Autor |
Mensagem |
Hamilton Veterano |
# out/04
Olá, eu sou novo aqui no fórum, e comecei a ouvir música clássica há pouco tempo. Eu gostaria que vocês me ajudassem (de maneira CLARA, por favor, evitando termos mto técnicos) com algumas dúvidas q eu tenho:
- pq todo mundo fala q é errado falar "música clássica"?
- o q querem dizer aqueles complementos "em sol maior", "em fá menor", etc? sabem, tipo "suíte em ré maior"
- o que querem dizer todos esses termos, como suíte, jiga, bourrée, fuga, andante, allegro ma non troppo, etc???
- o q é andamento, polifonia, etc???
- mais alguma coisa q eu preciso saber???
Valeuuuuuuu!
|
arthur_trance Veterano |
# out/04
· votar
Hamilton, com o tempo vc vai entendendo todos os termos.
1- música clássica é apenas a música do período do "classicismo", mais ou menos no século XVIII, Mozart p ex.
2- sol maior, si b menor... são as tonalidades, elas nos indicam a afinação e as mudanças que serão necessárias.
3- suíte, fuga e etc. são estilos diferentes de composições, podem indicar obra solo ou conjunto por exemplo. Já allegro, andante... indicam "andamento'" no qual vc pode pensar como rapidez e interpretação. Polifonia indica combinação de 2 ou mais sons.
UMA DICA- ouça músicas de épocas distintas. 1670, depois 1735, 1990 e assim por diante, vc vai percebendo a diferença dos estilos e dos compositores.
|
Hamilton Veterano |
# out/04
· votar
Valeu, cara! isso das afinações e mudanças ainda naum ficou mto claro pra mim, mas com o resto vc me ajudou bastante! valeuuu!
|
Leandro Gardini Veterano |
# out/04
· votar
Esse negócio de afinação e mudanças necessarias não tem nada a ver...esses tais sol maior , la bemol menor etc indicam apenas a tonalidade da música...
...a afinação (hoje em dia) é sempre a mesma , padronizada , tendo como referencia a nota "la" 440...algumas orquestras , pricipalmente européias afinam um pouco mais alto , mas essas diferenças são imperceptiveis para nós...
...quanto as mudanças , não ha "necessarias" , isso depende unicamente do compositor!!!
visite www.pacificocean.com.br
|
Hamilton Veterano |
# out/04
· votar
Leandro Gardini
Como assim tonalidade da música?
|
Matheus_Strad Veterano |
# out/04
· votar
Halmilton,
Quando ele fala em tonalidade ele se refere ao tom que a música vai ser tocada. Por exemplo, se vc tocar em ré maior, você parte da corda ré do violino, com o mi, fá, sol, lá,... com suas respectivas armações (susteninos, bemois,...). Isso não é tão simples de responder. Os tons são variado, com suas respectivas armações. Vc pode chegar a ter 7 alterações (bemois/sustenidos) numa mesma pauta. Isso é teoria musical, longa e um pouco complexa, exige um estudo mais aprofundado.
Abraço.
|
arthur_trance Veterano |
# out/04
· votar
...a afinação (hoje em dia) é sempre a mesma , padronizada , tendo como referencia a nota "la" 440...algumas orquestras , pricipalmente européias afinam um pouco mais alto , mas essas diferenças são imperceptiveis para nós...
Por favor!!! As mudanças devem ser notadas sim! Do contrário a orquestra ficaria sem padrão. Imagina metade dos violinos afinado em Lá 440, e os d+ em outras variações...
E ao vermoos o complemento "... em sol maior " por exemplo, já sabemos de antemão as alterações das notas.
|
maggie Veterana |
# out/04
· votar
Esses dois tópicos com certeza vão te ajudar bastante:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/42930/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/42898/
|
vernebr Veterano |
# out/04
· votar
Acho que era bom fazer um tópico com as definições de "jiga", "bourrée", "suíte", etc. Muitos têm dúvidas disso.
|
Leandro Gardini Veterano |
# out/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar
Arthur,
entendi o que vc quis dizer com "alterações" - vc se referia a sustenidos e bemóis na armadura...tudo bem , mas me parece que vc não entendeu o que eu quis dizer sobre afinação...afinação não tem nada a ver com tonalidade , é sempre a mesma em qualquer música em qualquer tonalidade , do que vc está falando???
visite www.pacificocean.com.br
|
Ana Melo Veterano |
# dez/04
· votar
1- musica classica eh aquela q foi composta no periodo classico da historia (classicismo), caracterizada pela perfeiçaum de formas e tons, tudo muito harmonico e melodioso... o q popularmente eh chamada de musica classica deveria ser chamada de musica erudita
2-a coisa de sol maior, lah menor soh indica a tonalidade em q a musica foi composta e para se saber a quantidade de acidentes (tipo: sol maior tem um fah#)
3- termos como giga, suite, sonata saum "tipos de musica"... exemplo; sonatas costumam ter de tres a quatro movimentos, o primeiro vivace, o segundo largo e o terceiro allegro (naum necessariamente esses tres... eh soh um exemplo)
Allegro ma non troppo eh oputra coisa.... se refere a "velocidade" da musica... allegro eh algo alegre... largo eh mais lento... andatino eh uma velocidade mediana por assim dizer
4-Andamento pode ser entendido de uma maneira meio rude por velocidade... polifonia saum varios sons....
|
Ken Himura Veterano |
# dez/04
· votar
Imagina metade dos violinos afinado em Lá 440, e os d+ em outras variações...
Mas isso não acontece...como é uma orquestra, todos afinam do mesmo jeito. Então não rola essa de metade de um jeito, metade de outro...
vernebr
Já existe um tópico desse tipo.
|