Uma grande sinfonia

    Autor Mensagem
    Tuarelli
    Veterano
    # nov/04


    Eu gostaria de saber:
    Como são feitas as músicas orquestradas, daquelas com trocentos violinos, instrumentos de sopro, baixo, cello?
    Primeiro é feita a partitura de cada instrumento individualmente?
    Valeu.

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tuarelli
    Vai de cada compositor! Cada compositor tem uma maneira propria de escrever!

    Em primeiro lugar se escreve o tema principal, seja ele em qual grupo de instrumentos estiver, depois o compositor vai construindo um dialogo com a orquestra envolvendo o tema.
    Nesse "dialogo", durante o decorrer da obra a musica se desenvolve, tanto melodicamente quanto harmonicamente!

    MAs tudo começa em uma frase! em um periodo! em UM TEMA!

    abraços!

    Tuarelli
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    Ah, entendi!
    Aquele famoso primeiro movimento da Primavera de Vivaldi, por exemplo, primeiro foi feito aquele famoso tema, no violino, e depois foi feita a parte de outros instrumentos sobre aquele tema. Certo?
    Valeu!
    Abraço.

    bLACKiCE
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Primeiramente é feito o tema em um piano,normalmente,ou em outro instrumento.
    Depois é feito o arranjo para cada instrumento.

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bLACKiCE
    Bethoven simplesmente escrevia! nao pegava no instrumento para escrever! Villa-Lobos tb nao! Se eles tavam no banheiro, dava vontade de escrever e tinha caneta ou lapis.... já era, eles escreviam no papel higienico mesmo, tinham q escrever quando surgia a ideia! heheh!

    Sao coisas de Genio!

    Certa vez Tom Jobim foi a casa do maestro villa-lobos e este estava compondo somente com o papel e caneta, deitado de bruços no chao, e várias crianças brincando no recinto! Tom Jobim ficou espantado e perguntou:

    - Como vc consegue escrever com esse barulho ao seu redor!?
    - Minha musica é viva - disse villa-lobos - se eu estiver escrevendo e na rua passar um bonde, eu coloco o bonde na minha musica tb!

    E ele estava no chao! heheheheheheheh! Nao tava com instrumento nenhum! hahahhahahahahahah!


    abraços!

    Tuarelli
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    AHAHAHA
    Que lega isso. Mas jah tinha ouvido falar q alguns dos grandes compositores sempre andavam com um papelzinho no bolso, caso surgisse uma idéia, anotava ali na hora.
    Mas pra chegar a esse ponto, o cara precisa dominar, literalmente, partitura, ouvido absoluto (talvez nem tanto) etc.

    qwe
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Beethoven compos sua obra prima surdo.Isso prova que não é necessário instrumentos nem hora certa para compor.

    Erica Castro Nunes
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Apesar de saber quase nada sobre o estilo,gostaria que alguém me ajudasse quanto à Beethoven.Vou me casar e escolhi a música "Minueto".Alguém poderia me explicar mais sobre?Obrigada!!!

    Erica Castro Nunes
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Aliás,se alguém souber e puder me explicar sobre "Pompa e circunstância" de Edward Elgar,"Meditação de Thais" de J. Massenet, Plaisir d'Amour de G.B.Martini ,"Ode à Alegria" e "Sonata da Meia Noite",ambas também de Beethoven eu agradeceria muito!Qual delas traduz mais as sensações de um casamento?Alguma?me ajudem,por favor!E desculpem minha ignorância musical!!!!!!Obrigada!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Erica Castro Nunes
    poxa... A Sonata ao Luar é muito introspectiva para um casamento...troca pra sonata Apassionata (Sonata Opus 57).

    Eu acho legal para casamento uma do Wagner também: Bridal March de Lohengrin

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ken Himura
    sonata Apassionata hahahahah! legal! mas acho q nao cai bem nao! muito virtuosistica! ehehe!

    Erica Castro Nunes
    Qual delas traduz mais as sensações de um casamento?Alguma?
    Valsa Postuma de Chopin! heheheeehe!

    Sei la! Bethoveen pra essa ocasiao eu indicaria o 2º movimento da sonata patetica!

    abraços!

    Erica Castro Nunes
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ken Himura

    Muito obrigada pela sua atenção!Será que vc poderia me ajudar mais?Queria conhecer melhor esse estilo de música.Poderia me falar mais sobre, já que vc sabe bastante sobre isso...???Como a gente reconhece as diferenças?obrigada!

    Balbino Jr!!!!!!!!!
    Se vc n tem nada a acrescentar e não pode ajudar,por favor,recolha-se à sua insignificância.....Tu deve ser um mal amado!!!!

    inthelight
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Erica Castro Nunes

    Vc jah ouviu o Canon em ré maior do Pachelbel? eh mto bonita, mas talvez tenha sido usada demais já

    Leandro Oliveira
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o que acho interessante nessas musicas, peças.........
    é que nao transmite uma linha melodica firme e que segue em linha reta,transmite sentimentos e emoçoes, situaçoes, momentos que vao cominhando junto com a linha melodica, vc imagina situaçoes e nao uma musica simples, vc lembra situaçoes como momentos trites, alegres e de reflexao, o dialogo entre os instrumentos principalmente na forma de contraponto é que mais me chama a atençao, ou o forma como a obra vai crecendo em intensidade sonora, como bolero de Ravel...
    e por ai vai
    espero que tenho consegido espressar os meus sentimentos
    vlw

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Erica Castro Nunes
    Foi brincadeirinha sua boba! heheheheh!
    Eu sou muito bem amado nao se preocupe comigo! heheheh!

    abraços!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Erica Castro Nunes
    Claro que ajudo! :)

    Bom, a Canon em Ré de Pachebel é bonita sim, também, mas dependendo do jeito que for executada, pode expressar algo como dor-de-cotovelo...

    Pra reconhecer as diferenças de sentimentos nas músicas você tem que abrir seu coração. Cada nota ou pausa é uma reflexão do que o compositor sentia ao escrevê-la. Tenta perceber como a harmonia funciona, e qual sentimento você sente ao escutá-la...

    Outra música legal pra casamento é Jesus a Alegria dos Homens, de J.S. Bach...e o primeiro Allegro de Primavera, da suíte "As Quatro Estações" de Vivaldi

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    Bom, acho que se fosse meu casamento eu tocaria a Apassionata hahahaha ou até "O Vôo do Besouro" hehehe ;P

    anonimo_83
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Ken Himura
    ahahaha! no meu eu tocaria a valsa funebre! hahahahahahahah!
    To brincando! hehehehehheheeheheh!

    Sei la! Qualquer beethoven é legal!? mesmo o besouro do korsakov seria legal! mas eu iria ficar prestando mais atençao na musica do que no resto! hehehehehe!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Balbino Junior
    É, com certeza hehehe

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma grande sinfonia