trompete desafinado - duvida

    Autor Mensagem
    southbass
    Veterano
    # jun/10


    Olá. Sou baixista e estou começando nos sopros. toco gaita ha 2 anos mas agora to no trompete. comprei um trompete semi-novo da marca sherlter por uma bagatela de 250 reais. tá em estado de novo, sem absolutamente nem um risco. o oleo que veio junto praticamente nem foi usado.

    só que eu tava vasculhando defeitos e naquela peça onde vc apoia o dedão da mão esquerda, aquele pistão móvel, tem um pequeno (meio centimetro de diametro) amassado. gostaria de saber se isso influencia na afinação do instrumento.

    pode parecer bobagem, mas em alguns instrumentos, detalhes mínimos alteram a afinação e tocabilidade. como nunca toquei sopros (fora a gaita), ainda não sopro direito (professor só em agosto) e ainda não mantenho a mesma nota afinada e etc. então surgiu a duvida. alguém? :)

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    southbass

    Acredito que não fará nenhuma diferença esse amassado.

    E não se preocupe se alguém disser que seu trompete está desafinado, é assim mesmo, principalmente os Shelters.

    Dá uma olhada nesse tópico que eu havia criado, espero que lhe seja útil:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/210975/

    Qualquer coisa é só "soprar"!

    Edit: Qual é a afinação do seu trompete?

    southbass
    Veterano
    # jun/10 · Editado por: southbass
    · votar


    Luiz Almeida
    muito bom o seu tópico, já tinha olhado ele. realmente muito útil.

    quanto ao meu trompete, eu comprei este porque como nunca tinha tocado sopro, não sabia como eu me adaptaria, por isso optei por um instrumento bem barato. caso eu 'engrene', certamente comprarei um melhor, no minimo weril.

    meu trompete é em Sib (já estudei muito jazz no baixo e sei que a maioria é escrita para trompetes deste tipo, e o que eu pretendo é tocar jazz [daqui a muito tempo haha. ô instrumento dificil]).
    o bocal é 7C (veio junto, não pude escolher)


    edit: já estava esquecendo de agradecer! obrigado por esclarecer sobre o amasso. realmente achei que não influenciaria, mas é bom garantir né.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    southbass

    Ok, se precisar é só falar!

    Quanto a afinação, se precisar, você só vai utilizar a "volta (pompa) geral". As demais voltas, que ficam em cada pistão/pisto/chave, será muito raro ter que afinar. Aliás eu nem sei afinar por ali....

    Abraços.

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Luiz Almeida
    tá certo, as dicas foram muito úteis!

    outra duvida, cara. vc acha que um trompete tão ruim dificulta o aprendizado?

    abraço

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    southbass

    Eu não diria que seu trompete é "tão ruim". Aliás eu nem falei isso!

    Alguns instrumentos não tem uma qualidade sonora boa, e não tem também uma boa afinação.

    Mas todos servem para iniciar o aprendizado. Salvo quando o instrumento apresenta uma falha que impede que seja totalmente explorado.

    Creio que nos trompetes não deve ocorrer muitas dessas falhas, creio que as principais sejam vazamentos e furos, além da má construção que acaba provocando uma desafinação.

    O aprendizado principal do trompete é uma perfeita embocadura sem vícios.

    O bocal não deve ter nenhuma falha na sua superfície de contato com os lábios.

    Procure não exercer força contra o bocal para emitir o som, ele deve ser soprado com suavidade e sem ser precionado contra os lábios.

    Cuidado quando for tirar os pistões/pistos/chaves para fazer limpesa, elas não são macisas como aparentam, e podem quebrar se cair. Procure marcar a posição de cada pisto, pois não se pode inverter as posições.

    Quando os pistos estiverem emperrando e não quiserem subir após serem precionados, retie-o limpe e lubrifique, inclusive a câmara (ou maquinário). Existe uma "tampa" na parte de baixo da câmara que também deve ser limpa, as vezes a sujeira (baba) que se acumula nessa tampa é que impede que o pisto suba novamente.

    Ok!

    southbass
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Luiz Almeida

    imaginei que fosse bem ruim pelo preço. o timbre dele me parece meio fechado, mas deve ser apenas meu ouvido desacostumado com o instrumento.

    quanto à embocadura, até agora não consigo atingir notas mais agudas sem pressionar o bocal e sem fazer muita força, mas acredito que isso vá se resolver facilmente com a a ajuda de um professor, que pretendo contratar em breve.

    no mais, acho que estou indo bem. cada dia descubro macetes novos de embocadura, mas é claro que estou desenvolvendo muitos vicios errados por não ter um professor por enquanto.

    obrigado mais uma vez
    abraço

    NATHAN-EWI
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    meu trompete é em Sib (já estudei muito jazz no baixo e sei que a maioria é escrita para trompetes deste tipo, e o que eu pretendo é tocar jazz [daqui a muito tempo haha. ô instrumento dificil]).
    o bocal é 7C (veio junto, não pude escolher)


    Jun de 2020 - 10 anos depois, e aí?
    como está no tumpet?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    NATHAN-EWI
    Jun de 2020 - 10 anos depois, e aí?
    como está no tumpet?


    A essas alturas ele deve de estar dando aulas....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a trompete desafinado - duvida