Alaúde!

Autor Mensagem
Caleidoscope
Veterano
# jul/04


Olá, sou apaixonada por alaúde e gostaria muito de tocá-lo, mas... Basicamente não sei nem por onde começar... Onde comprar o instrumento, onde arranjar informações, tablaturas, e possivelmente um instrutor em SP-SP... Alguém poderia me ajudar?

SoldierOfFear
Veterano
# jul/04 · Editado por: SoldierOfFear
· votar


Eu já pensei seriamente em ter um alaúde mas desisti pelo preço. o mais barato: 700 U$D. Os nacionais custavam ainda mais caro. Se alguém ver um por menos de 1200R$ poste, por favor.

Caleidoscope
Veterano
# jul/04
· votar


Ai... Mas nenhuma notícia de um instrutor, ou alguém que possa partilhar um alaúde durante o tempo de aula ou algo assim?

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


Caleidoscope

Poxa procure faculdades de musica e nome de musicos la dentro que são envolvidos com musica antiga talvez voce ache assim o nome de algum alaudista que de aulas...

RaphaRhoads
Veterano
# jul/04
· votar


um alaúde é basicamente um violão com a corda G afinada em G#

evitaerc
Veterano
# jul/04
· votar


RaphaRhoads

Cara... se fosse assim vc diria que o bandolim é um violão de cordas de aço em tamanho reduzido. Existem varios tipos de alaude com varias configurações de cordas diferentes. Algumas vertentes dizem que o violão surgiu do alaúde, mas ha quem discorde...

SoldierOfFear
Veterano
# jul/04
· votar


Um violão que pode ter até onze ordens, com cordas de seda, cravelhas, tocado com a polpa do dedo, abaulado...

Sou até um pouco contra a massiva transcrição do repertório de alaúde para violão.

tommy_iommi
Veterano
# jul/04
· votar


alguem tem uma foto de um? qual eh o nome em ingles?

SoldierOfFear
Veterano
# jul/04
· votar


http://search.ebay.com/lute_W0QQfromZR8QQsosortorderZ2QQsosortproperty Z3

lute

SoldierOfFear
Veterano
# ago/04
· votar


Aliás... sinto falta de intérpretes alaudistas. Esse intrumento não pode deixar-se ser substituído pelo violão. Tome-se como exemplo o cravo, que tinha seu repertório sendo executado por pianistas, quando reapareceu com grande força nesse século.

FabianoCG
Veterano
# ago/04
· votar


Fala pessoal!!
Estou me engreçando neste forum agora. Me interessei muito com as dúvidas, curiosidades e interesses de vocês.

Agora, quanto ao Alaude, irei comentar uma mensagem por vez.

1,2,3 = também tenho muita vontade de aprender e tocar um Alaude, Eu conheço um Luthier muito bom que possivelmente faz um bom Alaude, bem, ele é quem faz os meus instrumentos e todos eles são exelentes.

4 = Realmente é uma boa idéia. Mas acho que um tanto quanto complicada dependendo do professor.

5 = Não é bem assim não

6,7 = é isso ai colegas. no No sec. XVI utilizavam o <<velho tom>> (Sol-Dó-Fá, Lá-Ré-Sol, subindo) ou a afinação <<nova>> do sec. XVII (Lá-Ré-Fá-Ré-Fá), As vezes eram utilizandas cordas suplementares de baixo onde por sua vezes ficavam esticadas fora do braço, dando origem a uma variedade de instrumentos mais importantes, de braço muito longo, munidos de dois cravelhais: «arquialaúde», «tiorba», «chitarrone», muitas vezes de uma grande beleza.
Particulamente, semana passada conheci um grupo de Portugal que tinha um Arquialaúde maravilhoso, do sec. XIII todo de Marfin com total de 18 cordas.

8 = Fotos de Alaúde, é só ir no Google e procurar. Quanto ao seu nome. A sua origem é Árabe, e seu primeiro nome veio como Al-'ud, donde derivou para laud em espanhol, laude, em português [que deu alaúde] e lut, em francês arcaico.

Espero ter ajudado em algo.
Quanto ao instrumento, pretendo adiquirir um tanto em breve, com o grande interesse em montar um grupo de música medieval em minha cidade.
Quem se interessar em qualquer assunto sobre, é só entrar em contato.

Abraços
Fabiano Gomes (fabianocg@gmail.com)

SoldierOfFear
Veterano
# ago/04
· votar


Fabiano, é ótimo recebê-lo aqui.

Tem um grupo renascentista de Fortaleza, o Syntagma, que tem uma Tiorba, muito interessante. Contudo, sou contra a proliferação desse tipo de grupo que mais se importa com a criação de um "clima medieval" do que com a real reprodução das expressões musicais da época. Muitas vezes eles usam o máximo de quimeras istrumentais apenas por valor estético.

Ok, eu admito ser um pouco purista.

Ana Elisa
Veterano
# ago/04
· votar


oi eu acabei de conhecer esse site agora e tenho algumas contribuições para fazer: Bem, eu sou violonista a 10 anos e professora da escola de música da universidade federal do Pará, e sempre tive interesse por música antiga, daí o meu interesse por alaúde que comecei a tocar a 3 anos estudando com uma professora que vive na holanda e depois passei a estudar no Rio de Janeiro, e o chato de tudo é que quem se interessa por esses intrumentos raros tem que ficar correndo atrés de qualquer oportunidade de cursos (que são muito escassos) e de professores. Daí incomodada com esta situação eu resolvi elaborar (através da UFPA) o meu próprio método informatizado de iniciação ao alaúde renascentista[b][/b], que deve está disponível em CD-ROM em 2005-2006. lá é ensinado desde a postura até a execussão musical do caracterísco e histórico do instrumento. A pena é que vcs não estão aqui para ver uma série de palestra sobre o alaúde que está sendo relizado em vários eventos em Belém.
espero que esse método ajudem vcs.

um abraço pra todos!

SoldierOfFear
Veterano
# ago/04
· votar


Oi, ana elisa, bem vinda aatrasado. Vc tem site sobre o assunto?

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


SoldierOfFear

Sou até um pouco contra a massiva transcrição do repertório de alaúde para violão.

Mas se não fossem essas transcrições, deixaríamos de executar muitas peças antigas. É muito mais fácil adquirir um violão do que um alaúde. Inclusive na questão da procura de métodos e/ou professor. Apesar de quê, usando-se o conhecimento de teoria musical, pode-se até arriscar e aprender sozinho.

Já ouvi um professor dizer que antigamente eles usavam tripa de macaco como cordas para alaúde. Logicamente elas passavam por um processo de tratamento. Sabe de algo a respeito?

SoldierOfFear
Veterano
# ago/04
· votar


Al Majíd
Por isso eu disse "um pouco contra". O violão não deve fazer com que o alaúde seja esquecido.

Já ouvi um professor dizer que antigamente eles usavam tripa de macaco como cordas para alaúde.

Até os fins do séc. XIX a grande maioria dos cordófones usavam cordas de tripa, principalmente de cabra, que depois foram substituídas por nylon ou aço. Já as do alaúde, são feitas de seda (conhecidas por desafinarem facilmente). A hitória das tripas de macaco podem ter um fundo de verdade, mas acho que seja lenda. heheh.

Al Majíd
Veterano
# ago/04
· votar


SoldierOfFear
O violão não deve fazer com que o alaúde seja esquecido.

Concordo. Quando eu estiver com um dinheirinho sobrando, vou correr atrás de um, e também de uma craviola.

A hitória das tripas de macaco podem ter um fundo de verdade, mas acho que seja lenda. heheh.

Beleza...

Ana Elisa
Veterano
# ago/04
· votar


bem, eu não sei da onde tiraram a história das tripas de macacos, mas é bem verdade que as cordas eram feitas de tripa sim, geralmente de ovinos, que era esticado, e passavam por vários tratamentos químicos para poder ser utilizado como cordas instrumentais.
inicialmente as cordas mais graves não soavam bem, por isso então de juntar a esta uma corda mais aguda (uma oitava acima) para soar melhor, daí surgiu a necessidade de tocar em cordas duplas (o alaúde é tocado assim até hoje). tocar em cordas duplas também era mais cômodo pois pela fragilidade das tripas elas quebravam facilmente daí a necessidade de uma corda sobressalente caso se quebrasse uma delas.sugetão bibliográfica: (SANTOS, jorge Almeida. Introdução ao alaúde. Manuscrito, Rio de Janeiro. 2003)

Quanto ao site sobre o meu método de alaúde ele está ligado ao NAP - Núcleo Amazônico de Pesquisa em Tecnologia Musical. que está em implementação e já deve estar pronto até Outubro/2004.
mas não se preocupem eu aviso assim que estiver disponível.

Um abraço pra todos.

Al Majíd
Veterano
# set/04
· votar


Ana Elisa

Obrigado pelas elucidações.

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


em primeiro lugar!!!!
"um alaúde é basicamente um violão com a corda G afinada em G#" a corda sol é afinada em F# e nao em G#! e em segundo lugar existiam tb serie de cordas duplas exceto nos bordões (se eu não me engano!) e não precisamente tinha 6 cordas, sendo algumas duplas, muitos podiam ter várias cordas inclusive uma que ficava na parte de cima do braço qual emitia apenas uma nota e era tocada sempre que aquela nota fosse aparecer!
Outro detalhe é que não existiam uma afinação padrão! não existia diapasão! por isso as afinações eram imprecisas!
Sobre o fato de não ser esquecido acho válido, o alaúde é um instrumento magnífico, procure ouvir alguns cds do Juliam Bream quais ele toca alaúde!!!
e boa sorte na procura de professores, pois o que eu mais vejo são pessoas tocando alaúde com técnica de violão! isso se torna equivocado, alaúde é um instrumento muito diferente do violão inclusive na maneira de tocar!

abraços

Ana Elisa
Veterano
# set/04
· votar


creio ser correto dizer que o violão é práticamente um alaúde do que o inverso, já que foi do alaúde que se derivou o violão. quanto as cordas o alaúde tem cordas duplas em todas as cordas!, com excessão da primeira que é simples. quanto ao número de cordas o alaúde tem uma variação de 5 (alaúde medieval) a 14(alaúde barroco). e as cordas graves (bordões) se estendem fora dos limites do braço do alaúde e são sustentadas por 2 cravelhais. as informações podem ser comprovadas no Variety of the lute lessons - Robert dowland. e na bibliografia anterior que eu mandei.
obs: Balbino Junior. o Juliam Bream é muito bom como violonista e como pesquisador, mas como alaudista ele é um horror! procurem cds do Paul Odete (ele mora em Basel na Suíça, e é um dos mais conceituados alaudistas da atualidade, e tem como sua área de especialização o alaúde renascentista), e tem também Hopkinson Smith quem tem como área de especializaçào o alaúde barroco. ok?

uma abraço para todos!

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Ana Elisa
Eu mesmo imaginei que o Juliam Bream não fosse tão bom alaudista quanto violonista, mas como eu não lembrava do nome de nenhum alaudista, mensionei ele!!!
Mas com a sua dica com certeza a qualidade será melhor! Mesmo porque a técnica do alaúde é muitíssimo diferente da técnica do violão!

Agradecemos a dica!
Valeu!

Ana Elisa
Veterano
# set/04
· votar


bem, eu não sei como é possivel agente trocar muita informações somente por este club. e crendo que ninguém deve morar na minha cidade pior ainda, mas aí vai!
durante a semana do círio (dia 12 de outubro)estará acontecendo aqui em Belém-Pa uns cursos(palestras) voltados a alaúde renascentista. quem quiser viajar até aqui(Belém) por esse período seria uma ótima!
diárias em hotel custa 15,00 reais e o festival de música dura uma semana, e comida é coisa barata. quem se intressar eu posso enviar maiores informações

até mais!

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Vc conhece o Sidney Molina???
Professor do curso de Violão da UFPA???

O Cara é meu amigo e professor, gente finíssima!

Ana Elisa
Veterano
# set/04
· votar


sim eu conheço o Sidney, já tive a oportunidade de ter várias peças orientadas por ele e artigos também, mas ele não é professor da UFPA, mas sim da UEPA.

anonimo_83
Veterano
# set/04
· votar


Ana Elisa
Cara Ana Elisa!!

Desculpe minha confusão sobre as faculdades!!! hehehe
Foi Falha minha mesmo!! vc Foi aluna dele ou apenas fez masterclasses? Quem é ou foi seu professor? Vc realiza ou realizou seu curso em qual faculdade??

abraços

Ana Elisa
Veterano
# set/04
· votar


oi Balbino, o Sidney está aqui apenas 4 por ano, e são as vezes que ele dá aula para o bacharelado de violão da UEPA. eu sou aluna de licenciatura em música da UFPA e o Molina é o meu orientador convidado (pois eu já tenho orientador fixo) e todas as vezes que ele está aqui agente troca figurinhas. o meu projeto é realizado através do CNPQ do qual eu sou bolsista.

abraço.

Dali Prabah
Veterano
# jul/05
· votar


Olá! Primeira vez que estou aqui!
Isso POOOOrque, AAAAAmooooooo Alaúde!!!!!!!!!!!!!!!!!
Do fundo do meu coração não tem um dia que eu não penso nisso!!!!!
Vim justamente para falar para aqueles que amam Alaúde (detalhe:continuam amando pois essas mensagens fazem tempo), que conheço uma pessoa aqui em São Paulo que pode ajudar vocês emtodas essas dúvidas e é professor de Alaúde!!
Ele chama Sami Bordokan, e toca todas as sextas no Aman (tipo um café árabe).
O contato do Aman é
amaneventos@hotmail.com
Tel: 5041-9428
Mais... procurem no google por alaúde Venda ou vendo e tem lá bastante coisa!

Boa Sorte.
Samah!

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


Dali Prabah
legal

lá no fórum de violão tem um tópico sobre um violão de 13 cordas, que é um violão construído para tocar partes de alaúde barroco.

sim, meu post não serviu pra nada.

Ata
Veterano
# jul/05
· votar


alguém sabe por que tem aquele "cotovelo" no braço do alaúde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alaúde!