BRENNO - musica nova: "Trem da Lapa"

    Autor Mensagem
    Brennno
    Veterano
    # jun/07


    Ai pessoal... na verdade essa música não é tão nova assim, já tem uns dois anos.........

    Foi feita em homenagem à já extinta rota de transporte de passageiros, de trem, que unia a bela e legendária cidade da Lapa, aq no Paraná, a Curitiba, um passeio que, segundo os antigos, deixa saudades...... O trem vinha pela linha Ctba-Ponta Grossa, e na altura da Estação Engenheiro Bley seguia o o entroncamento com destino a Rio Negro, passando pela Lapa. Hoje, o trem ainda existe, mas funciona apenas no transporte de cargas, já que a linha foi concedida à ALL....

    HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original (http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-cur-pgro/engbley.htm)

    É uma música cuja letra tem uma lógica de início, meio e fim, então por isso é meio comprida..... mais de 6 min... Morei por quase um ano na Lapa, a trabalho, e foi nesse período que compus a letra e a música.
    E foi com imenso prazer para mim que ela já tocou na Rádio
    Educativa FM 97.1 em programa voltado a música paranaense...

    Os backings são do meu nobre amigo lapenao e Comendador da Lapa Marcio Assad; Piano: Hermes Dietzel; Violino: Helê de Souza (lapeana também); baixo, guita: Virgilio Miléo; bateria: E.M.; voz e violões: eu.

    http://www.4shared.com/file/16474778/1c86b6f0/Trem_da_Lapa.html

    Comentem ai por favor... afinal ela nunca foi colocada a prova para críticas da forma como é possível fazer aq no forum. Ficaria muito grato com qualquer comentário.
    Abraços a todos!!!
    Segue a Letra:



    Trem da Lapa

    Você vai passando, meu olhar vai seguindo
    Vai a noite iluminando, vamos juntos nesse trilho

    Trem que vai sumindo, vai descendo, vai subindo
    Trem que vai saindo... de mim

    Trem da Lapa...
    Sei que bate um coração por trás
    De tanta lata...
    Trem que passa palpitando, acordando toda a mata
    Sei que o seu apito é um grito
    De saudade...
    Risca a noite como faca, faz vazar felicidade
    Trem da Lapa...

    Sei que as vezes me engana, diz que vem, e eu fico assim
    Solitário, esperando, dentro de um túnel sem fim

    Trem que vai sumindo, vai descendo, vai subindo
    Trem que vai saindo... de mim

    Trem da Lapa...
    Sei que bate um coração por trás
    De tanta lata...
    Trem que passa palpitando, acordando toda a mata
    Sei que o seu apito é um grito
    De saudade...
    Risca a noite como faca, faz vazar felicidade
    Trem da Lapa...

    Trem que passa como o tempo
    Diz que volta, mas não sei...
    Segue rumo a Rio Negro, vindo de Engenheiro Bley
    Trem da Lapa, trem de vento
    É o meu coração... que bate lá dentro

    Trem que vem chegando, apitando
    Trem que vai parando... em mim

    Bog
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Brennno

    Rapaz! Heheheh, ficou muito bom mesmo! Produção caprichadinha. A tua voz é realmente *muito* parecida com a do Humberto Gessinger. Só acho que em alguns momentos o "feeling" fica num nível alto demais, e dá umas escorregadas sutis. Mas não é nada que estrague a música.

    Tá aí, gostei.

    Aliás, eu sou paranaense, hehehe

    TG Aoshi
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ainda não escutei direito, cara! Depois eu escuto e comento direito, mas a primeira vista ficou mto legal!!
    A qualidade da produção chama a atenção! =)

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Brennno
    A musica eh boa rapaz!!!

    Soh a voz q deixa a desejar às vezes. ;) Cai a afinação e ela está mto na garganta, sem colocação certa.

    Mas aí, em estar na garganta, deve ser ao estilo né? Cantores desse estilo não usam mto de técnica e tals. Mas eu digo, ajuda e muito, se vc quiser ir em frente, procura ter aulas cara. Teu timbre eh bacana, soh treinar mais. ;)


    O violão e consequentemente todos os outros instrumentos estão perfeitos ao meu ouvido. ;)

    Parabéns!

    Brennno
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Bog - valeu cara.. quanto a semelhança, já falei pro Humberto que vou processar ele huahuhauhauhauh... mas vou explicar algo do vocal mas aq em baixo!

    TG Aoshi - ouve la cara... é a produção deu um "trabalhinho"... muitos instrumentos, gravar o violino foi o mais f... hehe

    Barbara Jolie - Barbara, que bom que vc ouviu (afinal vc é premio!) Olha, vc tem toda a razão com relação ao vocal, além de ter feito na garganta (mas isso foi proposital), o problema foi que na gravação escolhi um dia não muito bom... deixamos o vocal por último (só pra trocar a guia), e acabei fzendo d noite após ficar a tarde inteira no estúdio falando alto quando da gravação do resto... a voz tava meio rasgada ja.. só que precisava ser aqle dia... tava no pacote da gravação entende...? ai não saiu exatamente como eu quis... fiz aqle dia mas já pensando em marcar depois pra refazer, com mais calma. só que aconteceu que quando desse "depois" (umas tres semanas depois) o arquivo tinha sumido do HD no estúdio....... tipo, deu uma pane la e o arquivo foi junto ACREDITA??? foi um stresss mas ai já era, teria q regravar tudooooooo......... mas vc tem toda a razão. De qualquer forma eu quis deixar na garganta pra ficar menos "light", mas acho que acabou que ficou muito na garganta... a guia eu tinha gravado a voz na cabeça pra não forçar, e ficou mais limpo, mas muito suave eu achei, pq minha voz colocada em cima fica muito metálica e eu quis escurecer um pouco... só que foi só um experimento que acabou ficando como definitivo pq, como disse, o trem tomou doril.... coisas que acontecem... mas muito obrigado pelo coment.... afinal vc canta canta canta e encanta... ah, comenta la a minha outra musica tb q ta no endereço aq em baixo.. pleeeaseeee...... (tb ta na garganta, mas menos huahauhauh)

    moçada, se puderem ouvir minha outra música que tá postei já faz acho q um mês.... ta la ainda:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/162423/

    Barbara Jolie
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Brennno
    que bom que vc ouviu (afinal vc é premio!)
    premio??? hehehe como assim??? sou premio nada garoto!!! hehehe =PPP

    feito na garganta (mas isso foi proposital),
    é, desconfiei. Este estilo por influencias de outros cantores do genero, eles cantam assim tb.

    problema foi que na gravação escolhi um dia não muito bom...
    ah....sei bem como eh q eh! =/
    As vezes sofro disso tb, ter q cantar em bad days... =/

    tipo, deu uma pane la e o arquivo foi junto ACREDITA???
    puts...q sorte hein? mas e ae? nao conseguiram recuperar? e a grana??

    a guia eu tinha gravado a voz na cabeça pra não forçar, e ficou mais limpo, mas muito suave eu achei,
    é....aqui entra o estudo do canto com algum profissional.
    Mto pouco a gente consegue perceber nossa voz por completo, e ainda mais qndo tem pouco estudo/treino.

    afinal vc canta canta canta e encanta
    heheeh brigada!
    mas acho q nao sou tdo isso nao, ;)
    mas vc jah me ouviu cantando? o_O heheeh

    ah, comenta la a minha outra musica tb q ta no endereço aq em baixo..
    pode deixar q eu comento assim qeu tiver um tempinho mais light, viu moço?

    abraços e sucesso ae garoto!

    sbraz
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Muito bom cara, tiro o chapéu pro teu som, é só botar o pé na estrada e corre pro abraço, valeu!

    has4
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: has4
    · votar


    Lindo violão inicial, o som e a viagem estão bacanas mesmo. A entrada do Piano e Violino são clímax. O timbre do piano ficou bem legal. A bateria entra de forma interessante, está bem gravada. Realmente você não escapa das comparações, a sua voz parece mesmo com a do teu conterrâneo rsrsrs. O vocal dueto ficou maneiro.A edição da voz com ECO na parte final ficou bem feita. Essa canção é bem SAUDADE MESMO, duvido que alguém que a ouviu não tenha CHORADO de emoção ouvindo essa canção e recordando. É uma obra musical que será sempre lembrada pela preservação cultural da região. Gosto dos seus trabalhos. Essa coisa de ser comprida é normal, a mensagem deve ser passada e os arranjos não deixam a canção cansativa não.

    PARABÉNS, esta aí, está FECHADINHA e REDONDA! Faltou só um apitinho de trem no final, esse é o defeito dela hehehehehe (brincadeira).

    é só botar o pé na estrada e corre pro abraço
    sbraz

    Tá certinho.

    Canto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pô, admiro muito suas composições.
    Como disse o has4 ela é bem saudade mesmo...

    A bateria está bem colocada, só que a sua voz fica oscilando um pouco, talvez a Barbara Jolie te explique melhor, mas a música está ótima.

    Trem da Lapa, o trem da imensa e contagiante lembrança, parabéns! Boa sorte nos trabalhos!

    Abraços.

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jul/07
    · votar


    Brennno
    Cara, suas músicas estão realmente caprichadas na produção. Muito legal isso!

    Sobre a sua voz, fica as msms observações que fiz no outro som. Existem umas quebras de registro em algumas notas bobas e rola uma certa insegurança em algumas partes, a voz fica bem trêmula (o que, como já disse, é falta de apoio tb). Novamente, escolheu bem em não usar vibratos. Mas faça aulas pra acertar o apoio. Isso já lhe ajudaria a relaxar um pouco mais a garganta e talvez os vibratos venham naturalmente. De uma maneira ou de outra, estudar é essencial pra quem tem essa qualidade musical que tu tens.

    Honestamente esse som aqui não seria o meu preferido. Achei a composição com uma carga muito exagerada pra uma letra muito simples. Não consigo me emocionar com um refrão "Trem da Lapa" nesse nível de interpretação entende? Quem nunca viu/conhece o tal trem, dificilmente vai se identificar, emocionalmente. É o tipo de letra de muito bom gosto, mas que tem público restrito. Mas sem querer comparar sua música com a dos Los Hermanos (na minha opinião, tu tens uma musicalidade muito mais aflorada e madura), é bom lembrar que as vezes o que parece não ser comercial, se torna, seja por pseudo intelectuais (no seu caso, não seriam "pseudos", pois a letra é realmente emocional pra quem conhece o tal trem e bem escrita, mas enfim...) ou por outros motivos. Enfim, prefiro muito mais a tua outra música.

    Mas é sempre assim. A gente grava um monte de músicas e nem sempre aquela que a gente mais curte é a que o povo gosta.

    Novamente, meus mais sinceros parabéns. Nível altíssimo.

    Abraços.

    Brennno
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Christhian
    Cara, suas músicas estão realmente caprichadas na produção. Muito legal isso!

    cara, realmente isso deu um trabalho danado hehe... mas no final vale a pena, acho q temos que tentar fazer o melhor sempre...

    Sobre a sua voz, fica as msms observações que fiz no outro som. Existem umas quebras de registro em algumas notas bobas e rola uma certa insegurança em algumas partes, a voz fica bem trêmula (o que, como já disse, é falta de apoio tb). Novamente, escolheu bem em não usar vibratos. Mas faça aulas pra acertar o apoio. Isso já lhe ajudaria a relaxar um pouco mais a garganta e talvez os vibratos venham naturalmente. De uma maneira ou de outra, estudar é essencial pra quem tem essa qualidade musical que tu tens.

    blz, essa gravação tem história, ainda mais o vocal, como já disse lá em cima, o problemão foi que fiz a voz num final de dia de gravação já pensando em regravar pq a voz não tava boa, mas ai passou-se um tempo e o arquivo se perdeu, entao ficou o que era provisório... sabe aqle dia q tu tá la gravando e percebe que a voz não sai, que tudo parece difícil, isso rola as vezes com todo mundo imagino, vc acha que nada ficou bom.... foda, mas foi o q rolou, entao na minha opinião não foi só falta de apoio, respiração, tal, mas faltou muito mais... mas fazer o que né hehe..... os vibratos, como disse lá no outro tópico, não domino mesmo, mas interessante o q vc disse agora sobre deixar eles saírem naturalmente, pq já houve vezes em que percebi que eles saem naturalmente, e n sabia se isso era normal.... mas vou estudar...

    Honestamente esse som aqui não seria o meu preferido. Achei a composição com uma carga muito exagerada pra uma letra muito simples. Não consigo me emocionar com um refrão "Trem da Lapa" nesse nível de interpretação entende? Quem nunca viu/conhece o tal trem, dificilmente vai se identificar, emocionalmente. É o tipo de letra de muito bom gosto, mas que tem público restrito.

    cara, na verdade essa música faz parte de um acervo de composições mais regionalistas que tenho, e a outra música que vc ouviu lá no outro tópico é mais a minha cara, é mais "eu", entende, mas tenho uma veia ligada ao regionalismo e as vezes saem músicas como essa, sei que não é uma música comercial mas a intenção é justamente essa, uma música que na verdade fiz muito mais para mim do que para os outros... vc tb é compositor e provavelmente também deve ter umas dessas....

    Mas sem querer comparar sua música com a dos Los Hermanos (na minha opinião, tu tens uma musicalidade muito mais aflorada e madura), é bom lembrar que as vezes o que parece não ser comercial, se torna, seja por pseudo intelectuais (no seu caso, não seriam "pseudos", pois a letra é realmente emocional pra quem conhece o tal trem e bem escrita, mas enfim...) ou por outros motivos.

    o bicho, bondade sua essa comparação e esse elogio hehe valeu meesmo!

    Mas é sempre assim. A gente grava um monte de músicas e nem sempre aquela que a gente mais curte é a que o povo gosta. Novamente, meus mais sinceros parabéns. Nível altíssimo.

    é, isso é a mais pura verdade, já gravei coisas que me amarrei, só que na hora de mostrar pra alguém saquei na cara da pessoa que não tava tudo aquilo hehehehe q foda..... o pior é isso, sacar na cara... haha

    novamente valeu pelo "nível altíssimo", valeu mesmo seu coment ai velho, muito boa e bem crítica a análise tanto aq quanto lá nos outros tópicos!! valeu!

    abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BRENNO - musica nova: "Trem da Lapa"