Sonar 4 - Guia Definitivo

    Autor Mensagem
    tiago_rsilva
    Veterano
    # set/06 · Editado por: tiago_rsilva


    Ao procurar neste fórum informações sobre SONAR 4, percebi muitas perguntas e poucas respostas. Por isso, aqui vão as soluções para as principais dúvidas dos novos usuários:

    1. Onde eu posso baixar o SONAR 4 completo?

    A maneira mais fácil de se fazer isso é por meio de torrent. Pra quem não sabe, torrent é uma espécie de tecnologia P2P que oferece altas velocidades e ocupa pouca bandwidth.
    Pra baixar arquivos .torrent, é necessário ter algum programa com suporte a esta tecnologia. Eu uso o Shareaza:

    Shareaza

    Cakewalk Sonar Producer Edition v4.0.3-H2O - 120Mb

    Importante:: Instale o Shareaza. Depois, ao clicar no link do .torrent, selecione Abrir.

    2. Como faço para gravar no SONAR 4?

    Essa é uma dúvida bem comum nos usuários iniciantes.
    Na trilha de áudio escolhida, aperte o botão R para ativar o modo Record.

    Screenshot

    Lembre-se: Ao iniciar uma gravação de áudio no SONAR 4, todas as trilhas de áudio que estiverem com a opção Record ligada serão gravadas também. Lembre-se de desativar esta função quando necessário.

    3. Como faço para ouvir o som de meu instrumento em tempo real enquanto gravo?

    Outra dúvida bem comum.
    Na trilha de áudio escolhida, aperte o botão Input Echo (uma setinha à direita do botão R.

    Screenshot

    4. O som de meu instrumento está saindo atrasado. Será que estou bêbado?

    O atraso é um problema comum em placas de som normais como as nossas. Felizmente, alguma alma caridosa resolveu criar o driver ASIO4ALL, que praticamente elimina a latência (atraso) em quase todos os casos.

    Primeiro, baixe e instale o driver ASIO4ALL:

    ASIO4ALL

    A instalação é muito simples, acho que ninguém em sã consciência vai encontrar alguma dificuldade.

    Feito isso, abra a interface do driver (Asio4All v2 offline settings, a partir do menu Iniciar), clique em Advanced e verifique se a entrada e a saída de seu WDM device estão funcionando adequadamente (ícone verde). Caso não estejam, tente desativar e reativar o driver.

    Então, dentro do SONAR 4, vá em Options>Audio, clique na tab Advanced e, em Driver Mode, selecione ASIO.

    Screenshot

    Caso seu problema de atraso não seja resolvido nem com o maravilhoso ASIO4ALL, compre uma placa nova ou pare de beber.


    Bom, então era isso, espero que seja útil a alguém...
    Boas gravações pra vcs!

    brunocesar00
    Veterano
    # set/06
    · votar


    onde eu posso baixar o sonar 4 completo??


    hauhauha zuera cara...bom topico

    tiago_rsilva
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Hhuehuehuhe

    Boa boa...

    Valew!

    tutuco
    Veterano
    # set/06
    · votar


    po muito bom cara! valeu
    fazia tempos que eu queria explicacoes sobre o sonar, e nao havia encontrado.
    parabens pelo topico
    :)

    tiago_rsilva
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Valew!
    Alguma outra dúvida é só postar aqui que dentro do possível tento responder...

    dani_low
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tenho uma duvida....
    eu baxei o virtual bassist (instrumento virtual) pra usar no sonar....
    eu importei a midi e coloquei ligada no canal q ele estava, so q so sai alguns trechos da musica e msm assim ele toca outra coisa!! vc sabe oq eh??
    obrigado

    nyurig3
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tiago_rsilva
    tenho uma duvida tiago: bom primeiro eu gravo a base... depois um solo... se eu errar no meio do solo tem como corrigir apenas um trecho ou terei que gravar o solo tudo de novo? depois que eu terminar de gravar a base e o solo (de guitarra) como faço para salvar de uma maneira que de para gravar em um cd e rodar em qualquer aparelho de som? outra duvida: estou ligando minha pedaleira ( vamp 2) direto na entrada de microfone e quando gravo a guitarra com distorçao e toco as cordas graves fica um som "abafado" e "robotico", ou seja, perde todo o timbre da distorçao! me ajude... valeu!!

    nyurig3
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ajuda ai galera nessa pergunta acima

    Mento077
    Veterano
    # set/06
    · votar


    nyurig3
    vc pode corrigir só a parte q vc errou

    começa a gravar em outra track um pouco antes da parte q vc errou e ai depois é só juntar as duas

    sobre a segunda duvida , nao sei nao

    tiago_rsilva
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Quanto à segunda dúvida do nyurig3, tente o seguinte:

    1 - O ideal é fazer a ligação GUITARRA>>PEDAL>>AMPLI>>PC

    2 - Tente usar a entrada de LINE IN da placa de som, não a de MIC.

    Caso não resolvam talvez seja a hora de comprar cabos novos, ou uma placa de som nova, ou um PC novo, ou uma guita nova...

    Já quanto à dúvida do dani_low, infelizmente não sei responder ao certo, não tenho muita experiência com programas do tipo do Virtual Bassist. Vou tentar encontrar algumas respostas e, se conseguir, posto-as aqui.

    Ateh!

    chalegre
    Veterano
    # set/06
    · votar


    o que fazer com os arq. picture cache, voce pode deletar?

    rafagg
    Veterano
    # out/06
    · votar


    aí galera...postem os links d novo p naum taum funfando...vlw!!!!!!

    rafagg
    Veterano
    # out/06
    · votar


    alguem posta os links d novo!!!!!!!!!!

    sobrevivente
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Aqui tem o Sonar 4 e muito mais!

    alisonbass
    Veterano
    # out/06
    · votar


    to precisando de uma ajuda sou novo aqui! QUANDO EU GRAVO NO SONAR ELE GRAVA O SOM DO METRONOMO JUNTO NA PISTA Q TO GRAVANDO! E C EU VOU GRAVAR OUTRO INSTRUMENTO EM OUTRA PISTA ELE TA GRAVANDO JUNTO O SOM DA TRILHA ANTERIOR! MESMO QUANDO A OPÇÃO "R" NO PAINEIL TA DESABILITADA!!! NAUM SEI O QUE FAZER!!! DETALHE O SONAR ESTA INSTALANDO DO ME NOTEBOOK TEM ALGUMA COISA HAVER?

    marquinhos27sp
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    pessoal eu importo os mp3 dos play alongs que eu uso para musica instrumental e gostaria de colocar um chimbal no lugar da contagem,tipo um,dois,três
    como faço?
    Uso o Sonar 4

    JJJ
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    marquinhos27sp

    Primeiro você tem que saber as bpm (não precisa ser exato, mas tem que ser relativamente certo, senão a contagem não vai adiantar nada e ainda atrapalhar).

    Depois de setado o tempo com as bpm, deixe um compasso livre e importe, a partir do segundo compasso, o arquivo de áudio pra uma track.

    Daí use outra trilha para usar como MIDI ou VSTi de bateria e coloque um clique, tic-tac, contratempo ou o que você quiser a cada quarto de compasso (se for 4/4... ou do jeito que quiser) só no primeiro compasso (o que estava vazio).

    marquinhos27sp
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Veterano
    na verdade acho que eu não soube explicar.
    Eu faço o chimbal em uma trilha sim,mas o que esta acontecendo é o seguinte:
    quando eu corto o pedaço da musica e o chimbal esta pronto e exporto pra mp3,mas quando vou ouvir a trilha do chimbal não sai,e não está mutado.

    JJJ
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    marquinhos27sp

    Tá, mas essa trilha da contagem do chimbal é o quê? Midi, VSTi, wav...?

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    marquinhos27sp
    O canal do chimbal está endereçado para a mesma saída/output que as demais pistas?

    Ah, sim. Se o chimbal for MIDI e estiver tocando o instrumento da sua placa de som, ele não vai sair mesmo! Você precisaria fazer com que esse MIDI executasse um instrumento virtual. Pode ser o Cakewalk TTS-1, que vem com a DAW.

    marquinhos27sp
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: marquinhos27sp
    · votar


    entamoeba
    Membro Novato

    como devo fazer então?

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    marquinhos27sp
    Depende. Você não respondeu as perguntas que lhe foram feitas.

    1. Se for a tua placa de som que está tocando o MIDI, faça o seguinte:

    a) Vá em Insert > Soft Synth e ache um VSTi de Bateria (caso você tenha algum) ou o Cakewalk TTS1.

    b) Cole a faixa MIDI nessa nova pista ou vá em Output da pista original e escolha o VSTi que você carregou.

    *O Cakewalk TTS1 vai abrir com o instrumento piano. Clique com o botão direito (se não me engano) sobre a palavra piano e escolha algum kit de bateria.

    2. Se você já estiver utilizando um instrumento virtual, faça o seguinte:

    a) vá no pista que o MP3 está colado e veja qual Output está sendo usada.

    b) vá na pista do instrumento virtual e coloque na mesma Output.


    3. Talvez o problema esteja ocorrendo na hora de exportar. Nesse caso, você precisa ver quais as opções de exportação estão habilitadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonar 4 - Guia Definitivo