minha segunda composição (piano e violinos)

Autor Mensagem
    badari
    Membro
    # mar/13

o meu primeiro tópico gerou vários comentários positivos, e agradeço muito por isso.agora venho com uma música, um pouco diferente, que envolve piano e instrumentos de corda.

http://www.youtube.com/watch?v=qnJgg-c-VkI

eu sei que ficou curta, mas acho que nao seria uma boa ideia fazer ela muito longa. por favor, comentem o que acharam =]
    obrigado!!!

feedme
    Membro
    # mar/13
    · votar

Rapaz que emoção ouvir sua composição. A primeira frase foi praticamente um motif repetido quatro vezes no piano. Logo de cara já afirmou os ouvidos de quem escuta com esse motif. O primeiro bloco então introduz com o violino tocando duas frases e o piano acompanhando. Ai começa o segundo bloco ou seria uma ponte? Seja como for essa nova frase se repete duas vezes, firma legal pro ouvinte. Aí chega a boa melodia aos 0:52 com o segundo violino.

Sinceramente não sei como você toma inspiração porque ta ótimo. Contudo também devo ressaltar aqui as dinâmicas. Elas estão bastantes uniformes. Embora isso pareceu não prejudicar... E num dos estudos de orquestração que tive quando voce cria uma melodia e poe um determinando instrumento para tocar voce precisa escrever corretamente para aquele instrumento e depois vem a interpretação (humanização). Já ouvi bastante violino e sei que um violinista não tocaria da mesma maneira como voce organizou o vst para tocar as notas. Mass isso não tira a beleza da sua obra. Parabens

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

agradeço o comentário. compreendi o que disse, mas o próprio programa nao permite alterar a dinamica das notas(nota por nota, digo).
    eu nunca fiz aula, por isso deve mesmo ter alguns erros de composição, mesmo assim agradeço seu comentário. vou tomar nota do que disse !!
    eu nao sei mesmo de onde tomo inspiração; só sinto e vou guardando o que acho bom!
    obrigado, até a próxima

makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar

badari

Ficou bem legal. Principalmente o piano.

agradeço o comentário. compreendi o que disse, mas o próprio programa nao permite alterar a dinamica das notas(nota por nota, digo).

Você pode sim alterar através da manipulação do midi, e não necessariamente no sampler que está produzindo o som. Há opções desde mudar velocities de notas ou trechos determinados e também manipulação de volume de canal midi.

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

a tá, não sabia disso...eu achava que só tinha como mexer nos volumes ( que não adianta muito por sinal)
    obrigado !!!

Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar

badari
    Ficou bem legal, mas como foi comentado deve-se trabalhar mais nos detalhes de edição midi.

Qual a DAW que você usa?
    Existem controles midi em que se pode humanizar melhor.
    A melhor humanização é aquela quando tocamos o instrumento e fazemos uma boa perfomance (gravando do teclado para o computador), isto é além de tocar as notas certas colocamos sentimento e outras emoções.
    Mas quando isto não é possível temos que editar pelo mouse mesmo nota por nota, aqui já é mais complicado.
    Pontos de atenção
    - velocidade das notas; (é a sensibilidade, a força com que as notas são tocadas);
    - controle de expressão; (é um outro controle que influencia o volume também, e em algumas partes pode-se usar a expressão)
    - controle de volume (as vezes aqui o nível pode estar muito baixo ou muito alto, e pode-se encontrar o volume ideal, e variar na linha do tempo;
    - automação do volume; (feita por track, um outro controle independente do midi, feito na DAW, onde você pode ir variando o volume na linha do tempo da música, muito usado principalmente nas cordas)
    - automação do pan; (também feita por track na DAW, onde você pode fazer pequenas variações)
    - automação de VSTI, que também pode-se alterar os níveis de alguns parametros na linha do tempo, assim como efeitos (um efeito com o nível constante não fica bom, e assim é necessário variar um pouco, é um erro deixar tudo sempre igual)
    - adiantar ou atrasar algumas notas; (em centésimos ou milésimos de segundo;
    - conforme o instrumento pode-se fazer pequenas variações no pitch e na modulação
    - e muito mais...

Pode parecer muita coisa, mas copie e cole as dicas aqui num editor de texto para futura consulta, e pesquise sobre estes detalhes e vá aprendendo a usar aos poucos, a dinâmica da sua música vai melhorar muito.

Edson Caetano
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Fico impressionado como vocês conseguem compor e criar sem ter um instrumento a mão...

Não sei se fiquei muito tempo preso aos instrumentos, mas só consigo criar algo com eles na mão, visualizar o resultado olhando a partitura, impossível para mim hehe

É trabalho heim...
    quem sabe alguma em alguma Jam eu não faça no Mouse

do mais badari
    Parabêns, bem interessante as idéias

Que programa está usando ?

Adler3x3
    Veterano
    · votar

Badari
    Existem programas que trabalham na edição midi.

Neste site tem muita coisa boa free:

http://www.ntonyx.com/

Onix Arranjer
    Style Enhancer

São dois programas completos e complexos, também na versão free, que editam quase tudo o que você imaginar de midi.
    Faça download e instale, e baixe também os presets, demos e estilos.
    Os programas não são tão fáceis de usar, mas fazem uma boa edição de midi.
    E a melhor forma de aprender é ver e escutar como estes controles podem e devem ser usados.
    Importa o arquivo midi, e depois reexporta para a DAW.
    Não que você vá seguir tudo o que os softwares produzem, mas sim para perceber todas as nuances que podem estar envolvidas no processo de humanização.
    Mesmo usando estes bons softwares, na maioria das vezes é necessário alterar pelo mouse também, mas que ajuda no processo ajuda.

Com estes programas dá para criar backtracks também, principalmente de bateria.

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

Nossa, muito obrigado pela ajuda de todos voces!!!!!!!!!
    eu edito as notas no guitar pro, e depois jogo o midi no fruity loops.
    (infelizmente,Adler3x3, não tem um teclado midi. a grana nao dá. num futuro próximo, que sabe)
    Edson Caetano, faço na guitarra normal,e vou escrevendo no computador (mesmo piano)

Marcos Luz
    Veterano
    # mar/13
    · votar

badari

Fera, é o que o Edson Caetano disse. Compor sem instrumento na mão eu não consigo, não tenho a menor noção de nada sem o meu violão na mão ...
    Gostei da musica, acredito que dava até para desenvolver mais o tema pela qualidade da musica.

Ficou show !

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

nossa, nem sei como agradecer. estou manipulando os midis, e o resultado é incrível. pena que não tinha descoberto antes =[

Marcos Luz, eu faço com um instrumento sim.. no ''chutometro'' é apenas para genios hahaha

Adler3x3
    Veterano
    · votar

A DAW (Digital Audio Workstation) pode ser considerada um grande instrumento.
    Melhor ainda se tiver recursos de notação musical.
    Não sou muito fã do piano roll, que ao meu ver é mais útil para a edição de midi para a adição/edição de controladores.
    Podemos numa track selecionar um bom instrumento VSTi e ir fazendo a notação de uma melodia e depois fazer a harmonia em outras tracks.
    Ou começar pela harmonia e encaixar as melodias depois, ou simultaneamente.
    Notando nota a nota e fazendo variações nos acordes que não necessitam conforme a peça ser iguais as cifras comumente descritas nos manuais.
    O que importa é que soe bem.
    E também muitas DAWS atuais trazem dentro de si pianos virtuais que podem ser tocados no teclado do PC (mas depois requer uma edição no piano roll)
    Como os grandes compositores trabalhavam?
    Usando técnicas de composição notando muitas vezes com a ajuda de um piano, mas na maioria das vezes ouvindo o som na mente.
    Assim a composição era e é um processo mental.
    O melhor sintetizador/processador que existe é o que esta dentro do nosso cérebro.
    O nosso cérebro registra todos os timbres que escutamos na vida, muito antes das máquinas inventadas que guardam nos arquivos uma espécie de preset e samplers.
    Beethoven trabalhava a exaustão notando nota a nota e refazendo/corrigindo partes inteiras, e usava um piano.
    E em boa parte de sua vida, já não escutava direito, no fim da vida estava bem dizer surdo, e produziu a maravilhosa 9ª Sinfonia.
    Isto é ele ouvia a música dentro da sua mente, instrumento por instrumento.
    Já Mozart compunha direto com a pena na mão e papel com pauta, e não tinha necessidade de corrigir/refazer, pois a música saia pronta da mente para o papel sem erros.
    Por isto que é importante além da DAW usar um bom Editor de Partituras alocando em cada track um bom instrumento.
    E ir fazendo a notação compasso por compasso, e retrocedendo a partitura para poder ouvir o resultado, e ir compondo a música, corrigindo/refazendo, ou tentando colocar na pauta a música que esta dentro da mente.
    E numa sequência de notas ou acordes o conhecimento da teoria musical aliada a técnica ajuda a compor.
    Muitas composições também podem ser feitas sem ouvir, só notando dentro da técnica.
    Claro tem que aliar também a inspiração.
    E a grande maioria das obras de grandes compositores se enquadra nesta forma de compor.
    Se a técnica estiver correta o som vai sair bom depois, quando tocarmos num instrumento real ou sequenciarmos numa DAW.
    E não é tão difícil assim.
    Tem que ir fazendo nota a nota experimentando variações
    Mas como tudo na vida tem que praticar.
    Uma boa forma é digitar (notar) as obras dos grandes compositores, e ir comparando as linhas dos instrumentos na partitura.
    Atualmente estou digitando algumas obras do Mozart e fico maravilhado com o gênio ao observar e comparar como as melodias se encaixam com a harmonia e o ritmo.

Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mar/13
    · votar

badari

Ficou bacana, e preste atenção a tudo que já disseram aqui no tópico que você só tem a ganhar.

Aguardo pra ouvir suas próximas composições.

Jube
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Muito bonito, parabéns.
    Só ajustaria a dinâmica dos instrumentos editando os midis, mas isso não tira o mérito do seu som, ficou bem legal.

Ken Himura
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Edson Caetano
    É basicamente treino. Tive um professor que mandava a gente compor com o lápis e papel apenas. Se alguém argumentava que queria usar o computador pela velocidade, ele mandava desligar o som. Não sou tão extremo quanto ele, mas concordo. É porque isso vicia e não desenvolve uma habilidade que um bom compositor deve ter: ouvido interno.

Meu ouvido interno tá longe de ser bom, mas hoje graças a este treino (e à necessidade, como eu vou compor pra piano só tendo violino em mãos atualmente? Ou contraponto com várias vozes?) eu já olho a partitura e sei mais ou menos como soa.

Daí é só criatividade e técnica, no sentido de organizar e trabalhar o material.

badari
    Parabéns, cara! As ideias são boas! Dá pra fazer bastante coisa com este material aí, coisa pra lá na casa dos 10 minutos de música.

Quanto ao sequenciamento, é o que os colegas já falaram. E eu gosto dessa biblioteca, uso também direto.

Continue assim!

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

obrigado !!!

''Dá pra fazer bastante coisa com este material aí, coisa pra lá na casa dos 10 minutos de música.''

pior que é. =p

Bruno Y
    Veterano
    # mar/13
    · votar

badari

Cara, gostei bastante da música... Músicas com feeling desse tipo me atraem bastante, e mesmo que aconteça aquilo que os demais falaram acima, da dinâmica ter ficado uniforme, não deixa de ser bonita.

badari
    Membro
    # mar/13
    · votar

Cara, gostei bastante da música... Músicas com feeling desse tipo me atraem bastante, e mesmo que aconteça aquilo que os demais falaram acima, da dinâmica ter ficado uniforme, não deixa de ser bonita.

exatamente. eu concordo, como mixador sou horrível(pretendo melhorar). mas é esse feeling que quero transmitir. obrigado.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a minha segunda composição (piano e violinos)