Minha ultima produção musical, o que preciso melhorar?

Autor Mensagem
Multivozes
Membro Novato
# fev/15


http://www.4shared.com/mp3/SzTd7wJEce/Gatunos_da_Noite.html?

Faribero
Veterano
# fev/15
· votar


Legião Urbana com uma letra muito negativa. Parece letra de funk.
Falta caprichar na mixagem também, coisa que se aprende com a prática.

TheOtherside
Veterano
# fev/15
· votar


Achei teu som muito foda parça!!!

Mijei de rir em várias partes, a parte que teu brother entra fazendo o backing vocal repetindo "Ja pariu uma turma....""... Quase mijei de rir....

E vcs tocam e cantam pra caralho tbm....


Adorei !!! Faça mais!!

FabioMP.
Membro Novato
# fev/15
· votar


Multivozes

Achei a letra boa. Acho que tem que melhorar um pouco o canto.

A bateria dessa me pareceu bem melhor do que as anteriores.

Parece que você quer dar um ar de gravação antiga para as suas músicas, tipo um Raul Seixas.

Fala aí como que você faz para gravar. Microfones, interface/mesa de som e etc.

Multivozes
Membro Novato
# fev/15
· votar


Legião Urbana com uma letra muito negativa. Parece letra de funk.
Falta caprichar na mixagem também, coisa que se aprende com a prática.


Cara não me importo de me acharem parecido com artista A ou B, hoje em dia é impossível não parecer com alguém em alguma coisa, sobre a letra negativa que parece funk, já ouvi de outras pessoas que a letra é boa pois retrata a realidade das parideiras que colocam filhos no mundo sem responsabilidade ou seja esta é a realidade do pais Brasil aonde eu moro. Valeu pela critica se desejar ouvir outras músicas minhas ineditas inscreva-se no meu canal https://www.youtube.com/user/elsantoline

Multivozes
Membro Novato
# fev/15
· votar


Achei teu som muito foda parça!!!

Mijei de rir em várias partes, a parte que teu brother entra fazendo o backing vocal repetindo "Ja pariu uma turma....""... Quase mijei de rir....

E vcs tocam e cantam pra caralho tbm....


Adorei !!! Faça mais!!


Valeu amigão pelo comentario, tenho milhares de músicas para produzir e melhorar ainda, para acompanhar inscreva-se no meu canal: https://www.youtube.com/user/elsantoline

Multivozes
Membro Novato
# fev/15
· votar



Multivozes

Achei a letra boa. Acho que tem que melhorar um pouco o canto.

A bateria dessa me pareceu bem melhor do que as anteriores.

Parece que você quer dar um ar de gravação antiga para as suas músicas, tipo um Raul Seixas.

Fala aí como que você faz para gravar. Microfones, interface/mesa de som e etc.



Raul rsrs "eu sou a mosca que posou na sua sopa" não é isso não amigão, é que o estúdio está começando agora e temos pouco recursos financeiros convertidos em equipamentos professionais ou seja o nosso som está saindo sem masterização, a produção ainda está fraca mais vai melhorar, pode comparar as músicas de 2013 com as de 2014, melhoraram bastante, e a tendência é ir para o áudio profissional, vamos comprar mais equipamentos este ano. Não vou nem te contar os equipamentos usados aqui de vergonha rsrsr

EDPoe
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: EDPoe
· votar


Gostei pacas, parabéns! Só achei meio estranho a música ter um jeito triste e aparecerem frases engraçadas, que você diz serem a realidade do país(Em parte até concordo, mas achei meio coxinha tbm). Não se foi intencional esse contraste, mas por um lado foi bom, chamou mais atenção para letra. Boa Sorte aí

FabioMP.
Membro Novato
# fev/15
· votar


Multivozes

É isso ai. Só não se esqueça de fazer o mesmo que você esta fazendo:

Tirar o melhor do que tiver em mãos.

Não sei se é apropriado mas só quero te dar um exemplo:

https://soundcloud.com/fabiop/love-interruption-jack-withe
Gravei isso aí no audacity, sem saber tocar, cantar e etc. Gravei com um violão desgraçado que ja tinha quebrado o braço 3 vezes (e eu arrumei aqui em casa sozinho mesmo asuhsauhsa).

Eu percebo que essa minha gravaçãozinha porca chamou mais atenção que as que eu fiz usando um equipamento melhor...

Saca o que eu quero dizer? Deixar essa "alma" nas musicas?

Synth-Men
Veterano
# fev/15
· votar


Multivozes

Cara!

Letra e tema

Gostei da sua atitude. Achei a letra um pouco pesada. Não acho que retrata a realidade brasileira e nem mundial.

Não existe estatística que diz que a maior parte dos crimes é cometida por filhos de pais irresponsáveis. Tem muitos filhos de pais responsáveis na vida do crime também.

Porém o que você cantou acontece.

Putzs! Mas o tema é bom pra c=+@#%$! Super polêmico! Tem que ter coragem pra cantar uma parada dessas. Gostei da sua atitude.

Narrar um problema social com o personagem em primeira pessoa é f%$@.


Arranjo

O arranjo está bom cara. Conforme você falou, ainda está montando o estúdio, acredito que logo você estará fazendo uma boa mixagem.

Você toca bem cara. Parece que está tocando todos os instrumentos certo?



Vocal

O vocal tem bastante destonalidade, acho que com algum estudo (tipo as aulas do cifra club, você consegue firmar os tons.

Acredito que o backing vocal também seja você cantando, pois há características da mesmas destonalidades na primeira voz.

Vai resolvendo ai com um autotuner.


Mixagem, Finalização e Contexto Geral.

- Meu caro, para musica com versos com frases finais que não rimam, exigem uma boa afinação vocal e dos instrumentos. Afine bem os instrumentos, logo a sua voz estará bem afinada também. Isto ajuda muito.

- Para uma boa masterização, a música deve está bem mixada. Mixagem não é nada mais nada menos que os controles de volumes das pistas. Só se masteriza uma música, quando não se tem mais nada para ajustar ou mexer. É como a calda de um pudim. Só quando ficar tudo pronto.

- Diminua o reverb e o delay, efeito é igual sal, comida sem sal não tem muita graça, com muito sal estraga. Tem alimentos que não precisam nem de sal e de tempero. Faça bom uso dos efeitos.

- Não sei quais e como são seus recursos. Você foi ousado e eu também serei em algumas dicas. Um compressor e um pré valvulado cai bem para você.

- Tem uns modelos da Presonus o BLUETUBE DP V2 por exemplo, ou até mesmo um outro modelo ou marca, que vão te cair bem. Vai dar uma limpada e uma aveludada nos seus instrumentos e até arranjo.

- Vale a pena também um pré valvulado para o seu microfone tipo Tubo Arte Mp Studio V3, ou outro modelo e marca.

- Uns pedais de efeitos também vale a pena. Irão soar melhor que efeitos softwares, dos quais temos tendencia em exagerar-los ou não ajusta-los adequadamente.

- Cara, acho que vale a pena investir seu tempo na melhoria desta musica e de outras.

- Poste a música no Soundcloud também, registre as suas letras e arranjos.

- Achei bacana a interpretação, pois tem um ar reflexivo, triste e revoltado. Parece um desabafo do personagem principal.


Abraços cara!

entamoeba
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: entamoeba
· votar


Fraco, cara! De verdade!

A música tá em segundo plano! Parece que fizeram "qualquer coisa" para acompanhar a letra. Até aí tudo bem! Isso é até bem comum aqui no Brasil. Não me agrada, mas é aceitável!

Para melhorar nesse aspecto, escute coisas diferentes! Músicas com várias partes instrumentais, com uma estrutura mais complexa e tal.

Aí tem A LETRA...

A métrica tá péssima! Em alguns trechos rola umas gambiarras bem porcas para fazer a letra caber no tempo. Ficou muito ruim.

Para melhorar isso basta estudar ritmo, experimentar variações e aumentar a autocrítica. Não deixe passar quando estiver "meia-boca", seja exigente! Se cobre mais!

E o pior: O CONTEÚDO!

Nem gosto muito dessa palavra, mas, na falta de uma melhor, vou usar: essa letra não passa de um manifesto "coxinha" de quinta!

Precisa melhorar a mentalidade! Procure ler algo que preste, pra começar! Manifestos de ódio são indícios de carência de conteúdo!

Multivozes
Membro Novato
# fev/15
· votar


Multivozes

Cara!

Letra e tema

Gostei da sua atitude. Achei a letra um pouco pesada. Não acho que retrata a realidade brasileira e nem mundial.

Não existe estatística que diz que a maior parte dos crimes é cometida por filhos de pais irresponsáveis. Tem muitos filhos de pais responsáveis na vida do crime também.

Porém o que você cantou acontece.

Putzs! Mas o tema é bom pra c=+@#%$! Super polêmico! Tem que ter coragem pra cantar uma parada dessas. Gostei da sua atitude.

Narrar um problema social com o personagem em primeira pessoa é f%$@.


Arranjo

O arranjo está bom cara. Conforme você falou, ainda está montando o estúdio, acredito que logo você estará fazendo uma boa mixagem.

Você toca bem cara. Parece que está tocando todos os instrumentos certo?



Vocal

O vocal tem bastante destonalidade, acho que com algum estudo (tipo as aulas do cifra club, você consegue firmar os tons.

Acredito que o backing vocal também seja você cantando, pois há características da mesmas destonalidades na primeira voz.

Vai resolvendo ai com um autotuner.


Mixagem, Finalização e Contexto Geral.

- Meu caro, para musica com versos com frases finais que não rimam, exigem uma boa afinação vocal e dos instrumentos. Afine bem os instrumentos, logo a sua voz estará bem afinada também. Isto ajuda muito.

- Para uma boa masterização, a música deve está bem mixada. Mixagem não é nada mais nada menos que os controles de volumes das pistas. Só se masteriza uma música, quando não se tem mais nada para ajustar ou mexer. É como a calda de um pudim. Só quando ficar tudo pronto.

- Diminua o reverb e o delay, efeito é igual sal, comida sem sal não tem muita graça, com muito sal estraga. Tem alimentos que não precisam nem de sal e de tempero. Faça bom uso dos efeitos.

- Não sei quais e como são seus recursos. Você foi ousado e eu também serei em algumas dicas. Um compressor e um pré valvulado cai bem para você.

- Tem uns modelos da Presonus o BLUETUBE DP V2 por exemplo, ou até mesmo um outro modelo ou marca, que vão te cair bem. Vai dar uma limpada e uma aveludada nos seus instrumentos e até arranjo.

- Vale a pena também um pré valvulado para o seu microfone tipo Tubo Arte Mp Studio V3, ou outro modelo e marca.

- Uns pedais de efeitos também vale a pena. Irão soar melhor que efeitos softwares, dos quais temos tendencia em exagerar-los ou não ajusta-los adequadamente.

- Cara, acho que vale a pena investir seu tempo na melhoria desta musica e de outras.

- Poste a música no Soundcloud também, registre as suas letras e arranjos.

- Achei bacana a interpretação, pois tem um ar reflexivo, triste e revoltado. Parece um desabafo do personagem principal.


Abraços cara![/i]



Muitíssimo obrigado pelo extenso comentário e pela boa e inteligente crítica, lhe agradeço muito. Sobre os equipamentos sugeridos irei pesquisar sobre os mesmos.
Caso queira acompanhar a evolução do meu trabalho se escreva no meu canal, segue o link https://www.youtube.com/user/elsantoline

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


entamoeba

Concordo com você.. Na verdade nem consegui ouvir. o "troço" inteiro.. Mas gosto é que nem c*.. Vai saber...

Multivozes
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: Multivozes
· votar


Engraçado como algumas pessoas, musicalmente totalmente toscas, gostam de ficar provocando e incitando a contenda, com críticas destrutivas que demonstram claramente sua indignação recalcada, em resposta estas pessoas não merecem mais do que o meu silencio. Obrigado aos outros pelos elogios, comentários e críticas construtivas.

by

Urueds Multivozes

Lelo Mig
Membro
# fev/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Multivozes

Cara, na boa, se você expõe seu trabalho para ser apreciado num fórum, onde você deixa clara uma indagação "onde preciso melhorar?", tem de estar disposto a ouvir elogios e críticas.

Estava tudo bem, enquanto você estava sendo elogiado, bastou alguém criticar que, você deixou claro, inclusive grafando em negrito, a sua indignação.

Nosso amigo entamoeba não criticou sem embasamento. Ele se deu ao trabalho de listar item por item as coisas que ele não gostou.

Se você espera e quer somente aplausos e elogios... fica difícil.

RafaelBernatto
Veterano
# fev/15
· votar


Lelo Mig

Um dia Multivozes vai entender que a crítica mais construtiva desse tópico foi a do entamoeba.

entamoeba
Membro Novato
# fev/15
· votar


Urueds Multivozes,

Vi que você se ofendeu muito com o que eu disse e lamento. Mas, saiba: queria poder falar com a minha banda com a sinceridade que falei contigo, sem medir as palavras, sem me preocupar em magoar.

Assisti alguns dos teus vídeos e vi que você se dedica bastante para fazer o que faz. Sei que é foda quando chega um estranho e avacalha o teu trabalho e vi como você levou a mal as críticas quando li a sua retaliação no tópico dos microfones.

Só que as críticas que fiz são justas. Sugiro que tente encontrar o que eu falei na tua música, veja se as críticas procedem.

Esse é um fórum especializado, que reúne gente interessada em falar sobre música de maneira crítica. Não é uma boa ideia se expor aqui se você busca afagos no ego. Mas se você quer melhorar, pode ser uma boa! A gente acaba perdendo um pouco do senso crítico quando está imerso no processo de produção. Uma visão de quem está "de fora" as vezes ajuda!

rbenvenuto
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: rbenvenuto
· votar


Não ouvi a composição, mas achei os comentários do entamoeba muito válidos, e são defeitos que eu encontro em muitas músicas de compositores brasileiros.
IMHO, o português é uma língua que desfavorece muito qualquer composição voltada para o rock. A métrica fica muito limitada, não se pode usar todas as palavras com liberdade.

OrleiDJ
Membro Novato
# fev/15 · Editado por: OrleiDJ
· votar


Multivozes

Boa mano, dei umas risadas aqui, agradeço por proporcionar alguns minutos de alegria.

Segue ai...

Abraços.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


Multivozes

o parceiro, vou discordar de tudo que o entamoeba disse, pra mim o que ele falou ta fundamentado em gosto pessoal, ou seja, faça o que Vc gosta, e não o que os outros gostam. mas enfim.

o instrumental, curti e achei que está original, diferente do que se ve normalmente em rock.

a letra tá crítica e engraçada. vc vai falando em forma de histórinha e da pra ouvir numa boa. engraçado críticarem cobrando mais sustentação na realidade sendo que a maioria das letras do rock por exemplo, são todas esculhambadas. enfim, vc pode melhorar sim, mas não está ruim.

o ritmo está legal, eu curti. fim. pode melhorar, mas se lançasse com uma mixagem totalmente profissional, tenho certeza que teria fans.

enfim cara, pode melhorar é claro, inclusive não deixe de treinar e ver melhores formas de melhorar as músicas e tal, os colegas deram dicas ai, mas eu curti e recomendo compor dentro do que você acha bom, e ver e analisar críticas, e se você concordar, ponha em prática.

rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


Quanto à letra, deixo bem claro que trata-se de um julgamento puramente pessoal. Um ponto relevante é que sua letra tem uma temática clara e bem definida. Por outro lado, a estética da letra segue muito no senso comum. Se comparar com Pais e Filhos por exemplo, a diferença é que o Renato Russo mesmo falando de coisas do senso comum, como relação entre pais e filhos (que obvious), coloca em forma de metáforas, o que dá um certo charme na música.

Mas letra é algo muito subjetivo, expressa a visão do autor, seja ela elaborada numa forma poética ou não, e tem quem goste de letras dos dois tipos. Só um detalhe, a métrica pode ser melhor ajustada pra alcançar maior fluidez da melodia vocal.

Então, vou me limitar a comentar na parte musical, mesmo.

A introdução, musicalmente falando, foi a única parte interessante do conteúdo musical. Não sei se usou um violão com cordas de aço, mas na mixagem foi dado um destaque e se não tivesse essa parte teria ficado ainda mais monótono.

As canções populares (ou eruditas) possuem uma forma que pode ser expressa por exemplo como: A A B A A A A B, sendo A uma estrofe e B um refrão, ou A A A A B C C, sendo A uma estrofe, B uma ponte ou estribilho e C um refrão. Outras podem ainda ter mais letras indicando sua estrutura, como uma introdução sobre uma harmonia diferente de A, uma ponte em B, um refrão em C e em D uma fuga para outra tonalidade, modo ou seção rítmica.

Lógico que nem toda música precisa ser complexa, contendo em sua estrutura partes A, B, C, D etc. Mas mesmo músicas com conteúdo harmônico repetitivo, por exemplo, Que país é esse? (Legião Urbana), que harmonicamente é repetição, repetição, repetição, a introdução tem um teminha melódico, nas estrofes são aplicadas uma dinâmica moderada, e no refrão uma dinâmica diferenciada (mais agressiva). Então o que diferencia as partes da estrutura da música em questão, apesar do conteúdo harmônico se manter o mesmo é a dinâmica a ser aplicada.

No caso da sua música, fica difícil perceber essa divisão das partes da estrutura. Parece que em partes onde se segue um silêncio, como em "voltarei daqui uns meses, trazendo para você outro bebêêeeeêee!" é o refrão, mas não impõe certeza. Ou seja, a divisão das partes da sua música não fica clara. A impressão que a estrutura da sua música passa é: Intro - A | A | A | A | A | A | A | A | A | A | A | A | A | ......

Bom, pense nisso, e aceite as críticas da galera, reflita sobre elas e se você melhorar em dois ou três pontos já pode pensar em gravar músicas pra tentar uma carreira musical no pop rock. Aqui no Brasil grande parte do que se grava e roda na mídia é feita sobre bases nada complexas mesmo, então complexidade não é bem uma exigência do mercado.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


eu acho que aquele refrão carácterístico as vezes torna a música previsível. achei legal a imprevisibilidade. o ritmo tá massa. eu deixaria Essa como tá.

e tipo, realmente tem duas formas de fazer letras, aquelas poéticas e aquelas diretas e objetivas. eu particularmente acho muito díficil fazer uma letra cheia de poetização e ela ficar interessante e chamativa. tem que saber dozar objetividade e poesia.

uma galera que faz letra engraçada, mais focada na objetividade, e poetizando apenas na parte das rimas, são os seminovos, se quiser tomar como referência.



rcorts
Veterano
# fev/15
· votar


Wuju Wu Yi
eu acho que aquele refrão carácterístico as vezes torna a música previsível.

Nem sempre meu caro. O que torna o refrão menos previsível são as partes que o antecedem ou o sucedem. Se for sempre A B A B é realmente muito previsível. Mas tem estruturas como A B A B C (sendo C o refrão), ou A B A B2 C que deixam o refrão menos previsível.

Outro lance legal é depois do refrão, onde se presume voltar para A entrar em uma parte D (que pode ser um aporte em outra tonalidade, ou uma seção rítmica inusitada, ou mesmo uma pausa contendo sons randômicos e independentes da tonalidade da música) e depois retornar para a sequência A B A B. Todas estas, além de outras possíveis, são alternativas interessantes e ainda mantém uma determinada estrutura que faz com que a música tenha seus pontos de tensão e relaxamento, como os Atos em uma peça teatral.

Outra coisa bastante possível de se fazer é entrar no refrão inesperadamente mesmo, por exemplo A e A2, porém onde esse A2 é tocado com a mesma progressão harmônica em outra região de registro ou com uma dinâmica, efeitos diferenciados, etc...

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# fev/15
· votar


rcorts
Ah sabedoria nessas palavras. :) rs

Multivozes
Membro Novato
# mar/15
· votar



Multivozes

Boa mano, dei umas risadas aqui, agradeço por proporcionar alguns minutos de alegria.

Segue ai...

Abraços.


Fala OrleiIDJ

Valeu pelo comentario cara, a intenção é justamente essa, entendo que a música deveria ter na maior parte das vezes conteúdo alegre e divertido, alem de dançante, a música milindrosa, poetica e dramatica tem seu valor e seu espaço também, porem meu gosto é por músicas mais alegres e dançantes, me identifico mais com este tipo de música pois me considero como sendo uma pessoa alegre e as vezes um pouco nervoso rsrs

segue o link desta outra, espero que curta
https://soundcloud.com/urueds-vocal/urueds-multivozes-mister-tabua

Multivozes
Membro Novato
# mar/15
· votar


o parceiro, vou discordar de tudo que o entamoeba disse, pra mim o que ele falou ta fundamentado em gosto pessoal, ou seja, faça o que Vc gosta, e não o que os outros gostam. mas enfim.

o instrumental, curti e achei que está original, diferente do que se ve normalmente em rock.

a letra tá crítica e engraçada. vc vai falando em forma de histórinha e da pra ouvir numa boa. engraçado críticarem cobrando mais sustentação na realidade sendo que a maioria das letras do rock por exemplo, são todas esculhambadas. enfim, vc pode melhorar sim, mas não está ruim.

o ritmo está legal, eu curti. fim. pode melhorar, mas se lançasse com uma mixagem totalmente profissional, tenho certeza que teria fans.

enfim cara, pode melhorar é claro, inclusive não deixe de treinar e ver melhores formas de melhorar as músicas e tal, os colegas deram dicas ai, mas eu curti e recomendo compor dentro do que você acha bom, e ver e analisar críticas, e se você concordar, ponha em prática.


Wuju Wu Yi

Valeu cara pelos elogios e críticas construtivas, é exatamente isso que você escreveu que estou seguindo, estou montando um pequeno home studio em casa, não sou músico profissional, não vivo de música, música pra mim é um hobby, deve ser por isso que desafino muito rrsrs e minha música está tão mau produzida, faço aqui em casa tudo a gravação, mixagem e masterização tudo com plug-ins de áudio que achei navegando pela net, as letras das minhas músicas geralmente retratam algo que observo na sociedade, gosto de humor e sou adpto a colocar humor nas músicas, nem todas mas a maioria. Este ano quero comprar uns equipamentos melhores afim de melhorar a mixagem das músicas. Espero e desejo um dia produzir músicas com qualidade de áudio profissional, assim como alguns caras aqui do fórum já estão fazendo.

Multivozes
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: Multivozes
· votar


Quanto à letra, deixo bem claro que trata-se de um julgamento puramente pessoal. Um ponto relevante é que sua letra tem uma temática clara e bem definida. Por outro lado, a estética da letra segue muito no senso comum. Se comparar com Pais e Filhos por exemplo, a diferença é que o Renato Russo mesmo falando de coisas do senso comum, como relação entre pais e filhos (que obvious), coloca em forma de metáforas, o que dá um certo charme na música.

Mas letra é algo muito subjetivo, expressa a visão do autor, seja ela elaborada numa forma poética ou não, e tem quem goste de letras dos dois tipos. Só um detalhe, a métrica pode ser melhor ajustada pra alcançar maior fluidez da melodia vocal.

Então, vou me limitar a comentar na parte musical, mesmo.

A introdução, musicalmente falando, foi a única parte interessante do conteúdo musical. Não sei se usou um violão com cordas de aço, mas na mixagem foi dado um destaque e se não tivesse essa parte teria ficado ainda mais monótono.

As canções populares (ou eruditas) possuem uma forma que pode ser expressa por exemplo como: A A B A A A A B, sendo A uma estrofe e B um refrão, ou A A A A B C C, sendo A uma estrofe, B uma ponte ou estribilho e C um refrão. Outras podem ainda ter mais letras indicando sua estrutura, como uma introdução sobre uma harmonia diferente de A, uma ponte em B, um refrão em C e em D uma fuga para outra tonalidade, modo ou seção rítmica.......................................


rcorts

Obrigado pelo comentário e pelas críticas, achei muito interessante o que você disse e concordo plenamente com tudo que você escreveu, principalmente a questão de divisão das partes da música, porque isto desperta a curiosidade de quem ouve, curiosidade de saber o que vem logo a seguir, penso que existe músicas e músicas, boas e ruins, curtas e longas, complexas e simples, a música que faço e de complexidade bastante simples, pois meu nível criativo de compositor está limitado aos conhecimentos adquiridos durante minha vida de músico auto-didata amador. Para melhorar isso pretendo fazer este ano um curso técnico de piano e posteriormente um curso de bacharel em piano. Certamente após estudar bastante o grau de complexidade das minhas composições vai crescer. Por enquanto sigo compondo estas músicas mesmo com 3 ou 4 acordes rsrs

rcorts
Veterano
# mar/15 · Editado por: rcorts
· votar


Multivozes

a música que faço e de complexidade bastante simples, pois meu nível criativo de compositor está limitado aos conhecimentos adquiridos durante minha vida de músico auto-didata amador

Isso não é bem um problema. Tenha em mente que músicos amplamente reconhecidos e com extensas carreiras fundaram-se em músicas simples. A questão é só aprofundar mais no arranjamento das suas composições. É algo que você pode ter em mente. E não precisa sair de primeira. Pegue suas composições depois de um tempo de molho, depois jogue tudo no liquidificador e veja o que sai de novo (eu gosto de fazer isso, depois que componho algo deixo parado e depois de alguns meses pego pra trabalhar em cima novamente, o que sempre nos dá novas visões sobre o mesmo objeto).


Para melhorar isso pretendo fazer este ano um curso técnico de piano e posteriormente um curso de bacharel em piano.

Piano, ou mesmo qualquer outro instrumento sempre é um bom investimento. Apresenta novas visões sobre música, que principalmente para nós autodidatas é difícil de pegar ficando restrito a um único instrumento.

Certamente após estudar bastante o grau de complexidade das minhas composições vai crescer. Por enquanto sigo compondo estas músicas mesmo com 3 ou 4 acordes rsrs

Então, o problema não é quantos acordes, mas como eles afetam a música como um todo. Tem um elemento que deveria ser amplamente considerado nas composições que é a dinâmica (mas infelizmente nem todo mundo dá tanto valor assim). Vou fazer dois comparativos e depois você escuta as músicas e tenta observar e aplicar nas suas músicas:

a) em músicas eruditas, por exemplo, Mozart e Beethoven são dois bons exemplos, algumas peças soam "mais baixo" em um trecho e derrepente sobem o volume gradualmente ou abruptamente. Mas as orquestras são gravadas normalmente microfonadas, ou seja, não tem knobs de volume nos violinos e violas clássicas. O que então causa essa impressão de aumento de volume? simples, é a dinâmica aplicada nos instrumentos em determinada seção da música. O que os microfones captam é a mudança da dinâmica na execução dos instrumentos.

b) em músicas populares, principalmente em se tratando de instrumentos elétricos, há várias formas de se alterar a impressão dinâmica: 1. na execução do próprio instrumento (palhetada mais forte ou mais suave, baquetada mais forte ou mais suave, maior ou menor apoio vocal, etc...), 2. uso de efeitos (wah wah, distortion, overdrive, phaser, etc...) 3. palm mute; 4. legato x palhetada alternada; 5. pedal de volume; 6. acordes mais cheios x acordes com menos notas.

Enfim, há várias formas de alterar a dinâmica, o que pode te ajudar a destacar as partes da sua música, ainda que elas tenha apenas 3 ou 4 acordes. Escute Que país é esse? de outra forma, tente perceber como as alterações dinâmicas chegam na guitarra, baixo, voz ou bateria e que fazem com que o refrão se destaque das demais partes, mesmo tendo apenas 3 acordes.

Bom, é isso. Bom trabalho aí cara.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/15
· votar


Multivozes
Minha ultima produção musical, o que preciso melhorar?
Tudo.
Abraços.

Multivozes
Membro Novato
# mar/15
· votar


Multivozes
Minha ultima produção musical, o que preciso melhorar?
Tudo.
Abraços.

Christhian
The Moderador

Ouvi suas músicas no soudcloud, achei bem legal parabéns, um dia chego lá também ou não rs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Minha ultima produção musical, o que preciso melhorar?