Campo harmonico escala menor

    Autor Mensagem
    rm_marcello
    Veterano
    # fev/10


    Uma vez conversei com um cara que fez faculdade de musica e ele me passou o campo harmonico da escala maior dessa maneira:

    os graus

    I, III e IV grau são tonica ou estaveis.
    II e IV são subdominantes ou semi-instaveis.
    V e VII são dominantes ou instaveis.

    Essas são as funções que cada grau desempenha. Sendo que um grau pode ser substituido por outro de mesma função dependendo do caso.

    Também disse que notas pode se usar em cada grau:

    Imaj7, 9, 6
    IIm7, 9, 6, 11
    IIIm7, 11
    IVmaj7, 9, 6, #11
    V7, 9, 13
    VIm7, 9, 11
    VIIº, 11

    E isso se mostrou muito util. E se mostra a cada dia mais util.
    Mas tenho algumas questões que peço que alguém me ajude:

    No caso de um acorde de função dominante eu sempre tenho que usar as notas do tritono? (pois é isso que me parece)

    No caso de um acorde de função subdominante eu não devo usar as notas do tritono ao mesmo tempo? (Pois me parece que as usando o acorde passa a parecer um dominante)

    E no caso da escala menor? O que dessas relações mudam e o que se mantem? Por exemplo: O grau Im7, o IIImaj7 e o VImaj7 tem função estavel? (Pois não me parece, mas eu não sei como ficaria)

    Também queria perguntar se as escalas menor harmonica e menor melodica são escalas que só são usadas na função de tensão da escala menor. É isso? A menor melodica tem dois maiores com setima menor, posso usar os dois no lugar do V7 da escala menor? E substituir eles pelo V7 da escala maior? (espero que essa pergunta tenha a capacidade de produzir sentido)

    E também gostaria de saber, caso alguém saiba me responder, como se analisa harmonicamente o blues maior? Seria um acorde dominante modulando uma 5a e depois uma 4a, uma 5a depois uma 4a sem jamais usar as outras funções? Assim como o blues menor faz o mesmo com uma subdominante?

    Se puderem responder eu agradeço muito!

    horwatich
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Existem muitas maneiras de raciocinar...cada músico tem um metodo diferente e no final música é gosto mesmo. Minha praia é rock e heavy metal, mas estudo um bocado de jazz e bossa e raciocino basicamente da seguinte forma.
    Primeiro você deve saber quais são suas notas alvo, essas são a tríade básica do acorde, depois você tem as notas da pentatõnica básica, tônica terça quarta quinta e sétima para acordes menores e tônica segunda terça quinta e sexta para os maiores, depois você tem os semitons que vão variar dependendo do campo harmônico ou do modo, aí também depende de como você raciocina. Isso pensando em rock que depende de dirtorção e portanto devemos evitar as dissonâncias.
    Ja na bossa e no jazz você pode raciocinar com tríades primeiro, depois tétrades (usando a sétima) depois pentatônicas e hexafônicas. As notas que você vai evitar são as que possuem um intervalo de semitom com alguma das notas principais do acorde. Nesse caso também você deve pensar na função do acorde na harmonia da música (no rock as funções dominantes subdominantes e tônicas são um pouco menos evidentes) então você pode agrupar acordes da mesma função e pensar na tríade de qualquer um deles para repouso, embora a tríade do acorde principal ainda soe mais sólida...por exemplo, no CH de C maior A menor e C maior tem a mesma função, então você pode pensar nos dois simultaneamente, onde um entra entra o outro.
    O blues maior são vários acordes maiores dominantes e você pode raciocinar da mesma maneira para todos. Pense no acorde maior com sétima menor, no qual você também pode usar a quarta aumentada e a terça menor junto ao acorde. Pentatônicas vão muito bem aqui e o quarto grau da escala melódica também.

    Esse é um assunto que vai longe mas espero ter ajudado.

    rm_marcello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Eu penso de uma maneira parecida com a sua horwatich! O que difere acho que esta ligado ao fato de nós dois termos gostos musicais diferentes.
    Eu uso uma pentatonica no grau IV, duas pentatonicas no grau VI e 3 pentatonicas no grau II.
    No grau I eu eso a pentatonica do acorde maior que existe nele e também a pentatonica do acorde menor que existe nele. E no grau IV a mesma coisa só qe com uma notinha a mais.
    Nos graus VII e V eu ainda não estou muito satisfeito com a maneira que trato eles. Só uso as notas do campo harmonico indicadas em cima e as vezes uso a escala diminuta em cima deles.
    E eu também acho lindo usar todos os semitons que estão antes do acorde.

    horwatich
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Tente o usar o mixo com quarta aumentada no grau V e o relativo no grau VII... eu uso também a escala natural sem a quarta no grau V e sem a segunda no grau VII, evito as escalas dom dim e dim dom , acho difícil fazer melodias com elas... mas na guitarra se eu tenh odúvida usa a boa e velha pentatônica.

    rm_marcello
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Acho que nem é questão de ser mas facil ou dificil não cara.. Acho que é questão de gostar ou não do que sai.. Cada escala, penso eu, tem um certo tipo de sonoridade (ou sonoridades). Algumas com uma sonoridade mais comum e outras com sonoridade mais estranha.
    Eu gosto muito de dissonancia. E dai gosto muito da dim dom, dom dim. Vc acho que me disse que evita as dissonancias. Então acho que não deve gostar do som da dom dim. Não é que vc tenha dificuldade de usar ela. Vc simplesmente não consegue tirar um som não dissonante dela. O que creio ser praticamente impossivel.

    horwatich
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: horwatich
    · votar


    Deve ser isso mesmo...e o fato de eu ser guitarrista. O pessoal do forum devia postar as opiniões aqui também...

    LeandroP
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Mesma pergunta do forum de guitarra:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228065/p0#6628881

    Mesma pergunta do forum de teclado:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227934/p0#6626638

    Vai perguntar em todos os fóruns?

    °.°

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Campo harmonico escala menor