Ajuda no home studio (escutem o áudio) - Masterização

    Autor Mensagem
    mauricio1822
    Membro Novato
    # 29/jun/20 10:45


    Olá, sou novo aqui, mas sempre que preciso tirar algumas duvidas sempre encontro por aqui
    é o seguinte estou começando as gravações no meu home estúdio, super básico, uso uma interface uphoria um2 um condensador da beringher c1
    já lido a tempo com isso, mas estou me aprofundando nisso no momento e gostaria de dicas, de masterização e etc
    vou deixar aqui umas das minhas gravações cover, e gostaria que me ajudassem na questão de masterização, e etc porque no momento a voz parece que não encaixa ( sim por estar desafinado e etc) mas digo na questão que parece nao fazer parte da musica, tipo parece que foi colocada ali, gravada por cima e não que faz parte de um todo que é a ideia de toda musica , entende? por isso acho que peco na mixagem/masterização
    desde já obrigado
    aqui ta o link de um cover que eu tentei fazer, eu gravei os instrumentais e voz só peguei a bateria pronta e gravei em cima:

    https://soundcloud.com/mauricio-goetten/miss-you-blink-182-cover

    Uso reaper



    ------------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;

    https://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    macaco veio
    Veterano
    # 30/jun/20 00:02
    · votar


    Está empastelado.
    Na horizontal voce tem 180 graus (zero no meio e 90 na direita e 90 na esquerda) ouvindo em caixas de som, no fone de ouvido é mais ou menos um 240 graus (seria 360 se a cabeça não tivesse o pescoço).
    sempre jogue a caixa da bateria a pelo menos uns 15 graus fora do zero na direita porque é onde voce enxerga o som dela mesmo que o baterista coloque a caixa exatamente na direção do bumbo (este deve estar no zero).
    Coloque o baixo uns 5 ou 10 graus na esquerda pra não chocar direto em cima do bumbo.
    O bumbo e baixo seco, a caixa sendo aguda deve levar reverberação (dois canais, um com reverber curto na direita e reverber mais longo na esquerda com tempos diferentes),
    O reverber abre a profundidade para os lados, assim tem que ser todo em dois canais na maioria dos instrumentos mais agudos.
    Deve deixar o meio para voz (e o bumbo), A voz deve levar algum reverber em dois canais, tempos diferentes para expandir para os lados e eco para expandir para traz (a tonalidade do eco expandi pra cima com agudos, assim deve cortar os graves no eco). Mesmo que voce queira a voz na frente na cara do ouvinte ela deve levar um mínimo de reverber em dois canais e eco no meio.
    Os tan tans de bateria geralmente são seco (sem reverb pois jogam o som na frente da bateria) e a uns 40 graus, um na direita e outro na esquerda com o surdo a uns 70 graus (quando o baterista girar uma passagem de bateria se sentir isso no stereo.
    O segredo da reverberação é jogar em dois canais com tempos diferentes (com tempos iguais bate monofônico) e cortar os graves (grave não reverbera).
    A voz da sua gravação esta sem compressão, usar o compressor é outro ponto dificil.
    Sugiro usar o CoolEdit antigo para mixar, versão 1.8 ou 2. tem de graça por ai na internet. É o software mais simples que ja vi e facil de mexer e tem tudo.
    Esquece masterização, se a mixagem ficar ruim não tem como corrigir quase nada na masterização. Masterização é mais para adaptar aonde a musica será executada. Pra radio é uma, para CD e outra, para vinil é outra, fita é outra, etc e o ideal e uma só para tudo, mas as vezes tem prejudicar uma para conseguir encaixar para onde será tocada a outra. Espero ter ajudado.

    mauricio1822
    Membro Novato
    # 02/jul/20 10:40
    · votar


    Espero ter ajudado.

    Com certeza me ajudou sim! Obrigado!
    Mas uma duvida não havia visto ainda falar em termos com'' graus''
    Desculpa sou leigo ainda no assunto quando é teoria,
    voce esta se referindo ao ''pan'' ou ao o que?
    Sobre a voz cara, fico pensando como nao pensei nisso antes kk compressor Óbvio! muito obrigado, me ajudou muito!

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 02/jul/20 11:14
    · votar


    mauricio1822
    Sobre a voz cara, fico pensando como nao pensei nisso antes kk compressor Óbvio! muito obrigado, me ajudou muito!

    Se tratando de voz, não tenha dó de meter a mão no compressor, pesado mesmo. Porém, tenha em mente que quando a gravação é boa e o cantor é excelente, as vezes nem precisa de compressor, como a gente está no mundo real, não tenha medo de comprimir que nem doido.
    E por falar em doido, alguns caras como o Lisciel não têm medo inclusive de meter um limiter na voz. Eu já tentei e não gosto, mas sei lá né...

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # 02/jul/20 11:17
    · votar


    mauricio1822
    Mas uma duvida não havia visto ainda falar em termos com'' graus''

    voce esta se referindo ao ''pan'' ou ao o que?

    Sim, é do pan que ele tá falando. Veja:

    "Na horizontal voce tem 180 graus (zero no meio e 90 na direita e 90 na esquerda) ", ou seja, ele tá falando do pan.

    Seguindo a mesma lógica, pense que 90 graus à esquerda seria o pan 100% L, se fosse 50% é a mesma coisa que 45° à esquerda.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # 02/jul/20 11:50
    · votar


    macaco veio
    sempre jogue a caixa da bateria a pelo menos uns 15 graus fora do zero na direita porque é onde voce enxerga o som dela mesmo que o baterista coloque a caixa exatamente na direção do bumbo (este deve estar no zero).

    Sempre pensei assim, panear as partes da bateria conforme minha visão de expectador/ouvinte. No entanto, vejo muita gente colocar caixa no centro e dizer que TEM que ser assim. Na real, mixagem é uma arte e não existem muitas regras inquebráveis.

    Valeu pela ótima aula.

    mauricio1822
    Membro Novato
    # 02/jul/20 14:24
    · votar


    Bom me ajudou bastante!
    Andei dando uma garimpada nos outros tópicos relacionados sobre e me ''clareou a ideia '' tal da mixagem é uma treta mesmo kkk
    Eu vou começar a produzir uma musica autoral minha, e em breve posto aqui pra rolar aquele feedback. Na real depois dessas dicas e ler um monte, não vejo a hora de estar de folga pra poder gravar kkk

    Obrigado pela ajuda galera, e qualquer outra dica é bem vinda

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # ontem às 21:12
    · votar


    Apesar e eu ter escrito coisas antes, ainda não tinha escutado sua amostra.
    Eu vou dar uns toques novamente, depois de ter ouvido.

    Primeiro de tudo, achei estranho que o timbre da bateria muda em alguns pontos da música. Vc disse que pegou ela pronta, então ou ela veio assim e eu não entendo o porquê, ou vc fez isso e eu também não entendo o porquê. Pra mim simplesmente não fez sentido isso.

    Segundo ponto. Não gostei do baixo. Tá parecendo timbre de estudo, bastante médio, pouco grave, pouco agudo.

    Terceiro ponto. Acho que sei por que a voz soa tão "outra gravação" em relação ao resto. Tipo de timbre da captação e ambiência.
    Veja, o baixo tem um tipo de som, a guitarra tem outro, a bateria tem outro, cada um tem uma ambiência diferente, e a voz não tem nenhuma.

    Geralmente vc faz a captação já pensando na mix e master, e tudo segue um padrão estético coeso. Um timbre tem a ver com o outro. A sua gravação são um monte de faixas perdidas, que conversam pouco entre sí.

    Mas bem, tá no caminho. Bem vindo a esse universo que nunca se têm as respostas. Se quiser, eu topo colaborar com alguma gravação aí.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda no home studio (escutem o áudio) - Masterização