Como afinar o violino ?

    Autor Mensagem
    Neiboy
    Veterano
    # out/09


    Ola a todos,bom tenho uma grande duvida...Comprei um Violino ,mas porem não esta afinado gostaria de saber como faço para afina-lo,(tenho afinador que acende umas luizinhas etc.mas no entanto nem sei usa-lo).Irei fazer aula,mas no entanto ja gostaria de saber afina-lo,e tambem uma outra duvida....quando uma corda do Violino arrebenta é preciso trocar todas as cordas ou só a que esta arepebendata?Pois dizem que se trocar uma corda só o som não fica bonito,(eu no entanto acho que não tem nada aver)Obrigaduuuuuuuu

    Trewavas
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Rapaz, comprei o meu na terça-feira...
    comprei um afinador cromático hoje, mas também estou tendo dificuldades. Eu mesmo coloquei o cavalete, e tá tudo certo, mas ainda não consegui afinar legal =/

    Sobre a corda arrebentada eu sei te dizer com certeza o seguinte: pode colocar sim só a corda que arrebentou, mas a questão é que para um melhor som, usar sempre o conjunto de cordas igual. Então, assim que tiver oportunidade, coloque um conjunto mesmo, para manter o som entre as cordas semelhantes.

    A diferença de cordas de marcas diferentes, principalmente, afetam em duas coisas: qualidade entre elas e timbre

    Ken Himura
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Afinar o violino é teoricamente fácil, o problema de afinar um violino novo é que as cravelhas escorregam muito. E tem que ver se o cavalete tá na posição mais certa, senão pode ter mais tensão (ou menos) nas cordas e desestabilizar o conjunto do violino.
    mas a questão é que para um melhor som, usar sempre o conjunto de cordas igual. Então, assim que tiver oportunidade, coloque um conjunto mesmo, para manter o som entre as cordas semelhantes.

    Isso é lenda, e das bastante infundadas. Pode trocar uma só corda que fica tudo bem. Os grandes violinistas da história usavam várias cordas diferentes duma vez, de diferentes marcas e densidades. O importante é você saber como é o som das cordas que você usa, pra ter uma idéia de como fica o conjunto geral.

    pbotsaris
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    só pra avisar, antes que você estore alguma corda, o violino é afinado em quintas:

    G
    D
    A
    E
    .
    e cuidado na hora de tensionar as cordas, atenção no cavalete pra ele não sair voando :p

    depois é legal você treinar a afinar o usando o ouvindo, é um bom treino, e o intervalo de quinta não é tão dificil assim de reconhecer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como afinar o violino ?