【FIXO】 Tudo sobre instrumentos virtuais

Autor Mensagem
Felipe F.
Veterano
# out/08
· votar

Bom dia pessoal, td bem?
Bom, sou novo aqui e andei olhando os posts, mas fiquei meio confuso.

A situação é a seguinte:
Estou planejando gravar um album meu, apenas pelo prazer a música, mas tbm gostaria de ter algo de qualidade, algo q eu ouça daqui a uns 10 anos e tenha gosto pelo meu trabalho.
Minha intenção é criar um album com base no heavy metal, mas utilizar elementos como orquestra, elementos eletrônicos e demais instrumentais, então gostaria da opinião de vcs que entendem do assunto em relação aos softwares.
Softwares para criar faixar de bateria, orquestra, elementos eletrônicos, linhas de teclado, mixagem e demais elementos necessários para uma boa produção.
E um programa tbm para guitarra (q é o instrumento que toco), para poder encontrar o timbre ideal e gravar direto no pc.

Espero que vocês possam me ajudar.

Abraços

gwallner
Veterano
# out/08
· votar

Felipe F., blz?

Para gravação multi-pistas tem alguns que vc pode utilizar como: Sonar, Nuendo, Cubase e o Acid Pro (particularmente gosto e uso muito o Acid).
Protools é um dos mais utilizados, mas um dos mais caros também. Ele é muito utilizado em Mac e em studios profissionais. Não sei se vc tem PC ou Mac e nem quel é a configuração de sua máquina. Podería nos dizer por favor?

Para gravações em wave, da maneira que vc quer fazer, é bom ter uma placa de som de boa qualidade. Vc já tem ou somente uma onboard?
Se não tem ainda, dê uma olhada em posts de placas de som de boa qualidade com preços acessíveis.

Para timbres de guitarra, sugiro o Guitar Rig, que gosto bastante. É um emulador de pedais de efeitos, amplificadores, falantes e microfones. Muito bom !! Vc pode utilizá-lo sozinho, para praticar em casa ou tocar ao vivo ou utilizá-lo dentro de um desses programas que citei acima para gravação de suas músicas.

Para gravar orquestras, timbres de baterias reais..etc...sugiro dar uma olhada neste tópico [url=null]null[/url]http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/134318/

Todos os softwares ali citados funcionam dentro dos programas multi-pistas que citei.

Espero ter ajudado.

Abs.

gwallner
Veterano
# out/08 · Editado por: gwallner
· votar

Jabijirous

Falando com o fabricante do CME-UF5 e pesquisando por aí, acabei descobrindo que eles ainda não tem drivers para sistemas operacionais de 64 bits. O único fabricante que encontrei que já tem é a Edirol. Lá eles tem tudo para 64 bits.
Um amigo meu do trabalho me deu a dica de usar o Virtual PC da Microsoft para emular um XP 32 bits. Vou fazer isso, pois eu não quería deixar de utilizar um sistema operacional de 64 bits, XP ou Vista. Aí, quando eu precisar utilizar meu controlador, abro o Xp 32 bits pelo Virtual PC.
Vou testar isso hoje.
Pelo menos isso vai quebrando o galho até a CME tomar vergonha na cara e lançar um driver para 64 bits ou até eu vender meu controlador e comprar um Edirol... rss

O problema é que se eu utilizar o controlador via cabo MIDI, ele perde as funções dos botões de volume e de efeito e funciona somente as teclas.

Edit: descobri que o Virtual PC 2007 não tem suporte USB. O jeito vai ser utilizar o VMware Workstation 6 como virtual machine.
Se der certo, acho que vou fazer um post aqui no forum alertando o pessoal sobre o que eles devem fazer quando quiserem migrar de Windows 32 para 64 bits tendo seus controladores, placas de som ...etc... que não têm drivers para 64 bits.

Abs.

Felipe F.
Veterano
# out/08
· votar

gwallner

Ajudou bastante sim cara, mas eu sou meio ignorante no assunto, por isso a confusão hehe.
Já vi que estes programas exigem um belo de um computador e muito HD.
Minha placa é onboard, pc dual core, 2gb de ram, 160GB de HD.

Tenho algumas dúvidas, se a você ou alguém mais souber me ajudar, agradeço muito.

Em relação aos tipos de gravação, existem a Wave e a Midi, certo? Qual a diferença entre elas? Minha intenção é gravar com uma ligação pc > guitarra, usando o Guitar Rig como foi sugerido, e talves faça gravação com baixo e vocal tbm, sendo os demais instrumentos (bateria, orquestra, elementos eletrônicos) com os softwares auxiliares.

Quanto as placas, dei uma olhada mas n achei nada atual a respeito. Vocês poderiam me dizer o que é importante em uma placa de som para o meu objetivo? E vocês teriam alguma sugestão para me dar?

E estes programas, imagino que sejam muito caros, existe a possibilidade de baixar eles ou comprar por um preço mais acessivel?

No caso do Guitar Rig, basta apenas usar um cabo com um adaptador macho-femea simples (guitarra > computador), ou é preciso de algum equipamento específico? O cabo da guitarra e/ou o adaptador influi na qualidade da gravação?

Mais alguma dica importante?
aHAHaiuhaa

Desculpem a enxurrada de perguntas, mas é melhor sanar todas as dúvidas do que fazer merda depois né hehe

Abração e obrigado pela ajuda.

Felipe F.
Veterano
# out/08
· votar

Esqueci, meu pc é um Athlon, só n lembro q modelo é, mas se for importante eu passo a informação quando estiver em casa.

Abraço

gwallner
Veterano
# out/08
· votar

Felipe F.

Vamos lá brother. Responderei em negrito abaixo. tentarei ajudá-lo ao máximo, pois é um assunto pra mais de 500 linhas rsss.

Ajudou bastante sim cara, mas eu sou meio ignorante no assunto, por isso a confusão hehe.
Já vi que estes programas exigem um belo de um computador e muito HD.
Minha placa é onboard, pc dual core, 2gb de ram, 160GB de HD.
O meu é Dual Core 3.2Ghz, 2Gb de ram e HD de 250 com som Realtek onboard, pois somente utilizo gravações MIDI. Para baixar o atraso entre eu tocar uma tecla e ouvir o som saindo nos falantes, utilizo um driver que se chama ASIO 4all, que "emula" uma placa de som e acelera a resposta da nota tocada. Também é indicado para gravações em wave.

Tenho algumas dúvidas, se a você ou alguém mais souber me ajudar, agradeço muito.

Em relação aos tipos de gravação, existem a Wave e a Midi, certo? Qual a diferença entre elas? Minha intenção é gravar com uma ligação pc > guitarra, usando o Guitar Rig como foi sugerido, e talves faça gravação com baixo e vocal tbm, sendo os demais instrumentos (bateria, orquestra, elementos eletrônicos) com os softwares auxiliares.

MIDI x wave: para que o post não fique gigante, por favor, te peço para ver esse link antes de ler o que escrevi abaixo: [url=null]null[/url]http://pt.wikipedia.org/wiki/MIDI

Basicamente no MIDI, o que vc tocar se transforma em dados e depois vc pode converter em wave ou mp3. Mas as pistas da gravação ocupam bem poco espaço no HD comparado com wave.
Digamos que vc queira gravar um piano via MIDI. Nos programas multipistas vc notará que enquanto grava vai-se abrindo uma pista com "buraquinhos" ou "quadradinhos" aonde as notas vão aparecendo pintadas nos mesmos. Essa é uma pista MIDI com vizualização de "teclado roll" aonde vc visualiza as notas do teclado controlador.
Nota: gravar em MIDI exige algumas dessas coisas:.... ou vc tem um controlador MIDI (teclado com saida MIDI) plugado no PC via cabo MIDI ou USB....... ou vc utiliza as tais pistas quadriculadas para pintar nota por nota com o mouse..... ou vc utiliza um programa chamado Fruity Loops que facilita bastante esse tipo de gravação para quem não tem um controlador MIDI e para quem o tem também.
Com gravação MIDI, vc também pode adicionar sintetizadores virtuais que podem ser controlados por controladores MIDI ou teclados plugados ao PC via cabo MIDI ou USB. (esse é o meu estilo de gravar, pois os novos módulos e sintetizadores virtuais emulam sons tão perfeitos que às vezes nem parece MIDI e sim uma banda real tocando).

Gravando em wave, vc vai ocupar muito espaço no HD e provavelmente terá que aumentar seu 160Gb para um tamanho que vc ache adequado para guardar as gravações. Ou arrumar um HD extra se for o caso. A gravação de wave se dá quando vc pluga seus instrumentos em uma placa de som onboard ou ofboard. Preferível uma boa placa de som ofboard no caso de gravação wave. Tem muitas ótimas por aí por preços de até 500 contos.

Quanto as placas, dei uma olhada mas n achei nada atual a respeito. Vocês poderiam me dizer o que é importante em uma placa de som para o meu objetivo? E vocês teriam alguma sugestão para me dar?

Uma placa boa para fazer esse tipo de gravação que vc quer e com preço bom é a Maya 44 da Audio Track. Ótima qualidade de gravação com preço bem acessível. Veja esse link da loja Playtech:
Playtech
Vc pode escolher outras como as da M-Audio também. Existem as internas e externas. Veja no mesmo site da Playtech. Uma boa para ser utilizada da M-Audio é a DELTA 10/10 LT

E estes programas, imagino que sejam muito caros, existe a possibilidade de baixar eles ou comprar por um preço mais acessivel?

São programas caros mesmo, mas existem alguns bons e grátis. Infelizmente não há nenhum vindo à minha mente agora, mas pesquisando aqui no forum vc acha o pessoal falando sobre isso. Vou dar uma pesquisada e depois posto aqui.
Os programas que não são grátis, sugiro vc dar uma olhada em sites como Amazon.com . Às vezes vale a pena importar coisas dos Estados Unidos. Acabam saindo mais baratas no final das contas.

No caso do Guitar Rig, basta apenas usar um cabo com um adaptador macho-femea simples (guitarra > computador), ou é preciso de algum equipamento específico? O cabo da guitarra e/ou o adaptador influi na qualidade da gravação?

Creio eu que é só plugar na sua placa de som e configurar o Guitar Rig para receber o sinal. Não posso te dizer 100% que isso irá funcionar, pois utilizo o Guitar Rig com um módulo virtual que se chama Kontakt e que carrega um banco de waves de guitarra Gibson. Nunca usei o Guitar Rig com uma guitarra real.

Mais alguma dica importante? aHAHaiuhaa

Desculpem a enxurrada de perguntas, mas é melhor sanar todas as dúvidas do que fazer merda depois né hehe

magina, estamos aqui para ajudarmos e sermos ajudados!

Abração e obrigado pela ajuda.

Uma coisa importante: para trabalhar com MIDI, dependendo dos programas que irá utilizar é bom ter um processador com dois núcleos e pelo menos 2Gb de ram.

Espero ter te ajudado!

Abraço.

Felipe F.
Veterano
# out/08
· votar

gwallner

No momento tenho só mais uma pergunta hehe

No meu caso, como eu vou gravar com instrumento direto na placa e vou complementar com programas em Midi, no programa multi-pista vai ficar os dois formatos misturados né. Tem algum problema isso ou eu teria q converter tudo pra um formato só?

Por enquanto é só isso, ainda não instalei os programas e não fiz os testes, mas logo estarei começando a fazer os testes. Por enquanto pretendo usar minha placa onboard mesmo, se der problema de ruido apenas eu uso o noise reduction, se não houver escolha ai eu pego uma placa a parte, mas obirgado por sanar as minhas dúvidas e pelas sugestões de placas.

Grande abraço

gwallner
Veterano
# out/08
· votar

Felipe F.

No arquivo do programa multipista, cada pista ficará no seu formado gravado, ou seja, o que é MIDI ficará gravado como MIDI e o que for gravado como wave permanecerá wave. Na hora de jogar a música para o CD ou exportá-la para mp3 é que tudo o que vc gravou vira audio.

No seu caso, o Fruity Loops pode ser um programa muito útil se vc quiser criar batidas em MIDI, exportá-las em wave e depois adicionar em uma pista de um programa multipistas.

Se vc sentir alguma latência na hora da gravação, baixe o driver "ASIO 4all" para corrigir isso.

Qualquer coisas estamos aí.

Abs.

Felipe F.
Veterano
# out/08
· votar

Então, comprei o plug todo feliz hehe, instalei o Asio 4all antes, depois o guitar rig 3.0.1, coloquei o crack e tal, certinho, configurei o Asio no GR3 como dizia no manual, porém não funciona.

Liguei a guitarra no line in da placa, eu sei q funciona pq sai o som limpo da guitarra, mas quando ligo o GR não funciona. As vezes mexo em algumas opções e tudo oq acontece é um chiado bem forte como se fosse uma microfonia bem suja.

Já procurei em foruns sobre oq poder ser, comunidades, mas nenhum caso parecido com isso. Não sei oq pode ser, configurei como dizia o manual e tal.

Será que alguém ai sabe dizer?

E a propósito, baixei um programa chamado Ableton Live, dizem ser mto bom, mas já vi q é bem complicado ahIHAIHai. To pensando em migrar pra outro programa, mas antes queria fazer o guitar rig funcionar.

Alguem sabe dizer algo sobre o programa REAPER? É bom? Ruim?

Abraços

Jabijirous
Veterano
# out/08
· votar

Felipe F.

ja me falaram maravilhas do REAPER, mas nunca vi na minha vida

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Eu uso o Cubase LE, que veio no meu Zoom H4, mas instalei aqui agora o Reaper pra ver.

Testa na avaliação 30 dias

Reaper

Abs

miure
Veterano
# out/08
· votar

Meu problema é com vst to rtas . alguem sabe de algum adaptador de vst pra rtas , pra mim poder usar meus vsts no protools ?

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

miure

Acho que é isso:

FXPansion VST to RTAS Adapter v2.1.1 MAC OSX UB PPC

The VST to RTAS Adapter enables VST effect and instrument plug-ins to be used seamlessly and transparently as RTAS plug-ins in your Pro Tools session (Pro Tools and Pro Tools LE versions 6.0 and higher).

It uses virtually no CPU power or memory and makes a vast range of VST plug-ins available directly within Pro Tools.

The adapter supports all the latest VST2 features, such as sample accurate timing, parameter automation, automatic tempo synchronization, easy preset browsing, and patch/preset interchange with other VST hosts such as Steinberg's Cubase VST, Cubase SX and Nuendo series

gwallner
Veterano
# out/08
· votar

Felipe F.

Ableton é mais para quem quer tocar em tempo real e também montar as músicas em tempo real ao invés de ir passo à passo.
Tente utilizar o Guitar Rig aberto em um programa multipistas como o Acid Pro ou Sonar por exemplo. Plugue sua guitarra, crie uma pista de audio e abra o sinal ga guitarra em uma das pistas de um desses programas e depois adicione o Guitar Rig na pista como um FX (efeito).
No Acid, por exemplo, vc tería que criar uma "BUS" e na mesma adicionar o Guitar Rig como efeito.
falando assim é meio complicado, mas é muito fácil quando vc começa a fuçar no programa.
Eu nunca pluguei uma guitarra com o Guitar Rig, mas eu utilizo meu controlador MIDI no Acid Pro e quando quero gravar guitarra com efeito, abro uma pista MIDI, insiro um módulo virtual que abre bancos de sons de guitarras e depois adiciono o Guitar Rig como efeito.

cacow
Veterano
# nov/08
· votar

Ai pessoal tô com o Majestic bass, porem não consigo usar devido a falta do dongle key. Alguem sabe onde posso conseguir?
Abraços.

Pombo
Veterano
# nov/08
· votar

cacow

ih cara, acho q esse dongle key é uma chave USB, q vem no produto quando vc compra. Acho q tem um jeito de vc criar tipo um dongle virtual, mas não sei como. Da uma pesquisada no google, talvez vc encontre algo.

abs

miure
Veterano
# nov/08 · Editado por: miure
· votar

Valeu o toque ...
Eu consegui uma versão pra PC ,
eu instalei este vst adapter rtas FXPANSIOn , o 2.0 e alguns dos meus vst q eu usava .... tipo os da native instrumentos param de sair som qd eu toco midi ... Qd eu toco com o mouse sai som , mas no teclado midi eu vejo as notas sendo tocadas mas nao sai som algum , e todas configurações da placa estão certas ...
So funciona qd abro o protools e o uso como plataforma .
Como eu faço pra poder usar tanto os vst , qt RTAS ?
Tipo usar os vst sem precisar do protools , abrir tipo (Symphonic Choirs, Akoustik Piano , Vocal Forge , Afrolatim Slam , B4 , etc) e obter tudo dele ? Eu até desinstalei o VST to RTAS adapter pra ver se voltava ao normal e nada .

abraço

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Só novidades sobre plugins de áudio:
http://www.kvraudio.com

Inclusive no site tem um dicionário de termos:
http://www.kvraudio.com/wiki/?id=AudioLexicon

Abs

Jabijirous
Veterano
# nov/08
· votar

cara, sou doido pra ter um receptor hehehehe

Alexandre Prado
Veterano
# nov/08
· votar

Ola , sou novo nesse setor , pois troco mais ideias la na area "teclado" ,,, e recussitaram um topico la : teclado X note.....e foi aquela enxurrada de informaçoes.
Me interessei muito pelo topico , pois toco teclado (tenho um Roland Fantom G) e o que mais utilizo sao Orquestras e Choirs .
Dei uma escutada na demo la no Viena que foi mencionado...CARACAAAAAAAAAAAAAAAaa qq é aquilo ????? perfeito.
Quantos aos Choirs (Coral) nao existe teclado no mundo , seja Roland ,Yamaha,Korg , que faça um coral descente....e utilizo muito isso.

Resumindo um pouco minha duvida.
Tenho em mente comprar um teclado controlador.Estive pensando no KORG K49 (ou 61).....ou Roland PC80.Nao estou querendo trabalhar via MIDI e sim USB .... alguma sugestao de outro???

Utilizo uma mesa digital da roland VS 2480 CD , onde normalmente coloco todos os tracks nela.
Como devo proceder entao? Ligar o controlador via USB no PC ,,,,, mas que programa devo utilizar para gerar os "tais" corais e orquestras que futuramente irei comprar (ou pegar) na Net???
Esses Vst , Vti , etc,etc......

Alguma ajuda e sugestão???

Agradeço desde ja a todos

Alexandre Prado
Veterano
# nov/08
· votar

Ahhhh esqueci de comentar,,,,,nao quero utilizar para "tocar ao vivo" ou mudar alguma coisa em tempo real.......sera apenas para gravação,,,,,,,,,,,conectar o controlador , selecionar o patch , executar, gravar e pronto.....

Muito dificil???

Meu PC:
Intel Core Duo 2.53
2 GB RAM
2 HDs - 160 e 250
Audio onboard HD Realtek

Pombo
Veterano
# nov/08
· votar

Alexandre Prado
Não é nada dificil não. Meu colega tem um sintetizador da roland que tem uma saida usb pra usar ele como controlador também. Aqui em casa eu simplesmente instalei o drive do controlador, pluguei ele e pronto.

Aqui em casa pra gravar eu uso o Sonar, ele é compativel com vst, dxi e etc. Nele vc adiciona uma trilha de gravação e vc pode escolher o q vai entrar nessa trilha pra gravar e por qual monitoração ela vai sair. Assim eu posso adicionar uma trilha midi, e colocar o controlador entrando nela e a saida dela no VST. Não é complicado, mas eu tive um pequeno problema de latencia. Eu consegui corrigir no proprio programa, apesar de ainda ter ficado um pouquinhozinho atrasado, mas meu colega conseguiu gravar na boa.

matuskkella
Veterano
# nov/08
· votar

Estou começando no mundo do Home Studio, e estou correndo atrás de um software bom para gravação; afinal qual a melhor opção?...

busterchair
Veterano
# nov/08
· votar

recomendo
cubase, sonar e nuendo

gwallner
Veterano
# nov/08
· votar

Resumindo um pouco minha duvida.
Tenho em mente comprar um teclado controlador.Estive pensando no KORG K49 (ou 61).....ou Roland PC80.Nao estou querendo trabalhar via MIDI e sim USB .... alguma sugestao de outro???

Utilizo uma mesa digital da roland VS 2480 CD , onde normalmente coloco todos os tracks nela.
Como devo proceder entao? Ligar o controlador via USB no PC ,,,,, mas que programa devo utilizar para gerar os "tais" corais e orquestras que futuramente irei comprar (ou pegar) na Net???
Esses Vst , Vti , etc,etc......

Alguma ajuda e sugestão???

Caro colega Alexandre,

É bom levarmos algumas coisas em consideração aqui.
Primeiramente qual o sistema operacional que vc utiliza? XP ou Vista?
Muitos controladores não têm drivers para Windows Vista e quase nenhum tem drivers para sistemas operacionais de 64 bits (XP e Vista). A Edirol da Roland, é uma linha que tem todos os drivers para XP e Vista de 32 bits. Hoje, são os que mais valem a pena comprar, pelo compromisso da Roland com seus clientes. Eu tenho um CME-UF5, ótimo controlador para studio (nem tanto para performance ao vivo), mas eles não estão atualizando seus drivers para Vista e também sistemas de 64 bits. Encontrei um patch de driver que uma boa alma disponibilizou na internet para Windows Vista e avisei o fabricante que era um absurdo eles não terem se dado ao trabalho de no mínimo fazerem esse driver.
O controlador MIDI tem uma grande vantagem em cima de teclados normais com saidas USB. No controlador vc tem os knobs de efeitos e outras funções para o controle de efeitos e mudanças de funções em tempo real.
Basta instalar o driver do controlador e ligá-lo via USB (a maioria se alimenta pela USB sem necessitar de outra fonte de energia). Alguns VSTi são "stand alone", ou seja, não é preciso abrí-los em um programa "host" como Cubase, Sonar, Nuendo, Aci Pro.... eles trabalham sozinhos, é o caso do BandStand, FM8... que são ótimos sintetizadores virtuais. Os mesmos podem ser abertos em programas "hosts" para gravações de pistas. Basta vc adicionar uma track MIDI no programa host e inserir o VSTi de sua escolha na própria. Como programa host eu utilizo o Acid Pro... sei que Sonar, Cubase e Nuendo são ótimos, mas já me acostumei com o Acid. Como vc tem uma placa de som onboard Realtek como eu, vc precisará instalar o driver ASIO 4 all para baixar a latência entre o momento que vc toca a nota e o momento em que vc a ouve. Creio que uma latência de 6ms para baixo está ótima.
A empresa "Native Instruments" tem muitos, mas muitos VSTi interessantes.. dê uma olhada no site deles.

Qualquer coisas estamos aí.

Abraço.

gwallner
Veterano
# nov/08
· votar

matuskkella
Somente para completar o que nosso colega busterchair disse, recomendo o Acid Pro também... fácil de usar.

SikGuitar
Veterano
# nov/08
· votar

matuskkella!
Eu também estou começando agora e recomendo mesmo o Cubase! Vai dar dor de cabeça no principio mas depois é muito bom mesmo, posso-te dizer que hoje eu perdi mais de 10 horas mas está dando resultado!!!
Se voçê entende de VST vai ser bom, se não é melhor começar a aprender que vai dar muito jeito, e midi também!

Ah, já agora se é guitarrista, da uma olhada no Guitar Rig, Amplitube ou Revalver, são programas muito bons mesmo! Minha preferência é o Guitar Rig, porque tem uma station loop e eu criei uma pedaleira para ele!!

Oruam
Veterano
# nov/08
· votar

qual 1 programa bom para sampler que já traz os sons GM para trabalhar com o Sonar 6?

busterchair
Veterano
# dez/08
· votar

galera to com uma duvida nos vst de batera

terminei de escrever a bateria da música e agora quero exportar os waves.

qdo vou exportar o bumbo por exemplo , clico em "solo" no kick e muto tb os overs e rooms?

pra exprotar o audio, como fazer?
Stereo Interleaved? Stereo Split?
eu vi em alguns videos q o pessoal dexa stereo split pros overs e rooms..

e na hora de abrir os waves, eu crio pista mono ou pista stereo?

valeuuuuuu

Jabijirous
Veterano
# dez/08
· votar

qual 1 programa bom para sampler que já traz os sons GM para trabalhar com o Sonar 6?

band stand da native

busterchair

stereo split voce está dividindo o stereo em 2 monos!!!

interleaved sai stereo normal

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre instrumentos virtuais