Padrão de qualidade para gravações

    Autor Mensagem
    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jun/06


    Eu vejo muito nesse fórum discussões sobre gravações (óbvio) e a qualidade delas.
    A busca aqui, em vista, parece ser pela sonoridade perfeita, mas eu ainda não saquei QUAL É a sonoridade perfeita.
    Ouvindo samples de softwares e coletânicas de samplers super caros e que ocupam um espaço consideravel no computador, analisando discussões sobre equalização e tambem sobre maneiras de se gravar, posicionamento de microfones, acústica, cuidados com reverberação, etc etc etc, eu ainda não saquei qual é o som que se busca gravando com por exemplo, uma combinação de vários instrumentos virtuais, desde um DFH, passando por um Real Guitar...
    Há um padrão?
    Creio que não, há o padrão de cada um.

    E é exatamente isso que eu gostaria de saber.
    Qual o álbum, ou música, ou qualquer coisa do tipo que cada um de vocês usam como padrão para se conseguir tal sonoridade.

    Eu por exemplo, vejo como um padrão de gravação na area que eu componho (folk) a sonoridade dos três primeiros álbums do Leonard Cohen, é uma sonoridade meio opaca e simplista, mas que eu acho de uma beleza extrema.. claro que se eu mostrar para qualquer um como sendo o meu ideal de gravação, vão achar que eu estou louco, levando em consideração o padrão de cada um.

    No entanto, expressem suas opiniões aí sobre álbuns que vocês consideram como EXEMPLOS para uma gravação.
    Seja para você, ou para os outros...

    Abraços

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ServeTheServants
    Cara, acho que cada estilo acaba pedindo um padrão, mas creio que vai do gosto individual também. Eu mesmo tenho vários álbuns que me servem de padrão, mas 3 deles são os principais:

    1) The "Black Album" (Metallica - 1991): as guitarras estão perfeitas, o baixo na medida certa, a bateria extremamente expressiva, principalmente a caixa e o bumbo, e o vocal no volume certo encaixando perfeitamente com os backings.

    2) Octavarium (Dream Theater - 2005): nesse aqui só não gostei muito do volume da voz... achei muito baixo, mas com o tempo fui me acostumando. Todos os instrumentos estão perfeitamente equalizados e com uma ambientação do c@r@lh* (dá pra ouvir cada peça da bateria), mas o mais legal são os efeitos a mais: sons que passeiam pelo ambiente, ruídos, efeitos sonoros meio psicodélicos... tudo na medida certa.

    3) The Division Bell (Pink Floyd - 1994): os sons da orquestra é muito presente mesmo com volume mais baixo que os outros instrumentos, o som do violão é sutil mas marcante, bateria e baixo bastante simples. O que impressiona é que as músicas, apesar de simples (de forma relativa), têm uma presença, uma qualidade, uma harmonia que só o Pink Floyd sabe fazer...

    Também seria bom citar um contra-exemplo:

    1) St. Anger (Metallica - 2003): depois de quase um ano, resolvi gostar desse álbum, mas sua qualidade sonora é péssima... o som das guitarras se embolam, a voz principal e os backings às vezes não se entendem, a caixa da bateria soa como lata de Leite Ninho! Mas essa era a idéia dos caras: soar como uma banda de garagem.

    Enfim, o que entendo por uma sonoridade legal é que, mesmo que a música tenha uma pancada de instrumentos, como no álbum Temple of Shadows (Angra - 2004), você consiga identificá-los um a um. Às vezes quando gravo muitos instrumentos, o som fica embolado, então tento jogar cada instrumento mais num lado que noutro (stereo), dando uma ambientação melhor ao som. Já quanto à equalização, depende do efeito que se quer gerar, mas eu ainda estou aprendendo a fazer isso... dá um trabalho fenomenal (principalmente quando só se tem um micro e nada mais), tanto para que um instrumento não se sobressaia a outro (se não for esta a intenção), quanto para não saturar o som do produto final. A voz, então, nem se fala... acho uma das coisas mais complicadas de se equalizar!

    Bom, acho que é isso...

    Abração

    (Ò.ó) \m/

    João_Luiz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    ServeTheServants
    É mesmo complicado esse lance de "acerto" na mixagem e equalização.

    Na verdade dá uma certa insegurança na hora de equalizar pois fico com a sensação de que o som está sem brilho ou sem grave, ou ainda com muito médio.

    Aí vem a tentação de fazer aqula famosa curva em "V".
    Ouço a música: beleza... gostei.

    No dia seguinte: putz, tá muito aguda, tá saturando, o grave tá incomodando... aí tiro a equalização e acho que ficou melhor... aí todo dia dá dúvida.

    Na verdade para nós, (humildes home studistas) esse é um desafio de tentativa e erro.

    Tem que ser na base da comparação mesmo.

    Outra dúvida é como masterizar (compressor, volume, etc).

    Peguei o Supercolossal do Satriani (que é um disco novo) e abri as músicas no Sound Forge para dar uma olhada nela graficamente: totalmente comprimida, no extremo!

    Aí peguei a da Ana Carolina e notei pouca compressão, não chegava nos limites da clipagem.

    São estilos musicais diferentes e portanto devem ter dinâmicas diferentes...

    Parece óbivio mas ninguém me ensinou isso: vamos aprendendo sozinhos, quebrando a cabeça...

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # jun/06
    · votar


    Celine Dion - One Heart (2003)... caraaaaa... qualidade MUITO 10 pra mim. A voz sai extremamente limpa/pura... muito tri.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    João_Luiz
    Aí vem a tentação de fazer aqula famosa curva em "V".
    Hehehe... eu sempre faço isso!

    Peguei o Supercolossal do Satriani (que é um disco novo) e abri as músicas no Sound Forge para dar uma olhada nela graficamente: totalmente comprimida, no extremo!
    Hummmmmm... Cara, como assim? Não entendi a jogada! Como você percebe a compressão? Só de olhar a ondinha sonora?

    brownstone
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Não sou muito experiente nessas coisas, mas, ao menos, os discos que me lembro agora que eu gosto da qualidade são:
    Van Halen - Van Halen I
    Paralamas do Sucesso - Uns Dias (ao vivo)
    Djavan - Ao Vivo (especialmente na faixa Amor Puro, que foi gravada em estúdio... essa faixa pra mim, tem A QUALIDADE!)

    João_Luiz
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    Sim, pelo aspecto global você ver a maior parte da música "tocando" os limites, muitas vezes clipando mesmo! É só no visual, póis já fiz isso com as minhas, e dá-lhe compressor e limiter.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Padrão de qualidade para gravações