CMPB (Conservatório de MPB) Curitiba

    Autor Mensagem
    blonski
    Veterano
    # fev/10


    Hoje estou feliz, consegui uma das 9 vagas do Conservatório de Música Popular Brasileira (CMPB) de Curitiba. Super concorrido. Acordei às 4 da madrugada, cheguei lá pouco depois das 4:30, já tinha umas pessoas na fila, teve uns que chegaram às zero horas. Eu peguei a vaga nº 3 de Saxofone e também outra de Teoria. Agora tem teste de nivelamento na teoria e tocando o Sax para ver que nível de turma eu entro.
    Alguém aí já fez destas provas, sabe o que pedem ?
    Sinto que agora a coisa, vai, porquê com o Instrumento está tudo ok, as palhetas, acho que estou chegando perto de escolher uma. Boquiha, nem vou pensar nisto por enquanto. Agora aquela peça fundamental que fica entre a correia e a palheta, é justamente aí que tem que mudar e fazer os ajustes !

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    blonski

    Cara, meus parabéns.

    Você não sabe a felicidade que eu tenho quando vejo uma pessoa ingressando na música, principalmente de forma séria (estudos).

    Não sei o que pedem nos testes, mas não se esforce, pois é um teste para saberem o seu grau de conhecimento, eu acho, então se você mostrar mais do que sabe pode acabar se dando mal.

    A peça a que você se refere agora é que vai engrenar....

    Boa sorte.

    blonski
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Obrigado, li um livro de teoria inteiro umas quatro vezes, juntando com mais o que eu sabia, muito pouco usei, pois caiu prova oral de ritmo e solfejo. Professor no piano, tocava uma melodia, e eu repetia dentro do tempo. Ou dava um ritmo, tipo partitura de tambor, de uma só linha. A melodia foi solfejo lendo na partitura, e repetindo com a voz, o que ele tocava no piano. Basicamente ele ouvia com muita atenção se eu estava no ritmo certo, se as notas tinham a duração correta. O professor comentou se eu cantava alguma coisa, se já havia feito canto, eu disse que não. Ele muito simpático, falou que eu estava perdendo tempo, que deveria fazer...Bom, matrícula feita no Curso de Teoria Ritmo e Som II-Adultos. Amanhã a prova é com o Saxofone..., não vejo a hora...

    Endurance
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    blonski
    Eu também consegui me inscrever pro conservatório, mas pra guitarra...
    E você deu sorte, chegou na fila as 4...eu cheguei as 2:30 e já tinha uns 40 nego na minha frente aHUAhuaUHAu

    blonski
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Pois a turma estava comentando hoje, canto, guitarra e piano, o pessoal chega no dia anterior.

    VMSA
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Parabéns por teres conseguido entrar...

    Muito bom..

    Eu aqui em portugal no zona onde moro nao tem escolas de sax infelizmente...

    Por isso estou tentando aprender sozinho...

    Está dificil...

    No outro forum disses te me que deveria começar com palhetas 1.5, e a marca qual será a melhor?? Eu estou a usar 2.5 vandarem...

    Quais são as musicas que aconselhas para começar a tocar?? é que é mt dificil arranjar partituras...

    Abraço e Parabens mais uma vez

    blonski
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: blonski
    · votar


    VMSA Obrigado, olha, aqui mesmo no fórum:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/226416/

    tem uma partitura que eu transcrevi de piano para saxofone tenor em formato de tab, acaso, o tenor seja o sax que você toca, é só juntar com o dedilhado do seu sax. Neste link tem inclusive a música original, para ouvir e tocar junto. Aconselho músicas bem lentas, para dar tempo de ir memorizando as notas sem pressa. Depois parte para músicas mais rápidas. Da palheta falo lá no teu outro post. Sucesso !

    VMSA
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Como tu transcreves partituras de piano para sax?

    E o que é dedilhado??

    É que as vezes as ha palavras que se dizem ai no brasil e em portugal nao se diz.

    blonski
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Assim : http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/226196/

    Isto é digitação de um saxofone :

    http://www.explicasax.com.br/ftp/artigos/digitacao_basica_saxofone.pdf

    Creamy Mule
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    parabéns, cara.
    se dedica agora : )

    Você não sabe a felicidade que eu tenho quando vejo uma pessoa ingressando na música, principalmente de forma séria (estudos). [2]

    blonski
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Creamy Mule Obrigado !

    Hoje fiz a prova de nivelamento de saxofone no CMPB (Conservatório de Música Popular Brasileira), toquei Biquíni de Bolinha e um pedaço da Ave Maria, perguntei para o professor a quanto tempo ele achava que eu tocava. Ele falou que devia ter mais ou menos um ano. Por que tinha alguns erros de posição, vícios. Quando contei para ele, que tocava só a 3 semanas, ele falou que levo jeito pra coisa, e que se eu continuar me dedicando o tempo que estou, em um ano, ele vai ter concorrente... He,he,he. Quanta modéstia do professor, Raul Chiqueto, gente fina !
    Entrei no curso de Saxofone Nível II. Mês que vem começam as aulas. Como estou matriculado também no Curso de Teoria Ritmo e Som II, vai ajudar a tocar melhor o Saxofone, pois, aprendendo a ler partituras direito, eu engato a quinta..., já que por hora, eu estou andando em 2º, as vezes dou uma esticada de terceira, mas o "motor" ta pedindo marcha...
    E "vamo" que "vamo", que o som não pode parar!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    blonski

    Valeu cara, que bom que você já toca a um ano.... hahahahaha

    Parabéns e boa sorte, agora só falta postar um som.

    blonski
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    O negócio, e que os microfones para saxofones são deveras salgados... Afinal, no mínimo, deveria eu, enviar um som de qualidade...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    blonski

    Belíssima "desculpa"...... hehehehehehe.

    Quando puder é só postar!

    Um grande abraço e bons estudos.

    blonski
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Que nada, o repertório está melhorando a passos largos, amanhã é a primeira aula no CMPB, finalmente.

    Conhece algum bom microfone para gravar som de saxofone com qualidade ? Pois, os que vi, saem da casa dos 700 a 1.200 dólares... no exterior...

    Não tenho nenhum "ainda"...

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    blonski

    Não conheço nenhum microfone bom, mas lembro de ter visto no ML alguns específicos para sax.

    blonski
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Já está na hora de você, que mora em Curitiba, deixar um pouco de lado, o autodidatismo, e estudar Saxofone de maneira mais séria aprofundando-se nos estudos com profissionais.
    O CMPB ( Conservatório de Música Popular Brasileira ) de Curitiba abriu vagas para aulas de Saxofone.

    É uma ótima oportunidade, não durma no ponto. Chegue de madrugada, é somente no dia 07/07/2010 ! Quando entrei no CMPB, cheguei às 4 da madrugada, e já tinha um monte de gente na fila, uns chegaram às 23 horas do dia anterior, haviam apenas nove vagas, das quais eu peguei a terceira. As vagas são super concorridas. Aconselho matricular-se em Teoria Musical além de Saxofone, na hora de pegar a senha, já pede junto. Vai abrir um leque enorme de possibilidades, e o aprendizado será mais acelerado e completo. Pois é necessário saber ou aprender a ler partituras.

    O recado está dado !

    NÚCLEO DE SOPROS E TEORIA - Professor Raul - Saxofone.

    http://www.icac.curitiba.org.br/Multimi ... 20cmpb.pdf

    http://www.conservatoriodempb.blogspot.com/

    Sucesso !

    john_barba
    Veterano
    # set/12
    · votar


    alguém manja se a carteirinha do CMPB é valida pra meia-entrada em cinema e shows?

    john_barba
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ok

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original