Dark Waters - Música própria para Violão Solo, por Artur Leitão (Root)

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil


Fiz esta música hoje para desestressar.

Detalhe, a música foi para eu desestressar, não garanto que você vá se desestressar ouvindo ela =P

Ouça com os fones pq ela começa bem baixinho!

Versão Piano (Garritan Personal Orchestra)

Versão Violão (Real Guitar 2)

ps1: Ouçam com boa vontade!

ps2: nome do arquivo em homenagem ao MauricioBahia.

Minow
Veterano
# mar/10 · Editado por: Minow
· votar


The Root Of All Evil
Gostei!
Eu gosto da falta de métrica e a tonalidade livre.
Mas por que você não gravou a música?

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


é pra violão solo?
como ce gravou isso? foi tocado, ou foi "midizado"?

tem umas horas que soa bem quadrado a execução, muito preciso, parece ate cravo.

achei um pouco tensa a musica, principalmente as "palhetadas tremolo" lá pelos 2:50. soou como trilha de filme de suspense.

no geral, o começo e o fim, tem uma cara meio oriental, deve estar pelas pentatonicas, ne?
e tem umas horas que soa meio tetris.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


kiki
é pra violão solo?
como ce gravou isso? foi tocado, ou foi "midizado"?


Foi midizado, mas dá pra tocar no violão solo, afinal eu fiz tudo no violão =P

tem umas horas que soa bem quadrado a execução, muito preciso

É pq é midi.

achei um pouco tensa a musica, principalmente as "palhetadas tremolo" lá pelos 2:50. soou como trilha de filme de suspense.

Ehehehe então tá bom!

no geral, o começo e o fim, tem uma cara meio oriental, deve estar pelas pentatonicas, ne?

Bem, eu não usei pentatônica, mas beleza =P

Ah, deve ser por causa da menor harmônica!

e tem umas horas que soa meio tetris.

Mas ai é por causa do timbre midi ou das notas mesmo?


Brigadão ae por ouvir!!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Minow
Gostei!
Eu gosto da falta de métrica e a tonalidade livre.
Mas por que você não gravou a música?


Nice!! Valeu, mimo ehehehe

Meu violão tá fudido, só pra fazer a música tinha que afinar toda hora e também não tenho como gravar ele.

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
tem umas horas que soa bem quadrado a execução, muito preciso

É pq é midi.


Ué, e daí? =P

Eu acho que você podia botar um timbre bem diferentão, já que é pra ficar quadrado mesmo. Tipo timbre 8 bits mesmo. Hahahah

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Minow
Ué, e daí? =P

Como eu faria pra humanizar sem ter mais trabalho? =/
Neste caso não é o velocity pq eu mexi nele, seria o tempo das notas.


Eu acho que você podia botar um timbre bem diferentão, já que é pra ficar quadrado mesmo. Tipo timbre 8 bits mesmo. Hahahah

Ah, o timbre pelo menos lembra um violão =P

Minow
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
Como eu faria pra humanizar sem ter mais trabalho? =/

Sem ter trabalho é complicado, né champs? =p
Tem uns esquemas pra randomizar, mas não funciona direito. Pra ter o fílin, só fazendo no braço.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Minow

Então, já deu muito trabalho, foi só pra desestressar =P
Depois que eu descansar os ouvidos dela eu mexo nas paradas!
Valeu.

kiki
Moderador
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
Bem, eu não usei pentatônica, mas beleza =P
Ah, deve ser por causa da menor harmônica!

é que tem umas partes que fica bem simples, quase que só uma melodia lenta e umas notas as vezes, meio caixinha de musica. e a escala menor se pular algumas notas vira praticamente pentatonica ne?

Mas ai é por causa do timbre midi ou das notas mesmo?
os dois.

Foi midizado, mas dá pra tocar no violão solo, afinal eu fiz tudo no violão =P
hm...
mas voce consegue tocar ela no violao? podia gravar um tambem pra ver como fica.

Eu acho que você podia botar um timbre bem diferentão, já que é pra ficar quadrado mesmo. Tipo timbre 8 bits mesmo. Hahahah
faz uma versao NES!!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


kiki
mas voce consegue tocar ela no violao? podia gravar um tambem pra ver como fica.


Consigo tocar cada parte dela no violão, mas pra tocar com a fluência preciso treinar ehehehe

E como eu disse acima, não tenho como gravar violão =/

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


kiki
e a escala menor se pular algumas notas vira praticamente pentatonica ne?


MAs foia menor harmônica que eu usei, não a natural.

Dogs2
Veterano
# mar/10 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu tinha escrito um texto enorme mas vou resumir
Idéias muito boas, passagens bonitas, a música se perdeu no meio e muitas vezes faltou direcionamento e isso cansa o ouvido e desprende nossa atenção. As idéias precisam ser mais expandidas e trabalhadas, porque elas são boas e merecem!
Parabéns Ruth

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Dogs2

Valeu, Doggis!

Vou tentar melhorar o meio dela, depois que descansar o ouvido!

Alguma sugestão mais específica?

Eu tinha escrito um texto enorme

Eu quero o enorme! =(

Dogs2
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu quero o enorme!

gënt

Dogs2
Veterano
# mar/10 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
Alguma sugestão mais específica?

vc tem umas idéias de contraponto mas num parece se sentir a vontade pra escrever contrapontos, então sugiro ouvir mais contraponto, deixar o material entrar no seu ouvido e ser processado/armazenado pela sua cabeça, e estudar o contraponto também, junto com algum tipo de análise de obras como invenções do Bach, fugas do Hindemith, etc.
Mas essa sugestão é bem técnica, eu diria. Não vejo isso como O PROBLEMAAAAA. Acho mais importante, antes disso, vc pensar mais na forma e em coisas como: "pra onde eu tô levando meu ouvinte", "o que é mais importante do que o quê nessa composição?", "qual a/as idéias principais dela? Qual o miolo da música?", "Tá na hora de variar? tá na hora disso, daquilo outro?"
Coisas do processo de compor mesmo, que muitas vezes é inconsciente mas a gente sempre faz

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Dogs2

Valeu! Muito Brigadão pelas dicas.

vc tem umas idéias de contraponto mas num parece se sentir a vontade pra escrever contrapontos

Acertou em cheio ehehehe

Dogs2
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil
óinnn

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Botei uma versão pra Piano no post inicial, achei melhor pra avaliar a música (Lembrando que foi feita no violão e visando o violão, portanto alguns intervalos não dá pra fazer no Piano, teria que adaptar)

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Up dominical!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


Blé, pode afundar!

skiva_thrash
Veterano
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil


Achei a musica legal cara só algumas tensões q me pareceu estranho mais ta mt dahora mesmo, de fé.

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil

Gostei mais da versão do piano(apesar de ter pensado em ser tocado ao violão). Mas muito disso é impressão do som do VSTi. Abstraindo a sonoridade dos samplers, e pensando de maneira mais objetiva na música, gostei do trecho mais carregado pouco antes do meio. Para mim passou a idéia que vc desejou mostrar mais as relações de intervalos e tensões no início(e quando retoma o mesmo tema). Achei bem interessante
.
A parte de 3 e 30(mais ou menos) foi um bom trecho de contraponto.


Gostei da peça, mas acho que soaria melhor mesmo no piano. Caso escrevesse para esse instrumento, vc ainda podia inserir mais uma ou duas linhas de contraponto naquele trecho polifônico, coisa que no violão seria bem complicado. O uso mais extremo das variações dinâmicas também são bem favorecidas no piano.

Já te recomendei antes o livro de Contraponto do Lívio Tragtenberg, intilulado de "Contraponto" (editora Edusp). Para mim é a melhor coisa na matéria escrita em português. A edição fisicamente também é de alto nível, vale a pena. Tem uma introdução extensa discutindo tema, frases e idéias melódicas, que complementa de maneira soberba o estudo do contraponto.

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


skiva_thrash

Achei a musica legal cara só algumas tensões q me pareceu estranho mais ta mt dahora mesmo, de fé.


Ahaha, valeu, cara!
Legall que tu tenha gostado, mesmo ela não sendo muito convencional (não no nosso universo musical).



makumbator
Abstraindo a sonoridade dos samplers, e pensando de maneira mais objetiva na música, gostei do trecho mais carregado pouco antes do meio. Para mim passou a idéia que vc desejou mostrar mais as relações de intervalos e tensões no início(e quando retoma o mesmo tema). Achei bem interessante[/i]

Uhul!! Valeu, makumba!
Qual seria este trecho especificamente? É onde tem a crescida em tremolo?

Gostei da peça, mas acho que soaria melhor mesmo no piano. Caso escrevesse para esse instrumento, vc ainda podia inserir mais uma ou duas linhas de contraponto naquele trecho polifônico, coisa que no violão seria bem complicado. O uso mais extremo das variações dinâmicas também são bem favorecidas no piano.


O resultado em VST também me deixou meio tendencioso a isto!
Achei que ficou bevm legal no piano, acho que vou re-escreve-la para ele, acrescentando estas coisas que você falou!

Paret da limitação da música foi devido a eu ter feito no violão e ter pensado em toca-la ehehehe


Já te recomendei antes o livro de Contraponto do Lívio Tragtenberg, intilulado de "Contraponto" (editora Edusp). Para mim é a melhor coisa na matéria escrita em português. A edição fisicamente também é de alto nível, vale a pena. Tem uma introdução extensa discutindo tema, frases e idéias melódicas, que complementa de maneira soberba o estudo do contraponto.


Vou comprar este livro!! Já que não acho ele na biblioteca grátis.
Assiim que terminar de pagar umas contas no cartão de crédito.

Muitíssimo obrigado pelos coments!

MauricioBahia
Moderador
# mar/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


The Root Of All Evil

Malvadeza, gostei mas não gostei! hehheeh. Algo me incomodou muito. Acho que foi a falta de expressividade/som do VST! Acho que se fosse humanizado ficaria 1231231x melhor.

Manda a partitura pra CheshireCat executar :-)))

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
Malvadeza, gostei mas não gostei! hehheeh. Algo me incomodou muito. Acho que foi a falta de expressividade/som do VST! Acho que se fosse humanizado ficaria 1231231x melhor.

Ah, se gostou das interações entre as notas, é o que vale!

Brigadão ae, Mauricio Bahia!

Manda a partitura pra CheshireCat executar :-)))

Eu não gosto de incomodar os outros com este tipo de coisa =P
Onde já se viu fazer a moça perder tempo pra tirar uma música destas =]

makumbator
Moderador
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil

Onde já se viu fazer a moça perder tempo pra tirar uma música destas =]

Obrigue-a! Ráraá!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


makumbator
Obrigue-a! Ráraá!!!

A distância? Ela está fora da área de influência do meu cromossomo Y!!
Só ameaçando bombardear a cidade dela! =D

MauricioBahia
Moderador
# mar/10
· votar


The Root Of All Evil: Onde já se viu fazer a moça perder tempo pra tirar uma música destas =]

Se não tentar, nunca saberá!

hehe

Abs

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/10
· votar


MauricioBahia
makumbator

Aproveitando o tópico gostaria de saber a opinião de vocês sobre meu futuro nome artístico:

Meu nome todo é: Artur Rodrigues da Silva Leitão
Normalmente coloco os nomes no mp3 de Artur Leitão, mas estive pensando em adotar o seguinte nome:

Artur Silva-Leitão

Que tal? É pra seguir a tendência de 2 grandes compositores brasileiros =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dark Waters - Música própria para Violão Solo, por Artur Leitão (Root)