Qual o seu saxofone (marca, modelo) e por que ele é especial para você?

Autor Mensagem
fran329
Veterano
# jun/09


Olá pessoal, antes de tudo não tenho um, mas em breve (eu espero) terei o meu, agora quero saber de você que tem um em casa, qual o seu saxofone, qual a marca e modelo dele e por que vc ama esse instrumento maravilhoso?
Esse tópico foi criado especialmente pra vc que ama seu sax então podem falar dele a vontade!!!

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Também não tenho sax.
Já comprei um Barítono, mas não foi pra mim.
Eu gostaria de ter um Tenor, um Weril já estaria de bom tamanho.

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Eu tenho um Alto Conn 18M, gosto desse Sax porque foi meu primeiro saxofone, tenho ele desde os 9 anos de idade, e apesar de não ser top de linha (na época era o segundo modelo mais simples da marca só perdendo pro 16M), hoje ele está velhinho, levemente desplacado (por uso e não por mandar luthier fazer) e está precisando de uma revisão urgente, mas o luthier que fazia a manutenção dele morreu (era um velhinho de 70 e tantos anos que colecionava saxofones e tinha vários modelos raros), mas ele vai ter que esperar até eu ir pro Rio ou São Paulo pra finalmente ter sua merecida revisão.

Até hoje o unico Sax Alto que eu toquei que eu posso dizer que tinha um timbre melhor que o dele, sem sombra de duvidas, foi um Selmer Super Action 80, nem mesmo o YAS-62 que até uns 10 anos atrás era um modelo lendário por ser um dos poucos instrumentos "modernos" capaz de competir com os tops de linha de marcas lendárias como Selmer e Conn. Toquei com esse YAS-62 por quase 1 ano então tive tempo de conhecer bem o instrumento.

Obviamente o Yamaha tinha um acabamento superior, mas não acho o timbre dele melhor que o do meu Conn, acho que estariam emparelhados e qualquer vantagem para um ou pra outro, seria muito mais questão de gosto pessoal do que dos instrumentos em sí. Mas não tem pra onde, o acabamento prateado do Yamaha é a coisa mais linda do mundo, tanto quanto o dourado e realmente é um acabamento primoroso, e um timbre de sonho, mas... o meu Conn 18M tem o timbre que remete muito ao modelo 6M usado pelo Charlie Parker, que pra mim é o timbre dos sonhos.

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Eu tenho um Sax alto Jupiter 567, eu adoro o meu instrumento... Primeiro pq ele eh meu :), depois pq ele eh a realização d um sonho antigo e qd olho pra ele vejo o grande trabalho q desenvolvi para obte-lo, e me alegro por esta vitoria.
Meu professor me indicou ele, pq eh intermediario e eu gostei mtu da indicação.
Qd escolhi preferi o dourado, pq não gosto do envelhecido e nem do Niquelado.
Agora rumo ao Yamaha!

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Fran329
No outro topico vc falou q ainda não toca sax.
Mas vc jah sabe qual instrumento quer, digo a marca e modelo?
De onde vc eh? =]

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Rapz, a gente podia fazer era uma socialização do pessoal do sax no MSN, porque tem tão pouca gente, que seria até fácil.

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


Gude

Pois é Gude, eu ainda não tenho o meu, por isso estou botando quente no trabalho, mas acho que mesmo assim não vai dar, por isso ando fazendo concursos por aí, pra ver se consigo uma vaga porque as coisas não andam fáceis. Bem, não vou dizer queria, vou dizer EU QUERO um sax da Conn, de preferência tenor por causa do som, é bem mais belo, questão de estética não é muito comigo então prefiro um envelhecido pois acho charmosão mas assim como vc também gosto dos dourados agora o modelo eu ainda não sei bem. E se eu não conseguir compra um Conn, eu compro um Júpiter, do mesmo modelo do seu pois também é muito indicado em outros fóruns.

Ah e antes de esquecer, sou de Imperatriz do Maranhão, aqui o pessoal chama de itz ou imperosa, outros dizem que é a segunda cidade da pistolagem ou que não me agrada nem um pouco mas é até engraçado, apesar de que a maioria dos criminosos que são pegos aqui serem de outras cidades !!! E por aqui tem poucos saxofonistas, escola de música só conheço uma, e não tem aula de sax, só pra vc ter noção da gravidade.

nichendrix

Vc tem razão, acredito que deva ter até alguns grupos do windows live ou outros, destinado aos "amantes do sax", temos que dar uma olhada, ótima ideia sua.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

Meu pai mora aí em Imperatriz desde o ano passado, eu não moro tão longe tb, moro em Teresina. Entra en contato comigo por MP, pq eu devo visitar ele agora no meio do ano e não conheço ninguém aí, e acho q ele só conhece o pessoal do trabalho dele, então vou ficar sem saber o que tem de bom na cidade.

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


nichendrix


Bem nichendrix, eu moro em imperatriz mas é como se não morasse pois naum saio muito de casa, e estarei até mentindo se eu dissesse que saio, estudo pra caramba e mal respiro direito se bem que eu só respiro Direito (curso). E Imperatriz só tem grande movimento em épocas de exposição agropecuária (que alias começa já no dia 4 de julho e vai até o dia 12 - tem ivete no dia 10 e bruno e marrone no último dia) e forrofest, fora isso tem algumas boastes ( como a Itz, Comvento e a Browday, sendo que esta última perdeu a graça), só que o grande movimento durante a noite fica proxímo ao Rio Tocantins - onde tem a Beira-Rio e é som automotivo a noite toda fora os tecno-bregas). Tem algumas pizzarias (Roma, Romanos, Italianos), sorveteria (Zorzo) e o Shopping Timbira, alías o único shopping da cidade que abriga o único cinema da cidade, Cine Blue... affs fiz uma pequena descrição do que vc poderá ver, porém naum sou a pessoas mais indicada para falar sobre os points daqui, mais acho que quando vc chegar vai se enturmar logo, aqui tem uns malucos eu sei mas também tem gente normal e bacana, eu é que nem posso te falar mais nada daqui pq só conheço dos pés-a-cabeça a minha casinha mesmo!!!

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Fran329

E como vc vai fazer pra aprender sax? Jah pensou?... pq na sua cidade naum tem neh =/

Nichendrix

Passa seu msn ... =]

Luiz Almeida


Valeu pelo videu... XD

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

Logo que eu comprá-lo, vou ver se consigo algumas apostilas, e tentar aprender sozinha né, dá-le força de vontade, mas fazer o que, é pensar que o próprio criador do sax aprendeu só e não precisou de ninguém lhe dizendo como tocar, aí eu mando ver!!! Se não dá-se um jeito para a morte.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329
Logo que eu comprá-lo, vou ver se consigo algumas apostilas, e tentar aprender sozinha né, dá-le força de vontade, mas fazer o que, é pensar que o próprio criador do sax aprendeu só e não precisou de ninguém lhe dizendo como tocar, aí eu mando ver!!! Se não dá-se um jeito para a morte.

Rapaz, vc vai precisar de aulas, pelo menos pra aprender a soprar e a respirar com o diafragma, isso é muito difícil de aprender sozinho, e pra mim é a parte mais difícil do sax, o resto é só aprender onde estão as notas, criar um repertório basicos de partituras, e aprender teoria musical etc, que é mais limpeza de aprender sozinho.

Inclusive, muitos saxofonistas como o Charlie Parker aprenderam assim, depois de aprender o basico do sopro e onde estão as notas, viraram autodidatas, mas a maioria mais tarde volta pra aprender o resto com algum professor.


E o croador do sax aprendeu sozinho, mas ele era flautista e clarinetista se não me engano. Então a lógica do instrumento ele já conhecia.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

mandei o e-mail por MP

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida
nichendrix
Gude


Então acho que terei de esperar mesmo, aprender a tocar sax por aqui é meio complicado, eu quero mesmo comprar um sax (enfrentando uma briga com minha mãe pq não vai ser fácil assim não) mas ainda vai demorar um pouco pois minha condição financeira não permite, e eu não confio muito em "saxofonistas de igreja", não que eu tenha algo contra eles, mas é pq eu já os ouvi tocar, na maioria das vezes são pessoas que acabaram de aprender, e ainda por cima com outros que também não possuem um entendimento digamos, rico, sobre o instrumento e ensinam qualquer coisa, meu maior problema é que aqui não tem alguém que saiba tocá-lo verdadeiramente e consequentemente, ensinar a tocá-lo, a prefeitura da cidade também não é lá essas coisas não, estamos muito atrasados quanto as atividades que promovam a cultura por aqui, eu só queria dizer uma coisa, na escola de música que tem aqui em imperatriz, não sei quanto custa aí na cidade de vcs, mas uma aula de violão custa R$ 80,00 reais (mês) não sei se diminuiu mas quando eu perguntei era esse valor. Se tivesse sax custaria em torno dos, o quê, R$ 200,00? Levando em conta que o violão é o mais popular dos instrumentos e colocando o sax entre os mais "nobres", é acho que custaria isso mesmo. Ei nichendrix, já que vc vai vir para cá poderia ensinar a tocar sax, vc disse que já toca a 20 anos então não sabe pouco, ganharia um bom dinheiro com isso.... eu acho!!!

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Esclarecendo, quando disse que eu teria de enfrentar uma briga com a minha mãe, é pq, quando eu quis comprar um violão para mim, tive que fazer um acordo com ela, mesmo sendo eu quem iria pagar o instrumento, vcs acham mesmo que ela aceitaria assim na maior que eu comprasse um sax, levando em conta o valor do instrumento, sem reclamar comigo, né assim não, minha mãe não é um mostro claro que não, só é um pouco brava, brigona, controladora e encrenqueira e se começa a discutir sobre algo... dai-me paciência pq leva o dia todo até ela parar.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329
não sei quanto custa aí na cidade de vcs, mas uma aula de violão custa R$ 80,00 reais (mês) não sei se diminuiu mas quando eu perguntei era esse valor. Se tivesse sax custaria em torno dos, o quê, R$ 200,00?

Aqui as unicas escolas de Sax que tem são de graça, pq são da prefeitura e do estado, mas são disputadissimas pra entrar (apesar de sax não ser tão disputado quanto outros instrumentos) e mesmo aula particular não passa de 100-150 por mês.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

Você pode começar a aprender o solfejo das notas, utilizando o método "Bona", serve para qualquer instrumento, mas vai precisar de alguém que lhe dê umas explicações.
Aqui na minha cidade as aulas de guitarra variam de R$30,00 a R$70,00. Acho que para instrumnetos de sopro não passam de R$100,00.
Tem os cursos da prefeitura, mas existe uma certa concorrência.
E sempre existem umas "almas caridosas" que ensinam de graça. Eu mesmo estava ensinando violão para duas pessoas.
Quanto a igreja que você citou, se for da "CCB", pode confiar sem medo, pois eles aprendem e ensinam muito bem, só não tem técnicas para outro estilo de músicas. E só um problema se realmete for da CCB, eles não ensinam mulheres, não é questão de preconceito, e sim de princípios.


Gude

"Valeu pelo videu... XD"
De nada! :)
Mas ainda quero achar um outro que é bem mais interessante.

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Solfejo de notas p/ instrumento??? :~) Bom, não conheço isso, pode falar um poukinho mais... Depois post o videu, vai ser legal d ver.

Fran329

Aki na minha cidade o valor está entre R$120,00 até R$290,00... Mas corra msm atras de seu sonho, quem sabe nos encontraremos um dia para tocarmos juntas... Bjim!

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

É como se fala estudando o método "Bona".
No método, você vai "falando" as notas de acordo com o tempo, chamam isso de solfejo.

Ainda não achei o vídeo.

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Sim, mas pensei que era solfejo "no" instrumento... isso q não conhecia, agora entendi q eh o solfejo normal msm.

XD

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

É, me expressei errado.
O Bona serve pra teoria musical, leitura de partitura, etc....
Depois que souber tocar no instrumento seria bom tocar com o Bona também.

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

De qualquer forma foi bom saber do metodo "Bona", pq eu não tinha conhecimento dele. Sabia apenas d solfejo superficial.

Sabe onde posso encontrar o Bona?

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

Qualquer loja de instrumento musical tem, ou pela internet, algumas livrarias também.

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Valeu mais uma vez Luiz Almeida... Vou dar uma pesquisada :)

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

Só uma ajudinha.....

http://guimaraescomercial.com.br/portal/index.php?page=shop.product_de tails&category_id=58&flypage=shop.flypage&product_id=829&option=com_vi rtuemart&Itemid=180&vmcchk=1&Itemid=180

Gude
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Vou comentar com meu professor a respeito desse metodo, o preço tah bacana.
Brigada mais uma vez... =]


Fran329

Cadê vc????

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

O Bona é mais pra quem está começando.

Fran329

Cadê vc????


Tomara que esteja estudando "direitinho"....

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Gude

Tô aqui, mas quase sem tempo de participar... semana de prova daí eu não vivo como um ser humano normal kkkkkkkkk.

Luiz Almeida

Hummmmm,,, Luiz o que vc quiz dizer com "direitinho" em? Que ambiguidade toda é essa?

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

"semana de prova daí eu não vivo como um ser humano normal kkkkkkkkk."

Estudando Direito direitinho....
Estou certo????

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Bem, sim e não, faço curso técnico, o curso mesmo de direito só apartir de agosto, mas como pretendo fazer o concurso do tribunal de justiça daqui tenho que estudar a constituição estadual né, e de vez em quando eu pego aqueles livroes. As provas são do técnico devido ao encerramento do semestre, mas mesmo assim, eu ainda não estou vivendo como um ser humano normal!!! Maneira de dizer que eu não saiu de casa, não me divirto, só escuto reclamação essas coisinhas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o seu saxofone (marca, modelo) e por que ele é especial para você?