Saxofone, instrumento transpositor ?

    Autor Mensagem
    blonski
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: blonski


    Me explica isto, hoje eu peguei uma partitura do Elvis Presley, Love Me Tender, com Clave de Sol para piano e canto.
    Então como não sei ler partitura direito, peguei a tabela de digitação do Saxofone Tenor Yamaha YTS 62 que eu mesmo coloquei os nomes das notas musicais por escrito em cada uma das posições utilizando para isto uma tabela com a digitação de um piano.
    Então com base nisto eu escrevi o nome das notas na partitura do Elvis Presley, e fui catando nota por nota, até que saiu a música, porém no ouvido parece mais agradável e correto, tocar abaixo da nota que está realmente na partitura de canto e piano.
    Por que será, é a tal da transposição ? por exemplo o dó central do piano que eu transcrevi para a digitação do saxofone, com clave de sol está num traço extra, logo abaixo da pauta, e corresponde com os 3 dedos de cada mão fechado mais o mindinho da mão direita naquela última chave lá na curva do sax, que eu não sei o nome.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    O seu sax é um tenor, logo está afinado em Si bemol.

    Qualquer partitura que esteja no tom natural, isto é, não esteja trasnportada para uma afinação (Si bemol, Mi bemol, Fá, etc...), você deverá fazer essa transposição "mentalmente".

    Aprenda a tocar as notas como está no manual do seu sax, sem comparar com outros instrumentos.
    Se está escrito que o Dó deve ser feito com os tres dedos da mão esquerda e os tres da mão direita mais o dedo mínimo dessa mão, então é assim que deve ser feito, mesmo que o som emitido não seja o Dó.

    Veja como fazer a transposição para o instrumento em Si bemol, mais acima tem um post com a transposição para instrumentos em Mi bemol:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/204682/#5865707

    Treine primeiro o manual do seu sax, depois treine com um método sem transporta-lo, depois pegue uma partitura transportada, só depois comece a fazer a transposição.

    Boa sorte.

    blonski
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Luiz Almeida


    Obrigado, no manual, tem a digitação, que escrevi o nome de cada nota musical na pauta com clave de Sol, memorizei todas as posições das notas, e sustenidos ou bemol. Sei onde está cada uma das notas no Sax, o que hoje ajudou um bocado, fui mais longe, utilizando mais agudos e mais graves, sustenidos, etc. Perguntando de uma outra forma então, uma partitura para piano, dá para tocar no saxofone, diretamente conforme as notas estão escritas ? Porque meu ouvido está falando que tenho que tocar fora do que está escrito...

    Vou ler o post de seu link agora !

    Este link aqui : http://www.weril.com.br/escalas/Saxofone.pdf Está como o que eu fiz, embora não tenha visto antes, a única diferença é que falta nesta digitação do link o Fá sustenido presente no Yamaha YTS 62.
    Ainda bem que está correto, imagina estudar em cima de uma coisa errada.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    blonski

    Perguntando de uma outra forma então, uma partitura para piano, dá para tocar no saxofone, diretamente conforme as notas estão escritas ? Porque meu ouvido está falando que tenho que tocar fora do que está escrito...

    Não dá para tocar uma partitura de piano no sax, tem que transportar.
    No seu caso, o sax estará um tom abaixo que o normal do piano.

    Se você digitar um dó, o piano para te acompanhar terá que tocar um Sib, que é a nota que você estará emitindo.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Luiz Almeida


    Então é só eu tocar uma nota acima da que está escrita na partitura de piano, por ex: Na partitura a primeira nota é um Ré, então tasco um Mí no Sax ?

    E quanto tiver um Lá sustenido na partitura do piano, mando um Mi no Sax ou um Dó ?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Veja bem, no inicio dos estudos toque todas as notas como elas estão escritas. Se estiver escrito um Dó, "digite" um Dó. Esqueça o som produzido.


    Então é só eu tocar uma nota acima da que está escrita na partitura de piano, por ex: Na partitura a primeira nota é um Ré, então tasco um Mí no Sax ?

    Sim, isso mesmo, sempre leia na transposição uma nota acima.


    E quanto tiver um Lá sustenido na partitura do piano, mando um Mi no Sax ou um Dó ?

    Acho que você não leu o link que eu te passei sobre a transposição, né????
    Se você ler um Lá, toque um Si. Mas se o Lá tem um sustenido, toque o Si também com um sustenido. Claro que o Si sustenido é um Dó.

    Caso queira a trasposição de Sib:
    - Em qualquer clave (Sol, Fá, Dó): quando se lê um Fá, toca-se um Sol, e assim por diante, sempre aumentando uma nota.
    Em relação aos acidentes:
    - Clave sem acidente: adiciona 2 sustenidos.
    - Clave com sustenido: adiciona mais 2 sustenidos.
    - Clave com 2 bemóis ou mais: retira 2 bemois.
    - Clave com 1 bemól: retira o bemol e adiciona 1 sustenido.
    Acho que é isso, se tiver algo errado é só corrigir.


    Ok?

    blonski
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: blonski
    · votar


    Luiz Almeida

    Obrigado ! Agora acho que entendi, ficou mais claro, no link tava meio difícil de entender na primeira lida, quanto as notas ok, aumenta uma, quanto aos sustenidos, meio loco isto. Uma partitura de piano com Clave de Sol e sustenido no Fá da 5º linha, torna todas as notas Fá de todas as oitavas sustenidas, logo o Fá vira um Sol, "masssss" tem o sustenido no Fá junto a Clave de Sol, então no final, fechando a conta e passando a régua, vai virar um Lá sustenido !?
    -----
    Numa partitura de piano, e quanto a Clave de Sol, sem sustenidos ou bemol, e as notas individualmente também não tiverem sustenidos ou bemol, este negócio de adicionar dois sustenidos, porque a Clave não tem nada, os dois sustenido adicionados, valerão então para todas as notas de todas as oitavas ?
    =========
    Posso afirmar ? Que :

    Para simplificar nas escalas com sustenidos (#) basta tocar a escala correspondente em bemol(b)
    Ex: fá# = solb e la# = sib.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Luiz Almeida
    · votar


    blonski

    Uma partitura de piano com Clave de Sol e sustenido no Fá da 5º linha, torna todas as notas Fá de todas as oitavas sustenidas, logo o Fá vira um Sol, "masssss" tem o sustenido no Fá junto a Clave de Sol, então no final, fechando a conta e passando a régua, vai virar um Lá sustenido !?

    Isso é transposição!

    Você lê a armação da clave. Tem um sustenido, só pode ser na linha do Fá. Isso quer dizer que o tom dessa armação de clave é Sol.
    Para você transportar essa armação com um sustenido, deve acrescentar mais dois sustenidos na armação, ou seja, um no 3° espaço do Dó, e um no 1° espaço suplementar superior do Sol.
    Uma clave com 3 sustenidos o tom será o Lá.

    EDIT:

    Ficaria assim:
    -Leu Dó, executa um Ré.
    -Leu Ré, executa um Mi.
    -Leu Mi, executa um Fá que é sustenido, está na clave esse acidente.
    -Leu Fá, executa Sol. O Sol tem um sustenido, porque fazendo a transposição será acrescido na clave esse acidente.
    -Leu Sol, executa um Lá.
    -Leu Lá, executa um Si.
    -Leu Si, executa um Dó. O Dó será sustenido por causa do acidente na transposição.

    Aconselho a você estudar as primeira páginas do BONA, pois explica a armação das claves.

    Vou deixar assim e depois eu completo, pois vou precisar sair.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    ....continuando:

    O que te aconselho é não pensar em transposição, e sim estudar o manual (digitação) e métodos para sax.

    Você precisa aprender a montar uma clave, estudar o ciclo de quintas e estudar também as escalas.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Numa partitura de piano, e quanto a Clave de Sol, sem sustenidos ou bemol, e as notas individualmente também não tiverem sustenidos ou bemol, este negócio de adicionar dois sustenidos, porque a Clave não tem nada, os dois sustenido adicionados, valerão então para todas as notas de todas as oitavas ?

    Sim, esses dois sustenidos adicionados valerão para todas as notas a que eles correspondem.

    Existe uma regra para a colocação dos acidentes na clave (ciclo de quintas).

    A clave não tem acidente, coloca-se dois sustenidos, um no Fá e um no Dó.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Luiz Almeida


    Hoje a tarde toquei Love Me Tender do Elvis Presley no Sax Tenor, e ficou legal. A princípio, estava tocando dó num trecho, mas o ouvido pedia o dó sustenido, foi o que fiz, e ficou redondo, agora li a sua explicação, e acho que fiz direito a transposição, com base no que você explicou, muito obrigado !

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    Qual é a tonalidade da música Love Me Tender do Elvis Presley para o piano?

    Eu sei que é praticando que se aprende, mas procura não fazer as transposições agora.

    Aprende um pouco de teoria primeiro.

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Sei um pouquinho de teoria, não muito, mais está ajudando, agóra no início de fevereiro vou me matricular em aula de Saxofone. Na partitura, o andamento é moderato lento, e a tonalidade acho que é Sol maior, Tem uma clave de Sol com sustenido no Fá, a primeira nota é Ré e a última é si, a música parece modular em torno do Sol. No mais, a música já está na cabeça.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    blonski

    com sustenido no Fá

    A tonalidade é Sol, no seu caso basta transportar essa tonalidade para o Lá.
    "Uma clave com 3 sustenidos o tom será o Lá."

    Se houver algum acidente no transcorrer da peça, é só aumentar a nota e continuar com o acidente.
    Ex.:
    Leu Do# > executa Ré#
    Leu Ré# > executa Mi# = Fá
    Leu Sol# > executa Lá#
    Leu Lá# > executa Si# = Dó

    Se por um acaso você ler:
    Fá bequadro, execute Sol.
    Leu Si bequadro, execute Dó.
    Leu Mi bequadro, execute Fá.

    Poderá encontrar:
    Si#, execute Dó## = Ré.
    Mi#, execute Fa## = Sol.

    Cara, isso me deu um nó na cabeça...... chega!

    blonski
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Luiz Almeida He,he,he Obrigado, é bom para os neurônios dar um nó de vez em quando. Aqui está a partitura que eu fiz a transposição para Saxofone Tenor, com base no que você me ensinou, mas um pouco que peguei por aí, mais um livro antigão que tenho aqui: Teoria Elementar da Música do Osvaldo Lacerda.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/15/226416/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Saxofone, instrumento transpositor ?