Nipe de Metal com Sax Tenor, Sax Alto e Sax Soprano!

Autor Mensagem
Lugon
Veterano
# out/10


Eu sou tecladista e gostaria de algumas dicas:

* Vocês acham que um nipe formado por um sax tenor, sax alto e sax soprano ficaria interessante? Em minha Banda eu só tenho essa formação...rs!

*Como posso produzir de uma forma interessante o nipe acima, lembrando que o estilo musical seria soul, black e samba-funk.

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

Na sua banda existem 3 saxofonistas?

Não sei se vou conseguir me expressar:
Tenor, tocando a linha tenor.
Alto, tocando a linha "tenor".
Soprano, tocando a linha "alto".

Se for possível, o alto e o soprano tocando uma oitava abaixo!

Pode ser que fique bom dependendo da melodia.

Veja se dá certo, ok?

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


Sim Luiz, são três saxofonistas!
Gostei da dica! Valeu!

Gostaria de saber também se é necessário que os 3 saxofonistas façam vozes diferentes, ou pode ser uníssemo?
Se for interessante separar as vozes, quais eu poderia estar usando para composição desses três saxofones?

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

Essa pergunta fica difícil de responder, pois depende da composição, e nesse caso, "vocês" precisariam ouvir várias outras composições.

-Pode ser uma nota igual (uníssono) e em alturas diferentes, ou não.
-Pode ser um acorde.
-Pode ser um acorde arpejado.

Podem ser tantas variações, e formações quanto se possa imaginar, mas tudo depende da composição e entrosamento dos músicos, principalmente dos sopros.

Outra forma de se montar o nipe, seria deixar o sax alto fazendo a sua própria linha, ou seja, o alto (contralto).
O problema que eu vejo, é o sax soprano nesse naipe, pode até dar certo, mas pode ficar estranho também.
Mas tudo é questão de ajuste de altura de cada instrumento.

Um exemplo de nipe:
BB King - "Midnight Hour"

http://www.youtube.com/watch?v=CHFJJM6mJSs

Obs.: Não se assustem em ver o Steve Ray Vaughan nesse vídeo, pois nesse mesmo show, CD/DVD, chamado de "BB King & Friends - A Night Of Red Hot Blues", ainda aparecem: Albert King, Eric Clapton, Phil Collins, Dr. John, ChaKa Khan, Etta James, a bela Gladys Knight, Billy Ocean e Paul Butterfield (a quem foi dedicado em sua memória o DVD).

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


Luiz

Para você o que seria mais interessante, um sax tenor com dois altos, ou um tenor com um alto e um soprano?

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

Outra pergunta difícil de responder, mas vamos lá:

Eu não colocaria o sax soprano no meio, pois o mesmo tem um som muito peculiar e diferenciado.

E com relação a formação da sua banda, eu passaria o saxofonista soprano para sax tenor. Pois a afinação dos dois instrumentos é a mesma, SIb. Mas caso o sopranista não tenha dificuldade em transportar para Mib, que é o caso do sax contralto, poderia ir também para esse modelo.

Fica a critério do som da sua banda!

A minha preferencia recai sobre os tenores (sax e trombone) como o principal, tendo apenas um contralto (sax ou trombone), e um trompete, ou dependendo do caso dois trompetes.

Um naipe bem simples seria: sax tenor, trombone (tenor) e sax contralto. Pronto, toca-se praticamente de tudo!
Só não podemos cometer o erro de dizer que seria um naipe de metal, pois somente o trombone é da familia de metais, e os sax da família de madeiras, ok!

fran329
Veterano
# out/10 · Editado por: fran329
· votar


Lugon

Olá! 8)

Não vou ousar me intrometer (apesar de estar me intrometendo) nessa conversa sobre naipe, gostei da opinião do Luiz, também acho que ficaria melhor dois tenores e um alto, ou então no caso do trombone.

Nas bandas de Jazz, que usam e abusam de saxofones, não é muito comum vermos o soprano incluído, normalmente tem sax tenor e alto e, é claro, trombone e trompete, talvez até uma gaita cairia bem, mas acho que não vem ao caso agora, já estou sendo muito pentelha nessa história.

Luiz Almeida

Andou fazendo a lição de casa em Luiz?!

Por falar em BB King, um dia desses passou um especial sobre Blues e Jazz no canal Multishow, acho incrível como durante um tempo acabaram quase que esquecendo desse grandes mestres da música, que possibilitaram através do próprio Jazz, o surgimento de outros estilos musicais, como o prório Rock and Roll.

Fiquei triste por alguns momentos, depois de ver que muitos morreram sem terem tido verdadeiramente reconhecida a importância deles para o mundo da música, talvez por serem negros, o que de fato era notório naquele documentário.

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


Luiz Almeida

Achei as suas dicas interessantes! Eu acho que irei eliminar o sax soprano então!

Como é difícil encontrar quem toca trombone, o que você acha dessa formação: Sax tenor, Sax alto e Trompete.

Desde já agradeço camarada!

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


fran329

Eu concordo plenamente com as suas colocações! Infelizmente essa questão absurda de não valorizar o músico devido a sua cor, foi muito cruel com diversos nomes da música mundial!
E digo mais, infelizmente isso ainda não acabou completamente!

Valeu pelas dicas e colocações!!!

Luiz Almeida
Veterano
# out/10 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


fran329

já estou sendo muito pentelha nessa história. 2X..... hehehe

Depois eu posto um vídeo que é mais interessante sobre o BB King, e o que você falou!

Edit.: O vídeo não é sobre o BB King, mas é sobre o assunto que a Fran levantou.

Lugon

Não precisa "despedir" o sax soprano, basta mudar a altura. Se ele puder mudar de instrumento, melhor!

Quanto a outra formação, também é válida.

fran329
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

De nada Lugon, obrigada vc por dar um pouco de movimento a este fórum. Desejo que consiga resolver esta "dúvida cruel" com os saxes e boa sorte com sua banda.

Luiz Almeida

já estou sendo muito pentelha nessa história. 2X..... hehehe
Cuidado! Olha um 38zão não.
E eu vou querer ver o vídeo.

Luiz Almeida
Veterano
# out/10 · Editado por: Luiz Almeida
· votar


fran329

Cuidado! Olha um 38zão não.

Não entendi!!!

O vídeo:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/241871/p3#7114045

fran329
Veterano
# out/10
· votar


Luiz Almeida

Cuidado! Olha um 38zão não.

Não entendi!!!


E se eu puxar o GATILHO, vc entende?
;/

Minow
Veterano
# out/10
· votar


Trio de sax não é naipe de metais, é trio de sax. =P

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329

E se eu puxar o GATILHO, vc entende?

Então é 3 8 tão!

Entendi!

fran329
Veterano
# out/10
· votar


Minow
Luiz Almeida

Oia, tá pegando no teu pé Luiz! Quer que eu te empreste o 3 8 tão?

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329
Minow

"Só não podemos cometer o erro de dizer que seria um naipe de metal, pois somente o trombone é da familia de metais, e os sax da família de madeiras, ok!"

Mas creio que o Minow se referiu ao título do tópico!

fran329

Se tá querendo botar fogo no tópico???

fran329
Veterano
# out/10
· votar


Luiz Almeida

Tô falando pq ele mandou língua -------> =P

Mas é obvius meu caro! Nada, só pra fazer graça mesmo.

Não sou de arranjar confusão (falo sério), posso até começar mas faço questão de por um fim amigável na história, afinal isso é um fórum e podemos precisar da pessoa depois né.

fran329
Veterano
# out/10 · Editado por: fran329
· votar


Voltando ao assunto do tópico....

Sendo naipe ou sendo trio (sem essa de metal por causa do sax's), ainda penso que o soprano não ficaria mesmo legal, o que poderia ser feito realmente era variar, colocar um tenor, um alto e um trompete, isso sim ficaria bacana e acredito que funcione bem com outros estilos.

Por falar em trompete, lembrei-me do JÔ (8* Um beijo do gordo!)

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329

Mas no caso do Lugon, ele já tem o saxofonista soprano na banda, então tem que trabalhar com o que tem!

O mais certo e rápido, é mudar a voz do soprano. Posteriormente é trocar o instrumento, e não o instrumentista!

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


Luiz Almeida
fran329

Eu sei que é meio complexo a criação dos arranjos devido a diversas possibilidades que se possa ter na composição, mas gostaria de uma dica!

O que ficaria mais musical?
Eu sei que cada saxofone e trompete tem a sua afinação, mas pensando pela afinação do piano, seria interessante criar os solos com vozes separadas (ex.: I, III e V) para sax e trompete, ou só separar as vozes só em determinados momentos?

Existe algum intervalo da harmonia que soa mais musical na hora execução dos solos?

Galera, valeu a força!

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

Se for solo, no meu entender, pode ser uníssono, ou seja, todos tocando a mesma nota, mas pode ser que de acordo com a composição, algum instrumento possa ser diferente em algum momento, por exemplo!

Em se tratando de riff (é assim?) pode ser uma variação de acordes, tocados em simutâneo, ou arpejado, ainda caberia a mesma idéia do solo.

Outra idéia, em ambos os casos, seria um instrumento fazendo o principal, aqui até o sax soprano entraria, e o restante fazendo um leve acompanhamento, com ou sem vibrato (acho que é isso).

Cara, existe uma infinidade de idéias, mas não exitem regras, inclusive sons fora do tom, as vezes cabem perfeitamente.

Tem como você postar um som de sua banda?

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329

Naquela foto sou eu.....

fran329
Veterano
# out/10 · Editado por: fran329
· votar


Luiz Almeida

Na do GATILHO? Mas não dá de ver quase nada de vc, só o 3 8 tão. Sou fascinada por essas coisas, um dia praticarei tiro ao alvo, depois de aprender a pilotar avião é claro. Só que não quero aprender para sair matando as pessoas por ai, seria só um hobby mesmo (não a parte de matar viu).

Ah, vc trabalha com essas coisas né?

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329

Se você quiser eu te passo alguns fóruns sobre o assunto!

Nesse ramo, sou apenas esportista! Veja o site do clube que participo:
http://www.adtmmirassol.com.br/

Deixa um alô no "Mural de Recados", só tem doido lá, mas é tudo gente boa, e da mais alta qualidade, tanto como ser humano como atirador.

Lugon
Veterano
# out/10
· votar


Luiz Almeida

Valeu pela dica!

Quando eu conseguir gravar um ensaio, te enviarei ok!

Ei Luiz, você faz parte de alguma Banda e trabalha com música também?

fran329
Veterano
# out/10 · Editado por: fran329
· votar


Lugon

Não consegui te mandar um recado, mas acho que não será problema se eu te responder aqui.

Olá Fran!
Tudo bem com vc?
Você faz parte de alguma Banda?
Qual o seu instrumento musical?
Qual é o estilo musical que mais gosta?
Valeu pelas dicas em meu tópico!
Bj.!

1. Sim, estou bem. E vc? (kk)
2. Não, mas gostaria de fazer parte, ao menos uma banda entre amigos, sem muito compromisso. (minha irmã me mataria se lê-se isso)
3. Apesar de eu ficar fuçando o fórum do sax (que é praticamente a minha casa), toco violão, eu digo que toco né. O pouco que sei sobre sax está mais para teoria, afinal nunca toquei em um, significa então q não sei nada sobre sax, mas gosto de assistir vídeos sobre o instrumento, é uma fixação minha.
4. Eu ouço de tudo, de música clássica até rock paulera, mas curto bastante pop rock, se a música agradar meus ouvidos, não presto atenção em vozes e sim na harmonia e melodia.
5. De nada, estou contente em ter ajudado, se bem que acredito que o Luiz tem mais mérito nisso (ajuda) que eu.
6. 8* Pra vc tb!

Luiz Almeida

Eu mandei o recado Sr. atirador de elite.

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


Lugon

Ei Luiz, você faz parte de alguma Banda e trabalha com música também?

Já fiz parte de algumas bandas, e por vez ou outra faço uns acompanhamentos com guitarra ou violão, raramente toco baixo.

O instrumento de que mais gosto é o trompete, mas desisti de toca-lo por deficiência na embocadura. Já passei por clarineta e flauta, essa última não me agradou.

fran329

Valeu pelo alô!

fran329
Veterano
# out/10 · Editado por: fran329
· votar


Lugon

Ei, já que vc tem uma banda, pq não grava umas musiquinhas e posta pra gente ouvir o som de vcs, talves seria até bom se vc tentasse gravar uma música quem sabe, com os três saxofonistas... vai ver ficaria legal, que tal fazer um teste? Assim a gente vai descobrir se o soprano se encaixaria com os estilos de música que vc e sua banda gosta de tocar.

Luiz Almeida

De nada, pelos comentários vi que a galera é bastante calma mesmo, e obrigado pelo seu comentário também.
Uma coisa em que fiquei pensando, aqui bem que poderia ter uma associação dessas, mato é o que não falta por aqui e espaço tb kkk, acho que as empresas de segurança fornecem curso de tiro, provavelmente, o único clube que tem aqui perto é um de caça, pesca e tiro cujo instrutor é vinculado a PF.

Eita cidade fraca, será que eu terei que ficar rica mesmo pra colocar mais movimento por aqui, as vezes tenho a sensação que ela está regredindo.
Mas uma coisa eu tenho que dizer, sobre uma entrevista que passou na GROBO (chega de merchan), falando sobre um químico daqui... mostraram uma das partes mais esburacadas da cidade, achei engraçado, ficamos parecendo um bando de pobretões e analfabetos (já que divulgaram a taxa de analfabetismo e disseram que metade da população é pobre), mas se vc ver o tanto de Hilux, Cerato, Civic, Passat, Sportage, Fusion, F1000 e Amarok que tem aqui, ficaria de boca aberta, não tem lugar pra estacionar, tem mais moto que bicicleta, fazendeiro e filho de papai por todo o lado, advogado aqui anda é de avião, isso é claro em algumas partes... mas ainda assim aqui é meio sem graça, mas se trouxerem uma loja aqui que caia no gosto do povo meu caro, vira monopólio, principalmente se for supermercado.

Luiz Almeida
Veterano
# out/10
· votar


fran329

Depois que as pessoa conhecem os clubes de tiro, mudam de idéia a respeito do Tiro Esportivo. Nada tem a ver com a violência.

Em Imperatriz:

http://www.fmte.com.br/template.php?pagina=/federacao/clubes_ccpeti.ph p&area=a%20federação&subarea=clubes - CCPETI

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nipe de Metal com Sax Tenor, Sax Alto e Sax Soprano!