tocar sem partitura

    Autor Mensagem
    Batatais
    Veterano
    # jul/07


    tocar sem partitura

    Pardal
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    De ouvido, claro

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais

    "tocar sem partitura"

    E ae qual é a dúvida????

    has4
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: has4
    · votar


    TOCAR - só o ato de TOCAR, já tá valendo muito bem desde quê realmente se toque músicas, seja de ouvido ou não, e em se tratando de SAXOFONE ou quaisquer outros instrumentos musicais! Agora é óbvio que sabendo ler partitura terá a vantagem de tocar algo jamais ouvido antes por você, enquanto para o músico de ouvido teria que ouvir algumas vezes a mesma música para poder executá-la. Mas... AFINAL...
    E ae qual é a dúvida, Batatais????

    Batatais
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Olá amigos,
    Como faço as notas menores no sax? por ex: Dm,Em, etc...
    No quadro de posiçoes de sax tenho as notas maiores e sustenidos, quanto as notas menores não é mencionado.
    Se por ex: a banda tocar em Do (c) maior que nota deve ser soada no sax soprano? Será que eu tenho que fazer a transposição e como faço?
    Vixxxx muitas perguntas né!! Se puderem me dar um auxilio eu sou muito grato!!
    Obrigado galera do forum e amantes do sopro!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais

    Cara procura urgente um professor ou uma pessoa que possa te dar umas dicas pessoalmente, porque eu acho que será difícil tirar as suas dúvidas por aqui, não desconfiando da habilidade e competencia do pessoal aqui do forum, mas porque você não tem noção do instrumento que está segurando e está confundindo as coisas.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais
    dm é um acorde não uma nota, você não faz acordes em um sax.

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais

    No sax (e em outros instrumentos) não existem ACORDES maiores ou menores, somente notas. Existem "escalas" maiores e menores. Quando você sopra o sax você está emitindo uma única nota só, e pra se obter um acorde (maior ou menor) você precisa de tres notas (1°, 3° e 5° do tom) e isso é impossível de se fazer com o sax ao mesmo tempo.
    Quando a sua banda tocar um Do por exemplo você deve tocar (digitar) um ré, mas o som que vai soar é um Do. O seu sax é soprano então ele é afinado em Sib (não conheço em outra afinação) ou seja, ele é um tom abaixo do normal.
    Espero ter ajudado.
    Abraço.

    Batatais
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Valeu Atum e Luiz pela dica...
    Meu sax soprano tem afinação em Sib mesmo!
    as digitações de sax alto a soprano são as mesmas (posições)?

    Valeu galera do forum!

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais

    Todos os sax tem as mesmas digitações, porém, são de afinações diferentes. O sax alto é afinado em Mib.

    Mib = Alto e Barítono (não sei de outro).
    Sib = Sopranino, Soprano, Tenor e Baixo.
    Dó = Já vi um sax Tenor afinado em Dó.
    Ainda tem o sax Contra-Baixo que eu não sei a afinação.
    Procura o site do Ivan Mayer, aliás ele é do fórum, procura na busca por usuário Ivan Mayer.
    Abraço.

    Batatais
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Blz Luiz, valeu cara...
    Vc disse por ex: Se minha banda tocar em Do eu deveria tocar
    em Re pelo fato do sax soprano ser um tom abaixo, né!
    Este exemplo serve para os outro tons tbm?
    Entrei no site do prof Ivan Meyer, muito bom tbm!
    Valeu?

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Batatais

    "Vc disse por ex: Se minha banda tocar em Do eu deveria tocar
    em Re pelo fato do sax soprano ser um tom abaixo, né!"


    Sim, sempre colocando um tom acima. Não esqueça de alterar os acidentes (sustenidos # e bemois b).

    Na escala de Dó não há acidentes na formação da clave, mas se você alterar (ou transportar) para Ré aí terá que adicionar os acidentes da clave, no caso de Ré são: Fá# e Do#. Se a escala (ou tom) for a de Sib ela tem dois acidentes que são: Sib e Mib. E para transportar essa escala é utilizada a escala de Dó, sem acidentes. Então tem uma regrinha básica:

    _Se a escala não tiver acidentes, ou tiver um ou mais sustenidos (#), então acrescente 2 sustenidos.
    _Se a escala tiver dois ou mais bemois (b), então retire dois bemois.
    _Se a escala tiver só um bemol (b), então retire esse bemol e acrescente um sustenido (#).
    _Se eu escrevi alguma coisa errada me desculpem e me corrijam por favor, porque esse assunto me deu um nó na cabeça.
    Abraço.

    Batatais
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Valeu Luiz, pelos esclarecimentos..comecei a ter aulas
    creio que agora eu venha desenvolver melhor a teoria!
    Comecei a estudar o campo harmonico é basicamente isso
    que vc disse!! Obrigado!

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tocar sem partitura