Autor |
Mensagem |
tiago_rsilva Veterano |
# set/06 · Editado por: tiago_rsilva
Ao procurar neste fórum informações sobre SONAR 4, percebi muitas perguntas e poucas respostas. Por isso, aqui vão as soluções para as principais dúvidas dos novos usuários:
1. Onde eu posso baixar o SONAR 4 completo?
A maneira mais fácil de se fazer isso é por meio de torrent. Pra quem não sabe, torrent é uma espécie de tecnologia P2P que oferece altas velocidades e ocupa pouca bandwidth.
Pra baixar arquivos .torrent, é necessário ter algum programa com suporte a esta tecnologia. Eu uso o Shareaza:
Shareaza
Cakewalk Sonar Producer Edition v4.0.3-H2O - 120Mb
Importante:: Instale o Shareaza. Depois, ao clicar no link do .torrent, selecione Abrir.
2. Como faço para gravar no SONAR 4?
Essa é uma dúvida bem comum nos usuários iniciantes.
Na trilha de áudio escolhida, aperte o botão R para ativar o modo Record.
Screenshot
Lembre-se: Ao iniciar uma gravação de áudio no SONAR 4, todas as trilhas de áudio que estiverem com a opção Record ligada serão gravadas também. Lembre-se de desativar esta função quando necessário.
3. Como faço para ouvir o som de meu instrumento em tempo real enquanto gravo?
Outra dúvida bem comum.
Na trilha de áudio escolhida, aperte o botão Input Echo (uma setinha à direita do botão R.
Screenshot
4. O som de meu instrumento está saindo atrasado. Será que estou bêbado?
O atraso é um problema comum em placas de som normais como as nossas. Felizmente, alguma alma caridosa resolveu criar o driver ASIO4ALL, que praticamente elimina a latência (atraso) em quase todos os casos.
Primeiro, baixe e instale o driver ASIO4ALL:
ASIO4ALL
A instalação é muito simples, acho que ninguém em sã consciência vai encontrar alguma dificuldade.
Feito isso, abra a interface do driver (Asio4All v2 offline settings, a partir do menu Iniciar), clique em Advanced e verifique se a entrada e a saída de seu WDM device estão funcionando adequadamente (ícone verde). Caso não estejam, tente desativar e reativar o driver.
Então, dentro do SONAR 4, vá em Options>Audio, clique na tab Advanced e, em Driver Mode, selecione ASIO.
Screenshot
Caso seu problema de atraso não seja resolvido nem com o maravilhoso ASIO4ALL, compre uma placa nova ou pare de beber.
Bom, então era isso, espero que seja útil a alguém...
Boas gravações pra vcs!
|
brunocesar00 Veterano |
# set/06
· votar
onde eu posso baixar o sonar 4 completo??
hauhauha zuera cara...bom topico
|
tiago_rsilva Veterano |
# set/06
· votar
Hhuehuehuhe
Boa boa...
Valew!
|
tutuco Veterano |
# set/06
· votar
po muito bom cara! valeu
fazia tempos que eu queria explicacoes sobre o sonar, e nao havia encontrado.
parabens pelo topico
:)
|
tiago_rsilva Veterano |
# set/06
· votar
Valew!
Alguma outra dúvida é só postar aqui que dentro do possível tento responder...
|
dani_low Veterano |
# set/06
· votar
tenho uma duvida....
eu baxei o virtual bassist (instrumento virtual) pra usar no sonar....
eu importei a midi e coloquei ligada no canal q ele estava, so q so sai alguns trechos da musica e msm assim ele toca outra coisa!! vc sabe oq eh??
obrigado
|
nyurig3 Veterano |
# set/06
· votar
tiago_rsilva
tenho uma duvida tiago: bom primeiro eu gravo a base... depois um solo... se eu errar no meio do solo tem como corrigir apenas um trecho ou terei que gravar o solo tudo de novo? depois que eu terminar de gravar a base e o solo (de guitarra) como faço para salvar de uma maneira que de para gravar em um cd e rodar em qualquer aparelho de som? outra duvida: estou ligando minha pedaleira ( vamp 2) direto na entrada de microfone e quando gravo a guitarra com distorçao e toco as cordas graves fica um som "abafado" e "robotico", ou seja, perde todo o timbre da distorçao! me ajude... valeu!!
|
nyurig3 Veterano |
# set/06
· votar
ajuda ai galera nessa pergunta acima
|
Mento077 Veterano |
# set/06
· votar
nyurig3
vc pode corrigir só a parte q vc errou
começa a gravar em outra track um pouco antes da parte q vc errou e ai depois é só juntar as duas
sobre a segunda duvida , nao sei nao
|
tiago_rsilva Veterano |
# set/06
· votar
Quanto à segunda dúvida do nyurig3, tente o seguinte:
1 - O ideal é fazer a ligação GUITARRA>>PEDAL>>AMPLI>>PC
2 - Tente usar a entrada de LINE IN da placa de som, não a de MIC.
Caso não resolvam talvez seja a hora de comprar cabos novos, ou uma placa de som nova, ou um PC novo, ou uma guita nova...
Já quanto à dúvida do dani_low, infelizmente não sei responder ao certo, não tenho muita experiência com programas do tipo do Virtual Bassist. Vou tentar encontrar algumas respostas e, se conseguir, posto-as aqui.
Ateh!
|
chalegre Veterano |
# set/06
· votar
o que fazer com os arq. picture cache, voce pode deletar?
|
rafagg Veterano |
# out/06
· votar
aí galera...postem os links d novo p naum taum funfando...vlw!!!!!!
|
rafagg Veterano |
# out/06
· votar
alguem posta os links d novo!!!!!!!!!!
|
sobrevivente Veterano |
# out/06
· votar
Aqui tem o Sonar 4 e muito mais!
|
alisonbass Veterano |
# out/06
· votar
to precisando de uma ajuda sou novo aqui! QUANDO EU GRAVO NO SONAR ELE GRAVA O SOM DO METRONOMO JUNTO NA PISTA Q TO GRAVANDO! E C EU VOU GRAVAR OUTRO INSTRUMENTO EM OUTRA PISTA ELE TA GRAVANDO JUNTO O SOM DA TRILHA ANTERIOR! MESMO QUANDO A OPÇÃO "R" NO PAINEIL TA DESABILITADA!!! NAUM SEI O QUE FAZER!!! DETALHE O SONAR ESTA INSTALANDO DO ME NOTEBOOK TEM ALGUMA COISA HAVER?
|
marquinhos27sp Veterano |
# mar/15
· votar
pessoal eu importo os mp3 dos play alongs que eu uso para musica instrumental e gostaria de colocar um chimbal no lugar da contagem,tipo um,dois,três como faço? Uso o Sonar 4
|
JJJ Veterano
|
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar
marquinhos27sp
Primeiro você tem que saber as bpm (não precisa ser exato, mas tem que ser relativamente certo, senão a contagem não vai adiantar nada e ainda atrapalhar).
Depois de setado o tempo com as bpm, deixe um compasso livre e importe, a partir do segundo compasso, o arquivo de áudio pra uma track.
Daí use outra trilha para usar como MIDI ou VSTi de bateria e coloque um clique, tic-tac, contratempo ou o que você quiser a cada quarto de compasso (se for 4/4... ou do jeito que quiser) só no primeiro compasso (o que estava vazio).
|
# mar/15
· votar
Veterano na verdade acho que eu não soube explicar. Eu faço o chimbal em uma trilha sim,mas o que esta acontecendo é o seguinte: quando eu corto o pedaço da musica e o chimbal esta pronto e exporto pra mp3,mas quando vou ouvir a trilha do chimbal não sai,e não está mutado.
|
JJJ Veterano
|
# mar/15
· votar
marquinhos27sp
Tá, mas essa trilha da contagem do chimbal é o quê? Midi, VSTi, wav...?
|
entamoeba Membro Novato |
# mar/15 · Editado por: entamoeba
· votar
marquinhos27sp O canal do chimbal está endereçado para a mesma saída/output que as demais pistas?
Ah, sim. Se o chimbal for MIDI e estiver tocando o instrumento da sua placa de som, ele não vai sair mesmo! Você precisaria fazer com que esse MIDI executasse um instrumento virtual. Pode ser o Cakewalk TTS-1, que vem com a DAW.
|
# mar/15 · Editado por: marquinhos27sp
· votar
entamoeba Membro Novato como devo fazer então?
|
entamoeba Membro Novato |
# mar/15
· votar
marquinhos27sp Depende. Você não respondeu as perguntas que lhe foram feitas.
1. Se for a tua placa de som que está tocando o MIDI, faça o seguinte:
a) Vá em Insert > Soft Synth e ache um VSTi de Bateria (caso você tenha algum) ou o Cakewalk TTS1.
b) Cole a faixa MIDI nessa nova pista ou vá em Output da pista original e escolha o VSTi que você carregou.
*O Cakewalk TTS1 vai abrir com o instrumento piano. Clique com o botão direito (se não me engano) sobre a palavra piano e escolha algum kit de bateria.
2. Se você já estiver utilizando um instrumento virtual, faça o seguinte:
a) vá no pista que o MP3 está colado e veja qual Output está sendo usada.
b) vá na pista do instrumento virtual e coloque na mesma Output.
3. Talvez o problema esteja ocorrendo na hora de exportar. Nesse caso, você precisa ver quais as opções de exportação estão habilitadas.
|