Dificuldades pra criar arranjos

    Autor Mensagem
    Lpitangueira
    Membro
    # mai/13


    Gente, eu até me considero um bom compositor. Gosto de minhas letras e melodias, mas tenho uma dificuldade terrível com arranjos. Minhas músicas geralmente são apenas voz e violão base, lembrando muito o estilo da legião urbana no acústico mtv, mas nao consigo preencher elas com outros intrumentos, mudanças de dinâmica etc, de forma que elas acabam ficando meio paradas e repetitivas.

    Sei que não existe receita de bolo pra isso, mas queria conversar! Alguem mais passa pelo mesmo problema? Já superou isso? Como faz?

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Lpitangueira

    Cara, como você mesmo disse, não existe receita para isso, mas algumas coisas considero fundamentais:

    - Não vou perder tempo com o "estudar música", conhecer as tessituras e possibilidades harmônicas e melódicas de outros instrumentos, suas regiões de ação e timbres. E mesmo com as possibilidades harmônico e melódicas e variantes... Isso é o óbvio e "chover no molhado".

    - Mas, além disso, mesmo que possua bom conhecimento teórico, sem OUVIR muita música, esse conhecimento de pouco vale.

    É necessário ouvir bons arranjos e arranjadores, se libertar de preconceitos e ouvir estilos variados, para ganhar bagagem, cultura e estofo musical auditivo e de percepção.

    Ouvir com atenção, prestando atenção em cada instrumento, sentir a sensação produzida por cada um e assim entender a intenção do arranjador ao efetivar cada passagem.

    Na música Pop em geral, na música orquestral e trilhas sonoras de filmes, seriados e animações, nas big bands e etc, essa preocupação com arranjos é muito grande, então encontrará farto material nesse nicho.

    Inicie fazendo uma pequena experiência:

    "Escute o primeiro álbum dos Beatles, Please Please me e depois escute o Sargent Peppers."

    Procure, agora, imaginar como seria o Sargent Peppers, se tocado "ingenuamente" como o Please Please me, e perceberá o quanto os arranjos podem sofisticar, encorpar, amadurecer, enriquecer, algo que, teoricamente, seriam apenas singelas canções de três acordes.

    Arranjar, não é só conhecer música. Vai muito além:

    Exige criatividade, imaginação, objetivo, intenção, um pouco de ousadia e experimentalismo, e lógico, dominar as ferramentas para tal feito.

    Abraço, boa sorte!

    Mu_Cephei
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lpitangueira
    Eu creio que a falta de possibilidades na criação do arranjo decorre de dois fatores: um deles foi citado acima, que é a ausência de material adquirido no repertório. O outro, creio eu, é a simplicidade da músicas que você compôs até agora. Não estou querendo desmerecer o trabalho de ninguém, mas o que eu quero dizer é que algumas vezes uma composição simples pede um arranjo simples. E se as suas músicas estão soando repetitivas e parecidas com "legião urbana no acústico mtv", está na hora de conhecer mais obras.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Heavy_metal_music

    No final da página há dois quadros, com diversos subgêneros de rock e metal. Experimente talvez clicar em algum dos links e conhecer bandas daquele gênero.

    Lpitangueira
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Muito obrigado aos dois! Vou seguir os conselhos! Em breve posto aqui as composições pra voces darem uma opinião também =)

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lpitangueira

    Se vc usa o violão, aqui vai uma dica:

    Em vez de fazer batidas, como quase todo mundo faz, tenta fazer as bases com arpeggios.

    Se for usar batidas, faça duas ou três diferentes durante a músicas, pega a ponte por exemplo e faz um ritmo diferente pra essa parte, isso cria dinâmica.

    Ou faz os versos com arpeggios, depois o refrão em batida, usa a imaginação que todo o arranjo vai surgindo se vc consegue ver as bases de formas diferentes.

    Abs

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Lpitangueira

    Sei que não existe receita de bolo pra isso, mas queria conversar! Alguem mais passa pelo mesmo problema? Já superou isso? Como faz?

    Bem vou tentar responder apontando soluções práticas.
    De bolo não existe Receita.
    Mas de certa forma existe Receita sim.

    Pontos de atenção:
    01- para fazer arranjos tem que ter experiência com bandas, tem que saber tocar ou ter um bom conhecimento dos vários instrumentos, como o "Lelo Mig" bem descreveu;
    02- um maestro estuda anos e anos para poder fazer isto;
    Um músico bom só consegue fazer isto bem feito depois de anos de convívio com bandas;
    03- Nós meros mortais de um home studio não temos acesso a tudo, e nem temos conhecimento detalhado sobre todos os instrumentos, e nunca vamos dominar todos os instrumentos, tanto pela falta de oportunidade de poder tocar com músicos de verdade, tanto em ter acesso a todos os instrumentos;
    04- prática:
    4.1. Começar a praticar num home studio usando uma DAW, se já faz isto intensifique, caso contrário seja bem vindo ao mundo do home studio, e comece a usar Vsts;
    4.2 Num primeiro momento utilize outras ferramentas, tais como:
    4.2.1. - Teclados Arranjadores (existem teclados maravilhosos neste sentido, assim considere aprender a tocar o básico de um teclado)
    O Teclado moderno é baseado no órgão de Igreja o rei dos "instrumentos"
    Assim infinitas possibilidades se abrem.
    4.2.2 - Softwares Arranjadores tipo:
    - Band in a Box; Winjammer, Onyx Arranjer, Style Enhancer e muitos outros.
    4.2.3 - Softwares de Edição de Partituras, para aprender notação musical;
    E vai perceber como se faz um arranjo, pois o editor permite visualizar as notas dos instrumentos, e aí dá para fazer uma análise de como foi feito o arranjo, e a medida que vai aprendendo vai adotando as técnicas em outras músicas.
    É fundamental aprender a ler partituras.
    Muitos podem dizer que não é tudo, que dá para conviver sem usar partituras, e temos exemplos de músicos excepcionais que fizeram músicas maravilhosas sem saber ler.
    Mas saber ler em qualquer campo do conhecimento humano é imprescindível.
    Gutenberg com sua máquina de tipos revolucionou a leitura, e o computador e os softwares mais ainda.
    Muitos também podem dizer que a forma da partitura não atende mais as necessidades da música moderna.
    Em até certo ponto tem razão, mas o sistema continua evoluindo, e até hoje não existe nada melhor.
    Um exemplo de acorde de um quinteto de cordas, numa pequena sequência de notas: (as letras aqui indicam a nota e sua posição no teclado musical, e não o acorde)
    As próprias Cifras que usamos atualmente evoluiram de sistemas mais antigos de notação musical.

    - o violino I
    E4 D4 E4 F4 D4

    - o violino II
    C4 B4 C4 C4 C4

    - a viola
    G4 G4 G4 A4 G4

    - o violoncelo
    C3 G3 A3 F3 G3

    - o baixo
    C2 G2 A2 F2 G2

    e podem existir mais variações.
    E assim o quinteto soa como um instrumento só.


    Com estas ferramentas de arranjo você pode importar o arquivo midi da melodia, e o software faz um arranjo conforme o estilo da música que você selecionar.
    Depois exporta o aquivo midi para a DAW ou Editor de Partituras.
    E vai observando como foi feito o arranjo instrumento por instrumento.
    Não que você vá adotar exatamente o que o software fez, mas sim numa primeira fase aprender, e depois vai editando conforme o seu gênio musical.
    E também você pode criar arranjos somente com as Cifras da sua música, e o software se encarrega de criar as outras linhas de instrumentos, exceto o solo, que software nenhum consegue criar de forma decente.
    Mas na parte de arranjos tem um bom desempenho.

    E assim você vai aprender e ter noção como são feitos os acordes, que conforme o instrumento variam.
    Por exemplo num teclado normal é feito de um jeito, num órgão de igreja é feito de outro jeito.
    Temos os instrumentos monofônicos (tocam um nota só) e polifônicos que podem fazer acordes.
    Já os acordes com instrumentos monofônicos tem que ser montados com variações das oitavas usando mais de um instrumento (tessituras, campo harmônico etc..)
    Já um PAD que tem o som mais prolongado muitas vezes nem necessita de acordes, basta uma nota só mais longa (pois o pad gera uma harmonia)
    Assim existem vários tipos de acordes, o normal é mais básico é com três notas, mas podem existir, com quatro notas (e até mais), e com somente duas notas, tudo vai variar conforme o instrumento.
    E também na hora que você vai compondo ou fazendo o arranjo vai experimentando e ouvindo para saber qual o melhor acorde.
    Usando inversões e testando, substituindo acordes mais simples por acordes mais sofisticados, enfim até re-harmonizando uma música inteira, que você pode pegar como um modelo.
    E também você pode criar várias melodias para uma mesma base.
    Depois seleciona as que melhor se encaixam, e fica muito bom um arranjo com outras melodias acompanhando a melodia principal.
    Para criar uma nova melodia é só começar de novo e fazer diferente da melodia original, que já esta dentro de uma base consistente.

    Resumo:
    01- Montar um home studio que pode começar por um simples computador multi midia;
    02- Organizar a sua agenda:
    2.1 Estudar teoria musical todos os dias, usar um editor de partituras para isto, e pesquisar na internet e adquirir bons livros;
    2.2. Estudar o funcionamento dos softwares;
    2.3. Pesquisar sobre instrumentos Vstis e Vsts de efeitos;
    Montar uma boa biblioteca de instrumentos virtuais
    Isto é uma coisa que não tem fim.
    2.4 Praticar fazendo pequenos arranjos de uma banda com quatro intrumentos (bateria, baixo, base e solo). depois aos poucos ir incluindo mais instrumentos como teclados, metais etc...
    2.5. Praticar as suas músicas ou de terceiros usando back trackings feitas por você mesmo (arranjo), você colocar no computador para tocar e silencia o instrumento que vai tocar, e faz tudo ao vivo com se tivesse uma banda real te acompanhando.
    2.6, Escutar músicas semelhantes a que você quer produzir e observar:
    - quantidade de instrumentos:
    - quando cada instrumentos entra em ação;
    - variações nos tempos;
    - paradas (breaks);
    - introdução;
    - mudanças de tom;
    - desenvolvimento dos temas;
    - pontes de ligação entre os temas;
    - mudanças de ritmos;
    - uso de arpejos junto com a base, muitas vezes fica bom;
    - final etc...

    2.7. e aos poucos você vai ganhar mais confiança e vai aprender e vai conseguir fazer.
    Não é um bicho de sete cabeças.
    Concluindo!
    Hoje os instrumentos reais convivem com os instrumentos virtuais.
    O computador é uma ferramenta, e os softwares atingiram um alto nível desempenho, e assim são tecnologias que se completam.

    Tem que praticar, por a mão na massa.

    badari
    Membro
    # mai/13
    · votar


    ''Escutar músicas semelhantes a que você quer produzir e observar:
    - quantidade de instrumentos:
    - quando cada instrumentos entra em ação;
    - variações nos tempos;
    - paradas (breaks);
    - introdução;
    - mudanças de tom;
    - desenvolvimento dos temas;
    - pontes de ligação entre os temas;
    - mudanças de ritmos;
    - uso de arpejos junto com a base, muitas vezes fica bom;
    - final etc... ''


    cara, vc mitou ao falar isso.... é a melhor dica que alguém poderia dar. eu acho que essa é a melhor forma de estudo.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Adler3x3

    É fundamental aprender a ler partituras.
    Muitos podem dizer que não é tudo, que dá para conviver sem usar partituras, e temos exemplos de músicos excepcionais que fizeram músicas maravilhosas sem saber ler.
    Mas saber ler em qualquer campo do conhecimento humano é imprescindível.


    Assino embaixo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dificuldades pra criar arranjos