Flauta Doce pra quem vai aprender Sax Tenor

Autor Mensagem
has4
Veterano
# dez/09
· votar


blonski, what's the price, man?

É totalmente novidade pra mim! Vou procurar saber mais sobre este instrumento XAPHOON. Gostei do red e do green! O som é sim encorpado, mas está mais para clarineta do que para Sax Tenor, acho!
.
.
.

brincadeirinhas on:)
Seria o nome do inventor deste instrumento: ? rsrsrs .
O Clinton deve ter ensinado a Monica ou vice-versa!
brincadeirinhas off:)

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


has4 O preço varia de US 52,00 — 56,00 até U$ 86,00 nos USA.


Hoje bem cedo, fui a uma fábrica vazia e mandei ver com o Xaphoon, depois de uns 20 minutos começou a sair uma ou outra nota melodiosa, bastante agradável aos ouvidos, um ou outro vibrato, mas estava sentindo dificuldade com a palheta Rico 2 1/2 de Sax Tenor, que veio junto com o instrumento. Então fui a uma loja de música e comprei Palhetas Vandoren Java Red 1 1/2 para Sax Tenor, que casou perfeito com o Xaphoon, para meu gosto, e mais outras, 2, 2 1/2 e outra sobressalente de 1 1/2,que gostei muito para minha preferência por um som aveludado. Comprei também protetor de borracha para colar sobre a boquilha para amortecer a vibração nos dentes superiores que chega a vibrar até os ossos da face e do crânio em algumas notas.
Fui para casa da minha cunhada e no banheiro, sem que ninguém me vise entrar, comecei a tocar uma musiquinha com o Xaphoon, e quando saí, todos acharam que era um saxofone. Fiz de propósito, para ver a reação dos ouvidos das pessoas sem ver o instrumento.
Toquei hoje o Xaphoon o dia todo, e tirei várias e várias músicas, "de ouvido". Agradabilíssimo de tocar, muito agradável o som e timbre, variando do forte e encorpado, para o pianíssimo.
Recomendo com toda certeza.
Quanto ao som de saxofone ou de clarineta, notei que conforme a embocadura, muda o timbre entre saxofone ou clarineta.
Minhas dicas são, para trocar a palheta por uma de melhor qualidade, 1 1/2, por que este instrumento requer maior pressão para tocar, o com a palheta 2 1/2, é bem pesado para quem está começando, já com a palheta 1 1/2, é um som mais suave no início, com possibilidade de subir no decorrer da nota musical. Outra dica e colar um protetor de borracha na boquilha, para proteger os dentes superiores e acabar com a vibração sonora.
No mais, é prática. Teve um saxofonista que pediu para tocar na loja, e achou difícil, minha mulher tentou assoprar, e teve certa dificuldade para produzir algum som. Vai do jeito e do tempo...
Para quem tem um ouvido apurado, vai adorar, para quem lê partitura, talvez estranhe a posição dos dedos que é diferente.
O bacana é a sonzeira que sai de um instrumento que praticamente cabe no bolso.
O pessoal da loja ficou impressionado com a sonoridade da tal "flautinha", tanto que anotaram o nome e site, para possivelmente importar. Tinha um músico tocando sax, no fundo da loja, e quando toquei um pouco o meu instrumento para checar o timbre da palheta que hidratei e estava comprando, o que ouvi, foi o som de saxofone saindo do meu Xaphoon Pocket Sax, tão encorpado quanto o saxofone no fundo da loja.
Estou muito contente com este novo instrumento musical agradabilíssimo !

fran329
Veterano
# dez/09 · Editado por: fran329
· votar


Meninos, gostei, nunca havia ouvido falar desse Xaphoon antes, mas vcs já encontraram algo sobre esse instrumento, como um sistema de digitação próprio para ele (caso ele tenha né, e provavelmente tem), vcs acham que teria mais facilidade em aprender a tocá-lo um flautista ou saxofonista? Ou depende?

Gostaria de saber a opinião dos dois, uma vez que são muito mais experientes do que eu!

E pelo visto, a tendência será a de esse pequeno instrumento conquistar tantos fãs quanto um saxofone.

blonski

Vc comprou o Xaphoon, ou só experimentou mesmo?

Continuando aqui, é, vc disse que o som dele é mesmo parecido com o de um sax, pelo que eu pude ver o Xaphoon vem em dois modelos, o de "bamboo" (afinação em Bb e C) e outro que parece ser um tipo de plástico endurecido o "pocket sax" (de diferentes cores, porém, todos com afinação em C), e que foi o modelo no qual vc tocou.

Vc acha o som do modelo "pocket sax" mais parecido com o de um Sax Tenor, ou acredita que o de "bamboo" (em Bb) esteja mais próximo por causa da afinação que é a mesma do Tenor, ainda que não tenha experimentado ele?

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


fran329 aprender a tocar o Xaphoon vai do tempo dedicado ao instrumento. Tanto o Flautista como o Saxofonista depois de um tempo de adaptação vão tirar boas músicas, inclusive com as partituras próprias para Xaphoon ou para Flauta Doce.
Sim comprei o Xaphoon Pocket Sax.
O que comprei é de ABS e segundo o próprio fabricante não tem diferença sonora entre o de bambu e o de ABS.
O Som é de saxofone, as vezes clarinete conforme a embocadura. A palheta é de saxofone tenor, o grave do Xaphoon não chega a tanto como um Tenor, mas é bastante agradável.
Quanto as outras afinações, aí somente as de bambu, por enquanto.

has4
Veterano
# dez/09
· votar


blonski
Já tentou tirar no Xaphoon aquele tradicional som rouco dos saxofones, timbre comumente usado nos solos de rock'n'roll? Procurei nos Mercados Livres da vida e não o encontrei. Quero experimentar um algum dia, e isso, se os lojistas deixarem! rs

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


has4
Sim , o som rouco sai quando cantarola uma vogal junto com o sopro, daí quebra a frequência e o som fica rouco ou rasgado.

http://www.youtube.com/watch?v=xB41sX1ld3g

Ainda não sou eu, mas chego lá !

has4
Veterano
# dez/09 · Editado por: has4
· votar


Li o comentário assim: "This is the guy who invented the instrument.". Seria este cara realmente o inventor do XAPHOON?

De tabela, aprendam a fazer um instrumento!

http://www.youtube.com/watch?v=j3Wnx2VYZq8&feature=related

blonski
Veterano
# dez/09 · Editado por: blonski
· votar


has4
Este do vídeo que você enviou, eu já tinha, é ele Brian Lee Wittman, que inventou o Xaphoon !
Por mais de 25 anos ele fabrica este instrumento de bambu em uma ilha do Hawaii, passou dos 40.000 instrumentos e agora tem a versão de ABS. Tudo começou porque uma criança ouviu ele tocando saxofone, e respeitosamente pediu se poderia fazer um menor para ela, pensou, por que não ? ... o tempo passou e o resultado é o Xaphoon.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Flauta Doce pra quem vai aprender Sax Tenor