Qual a frequência correta para afinar o violino?

    Autor Mensagem
    Rogério Costa Mello
    Veterano
    # jun/05


    Alguem poderia informar qual a frequência em Hz para afinar o violino?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Pra quê??? Não precisa só da nota lá?

    é a mesma freqüência do lá do telefone.

    Rogério Costa Mello
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ken Himura

    Ken Himuira, obrigado pela informação, porém, a afinação em hz possui algumas peculiaridades que descobri, repasso para quem possa interessar.
    Vamos a elas:

    A afinação na frequência de 440 Hz, é uma afinação para ensaio.
    A afinação na frequência de 442 Hz, é uma afinação para tocar em orquestra.
    Já a afinação na frequência de 444 Hz, são muito utilizadas por solistas (spalas).

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rogério Costa Mello
    Pergunte ao seu maestro, afine com o tom dos outros instrumentos para não ficar fora. É praticamente indiferente 2% de tom para estudo.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    A frequência q ele se referiu é a do lá.No Brasil é adotada, para as orquestras, a frequência de 442 Hz (lá central do piano).

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rogério Costa Mello
    Hum...sei como é. Mudam os comas, mas não muda a nota...se você não for spalla, não faz diferença, já que em orquestra, o 1º de cada estante que afina o resto.

    George Pinheiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Rogério Costa Mello

    Mas se você sabia, para quê a pergunta?

    kevyadoni
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    alguém aí pode me dizer qual a diferença de frequencia e em que ela ajuda ou atrapalha? valeu pessoal.

    Ata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    George Pinheiro
    acho que ele quer de cada corda

    George Pinheiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ata

    Mas não seria a mesma freqüência? A afinação do violino é mi - lá - ré - sol. Se o lá está em 442 Hz, todas as outras terão, pois normalmente se afina pela 5ª justa entre as cordas.

    monk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Qual a frequência correta para afinar o violino?

    1x por semana
    hehe

    George Pinheiro
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Errei legal. Elas não têm a mesma freqüência, senão seriam a mesma nota. São afinadas de acordo com o padrão da corda lá. Quanto mais grave, menor a freqüência. E vice-versa.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    alguém aí pode me dizer qual a diferença de frequencia e em que ela ajuda ou atrapalha? valeu pessoal.
    Cada som tem uma freqüência específica, logo se afinar com outra freqüência, o som vai ser diferente.

    Irlanda
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    alguém aí pode me dizer qual a diferença de frequencia e em que ela ajuda ou atrapalha?
    Pelo que sei usa-se frequencia acima de 440Hz em locais grandes para que a sonoridade seja ouvida em todo o ambiente mesmo "espalhada" no ar. Segundo alguns historiadores, no período barroco eram usadas frequencias bem menores tipo 415Hz para o lá. As salas e grupos musicais eram menores e os instrumentos tinham outras características.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mas essa é apenas uma mera suposição.É impossível saber ao certo ql a frequência q usavam.O q se sabe é q nem os próprios músicos barrocos tinham noção de uma frequência q fosse comum a todas as regiões.

    Joanna
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    mas... e aí sabichão, vai responder a pergunta do kevyadoni?

    Diego Brxiaoz
    Membro Novato
    # out/18 · Editado por: Diego Brxiaoz
    · votar


    As cordas do violino estão afinadas em quintas (uma quinta é o intervalo entre duas notas cujas freqüências estão numa razão 3:2). As notas e as freqüências correspondentes às quatro cordas do violino são: Sol3 (196 Hz), Re4 (293.66 Hz), Lá4 (440 Hz) e Mi5 (659.26 Hz).
    Espero que tenha ajudado! ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a frequência correta para afinar o violino?