição dos instrumentos por samplers e depois salvo em mp3 (por exemplo) pra utilizar ou tem algum meio de eu, usando um único programa, somente rodar a própria midi e no resultado final obter a midi sampleada??? Qual programa seria esse???

    E ai galera, alguem pode me ajudar? Será que estou no caminho certo ou seria melhor comprar algum outro equipamento pra fazer o que eu quero???

    Obrigado!!!

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    pq voce nao faz a base em casa e grava o cd??? nao precisa levar notebook!!! é assim que a maioria faz, só que fazem de uma forma feia pra cacete hehehehehe

    music_life
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Jabijirous

    É, eu pensei nisso sabe... só que não sei se fica viável... pois o meu repertório tem mais de 200 músicas (pelo menos), ai se for pra gravar em audio seria em torno de 10 cds... e ai eu acho que ficaria complicado ficar trocando de cd toda hora, pq é dificil seguir uma sequência tendo em vista que o pessoal pede músicas neh... eu penso isso por estar com um instrumento na mão e pelo fato de ter que ser jogo rápido, tipo, eu acho feio vc ir num barzinho e o kra demorar uns 10 minutos entre uma música e outra sabe, então no notebook eu colocaria do meu lado e simplesmente buscaria a música num player da vida e dava o play... sei lá...
    talvez essa complicação com cds seja coisa da minha cabeça tbém neh...

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    music_life

    cara um cd da pra por dependendo do tamanho da musica 70 minutos, a cada 70 minutos tu da uma pausa :P

    music_life
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Jabijirous

    É verdade, talvez isso seja coisa da minha cabeça mesmo... costumo buscar praticidade em tudo mas as vezes soluções simples são mais eficientes... hehehe...

    Patrick GD
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    music_life
    Ou senão compra um mp3 player de 1gb e poe as música lá :P
    Também dá.. hehe

    music_life
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Patrick GD

    É, também é uma alternativa, mas dependendo do mp3 a busca das músicas não é uma tarefa mto fácil... hehehe...

    rafael_kl
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    cara..grava e coloca no winamp ou media player e leva o pc...dai eh a coisa mais facil tu procura uma musica na playlist toda...
    flw

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    cara um cd da pra por dependendo do tamanho da musica 70 minutos

    mais ai alguem vem com um pedido e você vai atender então tem que trocar de CD e depois volta para o que você estava, se é barzinho acho que não vira, se é uma show onde você "apresenta o seu estilo" até pode ser

    -----------------

    o ideal talvez seria mesmo o notebook ai você monta suas playlists se um dia você acha que tal música não se encaixa mais tira ela de lá e boa, se alguem pedir outra é facil de achar
    quanto a finalização você pode optar por rodar o midi mesmo em um sequenciador com um synth virtual ou finalizar isso em casa e transformar em mp3, (dá até pra rodar no media player mesmo) pra quem vai ouvir não muda nada mesmo é música do mesmo modo

    tem músico que vai chiar, se você fala que esta rodando com o sequenciador X mais o synth virtual Y o cara vai falar "nossa cara que legal" se falar que esta rodando mp3 o mesmo cara vai dizer "mas que m***, mas deixe este tipo de opnião de lado que não serve pra nada, vai ser tudo playback mesmo

    --------------------------------------

    mas já vi cara que toca violão e voz que vai com uma bateria eletronica tipo daquelas da BOSS e só
    soltar o loop e canta em cima e fica livre pra fazer a forma da música como queira, repetir refrão, pular alguma parte, mudar pra qualquer música em seguida
    sem ficar com cara de playback de internet

    Jabijirous
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    e se o pc falhar??? sabe que notebookainda mais plataforma windows é foda!!!

    se for pra ter note book use um mac!!

    patureba
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    olha amigo . nao toco teclado mas uso um aqui no meu studio "controlador midi" no seu caso nao usaria notbook nao. sabe por que ..vou te explicar.

    1° - 200 musicas em midi vc teria que fazer as alteraçoes necessarias"do seu jeito !

    2° - claro que vc nao vai usar o som do propio midi.. entao vai ter que usar VSTS.

    3° - vai ter que salvar todas no projeto normal e abrindo uma por uma na hora do show. tipo acabou uma musica fecha ela do programa e abre a poximo projeto, é e claro que nisso ai dependendo da musica demora pra carregar... sacou.

    por isso te indico o que eles dissem ai. faça tudo, depois grave em um mp3... abraços duvidas tamos ai.!!!!!!! fui - se.

    patureba
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    deu pra sacar music-life? falow.

    gfamily
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Ola amigos também estou com esse dilema, entretanto toco sax alto e tenho uns 100 midis que toco, minha duvida inicial era se levava o notebook ou um mp3, depois depesquisar cheguei a conclusão que o mp3 pode me dar menos problemas e não corro o risco de ter meu notebook roubado nem tomado pancada, que é o que geralmente acontece. Mas para ter praticidade ao vivo, esse MP3 são pequenos de ver os melhores que ache foram o iphone touch, mas é caro se comparado com um tablet, isso sim veio para melhorar essa situação de quem toca ao vivo. Ainda não comprei mas ja pesquisei e vocve pode fazer a opoção de compra um que baixe o Midea player do windous pois la voce pode fazer sua play list de musicas para tocar na noite ou procurar separadamente. Ainda tem um dispositivo que não deixa que uma musica saia muito alta em relação a outra. Mais minha duvida maior e como fazer meus MIDIS ficarem com um som bom depois que converto eles em MP3. ja testei o sonar, cubase,e o reason mas agora estou procurando o BANDSTAND que parece ser prático basta importar o midi e os tibres ja sairão bem legais e realistas. Como a ideia e trasformar em mp3 não preciso de uma placa de som externa, uso a ASIO4. Espero ter ajudado e peço aos colegas que em se tratando de musica para tocar ao vivo que dêem uma ajuda. abarços a todos.

    alaê ranil
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Music_life.
    1 - Exclua o som básico da guitarra/violão(aquele que vc fará ao vivo);
    2 - Aplique vst e altere o tom quando for o caso, via sonar ou outra daw;
    3 - Salve em mp3, criando pasta de acordo com o estilo, se assim preferir;
    4 - Aplique o ganho rádio através do software "mp3 gain"(todas as músicas ficarão na mesma altura(volume);
    5 - Coloque as letras em word, na mesma pasta das canções(automaticamente ficará a música em primeiro e a letra em segundo)
    Assim, vc n precisará carregar aquela maldita pasta amassada, rasgada e a desgraça da estante..........
    Vc pode adquirir uma plataforma para tablet e fixar no pedestal do microfone para colocar o note-book;
    6 - Para vc rodar o play back, basta utilizar o windows media player no modo "capa".
    Isto funciona perfeitamente. Eu utilizo apenas o note-book para me apresentar. Não aceite palpite de quem não tem conhecimento.
    Continue feliz. Se houver alguma dúvida, procure-me.

    Estevam6550
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: Estevam6550
    · votar


    Bom, vamos ver se posso ajudar:
    Eu tambem tinha um problemão com banda.
    resolvi ficar com a cantora, minha guitarra e meu violão.
    Eu mesmo monto meus MIDIs, mas trabalho com o Mixcraft, um programa muito bom, e pra bateria, uso o EZ DRUMER,que é um programa que toca os MIDIs de bateria, mas com o som natural dos samplers de bateria, .Esse programa é muito grande. São 5 ou 6 DVDs, mas o som é muito real.
    Depois, transformo tudo em WAVE, ou MP3, normalizo em 0dB, e faço minha lista.Uso isso já uns 4 anos, num notebook. Rodo no Media Player, e nunca deu problema.Pra ajudar, comprei um sinty da Roland GR30, juntamente com o captador GK2. Assim, posso fazer uns pianod, ou uns solos de sax, etc, no meio da musica.A cantora e eu revesamos nas musicas. e eu faço os Back Vocals pra ela.Isso de pessoal ficar dizendo"prefiro ao vivo", nenhum barzinho te paga o suficiente pra você levar uma banda.

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Já que desenterraram...

    alaê ranil

    Salve em mp3

    Ao menos WAV que fica bem mais eficaz.

    Recomendo usar o menos de ambiência possível, e exportar tudo para uma mesa e então adicionar efeitos. Fica muito karaokê se não.

    Outra saída é importar as tracks tocadas e pré-gravadas (libera mais processamento), e processar tudo na DAW, exportando L/R direto da placa.

    Delavê
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Boa tarde a todos...
    ressuscitando o morto kkkk
    O que vcs pensam atualmente a utilização de MP3 , backing trakings e afins nos dias atuais?

    Exemplo: toca piano Pop utilizando playbacks de base, alguns mercados tem músicos fazendo isto, qual a opinião de todos.
    Eu particularmente gosto de ver e acho bem legal uma execução pianistica e todo aquele arranjo de apoio. Aqui em Bauru tem uns supermercados que tem este serviço

    francisco2004
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Delavê
    Não me atrai muito, mas sou exigente pacas. Não gosto de som estilo "rodízio de pizza"... vários sabores, o mesmo gosto. Tinha um guitarrista aqui em Porto Alegre que tocava pra caramba numa banda muito boa de pop/rock de tiozão. Mudou-se para a Espanha e começou a dar uma de "Stevie Ray Vaughan com Backing Tracks". Ele continua destruindo na guitarra, tem vídeos no Youtube, mas eu não pagaria para ver aquilo, acho meio deprê.

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    É algo normal em grande parte dos shows internacionais, principalmente entre bandas da década de 80 ou posteriores. Acho que isso engessa o som um pouco, e dependendo do estilo, não fica legal.

    Rock'n'roll de raíz mesmo, lá dos anos 40/50/60 não fica legal, como punk, southern rock, surf rock, country rock e derivados também não. O Acid/psichadeliic, glam é difícil dizer, porque é muito amplo.

    Hair, Metal, pop em geral, disco, dance e música eletrônica em geral... Ficam vazios sem toda a pompa. Alguma coisa de foclórica, mais percussiva também vai bem.

    Na TV está voltando essa tendência de usar coisas pré-gravadas e apenas o artista lá cantando. Mas ficou datado como característica da TV 80's e 90's.

    Ningen
    Veterano
    # fev/17 · Editado por: Ningen
    · votar


    Delavê

    Acho uma bº$74...

    Prefiro voz e violão bem feitos, que qualquer outra coisa com backing tracks.

    Claro que uns pads.. efeitos... intros... e outros (como em Bohemian Rhapsody) até vai... Mas o grosso, tem de ser ao vivo.

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    E se faz o grosso ao vivo... Apenas dobras, bases, e complementos que estão pré-gravados.

    Ningen
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Ismah

    Só que o colega fala sobre ter "todo o arranjo" em BT... Isso não gosto, entente?

    Ismah
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Ah não, eles põe um cara pra segurar a gaita ou o violão de vez em quando rsrs

    nyurig3
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    eae galera!!

    então, o notebook ainda e a melhor opção para tocar playback naquele estilo que o nosso saudoso willian lee tocava pelas ruas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que eu preciso pra tocar ao vivo (barzinho) usando midi? sugestões