BFD: "Velocities". Como usar no sonar?

    Autor Mensagem
    rvlira
    Veterano
    # nov/06


    Estou com uma última dúvida sobre o BFD. Lendo o manual já descobri que cada peça da bateria possui diferentes "hit types" como por exemplo a batida "normal" na caixa e a batida no aro da caixa. Uso o Sonar como sequencer e para usar os diferentes "hit types" basta alterar a nota que eu envio no MIDI. Também vi que o BFD possui diferentes "velocities" para cada peça. Entendi que esse velocities seria algo como a força usada para bater em cada peça. Segundo o manual, para tornar o som mais real, devemos usar diferentes "velocities" durante a execução para simular um baterista real.

    Minha pergunta é a seguinte: como eu faço para usar as diferentes "velocities"? O que eu devo fazer no sonar para que o BFD entenda que duas batidas simultâneas na caixa sejam com "velocities" diferentes.

    t+!

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    [/b]rvlira[b]

    Talvez te de uma luz ai...
    Só pra te informar "hit types"= tipo de batida, "velocities"= velocidade. Creio eu que o proprio arquivo midi que vai sequenciar sua bateria já envia essas informações para o BFD.

    rvlira
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Valeu pela ajuda.

    Sim, sim, o arquivo MIDI já deve conter as intruções que o BFD interpreta e usa os sons com "velocidades" diferentes. O que eu quero saber é justamente isso. O Que eu tenho que botar na sequência MIDI para o BFD entender isso?

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    "velocities"= velocidade


    ta errado, velocities sao dinamicas, forte fraco piano, etc etc

    anbreo piano roll, fica na parte de baixo do piano roll, ali mostra o velocity

    tem um topido de BFD rolando ae

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Jabijirous

    ta errado, velocities sao dinamicas, forte fraco piano, etc etc

    Não sei se ta errado, como disse queria só dar uma luz ae pro cara, por isso traduzi o termo... agora forte, fraco, piano, etc... pra mim se referem a expressão... mais como se trata de um programa e arquivo midi tudo é possivel... rsrsrs

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    velocity é dinamica!!! expressao é um termo um pouco complicado de interpretar pela palavra velocity!!! eu li uma vez de uma mulher na revista backstage que ela falou a mesma coisa!!!

    expressao pra mim é um todo, onde teu tudo dinamica, toque do musico, sentimentalismo etc etc!!! senao tudo seria expressao e a palavra dinamica nao seria usada!!!

    :P

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Jabijirous

    expressao é um termo um pouco complicado de interpretar pela palavra velocity!!!
    Em nenhum momento eu disse que "velocities" é expressão
    Disse sim que piano, fraco, forte, etc... pra mim se referem a expressão... e isso em termos musicais.
    Agora dinamica = "dynamics" envolve todo a atividade mecanica do musico o que se enquadraria no caso do programa em "hit types"(tipo de batida).

    rvlira

    O que posso te dizer a respeito do programa é que "hit types" se enquadra na dinamica do musico e que "velocities" no tempo que cada peça da bateria ocupa durante o compasso. Ou seja você precissa colocar varias notas (velocities) num compasso em seu midi, mais precisa fazê-las soar de uma certa forma (hit types) e isso você consegue com um controlador midi usando o modwheel... se existe outra forma de fazer isso no Sonar desculpe a minha ignorancia mais eu desconheço.
    Espero ter ajudado em alguma coisa!

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    I.Nosferatu
    velocity é a força de cada batida. nao tem nada a ver com tempo, compasso e etc.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Jabijirous
    · votar


    agora forte, fraco, piano, etc... pra mim se referem a expressão


    voce quem disso isso ae em cima!! :P

    Agora dinamica = "dynamics" envolve todo a atividade mecanica do musico o que se enquadraria no caso do programa em "hit types"(tipo de batida).

    mecanica pra mim é técnica :P

    a liguagem midi é um pouco diferente!!!

    alias a linguagem america tem um significado pra mais de uma palavra :P
    como é midi, ja viu!! :P

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Como ja disse que se trata de um programa e arquivos midi, não me espanta... velocity = velocidade, ou velocidade de execução... mais se vocês conhecem o programa, e seus termos tecnicos, diz ai pro cara o que ele precisa saber, eu tentei ajudar... com aquilo que pude...

    And the meek shall inherit the earth
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    I.Nosferatu
    velocity não é a velocidade de execução, é a força de cada nota.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    rvlira

    Abra o arquivo midi, selecione em que parte do midi você quer aplicar os "velocities" que realmente no Sonar dizem respeito a batida no som conforme disseram os outros membros anteriormente, vai no menu do Sonar clica em ->Process->Scale Velocities, entre com a porcentagem em begin (começo) e end (fim), e, pronto é so tocar pra ver como fica... teh mais!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    rvlira


    voce nao vai aplicar nada cara!! se voce pegar um midi de internet ele provavelmente ja foi sequenciado!!! quer ver uma coisa!! se voce tiver teclado e ele for sensivel ao toque, toque ele bem de leve e vai tocando com força até onde seu teclado puder!! ISSO é o velocity, agora se voce escreveu o midi em um programa tipo guitar pro ou algo do genero, voce vai abrir o piano roll e logo abaixo do piano roll vai ter uns traço ali voce ve o velocity que voce quer!!! lembrando que tem peça do BFD que tem 127 niveis de velocity, agora se voce ta perguntando sobre o velocity do BFD aquele que voce regula, ali voce deixa como esta!
    achei uma foto de onde aparece o velocity no sonar!!

    http://www004.upp.so-net.ne.jp/artnavi/zu/gakki/velocity2.png

    esses traços verdes sao os velocites, voce tem do 0 ao 127 ou seja, do pianissimo ou fortissimo! isso vai depender do seu sample!!! como eu disse antes tem peça do bfd que tem essa quantidade de dinamica, se eu nao me engano em algumas caixas, isso no pacote normal, no JAZZ e no DELUXE tem a opção de escolher os niveis de dinamica do sample na hora que for instalar

    I.Nosferatu
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Jabijirous
    se voce tiver teclado e ele for sensivel ao toque, toque ele bem de leve e vai tocando com força até onde seu teclado puder!! ISSO é o velocity

    Você pode até não concordar mais para mim essa ação que você descreveu é dinamica (mecanica da coisa) e o resultado que ela vai produzir nos ouvidos é expressão (volume, intensidade, etc). Novamente, isso em termos musicais...

    Agora, a unica tradução pra velocity é velocidade e em se tratando de volume e intensidade eu acredito que o termo usado no Sonar seja errôneo, poderia ser outro mais especifico, mesmo Dynamics ficaria melhor. Mais isso é a minha opnião e você não precisa e nem deve concordar.

    Novamente repito, trata-se de um programa de computador e de arquivos midi, então é possivel!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    velocity ao pé da letra sim é velocidade, mas sabe como é gringo, é aquilo, voce tradizindo ao pé da letra fica escroto velocidade da nota!!! velocidade pra mim vem a imagem de algo veloz, corrida, algo do genero!!! entao velocity no sonar, cubase, qual quer outro sequencer, é linguagem midi, é encarado como dinamica ou intensidade que sao: piano, pianissimo, forte etc etc!! expressao pra mim é um todo, ai no caso seria ja a musica pronta!! a parada nao é traduzir, é saber como funciona, pq uma palavra tem mais de um significado e nem sempre deve -se levar ao pé da letra!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BFD: "Velocities". Como usar no sonar?