Autor |
Mensagem |
Calbes Veterano |
# abr/04
Olá Pessoal,
Bom dia!
Eu preciso da ajuda de alguém que tenha prática no assunto do título do tópico. Eu tenho uma flauta Yamaha de concerto, transversa, afinação em Dó e ainda não toco direito (falta de tempo e também de professor(a) aqui na minha cidade...), mas tenho um bom Método e vou praticando nas horas vagas...
De uns tempos para cá começaram a aparecer umas manchas escurecidas em vários locais da flauta; alguém me falou que poderia ser causado pelo suor dos dedos ou por umidade absorvida do ambiente e me que eu a polisse com um produto chamado Brasso (marca comercial).
Eu comprei o produto mas estou com receio de aplicá-lo na flauta porque no rótulo fala que é para polir metais, cromados, cobre, latão, etc... mas não fala nada em pretaria (a minha flauta é de prta - banhada em prata talvez né...? :D )
O que vcs acham?? Conhecem algum jeito seguro de tirar as manchas? E nocaso de poder usar o Brasso como é que eu aplico? Uma esponja, ou um pano?
Quero limpar a flauta mas não quero estragá-la pois não teria dinheiro para repô-la. Agradeço antecipadamente a ajuda... e descuplpem pelo tamanh do texto.
Até mais!
Calbes
|
Calbes Veterano |
# abr/04
· votar
Up!!
Ninguém aí para me dar uma força, pessoal?
|
Calbes Veterano |
# abr/04
· votar
Num credito cara!!
Ninguém aí nunca teve um prob de flauta suja?
Ô O Pianista... dá uma força...
Putz...
|
Al Majíd Veterano |
# abr/04
· votar
Calbes
Eu não toco flauta, mas o problema pode ser mesmo o suor dos dedos.
|
maggie Veterana |
# abr/04
· votar
E nocaso de poder usar o Brasso como é que eu aplico?
Acho que isso pode desbotar a flauta.
Vai numa loja e pergunta se tem um produto específico pra limpar instrumentos de metais...
E sempre que acabar de treinar dá uma limpada pra tirar o suor e a baba de dentro.. hehe
|
Anônimo
|
# abr/04
maggie
E sempre que acabar de treinar dá uma limpada pra tirar o suor e a baba de dentro.. hehe
quáquáquáhehehhuáhua´huahehehehe
essa tá muito boa... como eu estou aprendendo MESMO, vou contar uma coisa procêis... É MUITA BABA MEU IRMÃO... a flauta quase se afoga hehehehe...
Mas eu sempre seco a abab toda... o foda é que moro no interior de Goiás (a 300km de Brasília) e aqui não tem loja de instrumentos... vamos ver qundo é que eu consigo descolar uma grana para ir lá... daí eu procuro uma loja...
Bom... ainda bem que não dependo de tocar flauta para ir juntando a grana ´huáhuahauhahehhuehehehe... ainda mais faluta babada! hehehe
Obrigado gente...
A tempos que eu acompanh os tópicos do fórum...
Só não tinha tido motivo para postar...
Mas curto muito a galera toda aí... aprendo um monte com vocês... abrção aí, gente!
|
Calbes Veterano |
# abr/04
· votar
Putz! Foi mal... esqueci de botar meu nome e saí como anônimo... coisa de rpincipiante hehehehe
|
Al Majíd Veterano |
# abr/04
· votar
Calbes
Seja bem vindo.
Amplexos
|
maggie Veterana |
# abr/04
· votar
Calbes
Bem vindo! =)
|
Ana Melo Veterano |
# dez/04
· votar
Bm a flauta realmente vai escurecendo com o tempo exatamente por ser metal (prata tbm eh metal!!!), por um processo q se chama oxidaçaum... ai vaum aparecendo essas manchinhas pretas q vc falou msm... tanto por causa do suor das maos como do proprro ambiente... se vc deixa-la um mes escostada fora da caixa ela ira adquirir as manchas msm sem vc te-la tocado... o q mostra q naum eh soh o suor q ajuda nesse processo...
para evitar q as manchas apareçam taum rapido vc tem q limpa-la bm por dentro e por fora (jah li ali em cima q vc seca a baba toda... hauhauahuahu)... aquela flanelinha q a gente usa naum eh soh para dar uma passadinha (tem muita gente q soh faz isso)... eh para limpar bm msm para tirar os "vestigios do corpo"... se vc naum limpar bm os acidos do seu corpo faraum a flauta descascar o banho de prata a longo prazo...
Quanto ao brasso (existe um similar chamado silvo tbm)... eu uso na minha quando as manchas aparecem... nunca tive problemas... mas cuidado.... naum encharque o pano... molhe apenas uma ponta e vah limpando... quando estiver bm sujo molhe outyra ponta e continue... recomendo q use um pano limpo para tirar o excesso depois... pq fica parecendo q tem uma camadinha de oleo sobre o instrumento... mas depois seca...
e naum se assuste... o pano fica preto msm... hauhauhauahuha
|
Ana Melo Veterano |
# dez/04
· votar
É MUITA BABA MEU IRMÃO
calma... conforme vc vai pegando pratica a baba diminui... mas ainda tem bastante... hauhauhauahuha
|
Gledson Vieira Castro Veterano |
# jan/05
· votar
E aí tudo bem?
Olha, eu sou flautista já há um bom tempo, sou da Filarmônica de Campinas, e isso que tá acontecendo na sua flauta é normal. Realmente é por causa do suor das mãos e dos dedos que essa mancha vai aparecendo. É uma oxidação do metal e com o tempo começa até a descascar o banho de prata. Aqui em Campinas no pão de Açucar hipermercado há uma flanela própria para se limpar prataria, ela contém um pó que ajuda a deixar qualquer objeto de prata brilhando inclusive a flauta. Não recomento usar nenhum tipo de produto para polimento tipo Kaol etc... eles são muito abrasivos e corroem o banho inclusive o metal que é feito a flauta.
Não me lembro do nome dessa flanela, mas é só procurar por uma flanela própria para limpeza de prata.
Qualquer dúvida me mande um email:
vieiracastro@yahoo.com.br
abraços.
Gledson Castro
|
Gabriel Borges Veterano |
# fev/05
· votar
Olá Gledson.
Você já teve oportunidade de experimentar flautas Eagle, Michael ou Shelter ?
Qual seria a melhor das 3 ?
|
Gabriel Andriotti Veterano |
# jun/05
· votar
Eu sou o Gabriel, criador do site Casa da flauta, visitem-no! Tem muitas dicas sobre flauta transversal, partituras e muito mais, tudo grátis, foi feito de flautista para flautistas...
o endereço é www.casadaflauta.pop.com.br
|
André de Góes Cv Veterano |
# jul/05
· votar
Calbes
Toco flauta e ja procurei algum jeito para limpar, mas o que me informaram é que não se deve passar nenhum tipo produto, a limpeza é feita através de um tipo de pedra como se fosse polimento, mas não sei o nome da pedra, mas quando quero fazer algum serviço eu levo na estação da Bresser.
Tem bastante loja de instrumentos musicais, qualquer coisa mande um email.
|
André de Góes Cv Veterano |
# jul/05
· votar
Desculpa por não informar meu email.
andre@ibiacu.com.br ou cavalcanti-goes@ig.com.br
|
kawaii_girl Veterano |
# jul/05
· votar
quáquáquáhehehhuáhua´huahehehehe
essa tá muito boa... como eu estou aprendendo MESMO, vou contar uma coisa procêis... É MUITA BABA MEU IRMÃO...
igualzin com a gaita...tem q tocar e limpar, limpar, limpar
e essas babas não tem jeito..eheheh
|
Laila_Flower Veterano |
# jul/05
· votar
Toco flauta e ja procurei algum jeito para limpar, mas o que me informaram é que não se deve passar nenhum tipo produto, a limpeza é feita através de um tipo de pedra como se fosse polimento, mas não sei o nome da pedra, mas quando quero fazer algum serviço eu levo na estação da Bresser.
Tem bastante loja de instrumentos musicais, qualquer coisa mande um email.
olha...eu aconselharia a limpar soh mesmo com a flanela p/ limpeza que vem com a flauta, ou comprar uma flanela especial para instrumentos...se não fica meio ruim o banho de prata...bjinhos
|
Adilson Wada Veterano |
# jul/05
· votar
Aproveitando este forum, alguém sabe onde posso fazer uma manutenção na flauta? Um banho de prata e trocar (creio que é tripa de carneiro) o material que fica nas chaves.
|
Adilson Wada Veterano |
# jul/05
· votar
Deixe-me corrigir os termos que utilizei (sou leigo).
Aproveitando este forum, alguém sabe onde posso fazer uma manutenção na flauta em SP ou Campinas? Um banho de prata e trocar as sapatilhas (acertei agora?).
|
leandro P Veterano |
# ago/05
· votar
Eu sei que este forum e de limpeza para flauta.....MAs eu gostaria de saber se alguem tem metodo para flauta transversal....?????
|
viliano02 Veterano |
# jul/06
· votar
leandro P
eu tenho o odwaltzelogel da editora irmãos vitale é muito bom
|
viliano02 Veterano |
# jul/06
· votar
Gledson Vieira Castro
pode até ser que seja normal mas que se ele cuidasse legal da flauta dele limpando sempre depois de tocar isso não era pra acontecer ou a flauta dele é de marca muito ruim
|
felipe de oliveira Veterano |
# jul/06
· votar
eu limpo com um pó (óxido de zinco) que comprei por indicação da minha professora numa loja de dentistas. é um pó branco que dá polimento em metais. é só misturar o pó na água (fica tipo um leite) molhar a flanela no líquido e deixar secar. e depois passar no instrumento. cara fica show, igual um espelho.
Sds
|
Maiteleza Membro Novato |
# ago/18 · Editado por: Maiteleza
· votar
Felipe de Oliveira achei a sua dica muito interessante e fui ler sobre o óxido de zinco. Ele é utilizado pelos dentistas para restaurações provisórias e também é utilizado em cremes para assaduras. Então fiz uma experiência com o creme Nistadina + óxido de zinco (que trata a assadura e protege a pele) outros cremes Hipoglós, Bepantol e pasta d'água também tem óxido de zinco em sua formulação. Para mim o resultado foi bastante satisfatório. Consegui deixar a minha flauta brilhante sem ter usado nenhum produto abrasivo. Lembrando que tomei cuidado para não atingir as sapatilhas. Agora é continuar com os cuidados básicos que todo flautista tem que ter com o seu instrumento.
|
Maiteleza Membro Novato |
# ago/18 · Editado por: Maiteleza
· votar
A maioria das pomadas tem óxido de zinco em sua formulação. As pomadas para assaduras tem concentração maior do produto.
|