.:Mix em bateria:.

    Autor Mensagem
    Yonas
    Veterano
    # mar/06


    Alguem conhece algum bom texto sobre mixagem de bateria?
    Valeu.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Yonas

    Po cara, o que eu aprendi sobre mixagem de bateria foi por audição e tentativa-e-erro, "na raça" mesmo.

    Uma das coisas que eu aprendi nesse processo é que a mixagem de todos os outros instrumentos depende diretamente da equalização da bateria. Uma bateria mal equalizada bota a perder a equalização de todo o resto.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    é bem verdade isso que o Rachmaninoff falou. Na minha opinião é muito difícil mixar a bateria sozinha. Claro que em algumas horas você precisará, mas quando a música começar a tocar junto você vai querer mudar bastante coisa. Talvez eu tenha algum artigo à respeito disso aqui no pc. Se eu achar, faço o upload e posto o link aqui.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Achei isso aqui. Espero que te ajude (está em inglês):
    http://rapidshare.de/files/15407945/Gravando_e_mixando_Bateria.zip.htm l

    Abraços.

    Yonas
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    valeu Eder!!!

    sarpa
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    A coisa que eu mais gosto de gravar é bateria... adoro os "enigmas" de microfonação que ela oferece, cancelamentos de fase e tudo mais. Pra muitos isso é tortura, mas eu adoro "tirar som" de bateria, tanto em PA quanto em gravação.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    t_uriel
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Grave peça a peça! :)

    E na hora de mixar, respeite bem para qual lado vc está jogando as peças.. respeite a própria bateria. É legal aquela virada que começa no ouvido direito e termina no esquerdo! Esse som stéreo é importante! :D

    Outra coisa que deve ser levada em conta na minha opinião é que vc precisa tomar cuidado com a forma que vc equaliza cada parte. A equalização na música funciona como "pedaços limitados". Na área aguda vc tem um espaço, na área média idem e na área grave tbm...

    Qdo vc coloca um bumbo vc tem que lembrar q ele dividirá o espaço com o contrabaixo, então equalize lembrando disso. Vc tem que ter cuidado com as frequências que usa para não "sobrecarregar".

    A bateria é partircularmente difícil pq atua em vários espectros da música. O bumbo é grave, a caixa é média, os pratos agudos, além dos ton-tons, hi-hats pegam médios e agudos.. enfim...

    É legal vc ter o cuidado de não tornar a bateria "fominha", senão os outros instrumentos perdem seus espaços!

    Sei lá... isso é uma opinião "conceitual", não técnica, mas se quiser conversar do lado mais técnico, equalizações, panning e tal, é só falar!

    Abraço!

    rafael_kl
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    eu sempre ressucitando os topicos antigos..hehehe
    fiz uma batera, e o que vcs recomendam e costumam colocar, reverb? equalizadores? to com cada peca num canal, dem uma dica do que fica legal colocar na bateria...
    valeu

    tdm
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Mais uma vez ressucitando:Rachmaninoff e
    Eder Muchiutti , nem sempre uma bateria má equalizada estraga a música, às vezes se torna até uma identidade o mix da batera temos como exemplo o Queen que antes gravava suas baterias provavelmente com um no bumbo e overs, escuta a música Under Pressure, ou seja, que vale é a criatividade.

    akio___
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    t_uriel


    É legal aquela virada que começa no ouvido direito e termina no esquerdo! Esse som stéreo é importante! :D


    gravando a bateria peça por peça fica assim direto? tem que arrumar depois né?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    akio___

    Quando vc grava, geralmente tem um sinal em mono (1 mic, 1 sinal). Porem, como vc vai ter vários mics pra gravar a bateria, vc tem vários sinais.
    Posicionando estes sinais no panorama (PAN), vc forma uma imagem stereo, a partir de vários sinais mono. É simples.

    OU seja,
    gravando a bateria peça por peça fica assim direto?

    Não.

    tem que arrumar depois né?

    Sim.

    akio___
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: akio___
    · votar


    BaNdAiD


    Ah ta vlw bandaind eu nao sabia pra que servia direito o PAN da minha mesa nem do Sonar.O passini tbm me deu uns toques!
    Mas se eu tenho 3 tons e 1 surdo, como ficaria a regulagem dos PAN?
    Seria só nessas peças que eu regularia os PAN?No primeiro tom eu deixaria tudo pro lado direito e os outros seguindo tipo uma sequencia pra frente até chegar totalmente no lado esquerdo do surdo?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    akio___

    Não existe uma regra exata, mas o mais comum e sonoramente agradável é deixar o primeiro tom (mais agudo) pra esquerda e ir seguindo na sequencia. Tente pensar como numa bateria de verdade, pelo campo de visão do baterista.

    Outra coisa, quanto mais aberto o pan nos tons, mais legal fica o efeito...então o primeiro ton fica bem a esquerda (uns 70% ou mais), e o surdo vai lá pro outro ládo, por volta de uns 70%, enquanto o resto vai sendo distribuido no meio...

    Tem uma formula básica pra bateria, com algumas coisas que são básicas e outras nem tanto...vamos lá:
    - Bumbo: 0 (centro) - Isso é basico, e dificilmente vc vai ouvir uma gravação com o bumbo em outra posição
    - Caixa: 0 (centro) - outro tabu! é pra fazer o contraste com o bumbo.
    - Tons: Como eu expliquei acima, dá pra usar a criatividade!
    - Chimbal: 30 esquerda - não é regra, é costume.
    - Pratos: Também fica a gosto, mas parta dessa base: ataques abertos (pan mais de 50 pro lado que fica o prato na batera), chinas bem abertos (70, 80 ou mais) e o prato de condução na direita, entre 80 e 90. Splashs mais para o meio (10, 20 e por ai vai)

    Novamente, não é uma regra, mas indo por essa base, vc vai ter uma batera com um PAN mais "comum", mais usual. Mas experimentes novas posições, principalmente dos pratos, pra ver se consegue um resultado melhor ou diferente!

    Abraços, e qdo gravar poste o resultado aki pra gente ouvir!

    akio___
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    BaNdAiD

    vlw Bandaind sabado vou tentar mexer nos PAN mas vc aconselha mexer nos PANS da mesa ou do Cubase?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    akio___
    vc aconselha mexer nos PANS da mesa ou do Cubase?

    Nunca mexa nem em pan nem em equalizer da mesa!!!! Grave com a mesa flat. Isso porque, no cubase vc pode dar um undo ou mudar a configuração a seu gosto. Se vc gravar um pan da mesa, o unico jeito de mudá-lo depois é gravando novamente.

    leossampaio
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Galera gravei assim
    a batera era tom L100, surdoR100, caixa C, bumboC, overL R100(ambos).
    o q ficouinteressante é q obviamente o mic da direita tb pega ximbalataque q tá na esquerda e vice verda mic da esquerda tb vaza ride e ataque dir.
    pra esse kit de batera q eu gravei funcionou legal justo pelos vazamentos e ficou bem natural no estilo q eu gravei (hard rock) que por costume a batera num tem um pan to evidente assim.

    akio___
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Consegui gravar sabado tres musicas, mas nao conheco nenhum vst pra masterizar as pecas separadas no cubase, alguma dica de algo que eu possa fazer alem do EQ ?

    akio___
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    http://rapidshare.com/files/138220037/AssasinSonarDemo1.mp3.html

    Tai o que eu gravei com a multimix 16, ainda esta imcompleto pois gravei nas pressas...Essa foi minha primeira gravação em gente!Pega leve hehehe.Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a .:Mix em bateria:.