Autor |
Mensagem |
has4 Veterano |
# mar/06 · Editado por: has4
O presente tópico tem por fim:
Colher DICAS sobre quais os meios, fontes e a melhor forma de divulgar uma banda.
Informar sobre os locais e o que deve ser feito para que haja destaque não apenas para o nome, mas principalmente para os trabalhos de uma Banda, seja no Brasil ou no Exterior, bem como em sites de buscas, de forma que nestes, fiquem evidenciandos os sites e trabalhos das bandas.
Sr. Administrador, caso este tópico não esteja no local adequado favor redirecioná-lo para um local apropriado.
HAS BAND - Heráclito Alencar Sampaio
I ♥ ROCK' N' ROLL BABY !!!
♪♪ HAS BAND ♪♪
Hoje, Amanhã e Sempre
........../|/|/|/|/|
..........(^O.O^)
..........(...(_)...)
............\..—../_
........./¯¯Y¯¯\.\
.........|....|. Has.\..\
.........|._.\ Band |\_.\
..........\__\......|...\..\
......(¯¯¯\...\_|/¯¯\__\_______oooooo
........)===ºººº====0000=======)
......(____/¯¯¯\__/
........./..../.........\...\
..__./._/.............\._.\__
(____ /.............(_____)
http://www.hasband.palcomp3.com.br
http://www.soundclick.com/hasband
http://www.tramavirtual.com.br/artista.jsp?id=24903
|
affcl Veterano |
# mar/06
· votar
has4
fazer show
correr atrás de uma gravadora disposta a pagar o jabá
|
francisco2004 Veterano |
# mar/06
· votar
Quando se tem dinheiro, é simples: faça uma boa gravação, corra atrás de um selo independente com boa capacidade de distribuição e injete um pouco de grana no projeto para pagar os jabás (geralmente as gravadoras não investem em bandas "duras"... parte do investimento em divulgação tem que partir da própria banda).
Esse é o jeito mais fácil e rápido de se obter retorno. O problema é que se você não é apadrinhado por um jogador de futebol ou um artista da Globo, fica complicado. É um investimento relativamente alto para músicos "classe média".
Gastando um pouco menos, a banda pode se virar fazendo uma gravação de boa qualidade com covers e ir para a noite. Com sorte, dá para ir colocando alguma música própria durante o show e juntando capital para a estratégia do parágrafo anterior: gravação, jabá e um selo independente para distribuir/conseguir shows.
Para os mais duros, dá para tentar fazer milagre divulgando pela net, mandando spam (torcendo que o resultado não seja pior) ou sendo amigo de algum locutor, dá pra se conseguir alguma coisa.
Caminho fácil, fácil, não deve ter, mas essas são algumas alternativas para quem está querendo levar a sério a carreira musical.
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
francisco2004
essas são algumas alternativas para quem está querendo levar a sério a carreira musical
affcl
fazer show
Obrigado a ambos pela participação e dicas que para muitos servirão! Sucesso!
|
has4 Veterano |
· votar
O trecho abaixo, entre aspas, eu tirei de um outro tópico sobre PIRATARIA, é o comentário postado lá por 'francisco2004'; eu resolvi colá-lo aqui pois achei este comentário bastante próprio para o presente tópico:
"Imagina o custo de uma gravadora pra jabazear o CPM22 pelo menos em todas as capitais do Brasil? E ainda pagar programa do Jô, Altas Horas, sei lá o que mais nas outras emissoras... é muita grana e alguém tem que pagar a conta. Já deu pra ver que é o consumidor final quem arca com isso."
SUGESTÃO para este tópico:
AGORA, o que seria interessante aqui neste mesmo tópico é citarmos sobre $$$$$$$$$$$$$$$ grana mesmo, valores, o quanto têm pago e cobrado por aí para que uma banda sobressaia no cenário nacional, claro, depois de ter um trabalho bom e bem gravado. Ah... e vale também informar nomes de pessoas e das fontes cobradoras. Tenho certeza que 'enriquecerá' em informações este tópico (e talvez os karas lá! kkkk). Pelo ao menos matamos nossas curiosidades, né?!
POR EXEMPLO, o outro colega acima, affcl , afirmou: "correr atrás de uma gravadora disposta a pagar o jabá"...
então, indaguemos e informemos neste tópico, caso saibamos, QUANTO DEVERIA SER PAGO para DISTRIBUIR e DIVULGAR NO BRASIL???$$$???
HAS BAND
|
Christhian Moderador
|
# mar/06
· votar
has4
E ae, blz???
Cara, eu tava lendo todo o tópico e achei algumas idéias muito legais e interessantes. Eu toco em uma banda de formaturas, ou seja, não tenho aquela pretensão de fazer carreira com banda e tal. Mas tb sou empresário (tenho uma empresa de passagens aéreas) e vou te dar só uma sugestão, que nem sei se funciona ou não.. Mas é a visão mais comercial que se pode ter a respeito de música. Minha opinião vai complementar a do francisco2004, eu acho.
Bom, o caminho normal pra se ganhar experiência pra uma banda nova é fazer covers e tocar na noite, certo? Se vcs não fazem isso, seria uma forma legal de começar a sentir como é ser músico e as dificuldades que TODOS encontramos nesse meio profissional. O segundo passo seria definir o foco de trabalho de vcs. Se são casas com uma frequencia (publico) diferenciado (músicos, por exemplo) ou gente que tem poder de consumo do que vcs produzem. Eu ficaria com a segunda alternativa, sem descartar a primeira, para que sempre role uma critica construtiva sobre o trabalho de vcs.
Terceiro passo: Músicas próprias. É importantissimo ter um repertório razoavel de músicas proprias, mas nas apresentações coloca-las de maneira discreta, aproveitando os melhores momentos da apresentaçao para faze-lo e sempre anunciando aquilo como som próprio. Uma idéia interessante seria ter CD's demo gravados e distribuí-los a preço baixo pra quem se interessar - lembre-se: Vc nunca sabe na mão de quem isso pode chegar.
Bom, há um ponto que eu consideraria, antes de qqr coisa. Se vcs são em 5 integrantes, comece a considerar a hipótese de se ter 7 integrantes e dividir os caches igualmente, nesse principio, entre os 7. Esses sete seriam os 5 da banda, 1 a pessoa júridica (msm que não haja empresa aberta, que seja uma caixinha da banda) e 1 pessoa só pra correr atrás de apresentaçoes e negociar caches. Perceba que eu não acredito naquela versão do empresário que praticamente abocanha a banda. Eu gosto do trabalho coletivo pra se ter algo funcionando e sólido. Um elemento que se dedique exclusivamente pra negociar, que seja ligado no mercado, na noite. Esse cara deve fazer tão bem o trabalho dele, qto vcs fazem o de vcs. E a função principal deve ser liberar vcs para que vcs façam o que sabem: TOCAR.
Viu como fechei com o francisco2004??? Depois de um tempo, vcs tem grana pra custear as demos e os famosos "jabas" que são necessários pra entrar nesse meio marginal. Sem contar que o tempo vai lhes dar uma tarimba impagável de palco e de estrada.
Bom, eu volto a lhe dizer, não sou músico de banda. Sou funcionário de uma empresa (orquestra) que acredito usar alguns desses principios que lhe passei acima.
Falow amigo!! Boa sorte ae!!!
Chris
|
t_uriel Veterano |
# mar/06
· votar
Ahh os meios de divulgação de demos são muuuito mais fáceis hoje.
Mas primeiro, tudo é bem difícil se vc não tem como investir um pouco do bolso. É triste mas é assim...
Então, eu acho que compensa montar um pequeno estúdio. Hoje com um bom computador, alguns microfones, uma mesinha e um lugar adequado, vc tem como fazer uma puta gravação, se tiver um pouco de paciência.
Eu acho que é um bom caminho gravar algo e parar um tempo, montar um site, divulgar na internet. Participar ativamente (e de forma útil) em comunidades como fóruns, Orkut e grupos. Assim vc fica conhecido num meio que transcende as casas noturnas de uma cidade. O pessoal passa a ouvir seu trabalho. É o famoso lance de "celebridade virtual". Vc não é ninguém no mundo real, mas na internet é super conhecido.
Lógico que as casas de shows devem continuar um alvo. Tocar lá e tal... mas tendo um pessoal "fã", levantado pela internet, pode ser um bom começo para chamar a atenção de uma gravadora, já que o público-alvo já existe. Não é um pessoal pequeno que te conhece de um bar ou dois.
Isso pode ser somado ao que já foi dito acima.
Mas acho que o Christian falou uma verdade. Uma banda nesse sentido, com gravadora e compromissos do tipo não é mais uma coisa apenas musical. Fica sendo uma corporação com funcionários. E nessa hora, vc não faz a música que quer, vc tem é que trabalhar para fazer DINHEIRO e a coisa pode ser legal sim, mas muda totalmente de figura.
Sei lá... acho que minha sugestão, em resumo é: Não esquecer da internet como meio de comunicação em massa, e muito barato. Não apenas como lugar para perder tempo com sacanagem e besteiras.
Abração e boa sorte!
Thiago
|
ciceroramalho93 Veterano |
# mar/06
· votar
Achei muito legal a idéia de montar um tópico como esse e como pessoal já falou, shows sempre são importantes, porém a internet ajuda muita na divulgação, primeiramente uma gravação de QUALIDADE já é uma boa ajuda, está cheio de bandas por ae com varias pessoas ouvindo as musicas e tal e a qualidade das músicas estão HORRIVEIS...Isso prova que também tem uma grande parte de pessoas que ouve e gosta de qualquer gravação +-, para mim essa é a realidade.
|
has4 Veterano |
· votar
Christhian
E ae, blz??? [/i]
Sou funcionário de uma empresa (orquestra)
BELEZA PURÍSSIMA, obrigado, sua experiência e toques somam pra caramba! vlw!
Não esquecer da internet como meio de comunicação em massa, e muito barato.
Valeu t_uriel (THIAGO), REALMENTE é uma grande verdade!
ciceroramalho93
tem uma grande parte de pessoas que ouve e gosta de qualquer gravação +-,
Somo à questão acima a frase de t_uriel: montar um pequeno estúdio
Passei a fazer exatamente isso, pois me cobravam caríssimo para em corridas horas gravar em estúdios semi-profissionais, e olha, 'SEMI', e achei um certo desperdício de $, além da falta de liberdade, então, resolvi frazer isso mesmo, montar algo pequeno em casa de forma que eu mesmo pudesse transar o meu som como quero (laboratório), em casa, e para que futuramente num SONHADO DIA pudesse ter os trabalhos escolhidos gravados num estúdio com ótima QUALIDADE SONORA tendo então o tão sonhado'DEMO' (ao menos). Claro q se vc passear pelos sites (emprestados) que apontei acima neste tópico, vc não ouvirá qualidade sonora nas brincadeiras que eu 'uploaded' lá, mas a idéia está lá, presente, e ainda, não pude ainda em alguns daqueles trabalhos (canções) gravar a voz com as 'letras' embora haja suas melodias e inclusive as letras, isto, porque não pude gravar 'vozes e instrumentos de sopro' com a tão deseajada qualidade sonora. Mas, chegaremos... enfim, ao menos aquilo que tá lá e que dá pra dar uma melhor trabalhada servirá de 'base' para os músicos participantes da definitiva gravação, já que muitos não lêem partituras musicais... e assim vamos adiante (tentando)! rs Não acho que é AMADORISMO, é apenas um meio e forma de tentar fazer o que a gente curte mesmo, sem ter q se preocupado com o pretensioso SUCESSO, as horas de um estúdio e ter q fazer o q te mandam fazer apenas para garnhar $$$$$$$$$$, como ocorrem em algumas gravadoras e com alguns dos exigentes empresários. Claro também que tudo isso depende do que realmente vc quer fazer, se um trabalho estritamente COMERCIAL, o que é uma coisa, ou, agora, fazer o q vc curte e deixar rolar livremente, que é outra história (É MUITO PESSOAL este pensamento (meu) sobre montar o estudio próprio, hein! rs) Ahhh, ia esquecendo, e com o tal estudiosinho que venho tentando montar, ainda aprendo de tabela a lidar um pouco com programas e mixagens, coisa que eu ainda tô apanhando pacas! (então, dá um descontão na qualidade lá, hein galera!)
HAS BAND felicíssimo com todas as participações acima! Obrigado, obrigado, obrigado (3 x) rs
|
t_uriel Veterano |
# mar/06
· votar
Cara legal essa sua iniciativa.
Posso compartilhar uma experiência com você, muito similar a sua?
Bom, lá vai: (é até curto)
Meses atrás eu desencanei de montar uma banda. Pelo menos essas de "Classic Rock" ou "pop" ou "heavy" ou o que quer que seja. Eu toco por hobby (mas mesmo assim estudo seriamente e treino de forma coerente) e achei que montar essas bandas não estavam me levando a lugar nenhum (musicalmente falando).
Resolvi então abraçar de vez o lado que eu gosto: Composições guitarrísticas. Porém como eu já sabia que arrumar uma banda disso ia me dar trabalho (e dor de cabeça pq ninguém quer tocar PARA a guitarra e sim COM a guitarra), resolvi montar um estúdio.
Aprendi a montar os intrumentos base (baixo, batera, teclado, instrumentos de sopro, cordas, etc) no computador. Seja via Soundfonts, ou via Virtual Instruments... e aprendi formas de gravar a guitarra com uma qualidade mínima.
Bom, fui lá e fiz um investimento até que pequeno. Comprei monitores de áudio, uma placa profissional e uma pequena mesa de som. Arrumei softwares e vamos lá.
Resultado: Estou quase terminando um CD próprio com 8 músicas. Irei fazer um site e divulgá-lo na internet. Pra que? Só pelo prazer de compartilhar algo que fiz. Não pretendo vender nada e tal....
Mas acho isso um puta modelo de negócio. Veja por exemplo um guitarrista (um dos que mais gosto do Brasil) chamado Sergio Buss. (www.serj.net) Ele tem um site onde fala sobre ele, tem umas músicas de exemplo e a opção de encomendar os CDs...
O Lobão e o Dr. Sin já tiveram essa iniciativa de fazer tudo por conta, dentro de casa. E muita gente vai ter.
E a internet não vai acabar, então é realmente aproveitar.
Mais uma vez, boa sorte com suas idéias. Logo que possível ouvirei direito suas músicas.
|
Jason Voorhees Veterano |
# mar/06
· votar
fazer um cd.....começa por ai..! depois q vc tem o cd vai rolar muito mais lugares para tocar.!
|
has4 Veterano |
# mar/06
· votar
Estou quase terminando um CD próprio com 8 músicas. Irei fazer um site e divulgá-lo na internet. Pra que? Só pelo prazer de compartilhar algo que fiz. Não pretendo vender nada e tal....
t_uriel
um guitarrista (um dos que mais gosto do Brasil) chamado Sergio Buss. (www.serj.net) Ele tem um site onde fala sobre ele, tem umas músicas de exemplo e a opção de encomendar os CDs...
t_uriel
Procurarei conhecer o trabalho dele... o do LOBÃO já visitei o site e tenho acompanhado a sua luta! Dr. Sin também procurarei conhecê-lo! Valeram as citações.
NOSSA... que legal! Estou ansioso para ouvir seus trabalhos... é isso mesmo... o estúdio caseiro e aí... fazer um cd.....começa por ai..! como diz o amigo Jason Voorhees.
a internet não vai acabar, então é realmente aproveitar. De fato é realmente o melhor e mais barato meio para os nossos objetivos, e aproveitando e reforçando a deixa, é importante que discutamos aqui quais as melhores formas de se fazer um site rico, não chato, nem pesado, e que seja realmente conhecido... enfim, discutirmos também como fazê-lo conhecido e principalmente visitado... o que fazer para que o mesmo seja uma atração e tenha destaque dentre os vários.... quanto isso custaria, etc
dividir os caches igualmente
Christhian... realmente, no esquema referido por vc, isso é realmente importante para a união de uma Banda... ou seja, tê-la como uma fonte $ e acima de tudo uma 'família' (sem intrigas, mas unida com um mesmo objetivo e com o empreendimento).
HAS BAND
|
francisco2004 Veterano |
# mar/06
· votar
Vi o pessoal comentando sobre gastar pouco em gravar tudo em casa. Depende do quanto é pouco. Investir em bons microfones são caros e um set de mics para bateria, guitarra e voz já vai uma bela grana. Chutando por baixo, usando equipamentos medianos, vai uns 3000,00 a 4000,00. Um condensador top de linha sozinho já custa 4000,00...
Depois tem a placa de som, que precisa amostrar pelo menos a uns 48KHz e ter resolução de 24bits. As novas Sound Blaster Live! fazem 24bits e 96KHz, mas com as gambiarras de conexão, só se consegue ir a 4 canais, o que pode ser insuficiente para gravar uma bateria, por exemplo.
Enfim, com pouca grana (até R$1000,00), dá pra comprar um Shure SM57, uma sound blaster live (das novas) e gravar a guitarra com qualidade razoável, por exemplo. Mas para gravar a banda inteira, aí complica.
O público em geral não entende nada de gravação e até acha pode achar uma gravação amadora boa, mas percebe que tem algo que a difere das gravações profissionais (que tocam no rádio ou em cds de bandas consagradas). Quem entende de gravação (eu entendo pouco), logo percebe que essa gravação careceu de bons microfones, bons softwares, boa produção, etc.
Estou pensando em gravar um cd demo de covers com a minha banda para divulgação em casas noturnas. Como não quero gastar muito, pretendo investir na gravação da batera (até porque é algo difícil de se fazer em casa) e gravar o resto em casa. O vocal até que merecia um bom pré, um condensador e um compressor, mas vou tentar resolver tudo isso por software (meio difícil, mas como também não é um cd para ser distribuído em lojas, dá pra tolerar). A maioria dos estúdios mistos (ensaio/gravação) aqui de Porto Alegre, que cobram cerca de R$25,00 a hora de gravação, não possuem condensadores top, então acho que não vale a pena pagar muito para gravar voz em um SM58 ou um condensador barato.
A idéia do t_uriel, de usar sound fonts é legal, principalmente em projetos de guitarristas solo. Em uma banda isso é complicado, pois mexe com a auto-estima dos membros, além do som perder um pouco de vida. No entanto, quando não se pode pagar um super estúdio, essa pode ser uma boa alternativa de qualidade, se o operador do software manjar da coisa.
|
has4 Veterano |
# abr/06 · Editado por: has4
· votar
Vi o pessoal comentando sobre gastar pouco em gravar tudo em casa
investir na gravação da batera (até porque é algo difícil de se fazer em casa) e gravar o resto em casa
Em uma banda isso (sound fonts) é complicado, pois mexe com a auto-estima dos membros, além do som perder um pouco de vida.
francisco2004
Obrigado por mais uma vez participar conosco contribuindo.
Não estamos fugindo do tópico, pois para divulgar é preciso antes 'gravar', então é o que temos também discutido aqui, e muito bem lembrado por você... concordo sobre gravar parte em um estúdio mais profissional (bateria e voz) e o restante em home (guita, baixo, etc), inclusive, porque realmente perde a vida do ao vivo e a banda toda tem que estar na fita, imagina só uma banda divulgar algo tendo trocado o swing do batera por outros recursos (sounds, etc)... nem seria legal divulgar! Realmente vale a pena gastar um pouquinho mais, ao menos para o propósito da batera e voz não perderem em qualidade... o resto, dá sim pra sair, e é verdade que pessoas leigas geralmente não percebem muito bem os detalhes em uma gravação...
e para ser sincero, já encontrei experts no assunto (estúdio) que sequer conseguiram identificar algo gravado e finalizado (já produzido) por exemplo usando CAKEWALK (e soundforge) em relação a algo gravado no Sistema Pro tools.. veja só... realmente, concordo na sua afirmação: se o operador do software manjar da coisa.
Então, estas afirmações todas em nossas discussões nos levam a crer que é realmente possível sim fazer uma boa gravação usando ambos recursos (profi e home)... dependerá da administração de tudo.
Assim, depois de tudo pronto, rolar a DIVULGAÇÃO... outro campo de batalha... razão das nossas discussões aqui neste tópico.
HAS BAND
|
t_uriel Veterano |
# abr/06
· votar
francisco2004
Ahhh sim com certeza! Se vc tem uma banda completa, é até sacanagem fazer uma gravação usando soundfonts. Ninguém gostaria de ouvir uma música própria e não poder dizer que estava tocando aquilo, mas sim um computador! :)
O que eu mencionei foi justamente no caso de guitarrista solo ou um escritor/compositor ou maestro que não dispõem de instrumentistas para executarem suas obras!
E isso q vc disse sobre distinguir entre um gravaçòa bem feita e uma caseira é engraçado... vc tem razão, vc pode achar que engana fazendo "qualquer tranqueira", mas todo mundo percebe que tá esquisito... que falta alguma coisa, sei lá...
Mas uma placa de som Live eu não sei se te permitiria realmente escapar tanto disso... elas são realmente fantásticas para reprodução, mas para receber um som, com fidelidade, acho que compensa pegar outras como as Audiophille mesom que tenham poucas entradas. Afinal, se vc faz um estúdio em casa, qual é o problema de ter que tirar vários takes para gravar a música? Mesmo que vc tenha que tocar 4 vezes para gravar todos os instrumentos, vc tá em casa mesmo! :)
has4
Ah, bem, sobre o que um site deva ter ou não para que seja bem acessado e conhecido são outros quinhentos. Eu acho, por exemplo, ridículo um cara que chega nesse fórum e posta um tópico dizendo "vai lá conhecer meu site" e vc vai ver o que o cara postou de bom e não tem NADA. O cara só se cadastrou para fazer propaganda...
Eu acho que se vc já atua em comunidades musicais, como esse fórum, outros por aí afora e o próprio Orkut vc já está bem "encaminhado" para ser conhecido na internet...
Ah, e sobre as placas de som, uma Audiophille hoje não custa nenhuma insanidade.. é bastante viável comprar uma atualmente...
Cara sobre o que um site deve ou não ter, depende mto da proposta da banda. Dependendo do que será disponibilizado e do tipo de som, um site pode mudar drasticamente.... nessa situaçào acho que requer uma análise caso-a-caso...
Mas enfim, esse tópico é mto legal. Um dos melhores que já li por aqui, pois trata de um lance mto sério e mto "pouco difundido" entre músicos. Parabéns pela iniciativa!
|
has4 Veterano |
# abr/06 · Editado por: has4
· votar
Até fiz 2 pequenos comentários lá... (agradecendo pelas dicas rs)
http://www.tramavirtual.com.br/noticia.jsp?noticia=6458
falam algo sobre o que pretendemos aqui no nosso tópico...
Este logo abaixo também é de grande importância portanto citado aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/88777/
t_uriel
uma Audiophille hoje não custa nenhuma insanidade.. é bastante viável
trata de um lance mto sério e mto "pouco difundido" entre músicos
É verdade!
|
Luc4s Lim4 Veterano |
# dez/10
· votar
Bom, hoje em dia tem gente que diz que o melhor meio e a Internet, eu acho que não seja so por esse caminho. Tem que gravar um disco com musicas criada pela banda, ou alguma regravaão de uma musica famosa, mas que sejá uma regravação que chame atenção dos ouvintes. Ou ir numa rádio e se apresentar.
|
Geist Veterano |
# jan/11
· votar
Acho que se deve começar tocando em lugares pequenos sem cobrar cachê, apenas para divulgar a banda na sua região. Caso more em cidade grande(o que não é meu caso, moro em Mongaguá), fica mais difícil. Darei um exemplo do que pretendo fazer aqui para divulgar a minha banda(quando reunir todos os membros): Na escola que estudo atualmente, há algumas "baladinhas" no decorrer do ano. Pretendo pedir para tocar algum dia lá, sem cobrar cachê como disse. Depois passar por outros lugares pequenos, aumentando aos poucos. Todo mês de Dezembro/Janeiro, aqui há alguns shows de bandas regionais, e também a virada cultural, com bandas não tão conhecidas também. E, aos poucos, começar a cobrar mais cachê, o bastante para comprar os equipamentos de gravação. E, com o tempo, a banda vai ficando mais e mais conhecida.
|