Saiba como Gravar um Bom som com Custos Baixos

    Autor Mensagem
    Bero Vidal
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Bero Vidal


    Já fiz este tópico, mas resolvi repeti-lo para a moçada que não pegou. Eu achei de extrema importância e, quanto mais divulgado, melhor para todos. Retirei as coisas mais interessantes que escrevi e coloquei em uma só mensagem.

    Maria Rita usou um método muito bom e barato para gravar o seu segundo disco (chamado Segundo). Este esquema técnico de gravação é muito bom para quem tem pouca grana e, no fim de tudo, traz um resultado bastante satisfatório. Independente de gostarmos ou não do estilo ou das músicas que ela gravou, é bom avaliarmos "como" ela as gravou.

    São quatro músico que participam do seu disco, contando com ela: Contrabaixo acústico, piano, bateria e voz. O disco foi gravado, basicamente como em um show ao vivo, só que no estúdio. Todos os instrumentos são gravados em faixas separadas, obedecendo as regras para a mixagem. É lógico que para a gravação ficar muito boa, o fator "técnico de gravação" conta muito. É preciso ter um profissonal com conhecimento absoluto de microfones e vazamentos de som. O estúdio em que você for gravar precisa, necessariamente ter equipamentos de captação bem precisos. Os estúdios que possuem estes equipamentos cobram muito caro, porém, da forma que estou falando, poderemos usar estes bons estúdios com apenas poucas horas de gravação, já que tudo funcionará como se fosse em um show.

    Seis horas de estúdio são suficientes para gravar um disco inteiro desta forma. Depois negocia-se o preço da mixagem sem levar em conta as horas, somente o trabalho que o estúdio terá, e, depois, contrata-se um outro estúdio (ou pode ser até o mesmo) para a masterização. Se formos colocar no papel a quantidade de horas no estúdio, vai equivaler a, no máximo, uma sessão (seis horas). Se cada hora de um estúdio bom é, em média, R$ 50, na teoria, teremos 300 reias de despesas na gravação. Então, depois de gravado, negocia-se com um outro estúdio (ou com o mesmo) para a mixagem e masterização.

    Antes de entrar no estúdio, porém, é necessário que a banda conheça em 100% a música que será gravada. Isto se chama Pré-Produção. Para isto, é preciso definir o andamento de cada música, pregravando em mid o metrônomo de cada uma, dando um espaço de 2 compassos de uma para outra. Faça metrônomos exatamente do tamanho de cada música que a banda irá gravar (pode ser feito em programas como Cakewalk ou afins) e depois transforme-os em wav. Transforme os wavs dos metrônomos em áudio e treine junto com o metrônomo, pois este vai ser a cúnica guia de tempo que se terá no estúdio. Façam quantos ensaios forem necessários até atingir o objetivo pretendido.

    Na realidade, você e o restante da sua banda precisa entrar para a gravação afiados como em um show. No show você não pode errar, como também nesta gravação. Não é interessante um indivíduo fazer duas coisas ao mesmo tempo, como tocar guitarra e fazer back vocal. O interessante é que cada um se concentre apenas no seu instrumento ou na sua voz. Se sua banda é pequena, junte mais uma graninha e contrate algumas pessoas (profissionais) para fazer uma "banda de apoio". Será um dinheiro gasto por apenas um dia, porém lhe trará frutos valiosos, dependendo do trabalho.

    No geral, se sua banda é de três pessoas, baixo, guitarra e bateria, você pode optar por um som cru como o do Red Hot, ou chamar mais alguém para fazer os teclados (que não precisa fazer parte da banda), ampliando a sonoridade da base. Se desejar que algumas músicas tenham um som mais "cozido", é bom colocar um violão, mas que a captação seja feita unpluged e ao mesmo tempo ligado em um cabo. Se achar que a bateria tenha um apoio, contrate um ou dois percussionistas. E, por fim, se quiser um apoio vocal, contrate um back masculino e um feminino. E faça ao "vivo no estúdio". Desta forma, o público sentirá a verdadeira "pegada" da banda, mas sem o ruído incômodo da galera.

    Compre um caderno para anotar todas as coisas importantes durante o processo de ensaios. Coloque despesas como alimentação e transporte. Este caderno servirá para fazer uma cronometragem do processo. Com este caderno (que pode ser uma espécie de agenda), você anotará tudo que será gasto e em que dias vão ensaiar, gravar, mixar e masterizar. Ele será a caixa registradora da banda durante a empreita. Ele será o coração e o bolso da banda.

    Acredito que as maiores despesas estarão durante os ensaios. Se sua banda tiver um local de ensaio, vai ser meio caminho andado.

    Há algo muito importante a ser lembrado. Se a produção do seu pretendido disco tiver muitas convenções e arranjos mais elaborados, é interessante contratar uma pessoa para auxiliar na produção. Na realidade, não será um produtor, será, sim, uma espécie de diretor musical que fará com que o ritmo flua durante os ensaios, relembrando o que cada membro tem de fazer. Ele será um guia musical para a banda. A função deste indivíduo não é fazer arranjos, ou fazer a sonoridade da banda. Sua função é, sim, fazer com que os membros da banda permaneçam no ritmo, na harmonia e na afinação. Ele será um consultor para soluções dos problemas técnicos e terá a obrigação de fazer com que todos os instrumentos soem harmonicamente. Em todo caso, este profissional é um detalhe dependendo do objetivo do trabalho a ser gravado.

    • Não esqueçam de compra um HD de 80G para ter em mãos o seu trabalho e facilitar o processo se for preciso trocar de estúdio entre a gravação e masterização.

    • Comprem cordas novas para a gravação e vejam se as peles da bateria não estão gastas.

    • Contratem cada músico de apoio como se ele fosse participar de um show

    • Façam o repertório, anotando, em cada música, os instrumentos e os timbres que serão usados em cada música

    • Se no disco for utilizado muitos instrumentos, não utilize-os de uma vez só em todas as músicas. Isto pode deixar o trabalho cansativo. O ideal é que haja nuances entre as músicas, com cestos contrastes instrumentais;


    O mais importanete não é a pós-produção. As coisas têm que ser feitas gradualmente.

    PRÉ-PRODUÇÃO

    • Se você não tem o que gravar, o mais importanet é fazer um repertório;

    • Depois de feito o repertório, trabalhe nos arranjos, anotando tudo o que for preciso, desde os acordes em cifras ou em partituras até possíveis solos. Nesta fase, ainda não há preocupação com ensaios. Esta é a fase de se colocar as idéias básicas para as músicas, diferenciando-as umas das outras, ou até mesmo fazendo um elo entre ambas, se for um disco de caráter progressivo. Esta fase é crucial para o desenvolvimento futuro do trabalho. É nesta etapa que são definidos a quantidade de pessoas que participará do projeto, entre músicos e pessoal de apoio. Geralmente, começa-se os ensaios quando o repertório, arranjos e a quantidade de profissionais estão pré estabelecidos.

    • Antes de começar os ensaios, grave em um gravador digital ou analógico simples todas as músicas, na sequencia certa, com voz e violão. Transforme-as em um CD simples, que servirá de base para o restante da banda, para que todos conheçam a música e não percam tempo aprendendo os acordes nos ensaios. Faz-se necessário também que sejam distribuídas para cada membro a letra da música com suas cifras. É importante que nos papés impressos com as letras estejam descritos quantas vezes a música irá repetir, os locais das convenções, estrofes e refrões (se houver), etc.

    • A partir de agora, começa-se a mexer no bolso. Anteriormente, as únicas despesas foram: gravar vários CDzinhos com o repertório gravado em violão e, se não souberem como gravar este cdzinho, postem que esclarecerei dúvidas; foi gasto com a impressão das letras e só. A despeza para isto não passa de R50,00.

    • Entre em contato com os músicos de apoio, negociando desde já o preço que cada um cobrará.

    • O período de ensaios deve durar entre uma a duas semanas. Mais que isso, o trabalho torna-se inviável para quem quer poucas despezas.

    • Para a galera começar os ensaios, é necessário fazer um cronograma de ensaios. O ideal é que cada música seja ensaiada diariamente. Aí entra um detalhe. É importante que a banda tenha um local de ensaios. Se, infelizmente, a banda não tiver este local, terá de desembolsar uma grana extra para pagar o estúdio de ensaio. O ideal é fazer ensaios diários de quatro horas. É importante que estes ensaios sejam gravados em gravador simples, para que se escutem depois, avaliando a si próprios.

    • Os ensaios podem ocorrer pela manhã e a avaliação dos ensaios gravados em L/R poderão ser à tarde. É importante que NENHUM membro falte a qualquer ensaios. Ensaie com metrônomo. (releia a primeira mensagem que conterá alguns detalhes sobre isto)

    • Em uma semana, seguindo este ritmo, com certeza já estarão afiadas dez músicas, pelo menos. Só então entraremos para a


    GRAVAÇÃO (que poderemos chamar de PRODUÇÃO)

    • Aluga-se um bom estúdio com equipamentos de captação de som que seja dos melhores. Os tracks terão de se gravados em pistas separadas, apesar de todos estarem tocando ao memso tempo. É imprensidível que este estúdio tenha um bom técnico de gravação.

    • Grava-se. Não toque com muita fúria, toque apenas com "pegada". A mixagem será responsavel por boa parte da intensidade musical.

    Bero Vidal
    Veterano
    # mar/06
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    PÓS-PRODUÇÃO

    • Nesta fase, os músicos de apoio já não são necessários. Em primeiro lugar, faz-se a mixagem, retirando todas as sujeiras provinientes de possíveis vazamentos. Alguns preferem deixar as sujeiras e isso fica a cargo do objetivo do trabalho. O mais importante da mixagem é fazer com que todos os instrumentos tenham o nível de intensidade necessário para o crescimento ou leveza da música. É importante que o técnico que fará a mixagem tenha bastante experiência. Exija isto, pois você estará pagando. Acompanhe todo o processo, dando sujestões de como a música deve ser timbrada e quais instrumentos devem sobressair-se.

    • Feito a mixagem, o último estágio é a masterização. Algumas mixagens saem tão bem feitas que o pré-master já vem quase como master. Em todo caso, é muito importante contratar pessoas especializadas nesta área, pois o trabalho será muito mais valorizado. O brilho dos instrumentos estará mais visível. Os decibéis serão padronizados para zero Db. Exija experiência da empresa ou técnico que fará isto para você. Não confie esta etapara para o Sound Forge, como fazem muitas pessoas, querendo economizar um pouco mais, porém comprometendo a qualidade do trabalho.


    Ao meu ver, muito mais que a produção e pós-produção é a PRÉ-PRODUÇÃO, pois é ali que está contido o cerne de tudo que se seguirá. A gravação em um hotel só foi possível porque houve pessoas envolvidas no processo, trazendo os equipamentos necessários para que aquilo ocorresse.

    É isso.
    Espero que sirva pra alguns.

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