SINESTESIA

    Autor Mensagem
    Matheus_Strad
    Veterano
    # mar/05


    JOVEM É CAPAZ DE SABOREAR LITERALMENTE A MÚSICA

    Uma jovem suíça consegue ver cores ao ouvir uma música e é capaz de experimentar gostos que variam do azedo ou amargo a sabores mais específicos como o de grama recém-aparada ou creme de leite sem gordura. O estudo, realizado por cientistas da Universidade de Zurique, chefiados por Lutz Jaencke, será publicado na edição desta quinta-feira da revista científica britânica Nature.
    Neuropsicólogos da Universidade de Zurique ficaram tão intrigados com o caso da jovem E.S. - uma música profissional de 27 anos cujo nome completo é mantido em sigilo -, que decidiram treiná-la para uma pesquisa de um ano de duração. Eles concluíram que ela apresenta o caso mais extremo jamais visto de sinestesia, no qual a música estimula na jovem uma resposta em outros órgãos sensoriais.
    E.S. vê cores ao ouvir uma nota. Desta forma, ela vê a cor violeta ao ouvir um fá sustenido, enquanto, ao ouvir um dó, ela visualiza a cor vermelha. Mais notável ainda é a capacidade da jovem de distinguir sabores em sua língua de acordo com a nota que ela escuta.
    Um intervalo musical de segunda menor a induz a sentir acidez, enquanto o de segunda maior deixa um gosto amargo em sua boca. A terça menor é salgada e a terça maior, doce.
    Outros sabores, de acordo com a nota, têm o gosto de "água pura", creme (de alto e baixo teor de gordura, dependendo da nota), sensação de "repugnância" e até de grama recém-aparada.
    Para realizar um teste objetivo, os cientistas aplicaram, uma a uma soluções de sabores diferentes (ácido, amargo, salgado e doce) em sua língua e depois pediram a ela que pressionasse um botão em um teclado de computador correspondente a cada nota. Ela respondeu com exatidão e mais rápida do que cinco músicos, recrutados para o mesmo teste e sem dons sinestésicos.
    Segundo os pesquisadores, a "extraordinária" sinestesia de E.S. provavelmente impulsionou sua carreira, sintonizando-a com a sonoridade apropriada.

    Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI481050-EI238,00.html

    Urubu Rei
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Nem quero saber o q essa louca sente ao escutar splatter metal.

    Dogs2
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    o que ela sente ao escutar new age?

    Emerson Guita
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Isso é que é feeling, como estava no outro fórum

    SoldierOfFear
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/80149/

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Interessante...

    inthelight
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Isso de ver cores ao ouvir notas tem pessoas que veem mesmo. E sinestesia naum eh taum raro assim, tem gente que vê uma cor e sente um cheiro, sente um cheiro e ve uma cor, e assim por diante

    Urubu Rei
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Eu sinto isso quando tomo LSD.

    Urubu Rei
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É legal, mas parei de tomar quando comprei um pacote de fritas no McDonald's e as batatinhas me ameaçaram de morte.

    spy2k
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu tinha postado sobre sinestesia uma vez...
    ficava com receio de escutar uma música e ver uma cor...

    que bom que isso tem nome!

    maggie
    Veterana
    # mar/05
    · votar


    mas uma nota dissonante tem a sua beleza, será que a moça em questão não é meio esteriotipada ao sentir "gosto ruim" em acordes menores e "gosto bom" em acordes maiores?

    :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original