Trompete em si bemol ou dó?

    Autor Mensagem
    Raissavitral
    Veterano
    # jun/08


    Gente estou pesquisando qual trompete comprar.
    Si bemol ou dó?
    Minha intenção é fazer um som mais pro jazz.
    Podem me ajudar opinando?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Raissavitral
    Gente estou pesquisando qual trompete comprar.
    Si bemol ou dó?
    Minha intenção é fazer um som mais pro jazz.
    Podem me ajudar opinando?


    Cara, se vc for tocar em banda com guita, teclado e baixo, seria legal vc pegar um em DÓ pois todas as músicas vcs tocariam no mesmo tom (o padrão de afinação é LÁ=440Hz), logo não precisaria transportar a sua partitura caso fosse um em SIb ...

    Agora se vc for tocar em orquestra ou banda (fanfarra, marcial, etc) onde tenha outros intrumentos de sopro (trombone, clarinete, sax, tuba, etc ...) aí é melhor pega um em SIb, pois as partituras para esses instrumentos seguem padrão em SIb para trompetes.

    Curiosidade:
    Os intrumentos em Dó tem Lá=440Hz ... Para os intrumentos em SIb ter uma nota em 440Hz, essa nota seria o SI.

    Raissavitral
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Ahhh muito obrigada!
    Ajudou bastante... vou pegar um Sib!
    :)

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    Curiosidade:
    Os intrumentos em Dó tem Lá=440Hz ... Para os intrumentos em SIb ter uma nota em 440Hz, essa nota seria o SIb.


    Si???

    Não sei se vou conseguir explicar ou complicar:
    Mesmo sendo um instrumento em Sib, a nota com 440hz continua sendo o "Lá". O que muda é a "digitação" dessa nota no instrumento. No caso do instrumento Sib para se obter o som da nota Lá é preciso digitar a nota Si, e para se conseguir o som da nota Dó é preciso digitar a nota Ré.
    Entendeu?
    Se o instrumento é em Sib, ele está um tom abaixo da afinação normal (Do<Si<Sib<Lá....).

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    J. Luiz
    Mesmo sendo um instrumento em Sib, a nota com 440hz continua sendo o "Lá". O que muda é a "digitação" dessa nota no instrumento. No caso do instrumento Sib para se obter o som da nota Lá é preciso digitar a nota Si, e para se conseguir o som da nota Dó é preciso digitar a nota Ré.

    Sei, é isso mesmo ... Falei que tem que tocar a nota SIb para facilitar o entendimento ...

    440Hz = LÁ (instr. em DÓ) = SI (instr. em SIb) ===> Sei que o a nota nos casos é sempre LÁ ....

    Abr.

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Raissavitral

    Você é que precisa saber qual vai se adequar melhor a sua necessidade.
    Você já está tocando, ou só aprendendo?
    A embocadura está correta?
    Depois dessas duas respostas concluídas é que você vai escolher qual tipo de instrumento vai precisar.
    Geralmente em bandas e orquestras é mais requisitado instrumentos em Bb.
    Só não te indico você adquirir "Pockets", Triunfais ou um Pícolos logo no início.
    Abraços.

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida

    440Hz = LÁ (instr. em DÓ) = SIb (instr. em SIb)

    Não, é somente Si.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    J. Luiz
    440Hz = LÁ (instr. em DÓ) = SIb (instr. em SIb)
    Não, é somente Si.


    tem razão ... ja foi corrigido ...

    makumbator
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    J. Luiz

    Não, é somente Si.

    Exato. Dizer que um intrumento é em Sib significa que a nota Dó escrita do mesmo soará na verdade como um Sib(portanto o instrumento é transpositor em 1 tom).

    Raissavitral

    Vc citou jazz, então nesse caso é melhor pegar em Sib, pois a maioria dos jazzistas usa esse trompete. E por conseqüência, muito material e músicas em que o mesmo participa já são escritos nessa afinação. Além do fato dos modelos em Sib serem mais comuns e fáceis de se achar.

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Beleza cara!
    Esse assunto dá um nó na cabeça da gente mesmo.

    makumbator
    Além do fato dos modelos em Sib serem mais comuns e fáceis de se achar.
    Segundo a lenda, pois não conferi, os Bb têm uma melhor afinação.

    Abraços.

    J. Luiz
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Raissavitral

    Já comprou?

    Trompetista_aprendiz
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    J. Luiz

    Se o instrumento é em Sib, ele está um tom abaixo da afinação normal (Do<Si<Sib<Lá....).
    Estou com duvidas a respeito; ele está um tom abaixo ou um semi tom??? Si Dó um semi tom Dó Ré um tom. Para ter afinação com instrumento em Dó que é o Lá eu tenho que tocar o Si ou Sib.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Trompetista_aprendiz

    Beleza cara!
    Bom esse user "J. Luiz" era meu, mas eu cancelei a algum tempo atras (antes de incluir esse meu novo user).

    "Se o instrumento é em Sib, ele está um tom abaixo da afinação normal (Do<Si<Sib<Lá....)."
    Sim! Ele está um tom abaixo.

    "Estou com duvidas a respeito; ele está um tom abaixo ou um semi tom???"
    Um tom abaixo.

    "Si Dó um semi tom Dó Ré um tom."
    De Si para Dó tem um semitom, mas de Sib para Dó tem um tom!

    Subindo:
    Dó Dó# Ré Ré# Mi Fá Fá# Sol Sol# Lá Lá# Si Dó Dó#.....

    Descento:
    Si Sib Lá Láb Sol Solb Fá Mi Mib Ré Réb Dó Si.....


    Dó# = Réb
    Ré# = Mib
    Fá# = Solb
    Sol# = Láb
    Lá# = Sib


    Deu para entender?
    Boa sorte.

    Se tiver algo errado é só fazerem a correção!

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Trompetista_aprendiz

    Lembrando que a afinação do trompete é Si bemol, e não somente Si.
    Existem outras afinações além de Dó e Sib, como por exemplo: Réb e Mib, mas não tenho certeza de outras afinações.
    Boa sorte.

    Bluesruno
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Acho que entendi. Mas tenho uma outra duvida quanto ao timbre.

    Por exemplo. Se eu fizer um Dó no trompete em Bb e um Dó em trompete em C. O som será diferente? Toco gaita e isso acontece na gaita, não entendo muito de trompete e também quero começar a tocar.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Bluesruno

    "Por exemplo. Se eu fizer um Dó no trompete em Bb e um Dó em trompete em C. O som será diferente?"

    Se você "digitar" a nota Dó num trompete em Sib e "digitar" a nota Dó num trompete em Dó, os sons não serão os mesmo.

    O trompete em Sib emitirá o som da nota Sib, digitando o Dó (exemplo de digitação: sem acionar nenhuma chave).

    O trompete em Dó emitirá o som da nota Dó, digitando o Dó (exemplo de digitação: sem acionar nenhuma chave).

    Para acompanhar o som da nota Dó emitida pelo trompete em Dó (sem acionar as chaves), num trompete em Sib é preciso "digitar" a nota Ré (acionar as chaves 1 e 3), o som emitido será o Dó.

    O Dó, do exemplo, seria o da primeira linha suplementar inferior.

    Entendeu?

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trompete em si bemol ou dó?