Revestimento Acústico

    Autor Mensagem
    Scoth_Pr
    Veterano
    # fev/06


    Olá pessoal...

    Eu sou tecladista, participo no fórum de teclados, e gostaria de saber se vcs podem me passar algumas dicas de revestimento acústico para um pequeno quarto que poderá ser usado como estúdio para minha banda...

    O nosso maior problema é a bateria...ao vivo o baterista toca em um aquário de vidro temperado com a bateria microfonada (mic Shure)... mas nesse quarto-estúdio que estamos improvisando precisamos de um revestimento Eficiente e Barato... Nada de caixinha de ovos ou construção de uma parede a 15cm de distância...

    Espero obter a ajuda de vcs...muito obrigado desde já

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Scoth_Pr
    se você quer só isolar o quarto, vai precisar de materiais de alta densidade como lã de rocha ou lã de vidro. Não são baratos mas ajudam bastante. espumas de alta densidade e EVA são boas soluções também, e um pouco mais baratas. Não se esqueça de vedar muito em qualquer fresta (portas e janelas) com silicone e no caso da porta com borrachas como EVA (que não é bem uma borracha.. rs) ou aquelas de porta de geladeira.
    Um segundo grande problema são os graves, que vazam mais que as outras freqüências. Contra eles você pode utilizar bass-traps compradas prontas ou improvisar você mesmo, colocando, por exemplo, almofadas bem densas dentro de "gavetas" e posicionando-as nos cantos do quarto, de modo a cobrir os ângulos de 90º.
    Dessa forma você pode obter um isolamento satisfatório - nunca 100%, claro. Já o tratamento acústico é outra história, bem mais complicada.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.

    Scoth_Pr
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Muito obrigado pela ajuda...ajudou abstante sim

    Abraços

    has4
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Procure no google e digite 'AUDIO LIST resvestimento', encontrará um outro forum onde há várias fotos e explicações sobre este assunto.
    HASBAND

    tom_delonge182
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Procure no google e digite 'AUDIO LIST resvestimento', encontrará um outro forum onde há várias fotos e explicações sobre este assunto.

    hsuahsaushaushausahsuahsaushaushau

    Hurtrix
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Tom,

    Assim fica mais fácil...

    http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%27AUDIO+LIST+resvestimento %27&meta=

    Ou então...

    http://planeta.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_acustica_mat_3. htm

    kairi
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    UP!

    Pessoal, estou reformando um "quartinho" (2,5m x 2,5m x 2,5m), e pretendo fazer dele um mini home studio, só pra tocar umas paradas e ver uns filmes em um volume alto sem incomodar o quarto ao lado, ou o ser incomodado. Estou bastante preocupado no momento com o assunto "Acústica x Ambiente", pois a prioridade máxima é segurar o máximo de som possível, pois os vizinhos moram logo ao lado, e isso sem perder a qualidade de som do ambiente.

    Eu já tirei tudo o que havia no local, limpei cada cm², tirei toda a tinta e estou estudando qual é o próximo passo a ser feito para iniciar a construção de um ambiente que segure o som (carpete, madeira, massa acríica, revestimento...). Estou fechando uma janela e colocando um Ar Condicionado no lugar. O local tem cerâmica até 1m de altura, em seguida havia é tinta comum.

    Gostaria de saber se, atualmente, as dicas do colega Eder Muchiutti ainda são as melhores, ou tenho outras opções, pois ouvi dizer que eu termos de acústica não existe coisa melhor que madeira própria para tratamento de som, e como o espeço é relativamente pequeno, pretendo fazer o melhor possível para que haja vazamento de som.

    Abraços. ;)

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Eder Muchiutti
    boas dicas.. ms os bass traps nao sao pra tratamento acustico? axo q nao ajudam em nda no isolamento..

    guitarg3
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: guitarg3
    · votar


    kairi
    kara.. pelo q andei lendo isso depende muito do ambiente.. madeira e tapete pelo q eu saiba ajudam a abosorver certas frequencias.. vc as usa qndo alguma frequencia esta sobressaindo sobre as demais..

    e tratamento acustico eh uma coisa e isolamento acustico eh otra totalmente diferente..

    kairi
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: kairi
    · votar


    guitarg3
    e tratamento acustico eh uma coisa e isolamento acustico eh otra totalmente diferente..

    Eu quero os dois, hehe.

    Como eu disse, não quero algo "fino" a ponto de tocar uma orquestra. Quero um ambiente com um som bom, confortável e "macio". O importante é nada vazar.

    ;)

    EDIT

    Bem, quando disse "(2,5m x 2,5m x 2,5m)" estava com uma base aproximada. Na figura abaixo, estão as medidas exatas, e também uma dúvida:

    Será que essa solução será eficiente? Parede > Lã > Vão > Madeira > Tecido.

    http://img693.imageshack.us/img693/3607/projf.png

    Abraços. ;)

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    kairi
    Cara eu trocaria Lã de Vidro por Lã de Rocha com uma densidade maior... uma dica que um professor meu falava sempre:

    Material Duro --> isola
    Material "macio" --> absorve

    Seria legal diversificar os materiais... pois cada um teria uma frequência de resonância diferente ou seja... Pega a parede onde possivelmente ficaria a Tela pra você vê filmes e joga um Painel de Madeira... com Lã de Rocha... na parede o posta você coloca um Revestimento em Pedra Natural não poroza, Santa Luzia, Ardósia... algo resistente pra servi como isolante... e pela "inrregularidade" das pedras criar uma superficie que evite "reverberância" dentro do Ambiente... seria lega tentar quebrar o paralelelismo do Ambiente... tenta criar Painéis com Madeira... em vários tamanho... depois posto um esquema... outro lance legal pra revestimento seria tijolo maciço...

    Não coloque Gesso Nunca... a faixa de ressonância do Gesso é baixa e pra isolar ele precisa de esticadores isolantes e cada um custa R$ 25,00 e vai ter q ser um a cada 60cm (esquece isso é caro) Cuidado com luminárias... use Paflon... com isolante tb...

    No piso é legal o Carpete mesmo que já é absorvente...

    Cuidado com essas Portas... elas podem ser o teu grande problema!!! isola bem os batedores... e "dobra" elas com materiais diferentes... e se for climatizar use Split... Ac de Janela vai vazar tudo... que tu tentou isolar dentro...

    É mais ou menos isso...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Revestimento Acústico