Me deem algumas dicas para comprar um saxofone.

    Autor Mensagem
    PFelipeIce
    Veterano
    # nov/09


    Olá, gostaria de algumas dicas para comprar um saxofone. Meu pai nunca teve a oportunidade de estudar música, mas ele disse que gostaria muito de tocar saxofone, então vou começar a juntar um dinheiro pra comprar um para ele. Queria saber sobre boas marca para iniciantes, com bom preço. Queria também saber sobre os tipos de saxofone e qual seria mais adequado para ele.

    Valeu, até mais.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    PFelipeIce

    Seu pai é quem deve escolher o tipo de sax que ele quer tocar.
    Não existe melhor sax pra determinada pessoa, cada um define aquilo que quer e se empenha.
    Existem diversas marcas, boas e ruins, pra iniciante qualquer um serve, mas para uso profissional os top's são os mais requisitados.
    Eu não iria de CSR (???), Mitchel, Arena, Suzuki, acho que Shelter também não. Mas isso é opinião minha.

    Dá uma olhada nesse link:

    http://www.sax-br.com.br/

    Boa sorte.

    fran329
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: fran329
    · votar


    PFelipeIce


    Olá, seja bem vindo ao fórum do sax, eh felipe, o luiz disse tudo, o seu pai poderia escolher primeiro qual o tipo de sax ele quer tocar, se é um sopranino, alto, tenor, soprano, barítono... (diria que os mais indicados para ele que quer iniciar seriam o alto e o tenor) bem, só pra ajudar, ou atrapalhar um pouquinho mais vou te dizer umas coisinhas sobre o som de cada sax. Aprender a tocar sax é bom porque, depois que vc aprende a tocar um, sabe todos os outros, lá vamos nós...

    Sopranino - ele é o mais agudo e o menor de todos os saxofones, muitos dizem que ele parece um cachimbo, e parece mesmo, a afinação dele é em Fá ou Mi Bemol.

    Soprano - é o segundo mais agudo da família dos sax, pode ser reto, mais tradicional e com afinação em Si Bemol, ou curvo, afinação em Mi Bemol e que muitos confundem erroneamente com o sopranino. Depois do sax alto e do tenor, é o que muitos saxofonistas utilizam. O Kenny G, por exemplo, usa mais ele do que qualquer outro sax.

    Barítono - afinação em Mi Bemol tem um timbre mais forte, potente, seu som é mais grave que o do tenor, e é mais utilizado por grupos intrumentais, com sons caracteristicamante erúditos.

    Baixo (Si Bemol) / Contrabaixo (Mi Bemol) - São os maiores da família dos sax, grandes mesmo (metros), possuem um som mais grave (poderoso), menos melodioso, são os menos utilizados, diria até raros, assim como o sopranino.

    ______________________________________________________________________ __________________

    Os mais procurados

    Alto / Contralto - são menores que o sax tenor, tem um som mais agudo próprio para músicas mais populares pode se dizer, axé, pop, rock... e muitos tocadores de jazz não os dispensam.

    Tenor - tem ele afinado em Si Bemol (sib) e em Dó (o chamado "C" melody), é apropriado para vários estilos musicais, em especial para o jazz e o pop (eu particularmente amo o sax tenor, o som dele é mais - lindo -, mais "sedutor", acho o som do sax agudo mais vibrante).

    ______________________________________________________________________ __________________


    Bem, como eu falei no início, os melhores para ele iniciar seriam o alto e o tenor, esclarecendo que o alto, no quesito tamanho, é um pouco menor que o tenor, mais confortável para ser carregado e é menos pesado, mais indicado para pessoas pequenas, mas é só nisso em que o tenor perde para o alto, e pessoas pequenas também se adaptam com o tenor, muitos nem se importam com o tamanho, pois o som dele compensa todo o resto.
    Seria legal se vc, caso tenha acesso direto a computador, procurasse alguns vídeos com os diferentes tipos de sax, tendo o seu pai ao lado, para que ele possa escutar o som de cada um, ao menos os mais indicados (alto, tenor e soprano), e saber qual o som que lhe agrada mais.
    Quanto à marca e preço aí começa a complicar, as que o Luiz citou acima, são menos indicadas, começar com qualquer tipo de sax não significa começar com qualquer marca de sax, dizem que o grande problema está no saxofonista e não no sax, mas nem sempre é assim, sax de baixa qualidade acaba fazendo com que o saxofonista crie "vícios" em relação ao instrumento, a boquilha e a palheta também contam muito. Tem aquela história de que "estou só começando, pra que comprar um sax de marca 'top de linha'", certo, mas deve-se levar em conta que um sax inferior apresenta problemas com maior facilidade, dura pouco, e tem baixo preço no mercado o que significa dificuldades em uma tentativa de revenda. O preço é outro problema porque até os de marca inferior são "salgados" um eagle, por exemplo, é muito difícil vc comprar o "melhorzinho" da marca por menos de R$ 2.000,00 reais.
    Uma marca que está sendo muito indicada por professores de música é a Roland, com a linha de sax Júpiter, seus instrumentos são tidos como intermediário, mas o preço... varia entre R$ 1.800,00 à R$ 7.000,00. O Luiz falou da marca RMV Arena, mas nem todo mundo fala mal dele, muitos gostam até.
    As marcas "tops": a consagrada Selmer com o seu Mark VI, Conn (Conn New Wonder, Conn Lady Face, Conn Naked Lady), Yamanha, Yanagisawa, Keilwerth mais conhecida pelo seu sax Julius Keilwerth, Lenblac (Vito Kenosha), Buescher ( Buescher Big B, Buescher Top Hat and Cane), Martin (Martin Handcraft), Buffet Crampon, King (King Super20, King Zephyr, King Cleveland), e entre outras que não me recordo, não vou nem citar o preço, você pode acabar desmaiando.

    Se você der uma procurada, pode acabar encontrando um sax alto Yamaha Yas 23, novo, acho que ele ta mais em conta, talvez ache um por menos de R$ 5.000,00 mil (nossa), não sei, ou então compra um Júpiter para o seu pai. Tem um sax chamado Selmer Bundy II, mas é da Selmer americana (estudo) e não da francesa (profissional), dizem ser um bom sax (preço de R$ 2.000,00 à R$ 5.000,00). Se optar por um usado procura os de melhor marca, Yamaha mesmo, Conn, Julius Keilwerth, King, Vito... se tiver sorte pode até encontrar eles por um preço acessível, mas investigue a procedência, se não é roubado, o estado de conservação, se tem arranhões, amassados, vazamentos, se você for comprar pela net peça fotos tiradas de vários ângulos do instrumento para ter certeza que o vendedor não está te escondendo nada, pergunta se tem nota fiscal, pergunte tudo sobre tudo, o que for de direito seu, deixe o cara "tonto" pra não correr o risco de se meter numa furada.

    Outra coisa, boquilha, as melhores são das marcas Vandoren, Selmer, Barkley, Dukkof, Otto Link, Beechler; palheta: vai de Vandoren também.

    Affs, desculpe pelo texto extenso, mas é que sax para mim é sinônimo de obsessão, só espero que depois de tudo isto eu possa ter mesmo te ajudado. Um abraço e boa sorte!

    Dá uma olhada no site tritons, talvez você ache algum que lhe interesse. Vlw!

    PFelipeIce
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    fran329, valeu cara. Esse seu texto me lembrou os do penta_blues, um cara famoso lá no fórum de guitarra. Não existe nenhum instrumento bom por até R$1000,00? De preferência os altos/contraltos, tenores ou soprano.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    PFelipeIce

    "Não existe nenhum instrumento bom por até R$1000,00?"

    Sim, existe, mas vai ter que procurar muito, e somente usado.
    Talves algum Weril das linhas mais antigas, antes da Spectra II.

    pianeiro
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    PFelipeIce

    e ai cara ? gosto, cada um tem o seu, de a seu pai a oportunidade de escolha, mostre varias marcas e modelos, com certeza ele vai gostar de algum, forte abraço.

    moc2012
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Fran329,
    Quero registrar que a matéria postada por você há 2 anos e meio, forneceu-me visão necessária para avançar no processo de escolha de sax que estou em vias de comprar. Muito obrigado e um abraço.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    moc2012
    Quero registrar que a matéria postada por você há 2 anos e meio, forneceu-me visão necessária para avançar no processo de escolha de sax que estou em vias de comprar. Muito obrigado e um abraço.


    Ela sumiu... :(

    Mas agradeço por você ter entrado aqui para postar a sua satisfação.
    Boa sorte.

    fran329
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Luiz Almeida

    Ela sumiu... :( Q pena, não!


    moc2012

    Que bom saber que o ajudei... espero que vc adquira logo o seu sax, e seja muito feliz com ele 8)).

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Ela sumiu... :(
    As vezes aparece feito um fantasma...

    fran329
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Luiz Almeida

    As vezes aparece feito um fantasma...

    BUUU!

    Bmacedo
    Membro Novato
    # fev/15 · Editado por: Bmacedo
    · votar


    Pessoal, boa tarde! E me desculpem por reviver o tópic, pois eu não quis abrir mais um para tratar do mesmo assunto!
    Eu sou novo no fórum do sax, já participo do de guitarra! Toco violão e guitarra a um tempo! E agora me decidi por voltar estudar a música para tocar na igreja e devido ao local que eu congrego não tem nenhum sax tenor, me decidi por ele! E eu acho o som do tenor perfeito!
    Minha dúvida é a seguinte estou tendo a oportunidade de comprar um conn international 86M, semi novo! Sem nenhum amassado e marca por 3.500,00, o valor q possuo disponível neste momento! Gostaria de saber se por essa faixa de preço acho algo melhor? Ou este seria a melhor opção??!!
    Muito obrigado pela ajuda!
    Agradeço de coração se puderem me ajudar!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Bmacedo

    Me parece que esse preço está razoável. Já viu em outros sites?

    Bmacedo
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Então eu achei ele mais em sites fora do Brasil, mais sai quase 6.000,00 se fosse para importar fora a taxa!
    É que como não conheço sax assim quais são os bons e tudo mais e não achei nada sobre esse sax então fiquei meio assim!
    E tipo oq eu realmente fiquei em dúvida é se eu acharia um sax tão bom por esse preço!

    andre.silva
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Um bom saxofone, se você pudesse juntar só um pouquinho, compraria fácil um Tenor Yamaha 32 até um 62. Que é sax para toda obra.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Alguem aqui conhece o Sax Harmonics? Tô querendo comprar um sax e o vendedor indicou esse.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Up.

    cl19
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Alguem aqui conhece o Sax Harmonics?
    Não.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Não.
    Nhoin. Valeu.

    L9A
    Membro Novato
    # jan/16
    · votar


    ñ

    Demetrioalx
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: Demetrioalx
    · votar


    Os mais procurados

    Alto / Contralto - são menores que o sax tenor, tem um som mais agudo próprio para músicas mais populares pode se dizer, axé, pop, rock... e muitos tocadores de jazz não os dispensam.

    Tenor - tem ele afinado em Si Bemol (sib) e em Dó (o chamado "C" melody), é apropriado para vários estilos musicais, em especial para o jazz e o pop (eu particularmente amo o sax tenor, o som dele é mais - lindo -, mais "sedutor", acho o som do sax agudo mais vibrante).


    Excelente e praticamente completa a tua explicação, Fran, me foi muito útil! Citei apenas esse trecho da tua postagem mas li todo e anotei várias dicas e marcas.
    Muito obrigado pela ajuda, peguei o gancho no tópico do amigo porque tenho as mesmas dúvidas e já estou pesquisando um bom saxofone para comprar, provavelmente será o alto mesmo, estou vendo alguns vídeos no youtube.
    Abraços!

    IgorAlfa
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    sax para estudante Hoyden, linha mais profissional yamaha e selmer etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Me deem algumas dicas para comprar um saxofone.