has4 Veterano |
# jun/08 · Editado por: has4
· votar
Rato
Minha opinião pessoal é de que, todo aprendizado tem suas fases, todas vencíveis com a dedicação, entusiasmo e técnica.
Olha, eu diria que SAXOFONE, por ser um instrumento MELÓDICO (NÃO HAMÔNICO como PIANO, VIOLÃO, etc), seria de certa forma mais fácil, contudo, por ser da família dos instrumentos de SOPRO, com uso de embocadura, tem como fases no aprendizado algumas situações específicas, por exemplo, o famoso sopro de 'pato' no início do aprendizado, que é uma fase que se você não se desanimar com o péssimo som que inicialmente tirará, com a persistente prática o som melhorará sim, e será esta etapa vencida. Num modo gorsseiro, eu compararia tal fase do aprendizado àquela fase que enfrentamos nos intrumentos de cordas (violão, guitarra, etc) e que equivaleria à pestana e ao posicionamento dos dedos nas cordas, onde, inicialmente o som sai ruim e aparecem alguns calos, mas com a prática, tudo melhora e muito, pois como disse, é uma fase normal no aprendizado.
Tem também a postura para suportar o instrumento junto ao corpo para trabalhar a embocadura e o movimento das mãos... bem como, a fase de acostumar-se com as posições dos dedos nas teclas, e com a escala do instrumento, trabalhando mãos esquerda e direita, especialmente com os dedos INDICADORES e MÍNIMOS, de ambas as mãos, para atingir e executar os sons através das teclas mais complexas de serem alcançadas.
ENFIM, sem esforço, dedicação e estudo, não se supera fase alguma nesta área de aprendizado musical, daí, é só praticar, procurando sempre buscar as corretas informações, direta e pessoalmente com quem já executa de fato o instrumento, para que o seu aprendizado inicial não surja e evolua com os vícios que serão difíceis de serem abandonados no futuro.
Executar um instrumento já pensando se é fácil ou não, não é interessante, pois barreiras existirão. Eu não compararia este ou aquele instrumento, através de graus de dificuldades, pois como já disseram, todos têm as suas peculiaridades. É óbvio que você curtirá mais um do que outro, e isto, você deve procurar descobrir logo! Como? Encarando-o, mas sempre lembrando: SEM DEDICAÇÃO, não se aprende nada!
Pra ser sincero, eu estudo SAX tem um bom tempinho, e posso lhe dizer que poderia eu ter a ele me dedicado mais... diria que, não sou um iniciante, tampouco um expert, mas ainda ralo e muito, e tenho ainda muito (mas muito mesmo) o que aprender! Detesto meu sopro, até hoje, e o acho horrível, sempre achando que os dos outros é melhor! Penso que iniciei com muitos vícios que, hoje, não são fáceis de serem tirados!
PESSOALÍSSIMA CONDIÇÃO: Olha, eu aporveito ainda para lhe dizer que, eu faço barulhos em alguns instrumentos (corda, tecla, sopro), mas deveria ter me dedicado exclusivamente a apenas um instrumento musical, e dado a ele a minha total dedicação, assim, não seria um músico 'MEIA BOCA', que, faz algumas besteiras em alguns instrumentos, mas que não os domina como muitos que se dedicaram exclusivamente a apenas um. ENFIM, brother, AGARRAR o mundo INTEIRO não é POSSÍVEL! FAÇA a sua ESCOLHA neste imenso UNIVERSO, e vá em frente!
BOA SORTE, man!
*EDITADOS: Para tentar corrigir meu Português, e, para dar um conselho a você, irmão:
VOCÊ PODE ATÉ ABANDONAR O APRENDIZADO DE ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL, MAS JAMAIS ABANDONE A MÚSICA! ELA É ALIMENTO PARA A ALMA!
|
eutoco_frauta Veterano |
# dez/08
· votar
PESSOALÍSSIMA CONDIÇÃO: Olha, eu aporveito ainda para lhe dizer que, eu faço barulhos em alguns instrumentos (corda, tecla, sopro), mas deveria ter me dedicado exclusivamente a apenas um instrumento musical, e dado a ele a minha total dedicação, assim, não seria um músico 'MEIA BOCA', que, faz algumas besteiras em alguns instrumentos, mas que não os domina como muitos que se dedicaram exclusivamente a apenas um. ENFIM, brother, AGARRAR o mundo INTEIRO não é POSSÍVEL! FAÇA a sua ESCOLHA neste imenso UNIVERSO, e vá em frente!
Pois é, foco é importante pra qualquer coisa que se faz na vida =-\
O saxofone é um instrumento muito "fácil" de ser mal tocado.
Isso ocorre com tudo nesse mundo. Sempre tem neguinho que abre a boca pra dizer "isso é muito fáaaacil!!!". Na verdade, a maioria das pessoas que diz isso é pq nem entende direito do quue o assunto se trata :P
|