Minha primeira música que não é rock

Autor Mensagem
Lasanha
Veterano
# jul/13


Prezados(as),

Pela primeira vez compus algo que não é rock. Na verdade, é uma música bem triste. Gravei em casa, com uma certa limitação material, mas acho que rolou.

Por favor, ouçam e deixem suas opiniões.

https://soundcloud.com/j-liovieira-1/trag-dias

Valeu!

Pé de chinelo
Veterano
# jul/13
· votar


Bacana sua composição!

Só acho que pra tua voz e a idéia dessa música ficava melhor uma levada mais blues, com uma gaita....ia ficar bem no contexto.

Arpeggio tá mto bem feito, bonito, é só uma questão de elementos pra deixar a música toda presa a uma idéia assim, pode ser só viagem minha de gosto mesmo...

Parabéns!

Lasanha
Veterano
# jul/13 · Editado por: Lasanha
· votar


Valeu Pé de chinelo!

Na verdade eu tinha pensado em algo diferente... Tinha pensado em colocar um violino em substituição do trecho em que faço vocalizações (mas não no solo de voz)... Mas ainda estou na dúvida. O que acha?

Pé de chinelo
Veterano
# jul/13
· votar


Lasanha

Eu sempre acho que o caminho da boa música é experimentar as idéias que a gente tem, testa lá, se por acaso ficar ruim vc tira depois. Só testando várias coisas pra saber o que vai ficar melhor!

Mas como eu te disse, no meu arranjo seria uma levada mais seca, blues! mas é só questão de gosto!

Filippo14
Veterano
# jul/13 · Editado por: Filippo14
· votar


Lasanha
Ficou bem triste mesmo ahahha, parabéns ficou bacana. Eu sou um cara que curte muitos instrumentos, então já penso em alguns pratos em certas partes, um baixo, lógico ahahhaa, talvez um piano, o violino ficaria bacana, um bom reverb, talvez umas cordas por trás ahahaha, ainda mais na parte das duas vozes (creio que aquilo atrás seja a vocalização ahahha) chorus pra caralho. E pensando bem, uma bateria ficaria legal ahahhaha.

Abraço e parabéns

Editando: e um solo de guitarra melosão ahahhaa

Lasanha
Veterano
# jul/13 · Editado por: Lasanha
· votar


Valeu Pé de chinelo e valeu Filippo. Estou levando em consideração as sugestões de vocês.

Eu até queria colocar mais coisa, mas fica difícil porque não tenho teclado... Violino seria mais fácil porque tenho um colega que sabe tocar...

Adler3x3
Veterano
# jul/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lasanha

Considerando as limitações do ambiente ficou muito boa.
É uma música que você pode aproveitar mas lá na frente num outro projeto/ambiente de gravação com mais instrumentos e tal.
As vocalizações podem ser melhoradas, e acho que devem ser mantidas, mas tem que trabalhar mais aqui, e testar variações até encontrar a sonoridade ideal, pois esta parte promete muito (e vai fazer a diferença), mas não é tão fácil assim de fazer.
E até incluir a parte que você mencionou, talvez o violino não seja a solução, um outro instrumento. (mas tem que experimentar)
O ideal seria acrescentar um teclado, mas como não tem, de repente usar instrumentos virtuais via midi.
Se não tem é uma oportunidade de aprender a usar.
Gostei.

Lasanha
Veterano
# jul/13 · Editado por: Lasanha
· votar


Valeu Adler3x3,

Tudo referente à tecnologia eu acho complicado, por isso que não usei instrumentos virtuais. Eu queria experimentar violinos, cello, teclados, etc... Só falta conhecimento de informática. Você conhece algum programa gratuito, fácil de mexer, de preferência em português, que dê para gravar instrumentos virtuais?

Quando eu falei da vocalização não me referi ao solo de voz, mas aos trechos da música que são cantados, porém nem são solos e nem letras... É meio difícil explicar por escrito...

Valeu!

leandro zambelli
Membro Novato
# jul/13
· votar


eita música triste hehehe. 'só os cães me obedecem' é boa hehehehe.

Muito boa. Você gravou como?
Seria legal colocar um violino e um cello.

se vc quiser usar instrumentos virtuais, vc precisa instalar um software tipo o cubase, protools e etc. Depois baixar os instrumentos virtuais e controlar eles por meio de um controlador MIDI

Adler3x3
Veterano
# jul/13
· votar


Lasanha

Bem primeiro me conte como você gravou, para saber até aonde você já foi.
Quais os softwares que você usou nesta gravação caseira.

Fernando.JF
Membro
# jul/13
· votar


"Só os ratos me acompanham, só os cães me obedecem"

Realmente gostei da letra, apesar de não ouvir muitas músicas tristes.

Me responde duas coisas aqui :

° Se inspirou em que para compor ?
° Como você fez e que programas usou para gravar ?

Lasanha
Veterano
# jul/13 · Editado por: Lasanha
· votar


Adler3x3, minha gravação foi bastante caseira
O que eu fiz foi baixar o audaciti, plugar um microfone no meu notebook (não tenho mesa de som) e gravar as vozes e o violão separadamente. A mixagem também foi toda com o Audaciti. Na verdade, não sei fazer nada além disso do ponto de vista tecnologia de gravação.

Leandro,
Que bom que gostou... Sim, cello e violino seria perfeito. É que conheço um cara que toca violino, mas ninguém que toca cello... Eu não tenho programas tipo Cubase. Sei que eles são caros... Queria algo gratuito.

Fernando,
A primeira parte da letra foi baseada em algumas tragédias do tipo aquela que aconteceu na região serrana do RJ. Ou seja, tragédias naturais, mas que poderiam ser amenizadas se historicamente a sociedade tivesse olhado mais para essa questão. Já a parte final (mais falada), é um morador de rua das grandes cidades, naquela situação degradante...

Valeu!

Key5
Membro Novato
# jul/13
· votar


Lasanha
Em relação ao programa , tenta baixar o Reaper, ele é um software bem leve e me ajudou pra caramba.

DesttriD
Membro Novato
# jul/13
· votar


tu é o renato russo ?

Adler3x3
Veterano
# jul/13
· votar


Lasanha

Para iniciar na verdade não necessita de uma mesa de som, pois uma boa DAW traz dentro de si um mixer para controlar as trilhas (tracks).
O Audacity é bom mas esta mais para o conceito de editor de áudio , uma boa ferramenta complementar e gratuita.

Já no conceito de DAWs gratuitas de boa qualidade tá difícil encontrar.
Tem o LMMS que é gratuito, mas ainda esta na versão beta.
Tem o Reaper que funciona mesmo sem registro, mas não é gratuito, mas é uma DAW muito poderosa, mas não tão fácil de usar para quem esta iniciando.
Eu gosto de usar várias DAWs, mas a minha preferida pela simplicidade e facilidade de uso e o Mixcraft, tenho a versão Estudio Pro, que conta com mais recursos, e muitos softwares de efeitos e masterização, e tem um biblioteca muito boa de loops.
O software esta em português e é mantido pela Daccord de Pernambuco e tem uma boa relação custo benefício. (muito embora o programa original seja em inglês e produzido nos EUA).
E montar e trabalhar com Home Studio é um longo caminho a percorrer.
E depende também de uma boa configuração de computador, uma boa placa de áudio externa entre outras coisas.
Mas sempre recomendo começar com o que já tem, e ir experimentando, e aprendendo vai conhecer as limitações dos equipamentos que tem, e vai planejar melhor as suas futuras compras tanto de hardware como software.
E o bom de se usar instrumentos virtuais, é que você pode por exemplo testar, como nesta música a utilização dos mais variados timbres, para saber qual se encaixa melhor na música, e depois a gravação pode servir de uma ideia para a utilização de um instrumento real, tocado por um músico de verdade, que na maioria dos casos sempre fica melhor.
E nos dias de hoje tudo passa pelo computador, estamos em plena era digital, assim todo músico ou banda deveria ter pelo menos um membro com conhecimento nesta área.

Lasanha
Veterano
# jul/13
· votar


Key5,
Mas o reaper é pago, né? Tem algum gratuito?

Desttrid,
Nem... Na verdade, nem gosto de legião... Acho que vc disse isso porque meu timbre de voz tb é grave. Algumas pessoas dizem que parece o timbre do cara do biquini cavadão, kkk!!! Mas eu não costumo ouvir nenhuma das bandas de rock radiofônicas nacionais dos anos 80.

Adler3x3,
Acho que com relação à produção musical estou num nível bem abaixo do que vc está pensando... O que são DAWs? O que é versão beta?

Valeu!

Adler3x3
Veterano
# jul/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lasanha

DAW - Digital Audio Workstation (Estação de Trabalho de Áudio).
É um software para a criação e edição de áudio, que vem com muitas ferramentas integradas.
Como por exemplo: Sonar, Cubase, Reaper, Mixcraft, Magix , Estudio One e muitas outras.

Versão beta é uma versão ainda para testes , que ainda esta em desenvolvimento.

O negócio é experimentar uma versão demo, que tem validade por certo tempo e usar para conhecer.

Gratuíta:

http://lmms.sourceforge.net/

Mixcraft:
http://www.daccord.com.br/mixcraft-e-o-editor-profissional-para-produc ao-de-audio-e-video
Esta é paga mas tem um custo benefício muito bom, e a versão esta em português.
Mas você pode usar uma versão trial e usar por mais de um mês.
E vem com uma biblioteca de loops para download de mais de 4 GB, que serve para você se iniciar na produção de áudio, montando as suas próprias backtracks. (que pode ser utilizada até no audacity, e continua funcionando mesmo depois de expirar a versão trial).

Claro vão surgir dúvidas, mas é a melhor forma de começar, colocando a mão na massa, e ir experimentando.
Não é um bicho de sete cabeças.

Jube
Veterano
# jul/13
· votar


Lasanha
Fala lasanhão, se tu não conhece DAW e já grava assim, imagina quando conhecer, tem grande potencial em!!!
Sobre a músic, bem, foi uma ótima forma de voltar ao fórum ouvindo um som simples ( no melhor dos sentidos ) e honesto. Gostei dessa levada no violão que me lembrou de alguma forma o tema da cidade do diablo 1 hahaha.

leandro zambelli
Membro Novato
# jul/13
· votar


eu uso o cubase.

Hoje existe uma diversidade de daw, mas todas fazem praticamente a mesma coisa.

eu escolhi o cubase pela simplicidade. Nao é gratuito, mas voce pode baixar na net a ultima versao desbloqueada que é a 5.1.2

depois, se vc quiser dar início a gravaçoes vc vai precisar de uma placa externa e um microfone condensador.

DesttriD
Membro Novato
# jul/13
· votar


Lasanha
Nem... Na verdade, nem gosto de legião... Acho que vc disse isso porque meu timbre de voz tb é grave. Algumas pessoas dizem que parece o timbre do cara do biquini cavadão, kkk!!! Mas eu não costumo ouvir nenhuma das bandas de rock radiofônicas nacionais dos anos 80.

hahahh eu tava brincando mano
qnd q vc começou a cantar eu lembrei na hora do renato russo hehe

Lasanha
Veterano
# jul/13
· votar


Fala galera!

Adler3x3,
Valeu pelas dicas. Depois vou baixar esse gratuito. Como vc falou, vou começar com o que tem em mãos.

Jube,
Eu estou acostumado com gravações, só que tocando, cantando e dando pitacos na mixagem. Para mim ainda falta muito sobre a parte tecnológica. Mas aos poucos vai indo... Que bom que gostou da música, o mais importante é sempre a composição.

Leando Zambelli,
O que todo mundo fala do Cubase é que ele tem tantas funções que se o cara souber usar 50% já sabe muito... Mas particularmente prefiro começar com algo mais simples (e gratuito). Depois que eu souber melhor como manusear a tecnologia posso até ir atrás desse programa.

DesttriD,
Isso rapaz! O importante é compôr. Sempre!

Valeu!

Lasanha
Veterano
# jul/13 · Editado por: Lasanha
· votar


Adler3x3
Valeu pelas dicas, mas... Baixei o programa que você falou, o LMMS... Cara, não entendi nada. Mas nada mesmo...

Eu queria algo gratuito que fosse uma espécie de teclado virtual, em que eu pudesse escolher diversos timbres já pré-programados para gravar e depois passar tudo para wave. E que também tivesse como programar umas batidas para simular bateria. Só isso já estava mais do que bom...

Nem precisa ter funções de mixagem porque posso importar as faixas para o audacity e fazer a mixagem...

Ou seja, preciso de algo bem mais simples... Conhece algo nesse sentido?

Valeu!

Adler3x3
Veterano
# jul/13
· votar


Lasanha

Tem que ter calma.
E ir aprendendo aos poucos assistindo tutoriais na internet.
O Audacity é um editor de áudio não é o ideal para fazer mixagens.
Até dá para fazer.
Se você já aprendeu a usar o Audcity tem potencial para aprender a usar os outros programas.

Faça download da versão trial do Mixcraft 6 e instale.
É mais intuitivo do que o LMMS.
Dá para usar por mais de um mês, depois você analise se vale a pena comprar.
E faça download dos ritmos e loops da biblioteca de sons do mixcraft, e configure para salvar numa pasta de fácil identificação.
E depois você pode usar os loops em seu projetos mesmo no audacity.

http://www.daccord.com.br/mixcraft-e-o-editor-profissional-para-produc ao-de-audio-e-video

Este software já vem com um teclado virtual e um banco de instrumentos virtuais.
Assista tutoriais na internet que você vai aprender a usar.
Para o seu tipo de som é processo de gravação é um programa ideal.
É difícil tentar explicar tudo num simples post de fórum que não é o melhor para detalhar e trocar configurações.
Você pode se quiser me mandar um e-mail:

pfranzen@terra.com.br

Posso te ajudar.

thonkverna
Membro Novato
# ago/13
· votar


É uma tragedia mesmo. Muito boa. Eu monto minhas bateria no fl studio
no piano roll desenho toda a bateria, usando o volume de cada peça faço
a dinâmica ,os instrumentos violão,baixo,etc gravo ao vivo no próprio programa alias faço tudo nele só na mix que vai pro cubase,não que não dê
pra fazer no fl studio é que na mix eu não tenho a manha mesmo.e uso
as vezes os midi cordas metais ai faço como na bateria.um abraço.

Juh_Cruz
Veterano
# ago/13
· votar


Lasanha
ficou legal.. parabéns!

Lasanha
Veterano
# ago/13
· votar


Fala pessoal,

Muito obrigado pelos comentários... Vou baixar o programa mixcraft, conforme recomendado. Vi alguns tutoriais no youtube e parece não ser muito difícil.

Valeu!

Adler3x3
Veterano
# ago/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Lasanha.

Faça isto.
Comece abrindo as músicas de demonstração que vem junto.
Dá para olhar as tracks e ver como foi feita.

Depois experimente usar a biblioteca de loops.
Comece brincando montado músicas com os loops, tem inúmeros estilos.
Aqui você vai começar a aprender a manipular arquivos de áudio.
Pode até montar uma backtrack, com bateria e baixo, e você grava no violão a base, e depois pode até acrescentar os seu solos.

E vai ganhando experiência, para depois mais lá na frente começar a produzir músicas completas de sua autoria.
E pode aproveitar arquivos de áudio das músicas de sua banda, desde que estejam separadas por instrumentos (tracks individuais).
E pode fazer experiências e criar novas versões, seja incluindo instrumentos virtuais, seja fazendo uma nova master usando os plugins de efeitos.
Tem um teclado virtual que você pode usar o teclado do pc.
E desta forma também você vai conhecer as limitações do seu computador, ou seja da interface de áudio, da capacidade de processamento. (pois conforme o número de tracks vai aumentando, diminui a capacidade de processamento para ouvir.
Mas dá para exportar bem o arquivo de áudio, mesmo com certas limitações.
E você pode continuar usando o Audacity, que é uma boa ferramenta, um complemento para o Mixcraft.
Muito embora o Mixcraft também tenha uma boa edição de áudio, seja para acertar os tempos, mudar o tom e muito mais.
Os loops podem ser cortados e editados.

Lasanha
Veterano
# set/13
· votar


Valeu, Adler3x3!

Finalmente baixei a versão teste do programa. Estou conseguindo fazer algumas coisas interessantes e acho que quando baixar a versão para valer vai ser melhor ainda.

Era disso que eu precisava para antes de partir para o Cubase,!

RafaelBernatto
Veterano
# set/13
· votar


Mistura de Renato Russo com Zé Ramalho hahahha
Tá massa, falta só fazer o trem bem feito (:
Parabéns, abraço.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


Lasanha
achei a voz bem renato russo , a mixagem em si ta meio dark ,acho que voce podia ter brincado mais com o pan e dado mais volume no violão , a musica em si não tenho nenhuma critica esta muito bonita

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha primeira música que não é rock