Psr-140, cabo, problemas com midi.

Autor Mensagem
victor m3t4l
Veterano
# mai/06


Ae pessoal,
Eu tinha postado essa duvida no forum de teclado, mas acho melhor postar aqui, pois essa dúvida tem mais a ver com gravação.

Ouvi dizer que se um teclado tem uma saída midi, ele pode, sim, mandar comandos para o pc, no caso, mandar sequencias de notas a serem tocadas ou gravadas no input de algum programa.

O meu xará Psr-140 tem entrada e saida de midi, e eu tenho o cabo. Consigo conectá-lo sem problema, alem de conseguir reproduzir midi no sentido Pc > Teclado.

Porém, o máximo que eu consigo fazer no sentido inverso, é mandar informações sem sentido pras minhas trilhas.

Espero que alguem com um teclado dessa linhagem mais simples que nem o meu já tenha conseguido e possa me ajudar.
Valeu ae!

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


ja configurou no sequencer a saida do teclado que tu usa?

Akira TGC
Veterano
# mai/06
· votar


victor m3t4l
Kra to com mesm problema q vc... tenho um PSR E 303, um cabo midi ligado na porta de Joistick, e o problema igual ao seu... ja nao sei mais oq fazer kra...

victor m3t4l
Veterano
# mai/06
· votar


Jabijirous

Esse PSR-140 parece ter 6 canais, e quando tento mandar a informação dele pro pc, acontece o que eu te disse, ele grava informações normalmente no "program changes", e as teclas que mandam essas infos são quase aleatórias. Eu deixo lá, Input: Aureal MPU-401 (minha placa é uma Aureal), e os canais diversos. (ou no proprio Omni)

é isso?

Manual do PSR-140

Arquivo mid que eu gravei no cubase.

O proprio arkivo cpr do cubase.

Akira TGC
Uma pena esses teclados terem uma interface midi tão dificultosa! =| Dei uma procurada aqui no google pelo seu modelo mas não achei o manual, qq coisa, posto aki.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


pera ae

deixa eu ver uma coisa, voce nao consegue gravar o midi no pc, mas o pc manda um midi (nao gravado por voce claro) e ai voce escuta no teu teclado????

é isso? ou seja o out dele nao esta funcionando??

teu cabo midi é adquele que liga no joystick??

victor m3t4l
Veterano
# mai/06
· votar


deixa eu ver uma coisa, voce nao consegue gravar o midi no pc, mas o pc manda um midi (nao gravado por voce claro) e ai voce escuta no teu teclado????

é isso? ou seja o out dele nao esta funcionando??



é essa primeira parte ai mesmo. De vez enquanto ouço as músicas do guitar pro (por exemplo), no meu teclado, boto o output do programa pro canal joystick e funciona ok.

agora, se a porta out não funciona, não tenho certeza, por que, como se vê na midizinha, ela contém informações, mas não são as notas. Além do que, o cabo tem um ledzinho que brilha quando cada canal está sendo usado, e ambos conseguem brilhar.

Meu cabo é aquele de joystick sim.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


sinceramente nao escutei nada no midi so uns barulhos

entao nao to entendendo nada, seja um pouco mais claro, o q tu quer na verdade?? ja que tu toca o comando sai do teclado e chega no sequencer, e do sequencer vai pro teclado, é isso ae, nao tem nada de errado

victor m3t4l
Veterano
# mai/06
· votar


sinceramente nao escutei nada no midi so uns barulhos

entao nao to entendendo nada, seja um pouco mais claro, o q tu quer na verdade?? ja que tu toca o comando sai do teclado e chega no sequencer, e do sequencer vai pro teclado, é isso ae, nao tem nada de errado


é por que na midi não tem som nenhum.
O que o teclado mandou pra essa trilha, foram umas esparsas program changes, nenhuma nota.

O que eu to querendo era, pelo menos, dar um rec numa das pistas, e tocar no teclado, e ele enviar as notas, gravando elas na trilha. Para depois eu usar essas notas para outros fins... e para algo mais avançado, eu queria usar o teclado para eu controlar os sons de samplers ou vstis no meu sequencer.

E quanto à playar midis no teclado, eu primeiro faço o arranjo, configuro que canal cada track vai usar e funciona, não existe esse
sai do teclado e chega no sequencer, e do sequencer vai pro teclado
e sim só a info no sentido computador -> teclado, tanto, que, se eu mecher no teclado demais enquanto ele faz isso, ele as vezes interrompe o fluxo.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


entao tu ta comproblemas é no teclado indo no pc!! blz

pra começar midi nao é audio é comando, voce precisa de um audio pra escutar teu midi, como voce ligou do cabou no in do teclado, entao tudo sai do pc vai pro teclado, ai voce escuta o som!! mas se voce desabilitar essa opçao nao vai escutar nada!!

entao quando voce aperta o rec nao aparece nenhuma nota gravada???

pode ser ou configuração ou o cabo midi!!! se nao for nenhum dos dois ai ja viu né, ai é problema do teclado ou da placa de som!!

mas voce disse que

E quanto à playar midis no teclado, eu primeiro faço o arranjo, configuro que canal cada track


lendo essa mensagem me parece que voce grava o midi no proprio teclado e da o play no teclado com o rec no cubase, bom se for isso ta errado, o psr é um teclado arranjador, eu mesmo tenho um, o 620, so que quando voce faz isso voce ta gravando midi no teclado e nao no cubase!! ai vai sair só audio!!!

tanto, que, se eu mecher no teclado demais enquanto ele faz isso, ele as vezes interrompe o fluxo.

isso pra mim é problema de cabo!!

victor m3t4l
Veterano
# mai/06
· votar


pra começar midi nao é audio é comando, voce precisa de um audio pra escutar teu midi, como voce ligou do cabou no in do teclado, entao tudo sai do pc vai pro teclado, ai voce escuta o som!! mas se voce desabilitar essa opçao nao vai escutar nada!!


é por ai, eu não to usando o teclado como saída de som em si, ele só reproduz os dados da faixa de acordo com o numero do instrumento que a faixa tem, ex: 1, grand piano, ai ele toca o 1 do banco dele, que é o grand piano, existem desencontros.


lendo essa mensagem me parece que voce grava o midi no proprio teclado e da o play no teclado com o rec no cubase, bom se for isso ta errado, o psr é um teclado arranjador, eu mesmo tenho um, o 620, so que quando voce faz isso voce ta gravando midi no teclado e nao no cubase!! ai vai sair só audio!!!

não, eu crio, copio uma faixa no cubase, 'seto' o output pra entrada joystick e o teclado toca sozinho.tanto, que, se eu mecher no teclado demais enquanto ele faz isso, ele as vezes interrompe o fluxo.

isso pra mim é problema de cabo!!


ai eu creio que não, esse teclado tem botoes que, por exemplo, se eu criar um setup de volumes, transposes, etc... se eu apertar esses botões, desfaz tudo, eu axo que é um reset, que por conseguinte, deve afetar o que estava sendo tocado.



bem, o cabo eu num sei, não sei dizer se o problema é nele... mas creio que pode estar no teclado, apesar de ter sido totalmente caseiro nesses anos, creio que estou faltando com alguma configuração para ele mandar as notas para as tracks do sequencer.

Akira TGC
Veterano
# mai/06
· votar


victor m3t4l e Jabijirous

Tipo eu to com mesm problema, identiko ao seu Victor, peskisando em varios foruns sobre isso, vi q tem muita gente q acontece a mesma coisa, e por isso to descartando a possibilidade de ser o cabo... falando de uma forma mais simples... eu to usando Contabile, quando coloko o MPU-401 (teclado) como saída e aperto alguma tecla nakele teclado virtual do contabile o som sai no teclado, ateh uma musikinha em formato midi toka numa boa no teclado.. mas o q agent eker fazer eh colokar uma VST e contrlar um hammond da vida neh ?
Entao quando coloko o WavTable como saída/output (plaka de som) e o MPU-401 (teclado) como entrada/input, carrego o VST, quando eu tokasse o teclado, ele deveria mandar o comando pro programa q deveria emular o VST carregado, eh isso ?
Bem foi isso q eu entendi, mas nao eh o q acontece.. simplesmente a transferencia do teclado pro PC nao funciona.. ma so inversso sim...
Ainda nao descobri o pq... mas axo q eh algo no teclado mesmo, no meu no caso PSR E 303 ele tem modo PC1, Modo PC2, Local on e off... segundo manual eu deixo no modo PC 1, e modo lokal off, mas nao da em nada...
O motivo e a solução ainda nao descobri! >.<

victor m3t4l
Veterano
# mai/06
· votar


O amigo Akira resumiu perfeitamente.

Prestando um pouco mais de atenção, o teclado manda sim, "midi info" pro pc, mas é akilo que eu postei no arkivo CPR, o que poderia se assemelhar a uma mudança de setup.

O psr140 tbm tem esse local, jah apertei muito esses botões.
Outra coisa que jah tentei é deixar rolando a percussão do teclado e deixar gravando no sequencer... dá pra ver que ele manda comandos esparsos, não notas que correspondem aos sons no timbre de bateria.

Jabijirous
Veterano
# mai/06
· votar


entao resumindo mais ainda, voce quer simplesmente tocar o teclado com o som VSTI é isso???

mas isso voces ja fizeram que é configurar o teclado com a placa, out do teclado no in da placa!!

bom ta tudo ligado certo mas o sequencer nao grava midi??? pelo que eu vi no teu arquivo do cubase tem notas ali!!!

voces querem tocar o instrumento virtual né??? por acaso acontece atraso quando voces tocam??tipo MUITO atraso??? ai acaba embolando tudo quando voce toca uma sequencia rapida de notas ou acordes???

fernando tecladista
Veterano
# jun/06
· votar


Uma pena esses teclados terem uma interface midi tão dificultosa! =|

o problema não será no teclado pode ligar um psr ou um oasys que terao mesmo problema

sobre o assunto, não tenho como ajudar, mas.. no meu pc depois de varias tentativas eu desisti de tentar esse adaptador pela porta de joystick e comprei um via usb foi plugar instalar os drivers e tocar

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


victor m3t4l
qual é o soft que vc está usando?
para gravar em um pc vc precisa de:
1 cabo midi
2soft sequenciador midi (localizar a placa de som pelo soft)
3soft direct tx
4teclado GM
5 placa de som que tambem grave (muitas placas on-bord não gravam)
6 redirecionar os 16 canais do soft para MPU-401 IN/OUT
7 colocar o midi do teclado LOCAL em OF
...

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


entao resumindo mais ainda, voce quer simplesmente tocar o teclado com o som VSTI é isso???

mas isso voces ja fizeram que é configurar o teclado com a placa, out do teclado no in da placa!!

bom ta tudo ligado certo mas o sequencer nao grava midi??? pelo que eu vi no teu arquivo do cubase tem notas ali!!!



Não conseguimos tocar o Vsti usando o teclado como controller não. Vou ser mais preciso, acho que estamos querendo dizer que o computador que tá sendo o controller, por isso, a partir do PC, dá pra ativar o som do teclado, o inverso não acontece.

A midi eu não me recordo perfeitamente o que tem nela, pois gravei ela faz um tempo, e estou sem o Cubase, mas de certeza, as notas que tem nela, não eram as que eu toquei no teclado. Essas notas, creio, surgiam quando eu apertava o botão de percussão etc...


obre o assunto, não tenho como ajudar, mas.. no meu pc depois de varias tentativas eu desisti de tentar esse adaptador pela porta de joystick e comprei um via usb foi plugar instalar os drivers e tocar

infelizmente esse teclado não tem suporte usb :(


qual é o soft que vc está usando?
para gravar em um pc vc precisa de:
1 cabo midi
2 soft sequenciador midi (localizar a placa de som pelo soft)
3 soft direct tx
4 teclado GM
5 placa de som que tambem grave (muitas placas on-bord não gravam)
6 redirecionar os 16 canais do soft para MPU-401 IN/OUT
7 colocar o midi do teclado LOCAL em OF
...


estou usando o Cubase sx3, mas já tentei no sonar 4, guitar pro, e vários stand-alones de vstis.
1. ok 2. ok 3. direct tx? 4. ok 5. a minha é uma Aureal 8830, básica, mas creio que aceite midi in. 6. ok 7. já tentei isso, não fez diferença que eu me lembre... no manual fala algo sobre esse local, e é um botãozinho lá, que eu jah clikei pra tentar gravar...

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


o local off e on é simplesmente pra voce tocar sem escutaro som do teclado, pra isso voce abaixa o volume, é mais rapido!! bicho, tenho certeza que é o cabo!! quando voce toca o teclado no cubase, o negocio azul no track de midi aparece?????

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


victor m3t4l
o direct tx é uma DDL para o soft sequenciadores midis
todas as vezes que se instala um soft precisa de DDL.
instale no seu PC o DIRCT TX 9.0
O( local) é referente a retorno de notas ,quando o modo local está em ON
vc toca no teclado e ouve 2 notas sobrepostas
deste modo vc saber que o teclado está conctado na placa de som e que
o teclado envia dados para a placa de som e o pc envia de volta para o teclado.

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


quando voce toca o teclado no cubase, o negocio azul no track de midi aparece?????

sim, ele pulsa quando eu fico tocando, por isso acho que não é o cabo, mas ele não pulsa pra qualquer tecla, as vezes parece meio aleatorio...

instale no seu PC o DIRCT TX 9.0
em breve vou tentar instalar isso e fazer novos testes...

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


se ele pulsa é que o comando da chegando no cubase, entao o problema ta sendo configuração!!

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


se ele pulsa é que o comando da chegando no cubase, entao o problema ta sendo configuração!!

é isso ae, tenho quase certeza que é isso, já li a parte de midi toda do manual dele mas não fala nada sobre esses temas: controller, gravar tracks... acho que é por que esse teclado já é meio velhinho.

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


cara qual teclado com mid out serve como controlador!!!



tem como tu tirar um print do teu track midi??

depois um print do track em rec e tu tocando???

nao precisa ter som, eu so quero tirar uma duvida

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


tem como tu tirar um print do teu track midi??

depois um print do track em rec e tu tocando???

nao precisa ter som, eu so quero tirar uma duvida


blz cara, em breve postarei isso ae.

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


victor m3t4l
explica ai como tu estas gravando?
pelo teste que fiz aqui com teus arquivos tu estas tentando gravar diversos canais ao mesmo tempo.
vc sabe como determinar cada canal no soft?
pode-se determinar ate 16 canais no teclado mais só pode gravar 1 de cada vez.
não pode gravar arranjos (ritmos) do teclado (PSR140) no soft.
Vc tem que click no rec de cada uma das pista do soft por vez.
não click no rec do teclado.
não acione a função acompanhamento.
para o canal 10 do soft determine como kit drums(bateria).

emanuel macedo
Veterano
# jun/06
· votar


victor m3t4l
tua placa mãe tem som onboard?
ela está desabilitada?

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


[i]tua placa mãe tem som onboard?
tem não, tem soh a offboard mesmo


bem, aqui estão as imagens que eu tirei screenshot:

Eu tocando, teclado recém-ligado, vol 0
o channel pulsa na maioria das teclas.

Uma imagem de eu gravando enquanto tocava
reparem que não há nenhuma nota sendo gravada, mas parametros como pitchbend, after touch e program changes vão sendo modificados.

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


tu mostrou o out, e o in??? o q me importa é o in do sequencer

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


Midi In

é isso?

Jabijirous
Veterano
# jun/06
· votar


isso, aureal é tua placa de som né???

é cara, o comando chega mais nao grava, isso é o cubase ou nuendo??

victor m3t4l
Veterano
# jun/06
· votar


isso, aureal é tua placa de som né???

é cara, o comando chega mais nao grava, isso é o cubase ou nuendo??


aureal é a placa sim
é o cubase

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Psr-140, cabo, problemas com midi.